sábado, 7 de agosto de 2010

Hoje começa...

Hoje começa a época. Não o campeonato, que será o nosso grande objectivo outra vez, mas a época oficial com o jogo da Supertaça contra o rival FCPorto.

Primeiro, sobre o negócio Ramires que acabou vendido por 22 milhões de euros, há dois pontos a salientar. Um deles é a perca dum elemento fundamental na nossa equipa que não será facilmente substituído e outro é porque não se acautelou a sua substituição em tempo útil?

Se todos sabíamos há vários dias - para não dizer semanas - que Ramires não ficaria no Benfica, porque não comprámos alguém para o seu lugar antes? Mesmo em termos financeiros, penso que é sempre preferível negociar o substituto ainda com o jogador a vender no plantel, porque isso pode reforçar a posição negocial do Benfica nessa transacção. Ontem lia um artigo do L´Equipe acerca da hipótese Ben Afra no Benfica, que referia o facto do Benfica ter encaixado 55 milhões de euros com duas transferências. Isso não é totalmente verdade, visto que parte desses valores serão divididos por várias pessoas do fundo, mas o que consta é que o Benfica é o rei das transferências este defeso e isso faz deste momento, um mau momento para negociar contratações a bom preço.

Além disso o Benfica tem feito um excelente trabalho de antecipação em relação a grande parte das suas contratações. Foi assim com Airton e Kardec, Gaitan e Jara, ou até mesmo com Fábio Faria e quem sabe com este Rodrigo, que será o nosso activo emprestado, mais caro alguma vez visto no Benfica. Dar 6 milhões de euros por um jovem para o emprestar - e sem ironias - é o sinal mais claro que estamos já noutro patamar e o futuro acautela-se com muita antecedência.

Pois neste caso, tal não aconteceu. Ramires está vendido, não temos alternativa no imediato para a sua substituição e faltam 7 horas para começar o encontro com FCPorto e uma semana para iniciarmos o campeonato.

Neste momento, perdemos Quim, Di Maria e Ramires. Temos Roberto no lugar de Quim e não temos ninguém para colmatar as saídas de argentino e brasileiro. Por mais mudanças de esquema que Jesus queira fazer é natural que se necessite comprar alguém "que entre de estaca" na equipa e espero que não se esteja à espera do resultado e da exibição de hoje para entender exactamente se devemos ou não comprar ou quem comprar.

Eu digo e repito que gosto de ter o plantel fechado o mais rápido possível. Na ultima terça feira no Estádio da Luz, não pudemos tirar muitas ilações porque a equipa apareceu muito cansada com 4 jogos numa semana, no final dum "segundo estágio" no Algarve depois do primeiro na Suiça, mas comparando com o final do ano passado - já com Airton e Kardec integrados - a equipa parece mais fraca.

Veremos o que se vende ou compra antes do dia 31 de Agosto mas a três semanas do fecho do mercado, penso que ao contrário do que vaticinei, este não será um defeso tão calmo quanto desejei e isso é o pior que pode acontecer ao Benfica - estar dependente de vendas e compras de ultima hora já com a competição oficial a desenrolar-se.

Alguém bem colocado no Benfica dizia-me em Liverpool há uns meses atrás aquando da fatídica eliminação da Liga Europa, "para me preparar que este ano o Benfica ficaria sem três dos seus melhores jogadores... " Eu refutei e disse que no máximo venderíamos dois "activos", por feeling e sem nenhum conhecimento dos meandros... Quero muito ter razão e que o Benfica feche este 31 de Agosto sem perder nenhum dos seus melhores jogadores.

Até lá, temos uma competição para ganhar. Hoje em Aveiro, onde não estarei porque ando fisicamente muito longe de Portugal Continental, o Benfica joga uma cartada importante no que se passará no resto do ano. Não é um titulo que se disputa hoje, mas sim um passo importante na passagem de testemunho entre o que foi o FCPorto nos últimos anos e o que é e será o Benfica nesta década. Depois de ganhar a Taça da Liga contra este FCPorto, depois de ter ganho o campeonato e ter o FCPorto na Liga Europa, esta supertaça tem uma importância psicológica muito importante no resto da época e ninguém pense que é um troféu menor. Nada disso... É neste momento o mais importante troféu do ano e todos o queremos ganhar como se fosse o único. Espero que os nossos jogadores e equipa técnica sintam o mesmo esta noite em Aveiro.

Força Benfica

1 comentário:

Anónimo disse...

Começamos mal. Algumas considerações: Javi é melhor que Airton. Este último esteve trapalhão e lento a desfazer-se da bola. Luizão ainda não tem capacidade física. Os centrais abusam das saídas com a bola controlada. Não sei quem é que lhes disse que têm que fintar 4 jogadores antes de passar a bola. O mesmo digo para a frente de ataque que embeleza muito as jogadas. E o JJ aburguesou-se. Espero que as coisas mudem.