terça-feira, 19 de outubro de 2010

A guerra Benfica - Porto (e a champions league a pequeno...)


Temos assitido a umas semanas de autêntica guerra "Benfica - Porto" em vários tabuleiros e até eu contríbui para essa guerra com um ou outro texto mais inflamado que teve obviamente repercussão na caixa de comentários deste singelo e simples blog. Sobre isso, digo que me alegro sobremaneira vendo que por aqui se vão defendendo posições de portistas e benfiquistas com elevação, inteligência e com bons textos de ambos os lados. Pois será a partir dessa evidência que começarei o meu texto. 

Eu sempre respeitei o FCPorto e quem me lê sabe que o faço desde sempre. No meio de alguns defeitos que são públicos e que denotam um modus operandi muito próprio dessa organização, há coisas muito bem feitas e não será obviamente apenas com árbitros e com tráfico de influências que eles conquistam os seus titulos ou formam os jogadores que depois vendem por milhões. Vamos começar por acalmar o discurso e dar os "Parabéns ao FCPorto" pelo que tem conquistado nestes ultimos 30 anos em todas as modalidades. Não me custa nada assumi-lo...

Nesta guerra "bem vs mal" onde temos o Benfica do lado do "bem" e o FCPorto do lado do "mal" não nos podemos esquecer que do outro lado nem tudo é "mal" nem do nosso lado é tudo "bem". A semana passada entrou no programa "Trio de Ataque" um amigo e bom exemplo do que digo. O Miguel Guedes é obviamente uma pessoa de bem. Ontem, no programa "O Dia Seguinte" da Sic Noticias esteve outro portista de "bem" que tambem conheço pessoalmente e por quem tenho elevada estima, Pedro Matos Lopes. Se juntarmos a estes rapazes, o escriba Miguel Sousa Tavares - de quem me recuso a dizer uma má palavra, mesmo que ás vezes discorde do que escreve por inerência normal de "um defender o azul e outro defender o encarnado" - o escriba Francisco José Viegas ou o novo escriba Paulo Teixeira Pinto, estamos perante um "all star" de pessoas com nível, com cultura domocrática, com cultura "das artes" com um nível intelectual acima da média e não são um qualquer "António Araújo da vida."

Esta gente não representa os mentecaptos que atiram bolas de golfe ao autocarro do Benfica e não representam os hooligans saloios e mal formados que nos atiram pedras e nos dão bofetadas à porta do Estádio do Dragão como eu não represento os mesmos mentecaptos encarnados que fazem exactamente o mesmo à porta do Estádio da Luz - e sobre isto vi uma cena desagradabilíssima á porta do Estádio da Luz protagonizada por um desses "gandins" que nunca devem ter entrado num estádio de futebol a atacar pelas costas com um murro e um estalo um adepto do Sporting que apenas ia com a sua namorada ver o Benfica - Sporting há umas semanas. Claro está que depois de atacar pelas costas, correu como um medricas uns bons metros desaparecendo no meio da multidão. Por isto, não nos iludamos, o bem e o mal estão dos dois lados. 

O que eu quero há muito tempo é que a "gente de bem" do FCPorto me diga, o que sente quando ouve alguém dizer que leu, ou que ouviu numa transcrição "ilegal no youtube" (usando a terminologia que os do FCPorto gostam de usar) aquilo que eu por acaso ouvi na íntegra... ? Quero que me digam, sem autos de fè, sem pressão qualquer e sem retirar o mérito a nenhuma vitória legal do FCPorto em 30 anos, o que sentem quando lhes digo que Pinto da Costa e a sua entourage, realmente oferece prostitutas a árbitros que apitam FCPorto e que apitam outros jogos onde por exemplo joga o Benfica? O que sentem eles quando lhes digo que realmente há viagens pagas a árbitos pelo FCPorto? O que sentem quando lhes digo que realmente há escolhas de árbitros por parte de Pinto da Costa - ou havia, no passado - para determinados jogos? O que sentem quando lhes digo em ultima análise que muitas das vezes os erros que nós, pessoas de bem consideramos parte do processo dum jogo de futebol, afinal não são erros e sim encomendas? Espero que não me respondam com a lenga lenga das ilegalidades das escutas - que respeito obviamente - porque isso é desviar do essencial e espero que não me falem da escuta em que Luis Filipe Vieira recebe um telefonema do presidente da comissão de arbitragem a perguntar que ábritro queria o Benfica para um jogo da Taça de Portugal, porque isso é atirar nos areia para a cara, mas de mão cheia... Isso é o mesmo que comparar um "violador assassino em série" com o miudo que rouba uma velhinha na rua e nem sei se roubar a velhinha na rua se pode comparar porque Luis Filipe Vieira respondeu a um telefonema que segundo se consta era normal para jogos da Taça de Portugal.

Respeito o FCPorto, respeito muito dos seus comentadores apesar de não poder respeitar de igual maneira Rui Moreira porque perdeu uma oportunidade muito boa de "ou se calar, ou comentar, ou simplesmente defender que a RTP não seria o local para discutir esses assuntos pois já tinham sido julgados em tribunal" passando a outro tema, decidindo sair dum local onde lhe pagam para ser calmo e sereno. Sei o que escrevi sobre ele e por mais que custe ler que lhe chamei "estupido (e parvo)" por uma atitude apenas, não o coloco no rol dos comenatdores que atrás mencionei. Acho-o demasiado habilidoso e estratégico para o colocar no mesmo patamar dos outros mas ainda assim, respeito-o como adepto do FCPorto e que me desculpe os nomes que lhe chamei naquela semana quente. 

Respeito muitos dos portistas que por aqui passam neste blog a comentar e sei que será com estes que o FCPorto vai viver muitos anos depois do desaparecimento de Pinto da Costa. Este será o FCPorto que continuará a ganhar e a perder campeonatos e que continuará a dignificar o futebol português lá fora, mas vai fazê-lo sem desconfianças, sem atropelos à verdade desportiva ou sem subterfúgios mais ou menos legais. Essa é a minha luta, há vários anos. Um FCPorto normal, à semelhança dos seus intelectuais de referência e dos milhares que gostam de futebol e que educadamente defendem o FCPorto afirmando que "nada disto é verdade" defendendo o indefensável. Tenho melhores amigos do FCPorto e discutimos centenas de vezes sobre estes assuntos sempre chegando  à mesma conclusão - há diferenças abismais de comportamento e de cultura democrática entre os dois clubes e isso só muda quando realmente mudarmos os personagens que defendem directivamente o FCPorto. 

Eu já aqui disse que se as escutas - legais ou ilegais - fossem com o Luis Filipe Vieira e com a sua entourage esse senhor não duraria nem mais um mês à frente dos destinos do SLBenfica. E atenção que não somos mais democráticos e mais sérios que os senhores do FCPorto. Nós somos tão sérios como eles e aliás grande parte das nossas grandes batalhas políticas em Portugal tem epicentro com gente combativa e democrática (também) do FCPorto. A diferença está na cultura democrática dentro da organização e na pouca crítica que existe de fora para dentro - Miguel Sousa Tavares sempre criticou o que achou que seria criticável num caso isolado em vários anos...

A nossa direcção através do famoso comunicado e através duma politica comunicativa forte e de confronto está a jogar uma estratégia perigosa e de "tudo ou nada" contra estes poderes instituídos que sairam reforçados depois das decisões dos tribunais em ilibar todas as pessoas do apito dourado. E o Benfica usa a estratégia de "colocação das escutas no YouTube" - não terá sido um portista que as colocou, verdade? - utilizando a opinião publica e essas escutas como pressão duma situação que infelizmente e mesmo que os portistas nao assumam é conhecida há muitos, muitos anos e sem escutas. O Benfica utiliza estes esquemas para tentar justificar os erros graves de arbitragem que existiram nas primeiras jornadas a favor do FCPorto e contra o Benfica, metendo a pressão necessária para que esses erros não se verifiquem mais até fim do campeonato. 

Eu já aqui defendi que o campeonato este ano está entregue - mesmo que não acredite nisso e até matematicamente ser possivel, defenderei e apoiarei a nossa equipa - e até acho que deveríamos usar essa estratégia para pressionar o FCPorto e aí Jesus poderia ter uma palavra importante...

Jorge Jesus tem sido o nosso "elo" mais calmo, menos enervado e mais sábio nestes primeiros tempos. Eles sabe que ver na classificação três derrotas em sete jogos, pode ser a morte do artista desportivamente. Sabe-o e neste momento não foge às responsabilidades culpando um mundial que lhe colocou os jogadores a conta gotas na pré época e lhe coloca o plantel com vários problemas logo de ínicio - o caso Roberto, alguma insatisfação de David Luiz, a perca de dois "super titulares" para Real Madrid e Chelsea, a má adaptação dos argentinos Gaitan, Jara e Salvio. Isto são razões objectivas, como tambem é objectivo dizer que com verdade desportiva neste momento estaríamos empatados com o FCPorto no primeiro lugar ou muito perto. E não deve custar nada assumir isso. Se André Villas Boas vem fazer mea culpa com o penalti que "viu e depois não viu" porque não assume que realmente nestes primeiros jogos a classificação real está alterada e os sete pontos de avanço não são verdadeiramente sete pontos? 

O jogo FCPorto - Benfica está a provocar muita celeuma e eu penso que apesar dalguns erros da nossa direcção - não pode vir nos jornais escrito que o Benfica vai ter clareiras no jogo do Dragão sem que a direcção no imediato esclareça o que quer fazer aos bilhetes - não concordo quando se diz que o Benfica está a incitar à violência. Aliás o que se está a fazer neste jogo de xadrez entre o "bem e o mal" e onde todos somos intervenientes, é justificar antecipadamente possiveis actos de violência que possam existir nesse jogo por parte dos super dragões ou por parte desses mentecaptos que isoladamente utilizam as imediações dos estádios para exorcisar os seus problemas pessoais (e aí incluo pessoas de todas as equipas). 

O Benfica tem de ir calmamente, jogo a jogo, fazendo o que tem de fazer, motivar a sua equipa para um campeonato longo, utilizar todas as estratégias de união e de psicologia grupal para unir, unir e unir. O nosso grupo tem de estar unido nesta guerra desportiva e a nossa direcção provavelmente baixar a guarda num momento de grande tensão e numa guerra desigual. Nós sabemos que o que o Benfica escreve, diz ou passa na Benfica TV, só dá mais força a um sistema e a um grupo do FCPorto que se dá muito bem nestes ambientes. Historicamente estes não são os ambientes onde nos damos bem e o ano passado vimos o que se passou no Estádio do Dragão só com a possibilidade do Benfica poder ser campeão aí. A mente dos jogadores, adeptos e dirigentes do FCPorto está formatada para uma guerra FCPorto-Benfica tão bem desenhada e tão bem fomentada por Pinto da Costa - puro mastermind estratégico há vários anos - que não é utilizando as mesmas armas que vamos conseguir ganhar. 

Quando se definem estratégias, há que as levar até ao fim, mas podemos adaptá-las à realidade do dia-a-dia e jogar com essas adaptações para nosso benefício. Eu penso que se deve calar o apelo para os sócios não irem ver jogos fora... Está feito o apelo através de carta endereçada aos sócios, os media deram o destaque desejado e agora deveremos calar esse assunto deixando os adeptos decidir o que querem fazer em cada momento e em cada jogo. Em relação à Olivedesportos, esse assunto não tem nada a ver com esta guerra e misturá-la é dar tiros no pé; em relação à  posível "não presença" na Taça da Liga desde o primeiro momento que fui contra essa ideia, mas respeitarei o que a nossa direcção  decidir;  em relação às arbitragens temos que ir jogando melhor e se marcarmos mais golos que os outros e se mostrarmos que somos realmente melhores que a grande maioria das equipas da primeira divisão não teremos problemas com árbitros; em relação ao FCPorto - Benfica jogaremos no limite, com os nossos jogadores a saberem ser inteligentes e lutar até ao fim. Se sairmos do Dragão a dez pontos do FCPorto, saberemos dar-lhes os "Parabens pelo título", sem dúvida.

