quinta-feira, 18 de março de 2010

Histórico!

Terminei o meu ultimo post a dizer que acreditava. E acreditava mesmo, mas não acreditei sempre. A semana passada vi um Marselha forte a jogar no Estádio da Luz e pensei que em casa o Marselha poderia ser ainda mais forte. Disse também que só o melhor Benfica do ano poderia ganhar ao Marselha e hoje este foi, para mim, o melhor jogo do ano. Não quero falar muito do jogo em si, mas da envolvência e da importância desta vitória.

Há uma semana - exactamente uma semana - estava a jantar, a mandar SMS com os meus colegas de bancada e a pensar que ia estar em Marselha nesta quinta feira 18 de Março.

Quem me acompanhou no jantar acreditava que o Benfica passava e nos seus olhos havia uma esperança e uma crença que eu próprio não tinha. Admito que há uma semana não tinha essa crença pelo jogo que tinha visto o Marselha fazer no Estádio da Luz. No fim de semana amuei e deixei cair a hipótese de ir a Marselha porque ir ver o jogo a França implicava muitas complicações, alterações profissionais e eu não tinha neste momento força para tanta "produção".

Resolvi ficar em Portugal, sair de Lisboa, rumar a norte e ver o jogo com o meu pai em sua casa. Em nossa casa... Não queria ver o jogo sozinho em Lisboa e decidi ver o jogo na casa da família, pois sentia que algo Histórico poderia acontecer e estar bem acompanhado é meio caminho andado para o sucesso.

O que hoje vi nos 90 minutos do jogo em Marselha é algo notável. A nossa equipa foi de sonho e quando eu dizia que teríamos que olhar para o jogo que Inter fez em Londres contra Chelsea, estava longe de imaginar que a nossa equipa levaria estas minhas palavras à letra, fazendo inclusivamente um jogo superior ao do Inter.

Fomos perfeitos na atitude, na garra e em todos os momentos superiores ao Marselha. Sofremos um golo de bola parada contra a corrente do jogo e demos a volta marcando no último minuto como eles tinham feito em Lisboa. Cá se fazem, cá se pagam. Tivemos uma das piores exibições dum árbitro em jogos Europeus e nunca nos deixámos enervar ou deixámos de acreditar.

Estou muito feliz de ter visto este jogo na casa de família, estou muito contente de ter acreditado até ao fim, apesar de no ínicio ter discordado da opção Kardec - o meu pai concordou e inclusivamente diz que Jesus o ouviu nas suas preces para meter o Kardec - e estou muito triste de não poder ter abraçado quem me disse há uma semana que o Benfica ia passar com a certeza clara do resultado 1-2. Às vezes devo dar mais atenção e mais ouvidos a quem realmente tem intuição mística.

Agora tudo é possível. Vivi em Liverpool os 2-0 do Koeman com golos de Simão e Miccoli, vi na TV os golos do Benfica no Arsenal em 1991 e soube do resultado do Bayer Leverkusen depois do jogo ter terminado, porque nesse dia estava a ver um espectáculo de Fura dels Baus em Lisboa com amigos e familiares. Pena... Ainda hoje não me perdoo ter perdido esse jogo e como já aqui disse, também não me perdoava a perca do jogo em casa contra Marselha, há 20 anos atrás. Acho que hoje recompus-me com a História, apaguei da memória esse jogo da mão de Vata, apaguei a culpabilidade de não ter estado com a equipa, apaguei a mesma culpabilidade de não ter trocado quaisquer Fura dels Baus pelos 4-4 de Leverkusen e fi-lo onde e com quem mais queria.

É para noites destas que nós vivemos a paixão Benfica. São poucas e quando aparecem, vêem com tudo... Vivi na minha vida muitas noites Europeias mas nos últimos 20 anos apenas 4 são realmente relevantes. A primeira vez com Marselha em 1990, o tal jogo em Londres contra Arsenal, o tal jogo em Leverkusen contra o Bayer e o grande jogo contra Liverpool em 2006. Hoje escrevemos com letras de Ouro mais uma página na nossa História.

Sei que Jesus é fundamental nesta vitória pela sua audácia, pelo seu instinto e pelo acreditar que o Benfica era mesmo superior ao Marselha logo no final do jogo de Lisboa. Ele viu antes de todos o que poderia ser feito para aniquilar este Marselha e fê-lo de forma brilhante. Está de Parabéns.

Agora, vamos continuar com a sobrecarga de jogos pelo menos até dia 11 de Abril, dia em que recebemos o Sporting na Luz. Sem nenhum problema. Bem dita sobrecarga...

Jogamos com FCPorto em Faro a 21 de Março, jogamos com Braga em casa a 27 de Março, jogamos a primeira mão dos quartos de final da Liga Europa a 1 de Abril, a 4 de Abril vamos jogar à Figueira da Foz contra Naval, a 8 de Abril jogamos a segunda mão dos quartos de final e a 11 de Abril recebemos então o Sporting.

Serão seis jogos no espaço de 3 semanas. Como disse antes, se ganharmos ao FCPorto e ao SCBraga tudo será mais fácil na Liga Europa.

Eu não quero arriscar e prefiro que amanhã nos calhe o Standard de Liège, mas não me importava de ir a Hamburgo fazer uma pequena visita de preparação para a final de 12 de Maio a ser disputada exactamente nessa cidade. Assim já íamos preparados e quando chegássemos a essa final já não teríamos surpresas de última hora.

Sem ironias baratas, acho que calhe quem calhar, com este espírito, com esta crença e com esta comunhão entre adeptos e equipa vai realmente ser difícil alguém parar este Benfica.

Que os nossos jogadores descansem hoje em Marselha, que façam boa viagem para Faro amanhã de manhã e que no Algarve preparem calmamente o grande jogo de domingo.

Muitos Parabéns. Hoje vamos todos dormir mais descansados e com a certeza que uma nova ordem do futebol nacional está prestes a renascer.

Para terminar acho que o simbolismo do segundo golo tem muito a assinalar. No dia 18 de Março de 2010, o Benfica elimina o Marselha com um segundo golo no último minuto do jogo, marcando exactamente o centésimo golo da equipa em todos os jogos oficiais desta temporada. Quis a ironia do destino que esse golo tenha sido marcado por um estreante nestas andanças e que muito provavelmente será o substituto lógico do nosso Grande Cardozo. Cem golos. Temos cem golos marcados e ainda nos faltam pelo menos mais 10 jogos. É obra. Obra de Jesus, claro está.

Força Benfica

2 comentários:

Rui Pinho disse...

Dá-lhe sempre, até que os dedos te doam!
É um prazer poder 'beber' desta fonte.

Deixa-me só dizer, concordar, que do melhor que têm para mim estes momentos é o abraço que dou ao meu velhote (velhote mesmo, 80 anos de Benfiquismo) mal o vejo. E como faço por estar com ele o mais rápido possível.

Obrigado e obrigado Benfica!

Anselmo Damasio disse...

Já recordava com saudade uma noite europeia destas. Agora calhou-nos a fava que tinhamos dentro dos potes, mas vendo bem as coisas, até era o meu adversário preferido, acho que nos últimos anos o Benfica dá-se bem com os ares da cidade dos Beatles.
SAUDAÇÕES BENFIQUISTAS