terça-feira, 16 de setembro de 2014

From Russia with Love (pelo Benfica...) !

Hoje começamos mais uma edição da champions league. 

Desta vez é claro para todos que há esperanças e medos justificáveis, algo que no ano passado não existia. 

Quando saiu o sorteio as minhas contas foram fáceis de fazer - ganhar todos os jogos em casa e passamos o grupo. 

Hoje acho que se ganharmos todos os jogos em casa, a matemática pode assim mesmo trair-nos e penso que temos que ir arrancar um qualquer empate fora a algum sítio. 

Com os mesmos 10 pontos da ultima época o Benfica poderia passar este grupo, mas para fazer 10 pontos temos que ter duas partidas perfeitas e uma delas é hoje. Outra seria com o Bayer Leverkusen em casa. 

Há cerca de 2 anos e 8 meses estava em São Petersburgo com -20 graus centígrados a ver o jogo nas bancadas do gelado estádio e a equipa que estava a jogar contra nós era bastante mais fraca que a equipa de hoje. Mesmo assim perdemos o jogo e perdemos Rodrigo por quase uma época...

Além da equipa ser mais fraca, o treinador era mais fraco também e não conhecia tão bem o nosso Benfica.

Hoje tudo é diferente e nem sei se vou conseguir ver o jogo numa televisão normal porque no país onde me encontro preferem dar os jogos doutros tubarões europeus...

Goste-se ou não se goste de Villas Boas há factos neste treinador que são indesmentíveis. 

Um dos factos é que ficou milionário com dois despedimentos no Chelsea e no Tottenham. Ou seja eu desconfio sempre das pessoas que se tornam milionários com despedimentos, porque é uma maneira muito moderna de premiar a incompetência. 

Neste caso específico, ficar milionário aos 35 anos numa profissão que costuma começar a dar frutos uns anos mais tarde, tem de revelar no mínimo inteligência.

Eu tenho muitas dúvidas sobre o seu valor, mas não tenho dúvidas que conhece muito bem o Benfica, tal como Garay, tal como Witsel, tal como Javi Garcia, tal como Hulk, tal como Neto, tal como Danny.

Aliás eu hoje acredito mesmo no título que está no post... 

Vendo bem a foto em cima eles parecem que vêm em clima de excursão e isso é assim porque tirando o Hulk e o Villas Boas, muitos devem ter simpatias pelo Benfica. 

Neto é benfiquista e com Witsel, Javi Garcia e Garay fazem um quarteto de ultras encarnados em São Petersburgo. 

Depois porque Danny se calhar alinha pelo mesmo diapasão pois disse na conferencia de imprensa que se "sentia em casa no Estádio da Luz" e por isso o título destacando que provavelmente vêm da Rússia com Amor ao Benfica!

Mesmo assim, a equipa russa que hoje vai chegar ao estádio da Luz, chega para ganhar e para provar que na prova milionária, os milhões de euros ainda fazem a diferença. 

Enquanto nós vendemos, eles compram.

Alem da parte financeira, eles levam 7 jogos consecutivos a ganhar fazendo desta equipa a principal favorita a ganhar o campeonato russo e a fazer figura na prova milionária. 

Aliás a nossa guerra com o Zenit resume-se a ganhar hoje. 

É apenas isso que é exigido á nossa equipa e para que isso aconteça, temos mesmo que subir muito de produção em relação a todos os jogos que fizemos até agora.

Eu não embandeiro em arco com os resultados ou exibições que temos feito, com os 10 pontos que temos ou com a goleada contra o frágil Vitória de Setúbal.

Acho que a nossa equipa está ainda num estágio de evolução muito atrasado em relação ao que a época nos reserva, mas também começo a acreditar que neste momento há soluções para fazer uma grande época.

Sem Jara e sem Nelson Oliveira que só conta para a lista da Champions - Jesus acredita tanto nele como em mim - Jonas foi importante contratação e pode ser uma boa aposta para alguns jogos durante a época. Vamos ter que esperar para ver, porque da mesma maneira que há quem acredite nele, tambem há quem veja nesta, uma contratação apressada, desesperada e sem planificação que dará muito pouco durante o ano. 

Eu quero acreditar que o homem ainda vem para marcar uns 10 golos que nos farão muito jeito.

Já escrevi antes que uma grande época é passar a fase de grupos da Champions e sermos campeões. 

Uma magnífica época seria juntar a isso o título da Taça de Portugal e passarmos aos quartos de final da Champions. 

É para isto que o Benfica trabalha todos os dias e quando se escreve parece fácil, mas a verdade é que para chegarmos a esta época magnífica, temos que sofrer muito, termos muita sorte e especialmente talento, qualidade e humildade para atingir esses objectivos.

Hoje, com um mês de futebol a sério nas pernas - muito menos que o Zenit - e ainda com uma paragem no meio para selecções, o que nós esperamos é que tenham atitude, atenção e entreajuda. 

Eles vêm confiantes, vêm em clima de festa como se vê na foto acima e Villas Boas vem com esperança de repetir as noites em que foi campeão em pleno Estádio da Luz e onde eliminou o Benfica da Taça de Portugal com um 3-1 carimbando a passagem á final no Jamor. 

São essas memórias que ele tem das ultimas visitas ao Estádio da Luz, mas também essa foi a nossa pior época em 5 anos.

Hoje não estamos no melhor momento da época e temos limitações na equipa que ainda estão a ser ultimadas e que melhorarão com o tempo,  mas a nossa obrigação hoje  é ganhar!

Qualquer outro resultado que não seja ganhar,  pode começar a hipotecar desde já uma passagem aos oitavos de final!

Força Benfica


Sem comentários: