terça-feira, 2 de novembro de 2010

O Benfica anda Amorfo?

O Benfica anda Amorfo?

A esta pergunta não sabemos responder mas há indicadores que mostram que o Benfica anda amorfo,  esperando que algo importante lhe aconteça e se inicie finalmente uma nova era neste Benfica "não amorfo"...

Desde o ínicio da época, especialmente depois da derrota em Guimarães e mais recentemente depois da derrota em Lyon, que sentimos que colocámos em perigo dois dos grandes objectivos da época. O primeiro e mais importante seria revalidar o título e o segundo, seria passar a fase de grupos da champions num grupo que no mínimo era acessível. 

A verdade é que com o comunicado que o Benfica emitiu exactamente depois dessa derrota em Guimarães passou-se um claro sinal de quem quer utilizar esta época como exemplo para uma mudança de atitude no futebol nacional a vários níveis, mas também de quem sabe há muito tempo, que será dificil a revalidação do título. Desde esse jogo até hoje o Benfica já perdeu mais duas vezes em três jogos disputados na champions mas ganhou os cinco seguintes jogos de campeonato, recuperando apenas dois pontos ao primeiro classificado. 

Tal como o ano passado se sentiu que com maior ou menos dificuldade o título seria entregue ao Benfica, este ano "cheira a título a cair para o lado do FCPorto" - por várias razões que neste momento não interessam analisar - e o Benfica terá que fazer o melhor e aproveitar estes meses para preparar a equipa que é muito jovem para um futuro próximo, tentar ganhar o possivel - Taça de Portugal nas prioridades -  e voltar a trazer de novo entusiasmo aos nossos adeptos. 

Falou se muito da viagem a Angola, mas sinceramente eu não sou critico dessa decisão. O Benfica ganhou duas vezes no Estadio das Antas/Dragão nas ultimas décadas. Nunca se pode exigir aos nossos jogadores a vitória num estádio e num local que este ano - tal como aliás em muitos outros anos - será um campo de batalha com um ambiente de cortar à faca. Juntando a isto, os jogos no Estádio da Luz  com metade da lotação e o apelo para não se ir ver jogos fora, temos as razões "mais que óbvias" para se ir a Angola a meio da semana. 

Ao contrário do que muitos dizem, eu não acho que o Benfica vá a Angola para que Luis Filipe Vieira possa ter mais negócios nesse país Africano. Eu acho que o Benfica vai a Angola possivelmente com cachet recuperar algum do dinheiro que estava no orçamento de 2011 com bilheteira em jogos de champions e de campeonato - que este ano não estamos a conseguir receber pelas fracas afluências de gente no nosso estádio - e recuperar algum do dinheiro que os pontos da champions infelizmente ainda não deram. 

Ou seja, considerando a hipótese realista de o Benfica poder ficar fora da champions e fora do título depois duma "hipotética" derrota ou empate nas Antas, porque é que o Benfica deveria dizer que não a este convite Angolano?

Pois vamos ser optimistas e considerar que o Benfica ganha ao Lyon e ganha ao FCPorto esta semana. Eu diria, muito optimista... Pois caso isso aconteça a injecção de moral na nossa equipa, nos nossos adeptos e em todas as estruturas do clube aguentarão sem problemas uma viagem a Angola, poupando quem tem de poupar para jogar contra Naval no domingo seguinte e com estádio provavelmemte cheio. 

Eu gosto de gerir com pessimismo e com expectativas realistas. Não gosto de sonhadores que vêem tudo bonito, fácil e esperançoso. Hoje, viajarei uma vez mais para Portugal, para de propósito ver o meu clube na champions e faço-o com esperança de vitória. No domingo, voltarei a ter a esperança que o Benfica ganhe, mas sei que ambos os jogos tem dificuldade máxima e existe a probabilidade alta de perder. 

É com este realismo que o Benfica tem de ser gerido e a verdade é que com este cenário a viagem à Angola é o menos importante do ano.

Preocupa-me sim a relação dos adeptos com a equipa. Hoje, o estádio estará uma vez mais longe de estar cheio numa competição que os benfiquistas ambicionavam jogar há tantos anos. Preocupa-me que num jogo de campeonato se volte a ter menos de 30 000 pessoas, mesmo que seja numa sexta feira chuvosa, em véspera de fim de semana grande. Tudo isso me preocupa e sei que esta resposta do universo benfiquista é contrária ao apelo da direccção em não se ir ver jogos fora. A direcção apelou ao boicote de jogos fora, mas apelou tambem para que se enchessem os jogos em casa, coisa que manifestamente não está a acontecer. Temos que contrariar esta tendência e isso só se consegue com resposta clara dos nossos jogadores. A mesma atitude insaciável e vontade de ganhar da época passada dão agora lugar a um certo receio de perder pontos, à tal atitude amorfa,  pelo menos até ao dragão e sem nenhum tipo de bom futebol ou espectacularidade do ano transacto.

Repito que é duma crueldade exigir aos nossos jogadores que ganhem no Dragão. Acho cruel, intelectualmente desonesto e de uma dificuldade extrema. Se em tantos, tantos anos, com equipas fantásticas não se conseguiu ganhar  - como no ano passado por exemplo - porque temos que ganhar agora, com uma equipa distante dos melhores dias, com o melhor goleador lesionado e com meia duzia de miudos a adaptarem-se à alta roda do futebol nacional e europeu?

Esta semana é decisiva, mas temos que viver com a euforia das vitórias (caso um milagre se dê e o Benfica faça três pontos na champions e três pontos no estádio do dragão) mas temos essencialmente que viver com a desilusão de algo poder correr mal. E na minha opinião, só há uma maneira de viver com ambas, que é estar nesse tal jogo do dia 14 de Novembro contra a Naval, mostrando porque afinal somos realmente o maior clube português.

O sporting está á beira de nos apanhar na classificação e  no caso de derrota no dragão (caso o sporting ganhe o próximo jogo em casa contra vitória de guimarães) teremos de lutar com eles pelo segundo lugar e não será vergonha nenhuma se o assumirmos como objectivo para esta época.  É preciso humildade para entendermos que os erros do ínicio de época são irremediáveis e não podemos andar com o tempo para trás. O FCPorto ganhou todos os jogos da Liga Europa, ganhou a SuperTaça, ganhou o jogo da Taça de Portugal e em nove jogos do campeonato empatou apenas fora com o Vitória de Guimarães, que é uma das sensações positivas do campeonato.
 
Contra factos não há argumentos e mesmo sabendo que foram ajudados e beneficiados quando "ao mesmo tempo" o Benfica foi prejudicado, há que dar mérito aos resultados do FCPorto. Receber o Benfica com estes resultados no seu historial desta época será a motivação extra para quererem "matar" o Benfica. Nós teremos que fazer dois jogos perfeitos para evitar acabar a época em Novembro, mas temo que neste momento esses jogos perfeitos estejam longe da realidade tendo em conta o que temos visto sem Ruben Amorim e sem Cardozo - dois jogadores que dão experiência e alternativas a Jorge Jesus. 

O meu desejo é ver uma equipa acutilante, consciente que da sua atitude dependerá o futuro do seu clube a muitos níveis - e o financeiro não foge a esta regra - e capaz de colocar em campo o melhor futebol desta época. De Jorge Jesus espero a humildade e a capacidade de motivar os seus jogadores para jogarem no limite das suas potencialidades e do público benfiquista esperava muito mais nesta altura... Esperava que hoje mostrássemos porque somos grandes e estivéssemos no Estádio da Luz os 60 000 espectadores que se exigiam num jogo de champions league contra um dos nomes sonantes desta competição desde há vários anos e cabeça de série do nosso grupo. 

Que os indecisos ainda possam ir ao Estádio da Luz e que os nossos jogadores entendam que ganhar hoje será o tónico necessário para irmos ao Dragão, aparentemente mais motivados, sem o tal estado amorfo com que sinto o Benfica há várias semanas. 

Temos seis dias para salvar a época e seis meses para preparar a próxima. O ideal seria fazer ambas ao mesmo tempo... Que comecemos hoje, com a vitória que tanto precisamos. 

Força Benfica

Sem comentários: