sábado, 6 de novembro de 2010

Sem Medo...

Hoje acordei e percebi que tinha sonhado com algo estranho. O sonho foi totalmente real e não querendo entrar na área de psicanálise partilhada, decido contar o que o meu subconsciente inventou. Primeiro tenho que referir que não sonho muito com futebol, apesar de nas vésperas de grandes momentos, esse meu subconsciente pregar-me algumas partidas com incursões recorrentes no universo futebolístico. Desde míudo que assim é e nunca mudei nesse aspecto.
 
Hoje sonhei que o Benfica tinha ganho 2-0 ao FCPorto. Um sonho desses que são reais e que não se vislumbra qualquer sinal de que estamos a viver um sonho. No meu sonho existiram duas coisas estranhas logo no início. A primeira é que o Benfica ganhava 1-0 ao intervalo e  a segunda é que nesse mesmo intervalo havia um flash interview dos treinadores de um minuto. Jesus falou primeiro. As palavras dele foram claras. 

"Aqui está a resposta para quem pensava que o Benfica vinha jogar com medo ao Dragão" e mais não disse....

Villas Boas respondeu com um qualquer discurso técnico/táctico que provavelmente ocupou mais dum minto a justificar o injustificável até esse momento. 

Na segunda parte o Benfica marca o 2-0 num golo proveniente de clara irregularidade. Alguém na confusão da grande área faz a assistência para o nosso golo com um passe no chão com a mão... O árbitro validou o golo. Só mesmo em sonhos isso poderá acontecer, mas eu sonhei com isto. 

Escândalo total e no fim do jogo - poucos minutos depois - o circo estava montado. Villas Boas vinha absolutamente louco esquecendo que se invalidassem o golo nos últimos minutos, o Benfica ganhava 1-0 na mesma, mas entendo a sua rabugem. Agora já sabe o que significa ser roubado como nós fomos em vários jogos no ínicio do campeonato. Para o fim do sonho, as palavras de Jesus, que em vez de falar do jogo, quis destacar o facto do Benfica ter sido convidado por Villas Boas para um encontro entre os técnicos antes do jogo, pelas 530pm numa sala no Estádio do Dragão. A verdade é que Jesus disse na  flash interview final inventada e no sonho, "que esperou com os sues colegas técnicos do Benfica por Villas Boas uma hora sem que ninguém aparecesse nessa sala ou sem que alguém lhe comunicasse se viriam ou não viriam". Ou seja, mesmo no final do sonho lá aparece algo mais realista a contrapor com o golo mal validado ao Benfica, mostrando que o futebol português é cheio de estórias...  Até o meu subconsciente me entrega de bandeja coisas surreais sob o tópico FCPorto - Benfica!

Esta inconfidência de contar um sonho meu no blog tem apenas um objectivo... O meu subconsciente passou-me a mensagem correcta para este jogo. 

Jogar sem medo!

O Benfica não tem que temer nada nem ninguém. Ao contrário do que dizem, o Benfica não tem nada  a pressionar-nos. Nos últimos trinta anos o Benfica ganhou apenas duas vezes nas Antas/Dragão. Aliás uma vez nas Antas com dois golos de César Brito e uma vez com dois golos de Nuno Gomes já no Estádio do Dragão. Jorge Jesus nunca ganhou nas Antas/Dragão e o máximo que conseguiu foram dois empates. Porque é que devemos estar pressionados? Não é o FCPorto que já se proclama campeão desde a quarta jornada? Não é o FCPorto que terá de ser campeão sob pena de todas as ajudas a seu favor e prejuizos contra o Benfica cairem em saco roto?

Temos sete pontos de atraso e perder este jogo será o normal, portanto temos que jogar ao contrário. Entrar sem medo de nada. Dar o máximo em cada jogada, lutar e lutar em cada segundo do jogo. Eles sim têm um problema grave se perderem o jogo porque mesmo com todas essas ajudas de árbitros e mesmo com todas as vitórias e curriculum deslumbrante nesta época, ficar com quatro pontos de avanço e ainda ter que ir ao Estádio da Luz será algo dramático para eles. Perder contra FCPorto e passar a ficar com distância de dez pontos é apenas seguir o guião pré estabelecido. 

Não ter medo das bolas de golfe, não ter medo do ambiente azul e de ver todas aquelas pessoas "mascaradas de bárbaros", não ter medo de tudo o que possa vir das bancadas, não ter medo de nada o que possa acontecer naquele estádio é a unica receita para o sucesso.

Dizia Pinto da Costa que antigamente passar a ponte da arrábida era já meio caminho andado para perder o jogo em Lisboa. Neste momento, o ambiente que se vive no seio da nossa equipa é que entrar no Porto, já significa perder o jogo. Temos que ser fortes e combater psicologicamente e fisicamente  esse ambiente e esse fatal desígnio com todas as nossas forças. Temos que ser absolutamente concentrados e não deixar que eles ganhem o jogo conforme o "combinado". Nós queremos ganhá-lo e lutaremos para o ganhar, mas não o perder, tendo em conta este cenário em que o jogo se realiza, já será um bom objectivo. A intimidação é o modus operandi desta gente. Eles querem que o medo entre dentro de cada jogador do Benfica e o paralise. É assim que esta gente funciona e Villas Boas é o seu mais perfeito timoneiro nesta estratégia.

O ano passado, a jogar com mais um jogador, não soubemos aguentar o ataque do FCPorto  no Dragão e verdade seja dita, perdemos bem. Os jogadores do FCPorto entram sempre nos limites dos limites e sabe-se lá se apenas estão nos limites legais das famosas substâncias que se diz tomarem pelos lados do Dragão...

Uma coisa é certa, esta semana tivemos visitas do controlo anti dopagem - pelos vistos a pedido da Uefa - e que eu saiba o FCPorto passou a semana descansadinha nesse aspecto. 

