quarta-feira, 11 de fevereiro de 2015

Crónicas dum "corte" anunciado...

Começo por fazer um ponto prévio para dizer que sempre defendi, defendo e defenderei boas relações Institucionais entre o Benfica e o Sporting

Para mim, não faz sentido que os dois maiores clubes portugueses não estejam de boas relações e a serem tratados mutuamente como a sua História assim o exige, independentemente do tipo de presidente que cada um venha a ter nas próximas décadas.

Somos adversários em campo, fora dele somos cordialmente elevados e mesmo que essas relações sejam apenas de receber a comitiva do Sporting no Estádio da Luz (ou o inverso) deveremos fazê-lo em paz, com simpatia e de forma educada hoje e sempre!

Terminado que está o ponto prévio, vamos então falar destas crónicas que já vinham anunciando que este corte apareceria mais cedo ou mais tarde. 

Como em muitos bons filmes, poderei cronologicamente andar para trás e para a frente mas espero não perder o sentido e vou tratar o assunto de forma educada com o respeito que me merece o Sporting e especialmente todos os meus grandes e enormes amigos sportinguistas.

Na segunda feira á noite Rui Gomes da Silva disse no programa "O Dia Seguinte" algo sobre a forma como a comitiva do Benfica foi recebida em Alvalade. Sabe-se agora que essa comitiva era constituída por Rui Cunha, nosso director financeiro e das pessoas mais educadas que passou pela nossa direcção, Rui Costa, nosso antigo jogador e capitão da selecção nacional e José Eduardo Moniz, figura publica conhecida nos meios jornalísticos e audiovisuais portugueses. 

Disse ele que:

"Quando os dirigentes do Benfica chegaram a Alvalade as pessoas na recepção ficaram surpreendidas, pois não estavam á espera dessa comitiva e uma das funcionárias que os recebeu disse que eles eram "personas non gratas" naquele estádio. Meteram a comitiva num canto e em nenhum momento tiveram contacto com nenhum dirigente do Sporting

Rui Gomes da Silva disse ainda que :

"Este comportamento é o oposto ao verificado em todos os jogos no Estádio da Luz ou no Estádio de Alvalade quer com os presidentes Soares Franco, José Bettencourt, Godinho Lopes e já mesmo com Bruno Carvalho onde sempre existiram relações cordiais e educadas em todos os jogos"

Acabou dizendo que :

"A própria liderança e o estilo de liderança de Bruno de Carvalho tenderá num futuro muito próximo, (muito muito próximo) a cortar relações com o Benfica por uma razão muito simples...

- Porque precisa desse corte de relações para alimentar o projecto de poder do seu presidente." 

Tenho que dizer que quando ouvi essas palavras concordei porque era exactamente a minha percepção há muito tempo. 

Então isto foi dito 24 horas depois do jogo no Estádio de Alvalade mas as atitudes Institucionais de colocar a nossa direcção num canto, não terem contacto com nenhum dirigente do Sporting e como diz "A Bola" hoje "sem comes e bebes" - que é irrelevante para este caso - mostra o processo de intenções que ia na cabeça de Bruno de Carvalho horas antes do jogo se iniciar. 

Se eu disse no inicio do post que quero hoje e sempre que as direcções dos dois clubes convivam e se dêem bem - nem que seja apenas no acto de bem receber o adversário no seu estádio - também consigo dizer que Bruno Carvalho está a fazer um bom trabalho no arrumar da casa financeiramente.

Está a gastar muito menos, está a vender o que pode, aumentando algumas receitas, renegociou com os bancos de forma surpreendente e quem dera ao Benfica pagar a mesma taxa de juro deles e está a trilhar o caminho da reestruturação financeira com cabeça.

Em tudo o resto parece que não tem cabeça nenhuma e isso é triste especialmente quando começa a hostilizar o Benfica. 

Então se na Liga as coisas azedaram entre Benfica e Sporting porque o Benfica quis liderar o processo de renovação da Liga - eu escrevi que o nome de Luís Duque foi uma provocação ao Sporting, tendo me manifestado totalmente contra - e quis tomar conta do dossier da centralização dos direitos televisivos, então quando o Benfica atinge os 10 pontos de vantagem sobre o Sporting a coisa piorou e muito.

O primeiro alvo foi Marco Silva e todos nos lembramos como foi o natal em Alvalade e agora o alvo seria naturalmente o Benfica porque "o Benfica é beneficiado",  "o Benfica é a máfia organizada", "o Benfica está a tomar conta do sistema", "porque o Benfica é o alvo a abater"

Estas frases entre aspas são as frases que eu e Bruno Carvalho ouvimos diariamente de sportinguistas que tem no seu ADN o ódio ao Benfica, que é infelizmente a base do ADN do sportinguista em 2015, diferente do ADN do sportinguista em 1970. 

Então e neste cenário, Bruno Carvalho começou a pensar nos passos seguintes e já há várias semanas que tinha planeado cortar relações com o Benfica, apenas estava a precisar do motivo e do timing para o fazer. 

Como dizia Rui Gomes da Silva :

- Bruno de Carvalho precisa desse corte de relações para alimentar o seu projecto de poder.

Estar a enumerar os atentados ao bom nome da palavra desportivismo que ambas as claques têm feito ao longo dos anos era descer ao seu nível.

Já ontem no meu anterior post falava sobre a vergonha das faixas no Futsal e da vergonha dos very lights ou petardos ou tochas ou sei lá o quê que foram enviadas para a bancada do Sporting pelos adeptos do Benfica. 

Também condenei as faixas do Sporting colocadas no jogo, como condenei o incêndio no estádio da luz há uns anos, os grafites verdes colocados em cima dos símbolos do Benfica e se continuasse estaria aqui a escrever a escrever e a escrever...

O que importa aqui realçar é que cortar relações é uma bomba atómica que se usa em apenas algumas e honrosas excepções. 

Não podem ser os arruaceiros que fazem e transportam faixas para o estádio a decidir as relações Institucionais entre os dois maiores clubes nacionais.

Nem podem ser os adeptos dos dois clubes que hoje estão a dizer que o Sporting tem "faixas do Eusébio" e da "morte do nosso Gullit" e que o "Benfica tem faixas a celebrar um very light em 1996" ou que "alguém enviou outra vez very lights para a bancada adversária".

Isso não serve. 

Ontem escrevi aqui que :

Todas estas vergonhosas atitudes de adeptos do Benfica e do Sporting mereciam total repúdio das duas direcções e se possível em simultâneo. 

É assim que eu vejo o futebol.  Sem medo de assumir as ideias e sem medo que as claques se virassem contras as direcções e a uma só voz. 

Ora o que se passou então poucas horas de escrever esse texto?

Aparece um corte de relações do Sporting para com o Benfica que só veio inflamar e extremar posições. 

Hoje temos os benfiquistas a defenderem inconscientemente o Benfica e os sportinguistas a defenderem inconscientemente o Sporting em todo o lado desde os cafés ás redes sociais. 

Uns defendem que "João Gabriel foi ridículo ao dizer que continua o folclore", outros defendem que "Bruno de Carvalho é ridículo com os comunicados", uns dizem que "Luís Filipe Vieira deveria ter condenado as faixas e os very lights das nossas claques", outros defendem que "Bruno de Carvalho não pode escrever o comunicado sem primeiro condenar ele também as faixas que tinham "Eusébio" e o "adepto que morreu vindo da Croácia como tópicos"...

O que eu quero saber é quem foram os benfiquistas que entraram num estádio com os very lights, e se realmente são very lights ou tochas iguais ás que Artur teve que apanhar ao seu lado, quero que as câmaras de segurança do Estádio de Alvalade filmem essas pessoas e quero saber se a policia vai fazer alguma coisa em relação a esses adeptos. 

Não o digo como benfiquista mas como cidadão. É obrigatório erradicar qualquer tipo de possível atentado dentro de qualquer estádio de futebol e isso não é assunto do Benfica, do Luís Filipe Vieira, do Sporting ou de Bruno Carvalho. Isso é assunto de segurança do estádio que deixa as claques entrarem com esses artefactos e no limite, problema de policia e de justiça!

Quero reforçar o que eu digo no título do post - tudo isto são crónicas dum "corte" anunciado.

O que eu digo e com muita pena minha é que quem recebe mal a nossa direcção, quem diz Visitante várias vezes antes do inicio do jogo ou durante o jogo, quem não diz os nomes dos nossos jogadores como o FCPorto faz, é porque quer cortar relações com o Benfica mais cedo ou mais tarde, mas quanto mais cedo melhor.

Para os meus amigos sportinguistas o que eu pergunto é se eles acham que se devem cortar relações porque há faixas dos dois lados, se acham que se devem cortar relações porque ambos os lados não condenaram as faixas dos seus e se acham que se devem cortar relações porque alguém da estrutura disse "continua o folclore"?

A sério... 

Estamos a falar das maiores Instituições desportivas nacionais e alguém acha que estes fait divers são suficientemente graves para cortar relações entre as direcções quando nem uma direcção nem outra tem nada a ver com as faixas

Eu não chamo de fait divers o facto de alguem gozar com mortos ou famílias do adepto que morreu no Jamor ou do adepto que morreu vindo da Croácia, obviamente. São situações graves e que merecem condenação mas falo de fait divers de comunicados e de quem respondeu e de quem não respondeu, quem devia ter respondido ou não respondido. 

Se isto fosse como antigamente, os presidentes falavam ao telefone logo depois do jogo ou até antes. Se isto fosse como antigamente ninguém era persona non grata em lugar nenhum e se isto fosse como antigamente as mãos pesadas para as claques sentiam-se por ambas as direcções que se davam ao respeito e acabavam duma vez por todas com estas palhaçadas de faixas e very lights e sei lá mais o quê.

Enfim o que nós sabemos é que recebendo mal o Benfica no Estádio de Alvalade, tratando a nossa equipa como o FC Porto trata ao nível das atitudes do speaker a direcção do Sporting já tinha definido o que queria para o futuro imediato das relações entre os dois clubes.

E Rui Gomes da Silva também entendeu porque basta juntar 2 + 2 e saber que são 4.

Sabia ele e sabia eu...

E tenho pena. Muita pena, porque me parece que será algo irreversível entre estas direcções e mais uma vez quem ganha será o senhor do norte que se deve estar a rir. 

O FCPorto ganha sempre que Benfica e Sporting andam ás turras e espero que este ano, pelo menos isso não se verifique. 

Para Luís Filipe Vieira, Bruno de Carvalho é um garoteco e apesar de eu não concordar com esta determinação para qualquer presidente do Sporting - independetemenete da idade - a verdade é que as atitudes de Bruno de Carvalho dão razão ao nosso presidente.

É um garoteco e ás vezes esquece se que agora já não é um membro da claque, mas sim presidente duma das mais importantes e maiores Instituições desportivas nacionais.

Que o Benfica hoje carimbe mais uma presença na final da Taça da Liga e que apague da nossa memória os terríveis 90 minutos que vivemos em Alvalade quando a alegria e o ataque só apareceram nos descontos!

Força Benfica




6 comentários:

Isaías disse...

Caro "Benfica Sou Eu",

Subscrevo inteiramente as suas palavras, sendo que teria outras mais a acrescentar, mas isso obrigar-me-ia a tecer comparações com situações e pessoas que são controversas no universo Benfiquista, pelo que não o farei.

Permita-me, ainda assim, que recorde aqui um episódio relevante quanto ao assunto:

https://www.youtube.com/watch?v=tBYKStPswM4

Foi há quase 35 anos. Nunca mais vi tal acontecer e os resultados desde então para o futebol português (não só para o Sport Lisboa e Benfica ou o Sporting Clube de Portugal) estão à vista... "penso eu de que"... :-)

Cordialmente,
Isaías

O Benfica Sou Eu disse...

Caro Isaías,

Obrigado pelo seu comentário num post anterior e especialmente agradeço as suas palavras neste mais recente post.

O tópico deste assunto para quem ver a floresta e não a árvore tem "pano para mangas" e gostei bastante de rever esse video da final da Taça de Portugal onde o Benfica e Sporting torceram contra o Porto.

Eu faço-o desde sempre - torço pelo Sporting contra o Porto - e referi no texto que infelizmente o ADN do sportinguista em 2015 é diferente do ADN do sportinguista em 1970 ( ou há quase 35 anos como mostra o vídeo) mas não consigo imaginar o Benfica e Sporting de relações cortadas e sem uma comunicação normal e Institucional elevada.

Em vez de evoluirmos, regredimos e assim continuamos a dar trunfos ao FCPorto.

Quando tiver tempo e quiser escrever para acrescentar algo ao texto - mesmo que tenha que "fazer comparações com situações que são controversas no universo benfiquista" - pode enviar me as suas opiniões.

Saudações benfiquistas

Força Benfica

Anónimo disse...

Muito bom.
Valerá a pena ouvir o que disse o Afonso de Melo hoje no Benfica 10 horas.
Lúcido como sempre.
E chamando a atenção para que o lançamento de um very light ser um crime, relembrá-lo num cartaz ser uma atitude canalha mas não um crime - e que os je suis charlie do jornalismo português estarem com problemas de memória imediata...
a segurança resolve-se com polícia; a ordinarice deve resolver-se dentro do próprio grupo onde surge - deu um bom exemplo : se for ao café ver um jogo com amigos e um deles desatar aos insultos e palavrões, esse tem de ser afastado
quando é que os no name afastam de vez os seus cancros????
LC

O Benfica Sou Eu disse...

Caro Anónimo

Nao vi o comentário do Afonso de Melo, que gosto de ouvir, mas subscrevo as palavras dele e faço a mesma pergunta com que terminou o seu texto:

Quando é que os no name afastam de vez os seus cancros?

Nao sabemos quando, mas sabemos que obviamente ninguem quer repetir nunca mais o drama do Jamor de 1996.

O que eu quis reforçar no texto é que deixar que os piores elementos das claques decidam o rumo das relações dos maiores clubes portugueses é absurdo.

Isso só acontece porque havia uma vontade prévia em cortar relações do Sporting com o Benfica desde o episodio da nomeação de Luis Duque e o presidente do Sporting quis aproveitar estes tristes episódios de lado a lado para criar um caso que justificasse a sua premeditada atitude de cortar relações com o Benfica.

Apareça sempre

Força Benfica

Isaías disse...

Caro Benfica,

Talvez nem devesse ter feito esse à parte no meu comentário anterior. Estamos numa fase decisiva no que concerne à equipa de futebol, o que requer que os Benfiquistas estejam unidos o mais possível para fazer face ao resto do campeonato. Já bem basta o que se passa à volta.

O que vejo é que ao Sr. Bruno de Carvalho, tendo de facto atitudes de garoto, como bem disse, só são toleradas as suas insurgências contra os fundos, por ex, e quanto à questão da Liga de Clubes (este último, a meu ver, um episódio muito triste por parte da dirigência do Sport Lisboa e Benfica), por dois motivos:

1) O Sporting Clube de Portugal, no que respeita ao futebol, apresenta-se sem capacidade competitiva para ameaçar o Futebol Clube do Porto quanto ao título nacional, restando, portanto, o Sport Lisboa e Benfica. Como Bruno de Carvalho se põe a jeito para isso, é usado, como tantos antes foram, como mais uma (mas de peso) arma de arremesso contra o único rival capaz de ter competitividade quanto ao título.

2) O poder do polvo azul está enfraquecido, pois, apesar de bem estruturado, é centrado na imagem, no carisma e na capacidade e força do seu líder. Com o gradual e propositado afastamento de Pinto da Costa da ribalta (e não me refiro somente à sua presença pública, mas em relação mesmo àquilo que me parece ser já uma debilidade física e cansaço mental também), foi se criando um vácuo na hierarquia do polvo que, espero, não venha a ser ocupado por ninguém. Bruno de Carvalho não tem estaleca para isso mesmo que quisesse ser mafioso, espero, sinceramente, que outros dirigentes não o queiram sequer ou que sejam afastados a tempo se o tentarem.

Julgo que, se a postura de Bruno de Carvalho começar a ser uma ameaça efectiva (veremos, por exemplo, como parará a questão dos fundos, após a queixa das Ligas Portuguesa e Espanhola) deverá ter muito cuidado com o que faz e diz ou cair-lhe-á, sem dó nem piedade, o famoso "sistema" em cima. De momento é útil, pois é arma para enfraquecer o Sport Lisboa e Benfica. Poderá, no entanto, de futuro, deixar de o ser.

O que vejo à frente, futebol-desporto à parte, é uma oportunidade de libertação do futebol Português do que o tem mantido cativo há demasiadas décadas, mas desejo, sinceramente, que não se trate de uma mera substituição.

Saudações Benfiquistas, meu caro amigo, e grato por manter este blog!

Isaías

Leão de Stª Engrácia disse...

Sábias palavras.

SL