No meio de tudo isto e de toda esta guerra aberta entre portas, esquecemos que há uma competição internacional muito importante - a mais importante competição mundial - e este ano, por acaso estamos a disputá-la... Aí não há árbitros com prostitutas - assim se diz - não há corrupção e apesar disso não estamos a conseguir os objectivos que queríamos, que passariam por ter no mínimo quatro pontos antes desta deslocação a Lyon. 

Eu nao faço futurologia, mas parece-me que esta eliminatória com Lyon  - jogo fora amanhã e no dia 2 de Novembro no Estádio da Luz - é talvez a mais importante e decisiva deste grupo. Tudo o que não seja fazer quatro ou seis pontos nestes dois jogos pode meter-nos fora da champions league e temos que assumir isso sem rodeios. Ganhar ou empatar amanhã serve-nos se pontuarmos depois em casa com este mesmo Lyon. Perder em Lyon amanhã é muito provavelmente dizer adeus à champions e jogar no limite os próximos restantes três encontros. Eu não acredito em crises das equipas e parece-me sempre que o mundo se une para acabar as crises contra o Benfica, como aconteceu com o Shalke 04 e agora até Lisandro volta a jogar, a marcar e nós ainda sem Cardozo, nem Amorim e com Coentrão preso por arames... Antes de nos metermos em bicos dos pés e puxarmos dos galões da nossa história nesta competição é bom lembrar que esta equipa do Lyon tem tudo a mais que nós... Mais orçamento, mais experiência internacional, mais cultura de vitória a julgar pelos títulos mais recentes e joga em casa, um jogo tambem decisivo para eles. 

Ao contrário de alguns analistas - ontem Rui Gomes da Silva dizia que o Benfica "terá mais facilidades de ganhar fora em Lyon que em casa no estádio da Luz a este mesmo Lyon" (?) - eu prevejo que só um Benfica igual ao de Marselha o ano passado pode trazer os três pontos de Lyon e só um Benfica muito unido, combativo e de grande nível poderá  pontuar. Pela primeira vez em muito tempo, espero que o senhor Rui Gomes da Silva tenha razão, mas se a tiver e se ganharmos amanhã, que não nos esqueçamos que sem quatro ou seis pontos nestes dois jogos, dificilmente teremos oitavos de final da champions. 

Força Benfica

7 comentários:

O GLORIOSO disse...

Caro O Benfica Sou Eu antes de mais os meus parabéns pelo blog que leio atentamente e gosto particularmente. Tem uma visão lúcida do nosso Benfica até pelo que leio sendo uma pessoa muito viajada.
Mas mesmo concordando com partes deste texto há uma parte que nunca admitirei e penso que nenhum Benfiquista concorda. O respeito pelo clube Futebol Clube do Porto. Não o tenho e dificilmente o terei e diga-se nenhum Benfiquista deve ter. É verdade que o clube é diferente das pessoas que o representam mas neste caso tudo se confunde e até os adeptos e sócios fazem parte desse clube que será sempre corrupto, será sempre trapaceiro, será sempre um clube batoteiro e ainda mais com o "apoio" de praticamente todos os seus adeptos e sócios. Não lhe dou valor ao muito que ganharam (pese claro terem tido boas equipas, treinadores e beneficiarem do mau momento do Benfica) simplesmente pela forma que ganharam. Como sócio prefiro nunca mais ganhar nada que ganhar uma taça sequer da forma como eles ganham há quase 30 anos. Disse bem que se algum presidente ou dirigente do Benfica actua-se como os dirigentes Corruptos não tenho duvidas que durava 1 mês antes de ser corrido do clube, ganha-se ele 3 ou 4 Champions, ou 7 campeonatos seguidos. É esse orgulho que tenho no nosso Clube, adeptos e sócios. Somos um clube limpo de gente limpa e integra. Os que não seguiram esses valores foram corridos do clube pelos sócios (Vale Azevedo). É essa a nossa grandeza, por isso somos um dos maiores clubes do Mundo. Outros por muito que ganhem seram sempre um clube sem integridade, sem honestidade, um clube sempre batoteiro, corrupto. Os seus adeptos querem é ganhar, não interessa como. Querem lá saber de fruta, café com leite, quinhentinhos, serviço de jantar, etc, etc. Querem ganhar apenas, mesmo com corrupção. Acha que temos de ter respeito por um clube assim? Por adeptos assim?
Falou de adeptos "famosos" que não fazem mais que lavar as mãos e enterrar a cabeça nas tais ilegalidades das escutas para justificar, o injustificável. Diga-me 1 adepto do Porto que se tenha indignado pelo comportamento da sua direcção nos últimos 30 anos? 1 só? Pois é não existe. É esse clube que temos que respeitar?
Pessoas como o sr. Sousa Tavares, ou o Rui Moreira adeptos ridículos que escrevem mentiras como tão bem o Ricardo e o Zé Diogo dos Gato Fedorento desmancham em 2 linhas, sempre indignados com as escutas que dizem sempre ser ilegais, mas que por exemplo quando é sobre o Primeiro-Ministro no caso Free-Port admitem que mesmo ilegais "não podemos fingir que desconhecemos o que se passou", ou o seu amigo Guedes que tem a mania que é o Eddie Vedder Português (desculpa Eddie Vedder de facto a comparação é insultuosa para ti) que de forma cínica ainda na semana passada ofendeu o Presidente do Benfica e fala sempre das ilegalidades das escutas. Acha que devemos respeitar tais pessoas? Respeitar o clube deles?
Sinceramente uma coisa é respeitar clube dignos que mesmo não gostando são instituições respeitáveis como o Sporting mesmo estando eles a caminho do abismo, outra á ter respeito por um clube e gentes do nivel do clube corrupto.

P.S- Ganham muito mas o prestigio Europeu será eternamente indigno, basta recordar uma frase famosa de Sir Alex Fergunson "parece que compram títulos no supermercado". Devia isso ser vergonha para todos os Portistas mas como ganham...

P.S 2- Continue o grande trabalho em prol do nosso Benfica com os seus fantásticos post´s. VIVA O BENFICA.

RIVUS disse...

Perante o que li neste tópico do B.S.EU tive logo um impulso, como se saltasse numa mola, de tecer um comentário, quase de indignação; não o fiz porque seria o primeiro e, sinceramente, não me sentia globalmente preparado para dissertar sobre os meus sentimentos quanto ao tal miserável e corrupto clube.
No entanto, ao acabar de ler o comentário anterior de O GLORIOSO, verifico que ele resumiu em poucas palavras o que eu nunca conseguiria dizer, nem que escrevesse um calhamaço inteiro, e elas são tão identificativas com o meu pensamento que não posso passar sem as corroborar e aplaudir. Respeitar um clube indigno que sente prazer em humilhar os outros de uma forma desmerecida e aviltante, esses sim, não respeitando ninguém? Pelos menos eu, nunca! E, como sócio do Benfica, sentir-me-ia até insultado por alguém que me sugerisse tal atitude! Uma coisa é ser tolerante com pessoas que, embora tendo errado, mostram, contudo, que possuem um fundo de boa-fé, outra é suportar, porque conviver lá terá de ser, gente e instituições que são autênticos energúmenos e que fazem dos seus actos verdadeiras agressões ás pessoas e Instituições íntegras e honestas. Perdoai este meu sincero desabafo.

iBenfiquista disse...

Aqui está um post demasiado diplomático para o meu gosto.

Se estudarmos a história do FCP, verificamos que ao longo de todo este tempo houve várias situações de ilegalidades, de chico-espertices, de tráfico de influência e de corrupção. Inclusivamente contra clubes e pessoas da mesma cidade. E por serem demais conhecidas essas situações, abstenho-me de as enumerar. Costuma-se dizer que p que nasce torto, tarde ou nunca se endireita. O povo sabe-o todo.

Não me vou alongar muito mais, no entanto digo que os problemas do FCP tem raízes mais profundas do que as que enumera. Grande parte dessas razões são do foro psicológico, sociológico, cultural e mesmo político, razões demasiado complicadas para se discutir aqui. Mas esses problemas não se encontram em nenhum outro clube português.

No entanto, os outros clubes, e o Benfica em particular, assim como os restantes portugueses, não têm culpa nenhuma desses problemas e não têm de carregar com o fardo desse estigma.

O Benfica Sou Eu disse...

Meus caros O Glorioso, Rivus e iBenfiquista, muito obrigado pelos comentários.

Diz o Glorioso que lê o meu blog atentamente e acrescenta a meu respeito que "(tenho) uma visão lúcida do nosso Benfica até pelo que leio sendo uma pessoa muito viajada." É verdade que viajo muito e a maior pate desses textos são escritos fora de Portugal nos cinco cantos do mundo que devido a trabalho e não só, me obrigam a estar muito tempo longe do Estádio da Luz. Sem ser a minha família, apenas tenho saudades do Benfica, desse Estádio da Luz e a distancia ajuda me a ter perspectiva de tudo o que se passa em Portugal. Somos todos apaixonados benfiquistas e eu não sou mais nem menos que qualquer um de vocês. Eu tenho uma opinião muito clara sobre o FCPorto e desde o primeiro dia que escrevi neste blog - mais de 3 anos - sempre me referi ao FCPorto como "FCPorto" e nunca por "corruptos, andrades" ou outros cognomes muito comuns.

Disse e repito que alguns intelectuais e pessoas de bem ligados ao FCPorto "defendem o indefensável" mas soube distinguir a pequena corrupção, o tráfico de influencias, a máfia "a la Sopranos" com a qualidade de algumas das suas equipas e a justiça de alguns dos seus títulos.

Mesmo que em 30 anos tenham existido máfias em todos os campeonatos há algo que podemos assumir sem rodeios - muitas vezes o Porto mereceu ser campeão nacional, como mereceu ser campeão europeu. Nao me custa admiti-lo como escrevi no texto.

Diz o iBenfiquista que "que os problemas do FCP tem raízes mais profundas do que as que enumera. Grande parte dessas razões são do foro psicológico, sociológico, cultural e mesmo político, razões demasiado complicadas para se discutir aqui. Mas esses problemas não se encontram em nenhum outro clube português." Concordo em absoluto e digo mais... Acho que ainda está por contar a verdadeira história de toda esta máfia. Eu nao sou simplistas e não analiso as escutas só pelo que se ouve. Há qualquer coisa de Portugal profundo que como digo "representam os Antónios Araujos da Vida" muito mais que a sua cúpula representada por Pinto da Costa.

Digo e repito que respeito o FCPorto e a sua instituição e sei que num futuro o "bem" poderá voltar a ser normal como é no Benfica (não esqueçamos que nalguns anos não foi o "bem" que prevaleceu com Vale e Azevedo) ou como é normalmente no Sporting, mesmo com rivalidades. Tudo muda e evolui e eu não confundo os dirigentes, algumas práticas mafiosas e o clube em si com mais de cem anos, com alguns dos seus adeptos ou mesmo alguns dos seus atletas ou treinadores e temos que lembrar que alguns destes foram também nossos atletas e treinadores.

(continua no próximo comment...)

O Benfica Sou Eu disse...

(continuação...)

Eu sou mais calmo na análise e acho que esta guerra Benfica Porto nestes moldes só serve quem está mais habituado a viver neste ambiente. Se lerem o meu texto com atenção eu respeito o FCPorto e respeitá-lo-ei sempre, independentemente de Pinto da Costa ou dos "Antónios Araujos da vida" e respeitarei estes seus comentadores que mais ou menos facciosos - e nós nao somos ? - defendem com elevação possível o seu clube. Tambem digo que o que nos distingue é uma cultura democrática que eles nao tem e ponto final.

Por alguma razão nao falei em Guilherme Aguiar, símbolo claro do polvo azul ou outros que por aí escrevem ou falam.

Nao podemos ficar cegos e abrir uma guerra total entre Benfica e Porto e só ha uma maneira de ganhar esta guerra. Temos de ser humildes, entender que eles tem muitos pontos fortes na sua organização, na sua gestão de futebol, nunca os menosprezar em todas as áreas - desportiva, controlo de árbitros e de altas cúpulas do futebol e da magistratura - e tentarmos ser muito detalhistas, muito profissionais em todas as áreas, não nos "armarmos em bons" só porque conquistámos um campeonato porque a guerra só termina quando nós tivermos um tetra ou um penta... Aí sim acaba a guerra e Pinto da Costa morre. Enquanto não ganharmos muitos, muitos anos seguidos não temos hipótese de acabar com esta guerra e é aí que esta o "busílis" da questão.


O ano passado fomos muito superiores ao FCPorto e este ano não estamos a conseguir sê-lo. Se até final de Maio o Benfica inverter essa situação e mesmo sem "tetra ou penta", damos em 8 meses uma machadada quase final nesta organização. Ser campeão este ano seria o melhor do mundo para o Benfica, mas ser campeão depois de estar a 9 pontos atrás do FCPorto não seria bom, seria excepcional e arrastaria para a lama toda a estrutura portista.

Como se ganha o título? Ganhando todos os jogos, ser humilde, mais trabalhador, mais organizados, corrigir os nossos pontos fracos, minimizando-os e não entrar numa guerra contra FCPorto no terreno que eles mais gostam de jogar - o confronto, as bocas nos jornais, o incendiar de ambientes, etc...

Isto é a minha opinião e nao será por respeitar o FCPorto como clube que serei menos benfiquista. Aliás, acho mais... No dia em que as direcções falarem abertamente e tivermos pessoas de bem nas duas cúpulas, teremos muito mais hipótese de ganhar porque na prática somos maiores que eles.

Temos que corrigir grande parte dos nossos erros e e lutar com tudo para voltarmos a ganhar.

Espero que me entendam e respeito a vossa opinião "de não respeito pelas práticas e modus operandi do tal sistema" , mas eu nao confundo as coisas.

Em relação ao facto de ser um post muito diplomático para o gosto do ibenfiqista respondo com diplomacia... Eu acho que será com diplomacia e indo calmamente sem criar ondas que o Benfica pode ser campeão e defendi isso mesmo no post que escrevi a 11 de Setembro, estando muito, muito longe de Portugal e que intitulei "Com o título entregue que comece a guerra". A minha guerra seria feita doutra forma e a nossa guerra está a ser feita no território que eles conhecem há 30 anos. Podemos ganhar, mas será muito mais difícil...

Cada um tem a sua opinião e quanto mais vocês me derem a vossa, mais plural se torna este espaço.

Apareçam sempre!

Força Benfica

Anónimo disse...

Continuo sem perceber como uma pessoa que diz que ser portista em lisboa é como ser muçulmano na bósnia pode ser considerada "intelectual".

esta minha indignação não tem nada a ver com cores clubísticas, mas sim com inteligência ou a falta dela por parte de quem diz tal disparate. um cronista bourgois que se atreve a falar de campos de concentração como se isto fosse uma brincadeira.

Miguel disse...

Caros,

tenho este "post" marcado nos meus favoritos, na esperança (ténue) de ler algum comentário de um adepto do fcp a este tema.

Até agora (como era de esperar) NADA!!!