sábado, 9 de setembro de 2017

Apoiar sempre o Benfica ? Óbvio ! Criticar o óbvio? Sempre !

O Benfica fez ontem no Estádio da Luz dos piores jogos que vi em muitos anos. 

São noites que acontecem e temos que lembrar durante muitos meses este jogo, porque foi mau demais e as razões desta má exibição foram já faladas nos últimos dias. 

Parece que agora criticar o Benfica é impossível. Não podemos criticar a nossa Paixão esquecendo que neste clube a "crítica" está no nosso ADN como está no nosso ADN apoiar sempre durante os jogos. 

Ontem Pedro Adão e Silva na Sport TV explicava o óbvio. Este Benfica de ontem foi deplorável. E porquê?

Porque perdeu Semedo e joga André Almeida que na estatístisca tem 5 cruzamentos e apenas um certo que deve ser o golo que na sua essência, foi outro mau cruzamento. 

Porque perdemos Lindelof e perdemos Jardel e perdemos Lisandro e acabámos a jogar com Samaris. Todos péssimos quando comparados com Lindelof.

Porque não joga Grimaldo e está Eliseu que depois saiu e entrou Zivcovic

Porque não está Fejsa e jogou Samaris e depois Filipe Augusto

Porque saiu Ederson e não está Julio Cesar que está velho e supostamente "meio acabado" e entrou Varela. 

Ninguém quer ver que a nossa defesa até ao trinco é muito má?

Ninguém quer ver que Seferovic, Jonas, Rafa, Gabriel e Raul são todos "9,5" e não temos um Mitroglou?

Ontem Seferovic desceu mais de 10 vezes á linha e não ficou ninguém na área.

Até aqui estamos a falar de futebol, estamos a falar de porque estamos tão mal e porque o Benfica escolheu abdicar da luta pelo Penta num ano que era "o mais importante da nossa História" e quando temos margem para investir?

Ontem começamos com Varela, Almeida, Luisão, Lisandro, Eliseu, Samaris e acabámos contra 10 com Varela, Almeida, Luisão, Samaris, Zivcovic e Filipe Augusto com o Portimonense por cima a explorar e bem o lado esquerdo e ninguém pode criticar?

Eu hoje critico todos!

Critico a direcção - e já o tinha feito - porque não investiu onde deveria ter investido - guarda redes titular de caras, central titular de caras, defesa direito titular de caras e um trinco muito muito bom para substituir Fejsa na metade dos jogos que este não vai disputar. 

Critico Rui Vitória porque esteve muito mal no jogo e muito mal na conferencia de imprensa que vi em directo. Há um jornalista que lhe pergunta "como é ser salvo pelo vídeo arbitro" e depois recompõe a pergunta e diz "o que sente em estar empatado e depois afinal estar a ganhar em poucos segundos" e Rui Vitória foi arrogante, mal educado e quis ser afirmativo numa frase de destaque ao golo "bem anulado" mas viu-se o nervoso que anda neste homem que mudou muito em pouco tempo. 

Critico os jogadores porque foram arrogantes na abordagem ao jogo e a sua desorganização total em campo, sem liderança, sem "rei nem roque"

Critico os adeptos porque na sua "cegueira" duma guerra contra o FCPorto e Sporting feita nas redes sociais e fomentada pelos directores de comunicação desses cubes não conseguem admitir que não há falta sobre Salvio para penalti e que a expulsão do jogador do Portimonense é errada

Critico o árbitro porque na minha opinião foi muito mau durante todo o jogo em lances importantes e menos importantes prejudicando as duas equipas. 

Esta é a minha opinião e segundo me deu a ver pela imprensa hoje é a opinião de muitos dos comentadores e a opinião de todos os sportinguistas e portistas. 

Eu penso por mim e ontem disse logo que não havia penálti nem preciso de muitas repetições

um toque ligeiro mas o toque faz parte do futebol. Não é o toque nas costas que faz Salvio cair uns centésimos de segundo depois. É o toque nas costas e um ligeiro toque nas pernas que faz Salvio se mandar para o chão sozinho, uns segundos depois. 

O que devia acontecer? Arbitro manda jogar e se o vídeo árbitro quiser intervir, que intervenha. 

Esta é a minha opinião e interpretação do vídeo arbitro.

Não quero saber o que aconteceu com Bas Dost no ultimo minuto dum jogo em casa do Sporting ou se o Coates faz um penálti igual ou pior noutro jogo que não foi marcado.

Eu não quero comparar o Benfica com mais ninguém e também não quero fazer uma liga da verdade. O penálti de Salvio ontem para mim não deveria ser marcado nem deveria haver expulsão. 

"Para mim, minha opinião!" 

Como o arbitro expulsa o jogador depois de marcar penálti o vídeo arbitro só poderia "voltar atrás" se visse claramente que não há toque do defesa e isso não se verificando, deixou ficar a opinião "errada" do árbitro. 

O Benfica vai ganhar com esta equipa 80% dos jogos em Portugal e isso não está em causa, porque temos um ataque que "resolve com a nossa técnica individual muitos jogos" como disse Rui Vitória na antevisão do jogo, mas a equipa assim não serve para ser Penta. 

Repito e repitarei quantas vezes for necessário. 

Esta equipa, este plantel, como está formado e como está preparado não serve para ser campeão contra este Sporting e este FCPorto e poderemos estar perante um caso penoso na champions. 

Tudo dependerá destes primeiros dois jogos contra CSKA e Basel. Se conseguirmos fazer 6 pontos nestes primeiros jogos, tudo bem, mas assim será muito difícil. 

Já em Vila do Conde se sentiu e ontem viu-se claramente que assim é muito complicado. Jogámos contra uma equipa que subiu de divisão em casa, que não fez "autocarro", marcámos um golo dum penalti que não existiu, tivemos uma expulsão errada dum jogador do Portimonense, marcámos um segundo golo que vem do céu, sofremos um golo que está 2cm fora de jogo no final do jogo...

Positivo só mesmo o Vitor Oliveira que mostrou ser um treinador inteligente na abordagem que fez ao jogo.

Mau demais para ser verdade e quem não criticar hoje o Benfica é porque não tem verdadeira paixão pelo clube e não sabe o que é ser Benfica. 

Depois das criticas vem a esperança que estes jogadores, direcção e equipa técnica entendam o que está em causa até Janeiro e nós adeptos temos de nos preparar para jogos penosos como o de ontem, apoiando sempre

Todo o Benfica - especialmente os jogadores - vão ter que ser mais unidos e humildes sabendo das suas limitações, esquecer as arrogâncias que estão á vista de todos e mostrar que só a humildade nos pode ajudar como ajudou na conquista do primeiro título de Rui Vitória.

Escusam de pensar que são Tetra porque isso não conta nada para o Penta.

O que conta hoje é saber que a defesa do Benfica é um misto de inexperiência  - Varela, Dias, Kalaica - velhos quase acabados - Jardel, Luisão, Julio Cesar e Eliseu - constantes lesionados - Grimaldo, Jardel e Julio Cesar -  e jogadores de pouco talento - Almeida, Douglas e Lisandro. 

Sabendo de tudo isto e sabendo que o nosso trinco será Samaris ou Filipe Augusto em muitos jogos só precisamos de solidariedade de toda a equipa para saber transformar pontos fracos em pontos fortes. 

Só há uma maneira de o fazer - com união, entre ajuda de toda a equipa e muita humildade

Que a força do Benfica consiga contrariar o óbvio e que consigamos todos - adeptos, jogadores, direcção, equipa técnica - estar unidos, concentrados e focados num Penta que matematicamente ainda é possível!

Força Benfica 





13 comentários:

BENFICAHEXACAMPEÃO disse...

Concordo com tudo!

Atlas disse...

Pena ter sido tão crítico sobre o penaltie do Salvio (que tem todo o direito em pensar que não foi - cada um vê o quer ver) e nem sequer dá uma opinião sobre o primeiro golo do Portimonense. Foi ou não precedido de falta?
A crítica tem estas pequenas nuances.
Não seria muito mais sensato concentrar-mo-nos em enaltecer as coisas boas e desvalorizar a crítica?
Alguém mais inteligente do que eu um dia disse:
IF YOU HAVE NOTHING GOOD TO SAY - SAY NOTHING

Cosme Dámamão disse...

Se a crítica melhorasse as coisas, se a crítica tivesse importância na melhorias e no apontar de eventuais erros, se a crítica abrisse os olhos de dirigentes e técnicos incompetentes, eu seria o mais ruidoso crítico de todos.
Mas não é isso que se passa.

Criticar sem saber o que se passa, criticar ignorando tudo o que se passa dentro do clube e sem conhecimentos técnicos e pessoais dos problemas, criticar quando há dentro do clube técnicos e dirigentes muito competentes, milhões de vezes mais competentes e competentes do que simples adeptos, com provas dadas, acho que para além de perda de tempo, apenas acrescenta ao ruído que os inimigos do clube, mais desesperados do que nunca, tentam por todos os meios aumentar, numa aliança inédita na história do desporto português, não só entre dirigentes mas também agregando forças vivas, como a CS e dirigentes espalhados por vários níveis de estrutura do Estado e do desporto, concertando tudo numa conspiração propagandeada pelos soldados plantados na CS e em vários níveis da net.

