sexta-feira, 13 de agosto de 2010

Agora sim, começa a época... (parte 2)

(...) e com esse início de época, repete-se algo que não se repetiu o ano passado - O plantel ainda não está fechado. Os jornais continuam a mandar nomes de futebolistas brasileiros tanto do agrado do nosso treinador e o nosso presidente disse esta semana que “muitos dos sucessos recentes do Benfica se devem a talento Brasileiro” mas esqueceu-se de mencionar que “muitos dos fracassos desportivos recentes também tem muito de flops brasileiros.”

Esta aposta quase exclusiva de Jesus em “talento brasileiro” é algo que deveria ser controlada. Já aqui falei sobre a necessidade de voltar a ter talento nacional na nossa equipa. Falei e voltarei a falar disso sempre que achar que faz falta lembrar que o Benfica é um clube nacional e acho que no Benfica essa aposta tem de ser prioritária.

Esta semana o Manchester United espantou o mundo nacional e internacional ao investir quase 9 milhões de euros num jovem português que não chegou sequer a jogar qualquer jogo na primeira liga nacional. Ferguson diz hoje que “vê em Bébe matéria prima para trabalhar” e eu penso que esta frase é antológica e deve servir de aviso aos nossos dirigentes.

Luis Filipe Vieira disse o mesmo esta semana sobre Rodrigo, jogador que contratámos por 6 milhões de Euros ao Real Madrid. Disse que Jesus teria um diamante para poder trabalhar, mas Rodrigo é brasileiro, apesar de ter nacionalidade espanhola. Alpidio, outro brasileiro que até já andou por terras lusas antes de rumar a Madrid, volta a Portugal para treinar já no Seixal, contratado pelo Benfica por números que ninguém sabe e sem direito a apresentação oficial. Dizia eu que Alpidio já treina às ordens de Jesus e os nossos portugueses andam a ser emprestados sem que ninguém reconheça neles valor e matéria prima para que Jesus possa trabalhar. Temos Roderick no plantel, mas todos os outros estão a rodar e a ser “lapidados” por pessoas que não são nem Alex Ferguson ou Jorge Jesus.

Fala-se nas páginas dos jornais que Danilo Oliveira, jogador júnior do Benfica, da selecção nacional de sub 19 e apelidado de “novo Patrick Vieira”, estará de malas aviadas para Itália. O Benfica irá ganhar qualquer coisa como 150 000 euros porque não soube acautelar em tempo útil a óbvia renovação de contrato “profissional” com o jogador. Eu como tenho sempre por norma proteger o Benfica e não afirmar nada contra o nosso clube sem conhecimento aprofundado das situações, calculo que um qualquer agente mal intencionado tenha sido “manhoso” suficiente para abortar algo que deveria ser óbvio para qualquer Benfiquista - que este jogador fosse quadro do Benfica com clausulas de rescisão altas associadas a esse contrato.

Infelizmente isso não acontecerá e até dia 31 de Agosto voltaremos a perder alguém que nascido em África é promissor jogador da nossa selecção. Como disse e repito, até prova em contrário, vou culpar o jogador e agente do jogador e nunca a nossa estrutura, porque estes erros por e simplesmente são pura negligência. Aliás por falar em agentes, tal como na musica, nem sempre o talento é premiado e neste caso de Bébe podemos estar num caso semelhante. Quando soube do contrato de quase 9 milhões de euros calculei que o o agente FIFA por trás desta contratação seria Jorge Mendes e não me enganei. Às vezes na musica, também maus artistas conseguem chegar ao topo porque um bom agente consegue maravilhas. No futebol pode acontecer o mesmo e a oportunidade que agora surgiu para este Bébe pode ser algo envenenado como pode ser a suprema dose de sorte e de talento necessárias para se vingar ao mais alto nível. Pessoalmente desejo-lhe sorte porque este conto de fadas merece um happy end…

Entretanto Jesus, continua a ver e rever o canal brasileiro de futebol durante madrugadas inteiras e não conseguimos acautelar o “novo Patrick Vieira” que por acaso até é do Benfica… Eu acredito tanto nestes cognomes de novo Patrick Vieira (para Danilo) ou de novo Drogba (para Bébe) como acredito no Pai Natal… No entanto e sabendo todos que o futuro dum jogador decide-se entre os 19 e os 22 anos, seria importante que os nossos olheiros e equipa de prospecção tivesse atenção “a tudo o que mexe neste cantinho à beira mar plantado”, que Rui Costa e Luís Filipe Vieira tivessem “vontade politica e estratégica” para começarmos a impor novos jogadores nacionais no plantel e que Jesus deixasse de lado os tais jogos brasileiros que devora durante madrugadas para dar mais atenção ao que temos mesmo aqui ao lado.

Isto tudo na semana em que começa o campeonato e em que mais uma vez não temos o plantel fechado. Já disse e repito que detesto passar este defeso à espera da noticia bombástica que nos faz vender mais um activo ou comprar o novo Ramires ou o novo Di Maria… Queria tudo fechado há uma semana… Foi assim no ano passado e com os resultados que se conhecem. Costuma dizer-se “que enxoval que não vai com a noiva, tarde chega ou nunca aparece”.

Pois bem, eu sei que ele vai aparecer, mas obviamente vai chegar tarde. Já nos bastava o conturbado defeso com os jogadores a chegarem a conta gotas depois do mundial e agora ainda vamos ter que receber jogadores que chegarão apenas na recta final do mercado.

Como no meio está sempre a virtude resta-nos apoiar quem está e esperar que se transcendam em cada jogo para que o bi-campeonato seja uma realidade desde o primeiro jogo. È isso que todos esperamos neste primeiro domingo com “bola” no Estádio da Luz. Que se acalmem os negócios e que se jogue “à bola” no mínimo como no ano passado.

Força Benfica

Sem comentários: