quarta-feira, 20 de outubro de 2010

A (auto) confiança de Jesus

Mais uma vez Jorge Jesus "abre o livro" nas conferências de imprensa da champions. Tem sido uma constante este ano e eu tenho achado piada a este toque confiante e até autoritário com que Jesus encara estas conversas com jornalistas antes dos jogos europeus.

Não é a primeira vez que fala nestes modos e sinceramente, não entendo porque diz o que diz... Vamos considerar que o Benfica vai mesmo jogar ao ataque e vai querer ganhar o jogo desde o primeiro minuto. Porque é que temos que o dizer de forma tão aberta na conferencia de imprensa no dia anterior? Já em Gelsenkirchen, deu show na conferência de imprensa com os resultados que se conhecem. Hoje diz que poucas equipas do mundo jogam como o Benfica - especialmente na pressão alta - e diz que ganhar em França não é anormal, visto que ganhámos o ano passado ao Marselha, campeão em titulo. Eu acrescento que ganhámos ao Mareselha no melhor jogo que vi o Benfica fazer o ano passado. Se repetirmos esse jogo esta noite, não existam dúvidas que ganharemos em Lyon, mas sem Cardozo, sem Rubem Amorim, com Coentrão recuperado, mas provavelmente não a 100%,  admiro a forma descomplexada com que Jesus encara estas conferências de imprensa.

Já aqui se discutiu anteriormente se isto é excesso de confiança e o que ganhamos com estas declarações, nao se chegando a nenhuma conclusão. Tendo em conta que o nome Lyon pode não ser um grande da Europa, ao contrário do Benfica tem estado sempre presente em todas as edições da champions league dos ultimos anos, já leva seis pontos com duas vitórias em dois jogos, recebe o Benfica em sua casa e obviamente e sem rodeios é favorito. 

Na minha opinião seria assim que o Benfica deveria encarar este jogo. Com a determinação da surpresa, com a convicção da sua qualidade, com a autoridade de quem sabe que pode mesmo ganhar o jogo, mas pela calada... 

Os estilos são parte de cada personalidade e fala-se muito de Mourinho e do seu estilo autoritário e confiante mas que eu me lembre passou dois anos no FCPorto a ir de "mansinho na Europa" e só depois no Chelsea, no Inter e agora no Real Madrid com orçamentos e estrelas 10 vezes maior que qualquer equipa portuguesa começou a exibir os seus dotes de "pseudo arrogante" pois tudo é medido ao pormenor. Jesus acha que este seu estilo é o que melhor serve os nossos interesses e nós a poucas horas do inicio do jogo só temos que confiar no homem. Mesmo que eu não utilizasse a mesma estratégia de "auto confiança", a minha confiança nele e na equipa é a mesma de sempre. 

Vamos lá trazer os três pontos, porque além de nos dar muito jeito na classificação da champions,  poderia levantar a moral do Benfica para o que resta de champions, poderia dar-nos um estádio cheio contra Lyon no dia 2 de Novembro, poderia dar-nos força para o que falta de campeonato e nomeadamente os jogos que antecedem o embate no Dragão em Portimão ou em casa contra Paços de Ferreira e poderia afastar  definitivamente as duvidas que ainda existem sobre a qualidade deste nosso Benfica 2010/2011. O empate pode servir, mas uma derrota complica muito as nossas contas e por isso eu discordo quando se diz que este jogo não é decisivo. Não é decisivo se ganharmos ou empatarmos mas a derrota começa a definir um pouco a nossa vida nesta champions, deixando-nos a ter que fazer nove pontos nos próximos três jogos, isto considerando que Hapoel perde hoje contra Shalke 04.

Na vida e no futebol podemos ganhar, empatar ou perder e eu preferia ser mais comedido na auto confiança até porque os jogadores e técnicos do Lyon tambem lêm as declarações de Jesus e quanto menos ondas se fizer, mais fácil temos a nossa missão ou talvez não. Como contra Shalke poderíamos e mereciamos ter pelo menos empatado, esperamos que hoje a sorte esteja connosco porque bem precisamos.

Ganhar em França sabe sempre melhor porque a palavra "arrogância" sempre se eleva a novos patamares quando se fala de franceses. Pois bem, nem que seja por isso, respeito e aplaudo a atitude de Jesus. Podemos perder, mas ao menos ninguém nos tira o título de irmos para lá sem medo, com confiança e com a irresistível inconsciência deste nosso treinador.
Enfim, viva o auto confiante Jesus e a sua versão de "show man" na alta montra do futebol ! Viva !

Força Benfica

4 comentários:

Luis Rosario disse...

Mais contenção verbal não fazia mal netas antevisões de uma prova onde JJ tem apenas 2 jogos disputados.

Concordo contigo, nisso Mourinho foi exemplo.

Vamos a eles

iBenfiquista disse...

Concordo que JJ devia ter um pouco mais de contenção verbal. Por princípio, não gosto de "big mouths". A basófia nunca foi bom conselheira.

No entanto, a autoconfiança é uma característica sempre positiva em competição ao mais alto nível.

Mas, neste momento, e temos de ser humildes, o Lyon tem melhor equipa do que o Benfica. É a minha opinião. Mas no futebol, como noutros desportos, o que importa é a atitude e a vontade de ganhar.
Vamos ver se chega.

Águia Preocupada disse...

"Presunção e água benta, cada qual compra a que quer"
JJ é bom treinador, mas um péssimo comunicador. E com as suas basófias, ou mania das grandezas, põe-se a jeito para ser achincalhado e gozado e coloca-nos a nós nas mesmas circunstâncias!
Ora está visto no que deram as declarações impensadas! 2-0 e agora o que dirá?
Subiu-lhe o campeonato à cabecinha, ou as tintas andam a afectar-lhe os neurónios...

RIVUS disse...

Claro que serei sempre benfiquista! Quem o é nunca o pode reverter. Porém, há que anos eu me sinto um homem derrotado porque, também já há outros tantos anos o Benfica deixou de ser uma grande equipa, desde que se meteu por caminhos de estrangeirada. Sinto-me triste mas não desiludido porque só quem fosse cego é que não veria. Com esta equipa, com jogadores destes, (sem categoria) não poderemos ir onde quer que seja. Será, reconheço, uma razoável equipa para ganhar cá dentro e nem sempre porque, isso é um facto inegável e ponderoso, o jogo por cá é, como todos sabem, viciado; senão seria suficiente. Agora, para jogar na Europa e numa liga dos campeões? Não sejamos mães-corujas. Digo-vos mais: enquanto o Benfica não construir uma equipa com cunho europeu, será sempre uma caricatura do que foi! É claro que poderá ter um ou outro jogador brasileiro ou argentino, mas só a jogar no meio de atletas do nosso Continente. Quando tiver uma equipa dessas, não só jogará de igual para igual (como já o fez) com os melhores clubes estrangeiros, fazendo bons e normais resultados, mas também bastará para dar baile cá dentro, aí sim, mesmo contra arbitragens, sistemas ou poderes perversos e criminosos.
E não venham com tretas de arranjar culpados, que os não há neste caso. Eu dantes, noutros tempos, quando me falavam do Benfica, dizia aos amigos e adversários, cheio de orgulho, satisfação e com certo tom mordaz de inabalável confiança e certeza, porque se sabia que as coisas eram assim mesmo e não podiam ser doutro modo: "… qual quê, amigos, o Benfica de 10 jogos que faça, ganha onze." Por isso, nestes tempos e em face do que se vê, direi agora o contrário: "… ganhar na L.C.? Qual quê, amigos; o Benfica de 10 jogos que faça perde 11." E é triste dizê-lo: se as coisas não mudarem (e não mudarão tão cedo) sentir-me-ei sempre um homem derrotado, muito embora conformado!