Só alguém muito ignorante ou distraído ainda não percebeu o que se passa. Se está distraído, ou é cego ou burro, porque tudo isto está em frente dos olhos.

Só alguém muito estúpido joga o jogo sujo e corrupto dos inimigos do Benfica, em nome de um pretenso direito democrático que no fim de contas não passa de um direito que é ultrapassado por algo que deve estar no ADN de qualquer adepto do Benfica, o Benfica está acima de tudo o resto.

Cosme Damião há quase cem anos parece que adivinhava.


"O êxito de um Clube está na COESÃO e UNIFORMIDADE dos elementos que o defendem. O triunfo do ideal que se defende está na UNIDADE DE PENSAMENTO E ACÇÃO que os inspira e guia.
Jamais instituição alguma progredirá quando minada pela INCOERÊNCIA, INDISCIPLINA, MESQUINHICE DE INTERESSES, diversidade de pensamentos ou ANARQUIA NA ACÇÃO.
(…)
O interesse e a boa crítica, são dentro do clube, as forças morais, MAS ESTAS NÃO SE DEVEM CONVERTER EM INSTRUMENTOS DE IMPOSIÇÂO OU PREDOMÌNIO, porque se tornarão antipáticas, PERIGOSAS e até mesmo prejudiciais.
Quando nos associamos a um clube NÃO DEVE SER COM O FITO DE DESTACAR A NOSSA PERSONALIDADE, mas sim para DEFENDER OS SEUS INTERESSES SACRIFICANDO MUITO O NOSSO AMOR PRÓPRIO E O "EU" PESSOAL.

Cosme Damião in "Apontamentos e Recortes sobre Football Association”.


Mas há adeptos para quem o ego e a soberba própria dos ignorantes e dos medíocres é mais importante do que o interesse do clube. Vemos isso todos os dias.

O Benfica Sou Eu disse...

Caro Moleculas de Amor pela Vida,

Obrigado pelo comentário.

Caro Atlas,

Eu conheço bem a sua ultima frase e é uma frase que por muitas vezes que seja usada, tem sempre alguma razão de ser. O único dia que não podia estar calado, mesmo sem nada para dizer, era no dia a seguir á maior vergonha exibicional do Benfica em muitos anos.

É esta a minha maneira de estar neste humilde e modesto cantinho blogosférico que já existe há quase 10 anos.

Eu não escrevo "só agora" mas sim quando "poucos escreviam" e não vou deixar de falar quando acho que o devo fazer.

Este fim de semana fui recebendo várias mensagens e emails para ter mais calma na critica, para ser mais consciente com o momento e para ser mais atento aos penaltis porque o de Salvio era 100% penalti.

Para ilustrarem tal decisão enviaram me um frame - não sei se a cartilha anda a ser bem distribuída logo no fim de semana e para bloggers menores - mas a verdade é que nesse frame eu vi uma bota a pisar o tornozelo/pé de Salvio e com esse frame não pode haver ninguém que não considere aquilo penalti.

Mas a verdade é que eu não retiro uma virgula ao que disse.

Para mim não é penalti porque em movimento rápido essa bota no pé já é quando Salvio está a cair e não provoca a queda, mas mais uma vez é a minha opinião.

Em relação ao lance do golo do Portimonense quem sabe do VAR, entende que há apenas 4 situações em que esse VAR pode ajudar a decisão do árbitro e nesse caso específico não é uma das quatro situações.

Sendo assim, mesmo que seja falta antes do golo - e sim é - o que me preocupa é como estamos a falar duma falta no meio campo e ninguém se preocupa com tudo o que se passou desde essa falta até a bola entrar na baliza. Isso é que me preocupa e muito!

Vou tentar "dizer nada" quando achar "que nada tenho a dizer", mas não me peça para "não dizer nada" quando ficar calado é compactuar com a mediocridade instalada. A nossa equipa é mais fraca que o ano passado ? Sim é, mas não tão fraca como apareceu ontem no Estádio da Luz e para mim criticar é uma maneira de ter esperança que tal não se volte a repetir.

Muito Obrigado pelos comentário e apareça sempre.

Força Benfica

O Benfica Sou Eu disse...

Caro Cosme Dámamão

Obrigado pelo seu comentário.

Eu não sou uma pessoa nova e já levo várias dezenas de km atrás do Benfica para todo o mundo. Desde muito cedo que lia "A Bola" antes mesmo de ler qualquer livro de criança e lembro-"me bem que não lia A Bola" para saber da táctica do Portimonense ou se o jogador so Sporting era bom. Lia tudo o que tinha a ver com o Benfica e como deve calcular também li muitos livros sobre a História do Benfica ao longo da minha vida e respeito todos os que a serviram.

Não aceito lições de Benfiquismo de ninguém e também não há nenhum Benfiquista que tenha que aceitar lições minhas, porque se todos somos Benfiquistas é sempre "muito mais o que nos une que o que nos separa" e é porque todos queremos o mesmo, apesar de sentimos o clube de maneira muito especial, pessoal e distinta.

Eu sei bem quem são os técnicos competentes que temos dentro do clube nas mais variadas áreas e a exibição de sexta não muda absolutamente nada nas suas competências técnicas e profissionais. Acredito que temos os melhores técnicos de gestão, de gestão desportiva e de mais outras 100 áreas que confio plenamente.

Sei que temos um plantel que vai querer ganhar o penta e também sei que em jogos depois de selecções sem treinos e com muitos a ganharem ritmo depois de lesões, podem acontecer jogos menos conseguidos, mas o que aconteceu na sexta feira foi mau demais, não se pode/deve repetir e eu achei que devia escrever o que me ia na alma. Apenas isso.

Também não me vai ensinar o que se passa no Sporting e Porto e na importância de estarmos todos unidos num momento critico de luta e de combate, mas eu não fujo a nenhuma luta mas também não sou peão amestrado de ninguém.

Escrevo neste humilde cantinho o que me vai na alma, como digo no Estádio e nos sítios certos o que acho que devo dizer.

Pelo Benfica estar acima de tudo o resto é que eu não aceito os erros que existiram na sexta feira por parte de jogadores e técnicos, não aceito a arrogância com que se preparou um jogo ou a conferencia de imprensa posterior ao jogo mandando "areia para os nossos olhos" e também não aceito a maneira como se geriu a janela de contratações.

Mas isso é a minha opinião e quem me dera estar em Maio a engolir estas palavras e a aplaudir um a um os jogadores penta campeões nacionais.

Há dois anos alguém se lembrou de Renato Sanches em Novembro e não havia janela de mercado. Nesse mesmo ano em Abril alguém deu uma oportunidade a Ederson quando o mercado estava fechado e o ano passado alguém achou que o Pizzi seria o nosso melhor numero 8 para substituir Renato e foi o melhor jogador do ano.

Eu quero que essa pessoa competente me dê soluções que aparentemente a direcção não lhe deu e quero que os jogadores trabalhem e lutem o dobro respeitando sempre todas as equipas, mesmo as que vieram da segunda divisão.

Em relação ás palavras de Cosme Damião que conheço bem - essas e muitas outras - lembro que até num dia de critica eu tive palavras finais de união e que eu saiba acabo o texto com :

" (...( Depois das criticas vem a esperança que estes jogadores, direcção e equipa técnica entendam o que está em causa até Janeiro e nós adeptos temos de nos preparar para jogos penosos como o de ontem, apoiando sempre.

Todo o Benfica - especialmente os jogadores - vão ter que ser mais unidos e humildes sabendo das suas limitações, esquecer as arrogâncias que estão á vista de todos e mostrar que só a humildade nos pode ajudar como ajudou na conquista do primeiro título de Rui Vitória.

Escusam de pensar que são Tetra porque isso não conta nada para o Penta.

(...) só precisamos de solidariedade de toda a equipa para saber transformar pontos fracos em pontos fortes.

Só há uma maneira de o fazer - com união, entre ajuda de toda a equipa e muita humildade.

Que a força do Benfica consiga contrariar o óbvio e que consigamos todos - adeptos, jogadores, direcção, equipa técnica - estar unidos, concentrados e focados num Penta que matematicamente ainda é possível!"

(cont...)

O Benfica Sou Eu disse...

(cont...)

Acho que está tudo dito e estas são as palavras finais que honram o que Cosme Damião disse e que eu concordo 100%.

O que lhe garanto é que se há "adeptos para quem o ego e a soberba própria dos ignorantes e dos medíocres é mais importante do que o interesse do clube" eu não sou esse adepto.

Eu não sou esse adepto mas também não ando aqui encarrilhado a dizer "sim" a tudo!

Importante é ganhar ao CSKA e ao Basel para conseguir os 6 pontos que ditarão o resto da temporada na Europa e ir ganhando os pontos na Liga que nos permita estar na luta.

Apareça sempre porque o que diz é bem dito e com elevação, mesmo que a sua mensagem não seja de todo direccionada para mim.

