sexta-feira, 20 de agosto de 2010

O aprendiz de Maquiavel

O senhor André Villas Boas é portista desde sempre, mas como tem apenas 32 anos a sua cartilha de portista apenas contem todos os requintes de malvadez que foram iniciados basicamente com a gestão de Pinto da Costa. 

Eu gosto de treinadores autoritários e que defendem a sua equipa até ao fim. Gosto de treinadores jovens e ambiciososos. Gosto que a nova geração traga novas ideias ao nosso futebol e com isso possamos todos evoluir. Gosto que essas novas ideias sejam em prol da equipa e não para alimentar guerras antigas e que em nada interessam ao futuro do futebol nacional. Infelizmente, André Villas Boas tem tudo o que não gosto num treinador novo e tem muito pouco do que eu realmente aprecio.

Desde que entrou no FCPorto que o seu discurso não é para a equipa mas sim para agradar ao seu Maquiavel favorito - Jorge Nuno Pinto da Costa. Cada vez que fala não é para proteger e blindar a equipa, mas para conquistar o adepto mais básico e saloio que existe naquele estádio do dragão e cada vez que vai à sala de imprensa é obcecado com o SLBenfica e com as indirectas que podem ser dadas a este nosso clube. Sinceramente a sua obsessão com o Benfica é tanta que parece um ultra "super dragão" em vez dum treinador moderno. Confunde "mind games" com pouca educação e confunde autoridade com arrogância e isso vai acabar por lhe trazer dissabores na sua vida profissional.

Isto vem tudo a propósito das suas declarações ontem após a vitória contra o Genk na Bélgica. O mesmo senhor que até meio de Agosto já disse que o FCPorto perdeu em Paris "por causa da bola", o mesmo senhor que já opinou "sobre as goleadas do Benfica na pré época", o mesmo senhor que comemorou o título da Supertaça como se fosse um título de campeão, o mesmo senhor que traz os túneis do ano passado para justificar a vitória sobre o mesmo Benfica na Supertaça, o mesmo senhor que disse "o Benfica nunca iria comemorar o título no Estádio do Dragão" esquecendo-se que nessa altura treinava a Académica e o treinador do FCPorto era Jesualdo, resolveu ontem brindar-nos com mais uma alfinetada digna de um adepto portista de 7 anos numa discussão de praia com outro adepto benfiquista de 5 anos. 

Diz então o senhor Villas Boas quando confrontado com a pergunta sobre Salvio ter assinado pelo Benfica e não pelo FCporto que:

"Salvio? Basta olhar o historial do FCPorto quando vai á luta com o Benfica. Ganha sempre. Portanto, se o FCPorto quisesse mesmo esse jogador, com certeza que ele estaria já no FCPorto."

Eu disse há pouco que estas afirmações me fazem lembrar um adepto portista de 7 anos numa discussão de praia com outro adepto benfiquista, mas tenho de acrescentar que o adepto do FCPorto é parvo, estúpido, pouco inteligente e arrogante. Aliás a expressão certa é "parvozeco" porque tal como o adepto de 7 anos, André Villas Boas nem tem idade para ser considerado parvo.

Para o senhor André Villas Boas que com a sua obsessão pelo Benfica deve andar aqui a passar os olhos pelos blogs encarnados eu digo apenas isto, transcrevendo a história que vem em TODA a comunicação social. 

"Na terça-feira, responsáveis da SAD benfiquista ultimaram junto dos homólogos colchoneros o empréstimo do jogador, ficando assente que as águias pagariam pela cedência um valor a rondar os 2 milhões de euros. Convencido Quique Flores e convencidos os dirigentes espanhóis, os encarnados trataram directamente com o jogador, que manifestou desejo de rumar à Luz e jogar na Liga dos Campeões, em detrimento dos convites italianos que tinha de Génova, Fiorentina e Palermo. Para o Benfica, a aquisição estava dada como consumada, até que o FC Porto entrou em cena. 

Enquanto a equipa viajava para a Bélgica, onde ontem defrontou o Genk para a Liga Europa, os dragões enviaram um emissário para Madrid na tentativa de ganhar a corrida aos encarnados. Os dragões subiram a parada e ofereceram 3 milhões pelo empréstimo, proposta que, naturalmente, agradava ao Atlético Madrid, que assim realizava um encaixe financeiro superior. O presidente, Enrique Cerezo, deixou nas mãos do jogador a decisão sobre o futuro. Mas se a vontade do atleta pendia claramente para o clube da Luz, a do empresário, Agustín Giménez, recaía nos dragões pelas melhores condições financeiras que oferecia a todos.

Aconselhado por Quique Flores e Simão, Salvio acabaria por, na quarta-feira, escolher o Benfica o que não impediu que o emissário do FC Porto tentasse ganhar a corrida pelo negócio até à altura em que o extremo já se encontrava no Aeroporto de Barajas para rumar a Portugal. Em vão, uma vez que já estava alcançado o acordo com os campeões nacionais que compraram 20% do passe do jogador por 2 milhões de euros e o Atlético paga o salário esta época."

Sálvio em entrevista ao jornal "A Bola" diz hoje que:
"Sim é verdade, o FCPorto esteve interessado e isso é bom, é o reconhecimento do nosso trabalho."

Apesar de ter sido confrontado com melhores condições financeiras oferecidas pelos azuis e brancos, assegura que nem hesitou em escolher. Diz Sálvio que "quando chegou a oferta do FCPorto, falei com o meu representante Agustin Jimenez e decidimos pelo Benfica"

Ainda diz que em conversa com Quique, Simão e Tiago "falaram-me muito bem do clube, transmitiram-me muito boas energias sobre o Benfica".

Sendo assim e com este história clara como a água - fica apenas a dúvida de qual será o valor da opção de compra do passe no final da época, tendo em conta que só temos 20% desse mesmo passe - pergunto o que leva André Villas Boas a mentir descaradamente, a verter ódio ácido perante o Benfica, a não assumir uma derrota que deveria ser considerada normal no mundo competitivo do futebol? Só pode ser a cartilha do FCPorto e a sua vontade em ser o "aprendiz de Maquiavel" mais rápido do mundo. É que sinceramente não vi ninguém ser tão parecido com o Pinto da Costa em tão pouco espaço de tempo.

Como todas estas declarações, eu só espero que toda a estrutura do Benfica entenda a importância da guerra contra FCPorto este ano. Não podemos facilitar e deveremos encarar esta época como a mais importante em muitos, muitos anos. Se o ano passado queríamos evitar um penta do FCPorto e alicerçar o nosso projecto desportivo com a vitória no campeonato, este ano temos todas as hipóteses de sermos bi-campeões, colocar o FCPorto sem outro título importante, obrigá-los a disputar o apuramento da champions e mostrar realmente em campo que a nova ordem do nosso futebol terá que ter o Benfica como denominador comum de várias vitórias. 

Meus caros, esta época é mesmo a mais importante de há muitos anos a esta parte e este André Villas Boas está a mostrar isso mesmo. Eu não quero saber se o plantel está fechado ou se vem mais contratações e quem vai ser dispensado. O que eu sei é que o plantel do Benfica chega perfeitamente para ganhar a todas as equipas deste campeonato. Dizem me que o Nacional da Madeira é um campo e equipa difícil. Sim é verdade, mas o Benfica é melhor que eles. Muito melhor que eles. E como o Nacional, somos melhores que todas as equipas da Liga e só temos que ter atitude, competência e mostrar isso mesmo em campo, como o ano passado. Só temos que ganhar, ganhar e ir ganhando. Focar tudo no campeonato.

A champions será um luxo que temos que desfrutar e fazer o melhor possível mas ninguém deve pensar no Real Madrid ou noutro qualquer colosso de champions se temos um jogo contra a Naval antes e contra o Paços de Ferreira a seguir. As nossas prioridades são claras e uma delas é dizer a este menino de nome André Villas Boas que tem que crescer muito para chegar aos calcanhares do Benfica. Aliás o que lhe devemos mesmo dizer é "cresce e aparece..."
/Newsgen/Edição/RECORD

Força Benfica

3 comentários:

Anónimo disse...

esse garoto abafa a palhinha, segundo consta na foz do douro.

nélito relhálha disse...

e o que é que isso interessa?

Mário Lopes disse...

Em vez de estarmos preocupados com os nossos problemas graves, que não são apenas o ROberto, o que é que interessa o VB?!