quarta-feira, 17 de setembro de 2014

Os aplausos e os erros infantis

Ontem escrevi que "qualquer outro resultado que não seja ganhar, pode começar a hipotecar desde já uma passagem aos oitavos de final" e a verdade é que perdendo, estamos já a fazer contas ao primeiro jogo.

O Benfica perdeu em casa contra o Zenit que não jogando muito bem, fez o que se faz nestes jogos - marcou e controlou.

E marcou duas vezes o que lhe deu ainda mais controlo, especialmente a jogar contra 10.

Neste momento os 10 pontos que o Benfica tem de fazer para garantir o apuramento estão muito complicados de alcançar, mas não é impossível passar com 7 ou com 9 pontos neste grupo e por isso tudo está ainda em aberto.

O que fica na retina do jogo de ontem e de uma derrota caseira que não pode acontecer em alta competição depois de termos experiência internacional acumulada nos últimos 5 anos, é que os aplausos finais atenuaram todos os erros que aconteceram na primeira parte.

Eu dividia esses aplausos e os erros em duas partes.

Não vamos atenuar os erros e vamos pelo contrário, amplificá-los...

O que aconteceu no primeiro golo de Hulk - seja de quem for a culpa - é pura incompetência.

Conhecer Hulk muito bem e depois deixar o avançado aparecer sozinho para marcar um golo fácil é brincar com a sorte.

Depois, deixar que Danny se isole daquela maneira é ser no mínimo naif e ver Artur fazer o que fez é digno de jogo de infantis.

Eu que vi o jogo contra o mesmo Zenit da Youth League umas horas antes, não vi ninguém (dos dois lados) fazer infantilidades destas.

Então para que servem as palmas no final do jogo, quando existem erros crassos que poêm em perigo toda a estratégia de apuramento para os oitavos de final da champions?

As palmas que eu não bati porque não estava no estádio e que bateria de pé se lá estivesse, significam apenas duas coisas..

A primeira de todas é que o publico "Ama o Benfica" como também entoavam as claques ao mesmo tempo que batiam as palmas e quis mostrar esse Amor ao clube o que é de louvar. 

A segunda razão é que nós premiamos o esforço da segunda parte - mais com coração que com razão -  especialmente sabendo que estamos a jogar contra uma boa equipa e apenas com 10 jogadores, mas não aceitamos mais erros infantis como aconteceram na primeira parte.

E não aceitamos porque não são aceitáveis numa equipa que se quer experiente, evoluída, matreira e a jogar a champions league pelo quinto ano consecutivo. 

Aliás os aplausos foram fortes e foram seguidos por todos os adeptos que lá estão, porque os adeptos que foram ao estádio são os profissionais que nunca abandonam o Benfica.

A verdade é que independentemente dos aplausos, tanto poderíamos ter marcado o 2-1 por várias vezes como poderíamos ter sofrido o 3-0 outras tantas vezes, durante a segunda parte. O jogo foi aberto e tudo poderia ter acontecido.  

Diz Jorge Jesus que a equipa sentiu os aplausos e vai nos retribuir com exibições, vontade e vitórias - não foram estas palavras, mas foram estas as ideias - apesar dele não especificar se essas vitórias serão contra o Moreirense ou contra o Bayer Leverkusen.

E a razão por que não especificou é porque obviamente ele não sabe o que vai acontecer em cada um dos próximos jogos, mas eu sei...

Sei que o Benfica tem de lutar contra tudo e todos para ser campeão nacional.

Sei que o objectivo principal do Benfica é ser campeão .

Sei que o Benfica só passa esta fase da champions se Julio Cesar der realmente uma segurança diferente da que Artur mostrou e tem mostrado contra equipas mais difíceis, se os defesas centrais acertarem finalmente as marcações, se Lima tiver um apoio eficaz na frente e se o nosso meio campo começar finalmente a jogar de olhos fechados e quando todos souberem exactamente o que têm que fazer. 

Até lá vamos focar 100% no campeonato porque essa é a nossa guerra e é aí que temos que focar.

Por isso os aplausos dos poucos adeptos que foram ao Estádio da Luz queriam dizer que domingo cá estaremos para ganhar os 3 pontos contra o Moreirense e para ganhar muitos outros pontos fundamentais para o objectivo maior da época - ser campeão. 

Se conseguirmos estarmos matematicamente vivos no dia 9 de Dezembro quando recebermos o Bayer Leverkusen na ultima jornada da prova, tudo será possível mas para isso acontecer temos que ir buscar pelo menos 6 pontos nos próximos 4 jogos porque se formos buscar só 4 pontos em 4 jogos, pode ser que nem os 3 do Bayer Leverkusen sirvam para o apuramento.

Agora, levantar o moral e ganhar ao Moreirense que era e continua a ser o jogo mais importante da semana.

Força Benfica

Sem comentários: