quinta-feira, 25 de setembro de 2014

Em semana de Sporting vs FCPorto, não se deve repetir uma mentira várias vezes, a ver se a transformam em verdade!


No domingo passado o Benfica ficou isolado no primeiro lugar da classificação da liga portuguesa de futebol.


E está em primeiro lugar isolado, com 4 vitórias e um empate, porque foi a única equipa que pontuou até agora 13 pontos.



Com erros e virtudes o Benfica chega á quinta jornada como líder isolado da liga.


Primeiro dizer que esta classificação é totalmente merecida.

Segundo dizer que estar 2 pontos á frente ou 5 pontos atrás, vale neste momento o mesmo.

O FCPorto tinha 5 pontos de avanço do Benfica no início do ultimo campeonato e depois ficou em terceiro lugar a 13 pontos do primeiro e a 6 pontos do segundo.

O que isto quer dizer é que todos vamos perder pontos e uma vez mais esta Liga só vai ser resolvida nos últimos 2/3 jogos.

Abomino qualquer tipo de celebração sem sentido ou despropositada, nesta altura.

É óbvio que celebrámos o empate do FCPorto contra o Boavista como celebrámos o empate do Sporting em casa contra o Belenenses, como portistas e sportinguistas vão celebrar algum empate caseiro que vamos obviamente ceder.

E esse empate não aconteceu no ultimo domingo, porque Eliseu resolveu num remate o que não estávamos a conseguir resolver com jogadas de ataque que invariavelmente acabavam mal decididas pelos nossos avançados.

Eu ouvi e li varias pessoas criticarem a nossa primeira parte - e sim é verdade que fomos lentos, previsíveis e monótonos - mas a verdade é que até á expulsão do jogador do Moreirense a equipa de Moreira de Cónegos foi exemplar em organização táctica e em união á volta do objectivo que tinham definido, que seria empatar no Estádio da Luz.

E isto é importante que se sublinhe porque a maneira como o Moreirense pressionou o Benfica na saída de bola na nossa defesa por várias vezes, mostrou coragem, atitude e confiança, mas não foi só aí que o Moreirense jogou bem. Foi em todo o campo.

Agora não vamos confundir uma boa prestação até á expulsão, com um favorecimento arbitral a nosso favor.

Não costumo ver todos os programas de análise da nossa televisão mas há uns que acabo por ver em diferido na internet e no domingo fiquei estupefacto com os argumentos de Miguel Guedes no "Trio de Ataque".

Para que conste, eu gosto do Miguel Guedes.

Temos, em muitas coisas da nossa vida, muito mais a unir-nos que a separar-nos, mas no futebol ou na análise futebolística temos praticamente tudo a dividir-nos.

Com o respeito que tenho por ele e tendo em conta a sua inteligência, fiquei surpreendido com algumas das suas palavras que não foram prontamente contrariadas por outro amigo de nome João Gobern.

Dizia Miguel Guedes com ar muito provocativo e acusador que o Benfica jogou 5 jogos e foi beneficiado em 3 terminando com um enigmático "assim vai o nosso futebol"...

Ou seja, segundo parece,  o FCPorto foi prejudicado em Guimarães - até ser prejudicado em Guimarães como nós o fomos em Setembro de 2010 com o Olegário Benquerença ainda vai ter que jogar mais 50 jogos na cidade berço - e o Benfica parece que foi beneficiado no Bessa.

Sim, estas parecem ser as conclusões importantes do inicio de campeonato mas daí até o Benfica ser beneficiado em Setúbal e em casa contra o Moreirense concluindo que "assim vai o nosso futebol" é algo mentiroso e que merecia resposta.

Em Setúbal o Benfica ganhou 5-0 e há um fora de jogo milimétrico que foi prejudicial ao Vitória. Sim, é verdade.

A bola entrou apesar do jogo estar parado antes e foi mal anulado até porque os árbitros têm mesmo que se habituar a aplicar a lei que no fora de jogo diz que "em caso de duvida deve beneficiar se o ataque"

A questão é que na semana passada em Setúbal o Benfica mostrou que é muito (ou foi) superior ao Setúbal e com golo anulado na primeira parte ao Vitória (que faria o 1-1) o Benfica ganharia sempre o jogo.

Eu não sei e o Miguel Guedes também não sabe o que aconteceria mas a verdade é que num resultado de 5-0 discutir e dar a entender que esse fora de jogo mostra como "vai o futebol em Portugal" é algo cruel, malicioso e obviamente enganoso.

Se passado uma semana diz que não viu o penalti contra o Moreirense  quando estava 0-1 numa clara bola na mão que não foi marcado, "porque a BTV estava aos soluços" tem outro problema.

Se a "BTV estava aos soluços" é porque o Miguel Guedes estava a ver o jogo num daqueles canais ilegais que passam o canal na internet.

E para quem tem um historial de defesa dos direitos dos artistas - e não só - é só por si algo muito errado e grave. Se o faz, pelo menos cala-se e não o assume, porque não lhe fica bem.

Mais valia dizer que viu o jogo num café ou hotel publico e que no lance do penalti estava distraído, no telefone ou até na casa de banho.

E isto porque o penalti foi tão óbvio que ele não teria problema em assumir que o arbitro errou prejudicando o Benfica. Ele apontou o minuto desse pénalti e sei que vai ver o lance nalgum momento esta semana. A verdade é que estava 0-1 e nessa altura um penalti não assinalado tem influencia directa no resultado. 

Aliás, tem não, pode ter porque mais uma vez nunca sabemos o que se passaria em penaltis não assinalados.

Depois o defesa do Moreirense faz uma falta grave e perigosa a Talisca que o árbitro assinala e dá o merecido segundo amarelo, expulsando o jogador da equipa visitante.

Até aqui tudo bem, com prejuízo claro do Benfica por causa do penalti claro não assinalado.

No final do jogo, com o resultado em  2-1 e com o Moreirense reduzido a 10 elementos há uma pretensa falta do defesa sobre Lima.

Não foi penalti.

Aliás escrevi logo uma mensagem a um amigo que estava no estádio confirmando-o. Não era penalti.

O arbitro para mim errou, apesar de haver jornais que dizem o contrário, mas eu nao vi o contacto. 

Conclusão é que Lima marcou o terceiro golo do Benfica, numa falta que não deveria ter acontecido aos 82 minutos.

Então é com este panorama, que Miguel Guedes afirma que o Benfica em 5 jogos foi beneficiado em 3?

E ninguém lhe responde?

Eu conheço os seus poderes argumentativos mas neste caso não é intelectualmente aceitável que diga isso, porque se em Setúbal o resultado foi 5-0 e o fora de jogo aconteceu ainda na primeira parte, no domingo no Estádio da Luz o Benfica é beneficiado dum penalti no fim do jogo quando já ganhava 2-1 e quando o mesmo arbitro não marcou um penalti quando está o resultado em 0-1.

Acho mesmo que não vale a pena estarmos a inflamar a Liga com frases que não servem para nada, nesta fase.

Vamos resumir a história da Liga a um erro a favor do Guimarães, prejudicando o FCPorto e um erro a favor do Benfica prejudicando o Boavista. Ok tudo bem!

Tudo o resto é inventar onde não há espaço ou argumentos para inventar.

"Ah, e Miguel Guedes se não queres ver o Benfica estás no teu direito, mas se recebes um ordenado da televisão pública para comentar jogos da nossa Liga onde o Benfica também joga, perde lá o orgulho e paga os 9,99€ da BTV, porque andares a ver o canal que transmite os jogos aos soluços é mau, pouco profissional e ilegal. Ainda vês todos os jogos ingleses, no melhor campeonato do mundo... O teu colega comentador do FC Porto Guilherme Aguiar disse no programa  Dia Seguinte "mas eu já disse que tenho a Benfica Tv. Aliás, já tive..." e não tem nenhum problema. Pelo Contrário!"

Sexta-feira há um clássico que nada vai decidir mas que seria importante que o FCPorto não ganhasse.

No sábado, no complicado campo do Estoril o Benfica joga para defender o primeiro lugar. Não gosto muito de jogar contra o Couceiro mas não há outra hipótese que não seja ganhar este jogo e receber o Arouca depois do jogo em Leverkusen ainda no primeiro lugar.

Assim todos o desejamos, mas esta é a típica jornada com "ratoeira", porque todos pensam em ganhar ao Estoril e ganhar pontos a Sporting e/ou FC Porto e eu apenas me preocupo em ganhar ao Estoril. Esse é o jogo da semana e muito, muito difícil!

Força Benfica


7 comentários:

IronMan disse...

O meu amigo diz que não viu o pénalti cometido sobre o Lima e que por isso não foi. Pois eu digo-lhe que eu e toda a gente que eu conheço viu o penalty repetido várias vezes e de vários ângulos, foi pénalti claro e o árbitro que estava mais perto também viu o mesmo e por isso marcou. Decisão correcta.
Provavelmente ou tem uma TV de má qualidade ou viu o programa de televisão errado.

O Miguel Guedes é o típico andrade fanático que já não se mostra tão arrogante porque entretanto verificou que o seu Porto já não está nas mesmas condições que estava e que esteve nos anos anteriores. As razões são mesmo muitas mas não irei agora explicar.

O Miguel Guedes como andrade fanático que é repete aquilo que a propaganda azul lhe debita para ele dizer. Ele quando vai para o programa, assim como o Guilherme Aguiar que é pago pelo Porto, já leva as instruções escritas.

O Chefe da propaganda deles depois dos jogos instrói não só o treinador como os apaniguadas e todos eles repetem o mesmo. Se gastar um pouco de tempo a ler alguns dos blogues azuis depois dos jogos irá verificar que todos eles, à semelhança dos partidos comunistas, lêem pela mesma cartilha e debitam a mesma cassete. Coisas de ditaduras.

Conhece a fábula do Calabote? Pois é a mesma coisa!

Anónimo disse...

Ai instrói, instrói ... triste gente esta...

Anónimo disse...

És um triste palhaço e mais do que isso vesgo. Tal como o teu querido guedes.
Foda-se! Há cada um...

troza disse...

Como tu consegues gostar do Guedes? Só se for nos dias em que o Benfica é campeão.

Mas dizes tudo: o Gobern é um panhonha e deixa que se diga tudo sobre o Benfica... o ano passado o porto tinha 9 pontos oferecidos pelos árbitros à 9ª jornada enquanto que o Benfica tinha 5 pontos a menos... e ninguém dizia nada.

O Benfica tem de começar a ter defesa contra esta propaganda de mentiras...

O Benfica Sou Eu disse...

Meu caro Iron Man,

Mais uma vez obrigado pelo comentário.

Eu disse que não vi a falta sobre Lima e hoje digo o outra vez. Eu tambem nao vi mais nehuma repetição alem das que vi em directo na BTV e nao me pareceu penalti. Se voces nos programas de analise viram 50 repetiçoes em vários angulos onde se vê o toque eu aceito e mudo de opinião sem problema. Mas eu nao vi.

Aliás ainda escrevi "ao contrário de alguns jornais que dizem que foi penalti" portanto eu sei que há quem tenha visto mas em directo em nao vi toque.

Mas a questao nao era essa. A questão do post é exactamente tentarem inventar beneficios onde eles nao existem. Com ou sem penalti do Lima o Benfica ia ganhar o jogo 2-1.

Com ou sem golo do fora de jogo em Setubal o Benfica ganhou 5-0.

O texto é para avisar que as mentiras repetidas muitas vezes, não se tornam verdades e até agora, o Benfica não está a ser levado ao colo, muito menos beneficiado em 3 dos 5 jogos. Foi isso que eu tentei dizer.

Caro amigo Troza,

Eu gosto do Miguel Guedes e tive o cuidado de dizer que coincidimos noutras áreas e não coincidimos de todo na área futebolistica.

A defesa contra esta propaganada de mentiras, cada um faz a que consegue e eu apenas consigo escrever num pequeno blog sem nenhuma expressão.

Mas como é a minha opinião, escrevo!

Tambem nao acho que Gobern seja assim tão "panhonha". Defende o que tem que defender, mas desta vez calou se e nao se devia ter calado.

Apenas isso!

Força Benfica

Anónimo disse...

Quando não se vê o Brahimi e o jogador do Setubal em fora de jogo só porque tem os pés em linha com o defensor, é normal que se ignore o toque do joelho que troca os pés a Lima!
O problema no caso do intelectualmente desonesto Guedes e outros comentadores anti-benfiquistas é que já demonstraram várias vezes ter uma capacidade de análise que desmente a suposta incapacidade quando se pertende capitalizar erros que penalizam o FCP ou o SCP.
Mais uma jornada em que foi evidende que alguns comentadores recebem instruções bem claras sobre o que enfatizar nas opiniões que produzem.
Só espero é que resolvido o caso da Fruta não resolva agora Vasco Santos ou o Olegário homenagear o Garrido este fim de semana!

Ego Mentis disse...

O Miguel Guedes é um aziago (https://pt.wiktionary.org/wiki/aziago) em relação ao Glorioso. O Gobern será talvez dos mais lúcidos comentadores benfiquistas. Não podemos pedir a um comentador que aja como um vulgar adepto. Acho que ele desempenha bem o papel.

O pé do Lima toca no joelho do jogador contrário o que provoca a consequente queda. Acho que é uma falta involuntária do defesa, mas é ele que estorva a corrida do Lima, pelo que penso que é penalti.