quarta-feira, 20 de setembro de 2017

O Benfica não sai de cena...



Tem sido um rodopio de Benfica na ultima semana. Tem sido um rodopio tão grande que as noticias e os casos deste nosso Glorioso duram 30 segundos, como uma qualquer noticia num feed dum site noticioso. 

O Benfica perde dois jogos seguidos e já estamos em quarto lugar no campeonato e em quarto lugar na champions. 

O Benfica contrata um benfiquista - Pedro Mil Homens - para comandar o centro de estágio e metade de Portugal diz que ele é sportinguista. 

Quem é sportinguista de gema é o Diogo Matos que dizem que pode incluir a nova estrutura de formação mas que depois afinal dizem que não será parte da estrutura. 

O que sabemos de concreto é que o Benfica despede Nuno Gomes, oferece-lhe novo cargo no Benfica que ele recusa e Simão Sabrosa entrará para o seu lugar. 

Afinal, passados uns dias, Simão Sabrosa nega qualquer contacto com o Benfica. 

Rui Costa ameaça bater com a porta e segundo parece foi tudo uma notícia plantada para nos distrair antes do jogo do Bessa.

Um antigo dirigente do Vale e Azevedo que ninguém sabe o que está a fazer como comentador da BTV, enumerou no programa que participa no nosso canal um certo numero de clubes corruptos onde o FCPorto obviamente fazia parte. Caiu o Carmo e a Trindade no Dragão. 

Carlos Daniel faz um óptimo texto sobre futebol onde disse o que todos sabemos - ele não gosta do futebol de Rui Vitória no Benfica e expressou-o nesse texto que foi mediaticamente partilhado até á exaustão por benfiquistas...

Rui Gomes da Silva mandou umas quantas bombas ao seu estilo, disse muitas verdades, excedeu-se aqui ou ali mas nada que surpreenda quem o conhece bem. Resultado? Foi capa do Record e agora diz-se que pode ser candidato a presidente do Benfica. 

Mas alguém tem duvidas que Rui Gomes da Silva será um dia candidato a presidente do Benfica?

As pessoas parece que andam a dormir durante anos e depois acordam. 

É óbvio que Rui Gomes da Silva será candidato um dia, talvez contra Rui Costa que quer que saia da toca - como outra pessoa há uns anos queria que Rui Vitória saísse da toca - ou contra José Eduardo Moniz que eu pensei ser o vice presidente que ele queria que viesse "dar o corpo ás balas" mas o próprio Rui Gomes da Silva negou que o texto fosse para esse vice presidente "que não tem nada a ver com o futebol".

É tudo uma questão de tempo até tudo se tornar claro, mas até pode ser que nem aconteça em 2020 portanto todas estas discussões são estéreis e sem sentido. 

Mas houve mais durante a semana! 

O Benfica não saiu de cena e ontem adeptos dos No Name foram ás garagens pedir satisfações aos jogadores e treinadores do Benfica. 

Os mesmos jogadores - literalmente - que foram campeões em Maio foram ameaçados por 50 membros da claque ilegal encarnada. 

Vergonhoso!

Soube-se no caso dos emails que Bernardo Silva em Janeiro de 2015 não queria assinar a declaração de não dívida porque achava que o Benfica lhe tinha que pagar o ordenado de Julho de 2014, tendo em conta que o contrato com o Mónaco só foi assinado a 8 de Agosto. 

Luís Filipe Vieira responde a Paulo Gonçalves para fazer o pagamento desse ordenado terminando com a frase - "este não volta a vestir a camisola do Benfica".

Se isto não é crime informático e o típico caso que a montanha pariu um rato - ou está a parir ratos todas as semanas - então temos que dar um novo conceito a todo este caso. Cada dia que passa, mas sinto que se este caso for bem defendido pelo Benfica pode ter efeitos muito negativos para o FCPorto, mas isso falaremos daqui a uns anos.

Há exactamente 12 dias - repito 12 dias - o Sporting estava empatado com o Feirense e no ultimo minuto dos largos descontos acontece um penálti em formato de Karaté sobre Bas Dost e o Sporting ganha com um golo que veio do céu. Tinha acontecido o mesmo em casa contra o Setúbal há umas semanas e o que eu pergunto é o que teria acontecido se esse golpe de Karate tivesse ficado no banco, onde o seu executante estava 2 minutos antes?

O Benfica ganha ao Portimonense com uma exibição miserável duas horas depois e passados uns dias o Benfica perde em casa contra o CSKA, o Sporting ganha muito bem na Grécia, o FCPorto perde em casa contra o Besiktas e chegamos ao jogo no Bessa com o Benfica em profunda crise de tudo - resultados, exibições, contratações - e o Sporting e FCPorto em estado de graça. 

Ou seja de todos os jogos feitos esta época, o Benfica ganha em todo lado excepto Vila do Conde e em casa contra CSKA, e até já conquistou um título de Super Taça. 

O FCPorto ganha tudo excepto o jogo em casa contra o Besiktas e vai a Vila do Conde no domingo seguinte - onde o Benfica perdeu os tais dois pontos da diferença - e em todo o lado uma equipa está na mais profunda crise e outra tem todas as condições para chegar ao dificílimo campo do Rio Ave com uma tranquilidade mediática inacreditável. 

Então este resumo serve para quê?

Para provar que com situações tão semelhantes, as crises eram já no sábado passado tão diferentes. 

O Benfica entra no sábado bem e devia ter feito o 2-0 para terminar com o jogo. 

Não o fazendo e oferecendo o 1-1 e o 2-1 acabou por perder bem e agora sim há uma crise de resultados justificada, mas nada que nos assuste.

Passadas 24 horas o FCPorto entra a passear em Vila do Conde - era a mesma equipa que jogou contra o Benfica ? - e ganha com justiça, enquanto o Sporting empata em casa contra o Marítimo ontem e hoje na capa dos jornais vem o que? 

"Domingos Soares Oliveira" numa capa, "Apertão dos jogadores ao plantel e treinador" noutra capa e "Vieira Irradiou Bernardo Silva" noutra capa. 

Estes são os destaques do dia de hoje em todos os jornais desportivos. 

O Benfica não sai de cena. Nunca!

A crise do Benfica não sai de cena e nós benfiquistas estamos a meter muita gasolina na nossa própria fogueira. 

A única maneira de fugir da crise do Benfica é ir rindo com o presidente do Sporting

Ontem o vídeo que passou antes do jogo com o Marítimo a anunciar que Bruno de Carvalho e Joana Ornelas vão ser pais - meus sinceros Parabéns aos dois - foi hilariante. 

Não há palavras para descrever este presidente, o ego deste homem e a sua "não noção" do ridículo. 

Dizia o Azar do Kralj na sua página do Facebook que esse vídeo serviu para mostrar que o presidente do Sporting "não bate com o baralho todo" e a pergunta óbvia é:

- Mas alguém tem duvidas disso ?

Para o final deixo as noticias sobre o nosso relatório de contas. 

É inegável admitir que o exercício tem números muito bons. 

Não vale a pena estarmos a tentar ver defeitos onde na verdade existem muito mais qualidades. 

O relatório final só vai estar disponível mas tarde mas os highlights são extremamente positivos. 

Resumindo, ter 44,5M de lucro no exercício, receitas acima de 250M, um activo com 505 Milhões, um passivo bancário que baixou 90M este ano, 50M o ano passado - num total de 140M em dois anos - mesmo que tenhamos 59,4M de empréstimos obrigacionistas é muito, muito bom.

Ninguém pode dizer que estas contas são más.


O nosso passivo corrente era de 263M e agora é de 141M, o Passivo acumulado é agora de 438M e a conta com clientes é de 68M o que significa que neste próximo semestre podemos abater mais passivo.


O único problema nas contas são os 75M de custos com pessoal de todo o universo Benfica, mas Domingos Soares Oliveira acha normal e diz ainda que "para ter os melhores tem de se aumentar os salários".


Eu sempre me habituei á ideia que os custos com pessoal poderiam rondar os 60M neste item e agora é um pouco chocante subir quase 25%, especialmente quando se tinha reformulado todo o paradigma de menos custos em ordenados.


Domingos Soares Oliveira explicou que "vamos no sétimo empréstimo obrigacionista, pagamos sempre dentro do prazo, os juros dentro do prazo e cada vez que fazemos emissão nova, pode ser mais difícil, mas quando o renovamos os detentores de obrigação acompanham-nos nesse empréstimo. Esse valor está próximo dos 150 milhões de euros, não temos uma situação que olhemos para elas e por razões externas temos de desembolsar. Não vejo necessidade de fazer esforços adicionais em relação aos obrigacionistas, vai depender da evolução"


Em relação aos empréstimos bancários diz que neste momento "a dívida está nos 125 milhões de euros e temos um objetivo rápido de redução para a expressão mínima. Nos encontros que temos feito entendemos que conseguiremos essa redução de dívida no final do próximo mandato, até 2024 a dívida estar saldada. Os prazos que temos com os bancos para isso apontam."


Quando confrontado com o facto do Passivo ter baixado apenas 3,7%, Domingos Soares Oliveira mostra-se tranquilo :


"Acho que as pessoas em Portugal falam da redução do passivo sem falarem da evolução do passivo. Penso que por desconhecimento. Tivemos aumento do activo e redução do passivo e é esse diferencial que sempre que se conseguir aumentar valor e reduzir dependência de terceiros que torna a sociedade mais robusta. Essa robustez de ter hoje mais de 60 milhões de euros em capitais próprios, sem operações camufladas, dá–nos garantia de investir e de manter o plano de redução de dívida."


Mesmo assim os benfiquistas questionam muito a razão de não se baixar mais o Passivo e Domingos Soares Oliveira explica que :


"Quando se vende no dia 30 de junho, ou 29 ou 28, o dinheiro não entra nesse dia e por isso não permite fazer a redução do passivo. Evidentemente a rubrica de clientes cresceu 40 milhões de euros e quando esse valor for pago, não me servirá para o ter em caixa, mas para reduzir o passivo. O que garanto é que mantendo os cenários neste momento a redução de passivo vai continuar a observar-se e com maior impacto em 2017/18. Nas contas de 1º semestre já veremos esse impacto.



(...) Houve uma redução do passivo que tem de ser lida com o incremento do activo. Redução do passivo permitiu ter receitas no grupo superiores ao total do passivo, sujeito aos juros, o qual chamámos passivo financeiro, entre empréstimos bancários e obrigacionistas. O aspecto mais relevante é que a dívida aos bancos portugueses diminui cerca de 90 milhões de euros, e atingimos os 125 milhões de euros."

Para não terminar o texto com contas, lembro que o Benfica sofre um golo do Portimonense há exactamente 12 dias, precedido de falta e o árbitro não viu, o VAR não pode intervir porque esta situação não está nas quatro situações previstas no VAR - agressão, penálti, golo ou fora de jogo - e o golo foi validado.


Esta semana, sem influência no resultado porque o Benfica perdeu, o golo do Benfica é precedido de falta e o árbitro não viu.


Em todo o lado e especialmente em programas como O Dia Seguinte que tem um moderador que mostrou e bem sérias duvidas sobre o VAR, não é de bom tom ter um comentador do Sporting a dizer várias vezes - Onde estava o VAR neste lance? Onde estava o VAR neste lance? - e ninguém lhe explica que o VAR não estava a dormir e não foi á casa de banho (como Paulo Andrade insinuou), mas não pode fazer nada porque está limitado ás quatro situações que falei antes.


É inacreditável que esta gente ganhe milhares de euros para estar a falar de coisas do futebol como o VAR e não saiba a 20 de Setembro - um mês e meio depois do inicio do campeonato - as quatro situações em que o VAR pode intervir.


Hoje, lá estarei no estádio para finalmente dar um pontapé na crise.


Assim esperamos!


Força Benfica!




3 comentários:

Ego Mentis disse...

Grande post! Parabéns!

Manuel disse...

I - O passivo oneroso desceu 30M. É esse o passivo que interessa e não o outro, que apenas reflete transações periódicas e de curto prazo. Por exemplo as contas de fornecedores.
Significa que o passivo foi amortizado em 10%, que passou de 310M para 280M.
O resto é conversa de ignorantes.

II Os jornais estão apontados por um lado às tiragens, que têm vindo a diminuir (alguns estão em vias de fechar), mas como é o Benfica o único que vende, quando está em crise, interessa-lhes ter um Benfica em crise. Contam com a aliança dos benfiquistos.

III -Os adeptos de outros clubes que trabalham na CS, que são a grande maioria, cerca de 80%, estão interessados em manter o nível de ruído elevado contra o Benfica porque isso vira as pessoas contra o clube. Combate-se com união cada vez mais forte.

Compete aos benfiquistas que possuem alguma inteligência e percebem o que se passa, manter a calma e a união, porque um Benfica unido jamais será vencido. E os inimigos do clube sabem-no.

Quanto ao RGS, deu um tiro tão gigante nos pés que nunca mais será presidente do Benfica. Nunca pensei que fosse tão burro.
Atacar o Rui Costa porque sente alguma animosidade por coisas antigas é próprio de gente pequena. Pequeninos como os lagartos.

Há duas profissões que não colam com o futebol, salvo raras excepções, advogados e políticos.
Advogados porque têm um modo de pensar (indispensável à profissão) antagónico e os políticos porque têm uma espinha dorsal demasiado flexível que facilmente deixam transparecer e de que os adeptos votantes não gostam.



frank disse...

Grande post parabens gostei imenso da clareza do seu raciocinio.