Não ter medo é ter atitude, não ter medo é sentir que cada jogador tem dez milhões de adeptos em todo o mundo a torcer por uma vitória do bem contra o mal. Desculpem-me os mais puristas defensores do FCPorto, mas é disso que se trata... Amanhã, joga-se num relvado e num estádio bonito um jogo entre o bem e o mal e é fundamental que os nossos jogadores entendam isso. Não é apenas um jogo, mas sim um jogo entre a manhosice, a mentira, a pressão escandalosa, a máfia contra o bem, o sério, o honesto, o corrrecto...

É assim que eu o vejo e sei que só um "Super Benfica" poderá empatar e só um "Benfica Perfeito" poderá vencer. Eu não exijo nenhuma vitória aos nossos jogadores mas exijo que morram em campo, porque amanhã joga-se muito mais que um simples jogo de futebol e tudo o que tenho aqui escrito prova isso mesmo.

Ganhar ao FCPorto na minha opinião é dar passo decisivo para sermos campeões, mas possivelmente "só mesmo em sonhos". Empatar contra FCPorto é declarar que vamos ter campeonato até ao fim e perder será lutar contra Sporting pelo segundo lugar do campeonato. 

Nao ter medo é ser solidário, sem ser arrogante... Quero uma equipa com o fair play possível mas jogar também ela nos limtes. Não sejam mariquinhas e não se queixem todo o tempo. Eu conheço bem o Dragão,  já lá estive naquelas bancadas quando ganhamos com Koeman e fui lá empatar com Quique Flores e contra Pedro Proença e sei do que falo. Eles podem ter ganho todos os jogos e empatado dois mas isso não faz do FCPorto uma equipa tão superior ao Benfica que já leva as famosas seis derrotas. É nisso que tem de focar os nossos jogadores. Com humildade, somos tão bons ou melhores que eles.

Desta vez infelizmente não posso ir ao Dragão, por me encontrar uma vez mais no estrangeiro, mas tiro o chapéu  a todos os 2500 adeptos benfiquistas que ali vão estar a apoiar a equipa e a colocar a sua integridade física em risco. Estes 2500 adeptos não têm seguramente medo e a equipa tem de sentir esse apoio e exemplo vindo da bancada.  Tenho amigos, que mais uma vez aí vão mostrando que até ao fim estão sempre com a equipa, com ou sem boicotes institucionais e começando por eles a equipa tem mostrar que não tem medo de nada...

Sei o que é jogar contra Pedro Proença e conheço bem as suas habilidades, mas isso não é desculpa antecipada. Sei o que significa sofrer um golo naquele estádio e o ambiente que se cria nos minutos seguintes. Mantenham a calma "no matter what" e lutem solidariamente durante os noventa minutos. 

Repito que não há que ter medo de nada, porque quem representa o Benfica e conhece a nossa história sabe que a palavra "medo" não faz parte do nosso dicionário, mesmo contra bárbaros primitivos. 

Sejam dignos do emblema que levam ao peito e não se julguem superiores a ninguém. Joguem este jogo como se da final da champions se tratasse, porque este ano é disso que se trata. Evitar que FCPorto seja campeão, ganhando o bicampeonato para o Benfica será mais importante para o futuro do nosso clube e do futebol nacional que ser  campeão europeu já este ano. 
Sei que o título está "prometido" ao FCPorto desde o início do campeonato e também sei que o objectivo maior do sistema é que o Sporting volte aos famosos segundos lugares. Amanhã, lá voltaremos a ver o normal apoio leonino a uma vitória do FCPorto e uma vez mais veremos o apoio esverdeado a um futebol de mentira, de vergonha que tanto ajudaram a cimentar, mesmo sem se aperceberem disso. Coitados...

Esqueçam tudo isso em campo e saiam desse estádio de cabeça levantada. O objetivo de portistas não é apenas ganhar. Eles querem humilhar o Benfica, querem mostrar quem ainda manda neste futebolzinho e querem, se possível golear.

É isso que subconscientemente eles querem fazer-nos. Talvez até sonhem com isso como eu sonho com o 2-0 com uma assistência com a mão, mas com atitude e sem medo, isso não acontecerá seguramente.

Se acabar o jogo com o resultado que começa, já ficaremos contentes, faltando-nos apenas os difíceis jogos em Braga e Alvalade para fechar o ciclo Nacional, Maritimo, Guimarães, FCPorto, Braga e Sporting...

O ano passado ganhámos o jogo na Luz a FCPorto sem Di Maria, com Luis Filipe e com Urreta, entre outros... Amanhã não teremos Cardozo ou Ruben Amorim mas seremos onze conta onze e se mantivermos este equilibrio e sem expulsões, tudo pode acontecer.

Para os jogadores digo-lhes que sejam inteligentes durante todo o jogo e tenham a certeza que uma vitória vos eleva a heróis nacionais. Pelo menos da parte da nação que ainda defende a verdade desportiva e que joga do lado do bem. Entendam que o guião deste campeonato tem escrito que sairão derrotados do Dragão amanhã, mas está nas vossas mãos, na vossa atitude, na vossa determinação, na vossa garra, na vossa vontade, na vossa coragem e  na maneira como entram e saiem desse estádio "sem medo", o escrever duma nova história. Vocês decidirão porque no futebol, mesmo com máfias, com encomendas, com árbitros ou com prostitutas, serão sempre os artistas a decidir!

Força Benfica

1 comentário:

A.LICANTES disse...

isso, amigo; sonhe, sonhe á vontade pois há coisas que nem mesmo em sonhos acontecem. Ou só em sonhos podem acontecer. Enfrentar criminosos com poder e bem armados traz sempre mau resultado. Vá por mim!