Força Benfica

Atlas disse...

Leio o seu blog há já alguns anos e por mais do que uma vez já expressei o meu agrado pela forma objectiva e esenta como comenta.
Entretanto as regras de jogo estão a mudar de jornada a jornada devido à inveja que consome os nossos principais adversários e como Benfiquista que sou (que não quer dizer nem mais nem menos que qualquer outro) nada me custa mais do que ver criticas como a sua, que embora justas, serem-nos arremessadas por gente que considero não terem sequer categoria para pronunciar o nome Benfica.
Se me permite dar a minha opinião pessoal diria o seguinte:
Todos os pontos que criticou são justos e porventura teriam muito mais impacto se fossem enviados a um qualquer director da SAD evitando assim virem a ser usado como bombas de gasolina contra nós, pelos nossos adversários que na realidade são inimigos.
Se erros se cometeram, estão cometidos e temos apenas de nos manter unidos e fazer o melhor que podemos e sabemos para atinjir o tetra e a nossa Direcção e quem tem influência na composição do plantel terão de tirar as devidas ilações.

O Benfica Sou Eu disse...

Caro Atlas

Entendo perfeitamente o que quer dizer quando refere que as criticas poderiam "ser enviadas para qualquer director da SAD", mas isto é um blog público e eu escrevo há anos para quem quiser ler.

Podem ser Benfiquistas ou de outros clubes a passar por aqui, mas não entendo que sejam bombas de gasolina contra nós.

A sério que não acho.

Não podemos contratar ninguém ate Janeiro mas podemos tirar o melhor do plantel que temos nos As e nos Bs e entrar para cada jogo com o conceito de "final" como temos feito nestes dois anos de Rui Vitória.

É isso que quero, como todos os Benfiquistas.

Ganhar estes dois jogos na Champions é muito importante, Ganhar todos os jogos até chegarmos aos jogos dos Grandes é fundamental e para isso acontecer não se podem repetir noites como a de sexta feira.

Apareça sempre!

Força Benfica



José Rama disse...

É indecente a coacção que está a ser exercida pelos polícias de serviço sobre todos os que se atrevem a pensar livremente, manifestando justificadas preocupações sobre falhas e erros que concorrem para a fraca prestação da equipa.
A desculpa é que isso favorece os adversários, não percebo como.
Ao contrário acho que a estrutura só repensará caminho se o coro das vozes críticas aumentar.
Apoiar a equipa no campo sim, bajular a direcção abolindo qualquer direito à crítica não.

O Benfica Sou Eu disse...

Caro Jose Ramalhete

Obrigado pelo comentário.

Como sabe, a minha opinião como a de quem aqui vem falar é sempre livre.

Eu digo o que penso e acho sempre que o que digo, bem ou mal, é para ajudar o Benfica.

Nunca falo para prejudicar e quando um Benfiquista aqui comenta - mesmo discordando de mim - fá-lo na esperança de ajudar.

Agora foco no que é importante - ganhar amanhã!

Apareça sempre!

Força Benfica


Ana Brandão disse...

Olá.
Sou a Ana e gostei de visitar o seu blog. Tenho estado numa odisseia pelos blogs do benfica vendo aqueles que mais os considero sérios e com algum interesse, é o seu caso.
O seu blog faz-me lembrar um outro que é bastante conhecido nas redes sociais em que o seu autor também escreve e fala o que pensa. Deixo aqui o respectivo link.
https://bolantrave.wixsite.com/bolanatrave

J.P. Gonçalves disse...

Passo aqui pela caixa de comentários apenas para lhe dar os parabéns pela lucidez e pelo ar fresco que traz à "internet encarnada".
O resto do texto está todo bem explicado e não precisa de mais comentários.
É sempre um prazer ler o que vai aqui escrevendo.

lawrence disse...

Das poucas coisas que a democracia nos deu, uma delas é o de poder dar a nossa opinião sem sofrer tanto por isso.
E digo "tanto" porque há sempre quem tenha de alguma maneira herdado tiques do passado e, quando interessa, as coloca em funcionamento.
Basta comparar os comentários quando se tecem loas mesmo que despropositadas, aos que manifestam críticas mesmo que realistas.
E a conversa é sempre a mesma, dar lenha, gasolina ou outra palavra parecida aos inimigos.
Já descompensar completamente uma equipa vendendo os melhores jogadores e comprar um contentor de outros que não calçam, parece que não conta como dar lenha, gasolina ou outra palavra parecida aos inimigos.
Faça o favor de continuar a dizer o que tem a dizer quando achar que sim!
Viva o Benfica!