sábado, 6 de fevereiro de 2021

Obviamente demito-me!

Hoje é um dia duro para toda a família benfiquista.

Acordamos, vimos a classificação e percebemos que o nosso Benfica milionário de Jorge Jesus só ganhou a um treinador destes seis primeiros classificados.

Quando Jorge Jesus chegou ao Benfica um amigo meu disse-me que “seria bom enterrar o mito JJ porque depois de todos entenderem quão mau será o seu trabalho no Benfica, ninguém mais poderá pedir Jorge Jesus à primeira derrota doutro treinador”, como aconteceu com Vitória ou Lage.

O problema é que sendo Jorge Jesus o treinador, pode ficar eternamente no Benfica, perder e perder e perder sem qualquer consequência, mas se o seu nome for Lage, ou Vitória,  à primeira crise forte despede se sem culpa e este é o principal problema do Benfica.

Há um Benfica “rico, magalómano e derrotista” com JJ enquanto com todos os outros há um Benfica “humilde, sem investimento e ganhador” até voltar de novo o “salvador - enterra” Jorge Jesus.

O nosso treinador está ex-aequo no quarto lugar com o treinador do Paços de Ferreira - Pepa - a quem o Benfica ganhou no último minuto com um golo de Luca

Foi esta a única vitória de Jorge Jesus contra os seis primeiros classificados.

A todos os outros quatro treinadores portugueses que ocupam os seis primeiros lugares  - Conceição, Amorim, Carvalhal e João Henriques - o Benfica de JJ não conseguiu ganhar, como também não conseguiu ganhar ao Boavista do então Vasco Seabra, ao Santa Clara de Daniel Ramos e ao Nacional de Luís Freire...

Mas aconteceu mais... 

O Benfica de JJ tambem não conseguiu ganhar a meia final da Taça da Liga em casa contra o Vitória de Guimarães de João Henriques, empatando 1-1 e ganhando depois nos penalties.

O Benfica de JJ ganhou ao Paredes para a Taça de Portugal por 1-0, ganhou ao Vilafranquense por 5-0, ganhou ao Farense em casa - último classificado-  por 3-2 e ganhou ao Portimonense por 2-1 também em casa.
 
"Forte contra os fracos e (sempre) fraco contra os fortes!"
 
Sempre assim foi e sempre assim será. 

O Benfica  investiu mais no plantel que todos os clubes da primeira liga juntos e o treinador do Benfica com a sua equipa técnica ganham mais que todos os treinadores e suas equipas técnicas todas juntas, da primeira e segunda liga.

Assim mesmo, o nosso treinador acabou a primeira volta perdendo a terceira pré eliminatória da Champions para outro treinador português - Abel Ferreira do PAOK - perdeu a Supertaça para outro treinador português de nome Conceição, perdeu a meia final da Taça da Liga para outro treinador português de nome Carlos Carvalhal e perdeu o primeiro lugar da Liga Europa para Gerrard do Rangers.

Ou seja em seis meses Jorge Jesus perdeu seis jogos, empatou oito jogos e perdeu quatro objectivos - Fase de grupos da Champions, Supertaça, Taça da Liga e primeiro lugar da Liga Europa  - encaminhando muito bem a perca do quinto objectivo que é ganhar o título nacional. 

Nunca ninguém foi campeão estando em quarto lugar a onze pontos do primeiro, cinco  pontos do segundo e dois do terceiro no final da primeira volta, portanto Jorge Jesus e sua equipa técnica encaminharam muito bem o quinto fracasso da época.

Falta a Liga Europa onde seremos eliminados mais cedo ou mais tarde e uma Taça de Portugal onde jogaremos contra um bom Estoril mas de segunda liga a dois jogos... 

Estaremos no Jamor seguramente contra Porto ou Braga com quem perdemos sete dos últimos oito jogos... 

A pergunta que faço é:

Porque não ouvi Jorge Jesus dizer “Obviamente demito-me?”

Porque ao dizer essa frase Jorge Jesus e sua equipa perderiam 18 milhões de euros que é o valor que falta receber até ao fim dos seus contratos em julho de 2022.

Também não ouvimos Jorge Jesus dizer “obviamente demito-me” quando fez apenas 63 pontos na Liga e perdeu tudo para o Porto de Villas Boas - ficando a 21 pontos do primeiro lugar. 

Repito, 21 pontos do primeiro lugar !!!!

Também não ouvimos Jorge Jesus dizer “obviamente demito me” quando fez apenas 69 pontos e perdeu o primeiro título para Vitor Pereira.

Também não ouvimos Jorge Jesus dizer “obviamente demito me” quando perdeu todas as Taças de Portugal da sua carreira  excepto uma e contra o Rio Ave.

Repito, só tem uma Taça de Portugal em toda a sua carreira e contra o Rio Ave.

Também não ouvimos Jorge Jesus dizer “obviamente demito-me” quando perdeu a meia final da Liga Europa contra o Braga de Domingos Paciência.

Jorge Jesus não diz “obviamente demito-me” porque para ele, sportinguista de gema e que respeito, estar a “chularmilhões e milhões ao Benfica dando o título ao Sporting será “Win-Win” - ganha ele e ganha o seu clube de coração.

Uma vez, há muitos, muitos anos, ainda no estádio de Alvalade antigo, estou à porta da central antes dum Benfica Sporting à espera dum bilhete de última hora mais barato dalgum homem da candonga e vejo passar em passo rápido um Jorge Jesus muito mais novo e com um cachecol verde e branco colocado dentro do casaco quase como se um lenço elegante lhe protegesse a garganta... 

Essa imagem marcou-me o imaginário de Jorge Jesus e presumo que não esteja triste com o percurso do seu clube do coração este ano na Liga.

O que mais me entristece é ver Benfiquistas  cegos com Jorge Jesus !!!!! 
 
O que fez este homem pelo Benfica que Lage, Rui Vitória ou tantos outros campeões não fizeram? 

Eu sei bem o que ele fez... perdeu mais que todos e ganhou mais dinheiro que todos...

É isso que Jorge Jesus tem feito na vida ! 
 
Nos 10 anos a treinar Benfica e Sporting, conseguiu ganhar apenas 3 ligas, mas já leva no bolso mais de 50 milhões de euros!

Não entendo quem endeusa este treinador! Não entendo nem entenderei.

E porque não ouvi Luís Filipe Vieira dizer “obviamente demito me”?

Não ouvi dizer porque este nosso presidente não tem um pingo de Benfiquismo no corpo
 
Não tem, nem terá mais...

Qualquer presidente com respeito e responsabilidade demitia-se agora porque entenderia que depois de ter prometido mundos e fundos aos benfiquistas, depois de ter prometido “novos tetras”, títulos europeus e o mandato do sucesso desportivo, hipotecou tudo isto com investimento megalómano, hipotecou tudo isto priorizando uma política de empréstimos ridículos em prol “de sei lá o quê” esquecendo que muitos desses empréstimos seriam titulares neste Benfica e hipotecou tudo isso cometendo o erro mor de contratar um técnico que nunca resultará no Benfica !

Claro que se o seu deixarem cá 4 anos, ele ganhará algo, mas à custa estratégica de acabar com a formação, acabar com a prospecção - porque so ele sabe quem comprar - e acabar com os nossos cofres com as suas megalomanias. 

O que Luís  Filipe Vieira tem é Amor a um projecto de poder onde poderá ter os seus Boaventuras por perto, os seus Carlos Janelas, os seus Pedros Guerras e todos os outros que falam na BTV e que também chulam o Benfica no final de cada mês a bajularem-no sempre que perdemos... 

A bajulação não termina nunca e quando terminar todos estes terão uma marca sob a sua cabeça que perdurará para sempre.

No filme “Inglorious Bastards” de Quentin Tarantino a cena final mostra Brad Pitt a desenhar uma suástica na cabeça dum nazi e a dizer-nos que “essa talvez seja a sua obra prima” referindo se à técnica do desenho mas o que importa dizer é que nós não precisamos de desenhar “Vieirista” na cabeça de muitos destes chulos profissionais porque vamos lhes apontar o dedo o resto da nossa vida !

Toda a vida serão “personas non gratas” para o verdadeiro Benfiquismo e nunca esqueceremos o que fizeram e fazem diariamente na propaganda para prolongar um regime caduco e que só nos prejudica.

Também não ouvimos Rui Costa dizer “obviamente demito-mequando o poderia ter feito ontem a seguir ao empate contra Vitória de Guimarães.

Depois da inenarrável entrevista dada há três dias, ainda poderia sobreviver mostrando o Benfiquismo que todos temos no terceiro anel, demitindo-se...

Também Rui Costa será um dos que terá uma cruz para toda a vida porque aceitar e viver esta vergonha por dentro, marcará o fim da sua vida no Benfica.

Terá lugar no terceiro anel entre os adeptos comuns, como nós, lugar onde nunca se sentará (ou sentou) Luís Filipe Vieira como nunca se senteu ou sentará Jorge Jesus ! 

São apenas e só três “obviamente demito-me” que salvarão o Benfica de mal menores.

Força Benfica 





11 comentários:

Anónimo disse...

entregues a incompetentes e mercenários da pior espécie

Nau disse...

Começa a ser uma tortura e um pesadelo. Ao fim de dez minutos a vê-los jogar assim, a gente já sabe que vai sofrer outro desgosto. Não sabem jogar de outra forma, viciaram-se nesta: jogo mansarrão, mastigado (lado-lado-trás-lado-atraso para o guarda-redes), uma trapalhada no meio-campo, afunilamento do ataque para o centro da área, fintas e passes curtos frente a uma muralha, bola perdida – tudo mais que previsível. Os cantos (9, ontem!) e os livres são de futebol amador e inofensivos, não há centros das laterais e falta presença na área quando lá vem um ou outro, não há remates de fora da área. Isto será modelo de jogo de equipa de um clube como o Benfica, um modelo que é sempre, sempre o mesmo, que não muda nada estejamos a ganhar, empatados ou a perder e que já está mais que visto e sabido pelos adversários? Qual é a equipa que hoje não nos humilha e tira pontos? Qual?
Os jogadores têm culpa, porque, não sendo nenhuns craques (o Benfica atual não tem nem um para amostra), podem fazer melhor, já os vimos fazer muito melhor. Faz um ano (não venham agora com a desculpa esfarrapada de que a culpa é do COVID que os afetou) que o que nos dão é o que nos deram ontem - jogos miseráveis e desgostos.
Mas a equipa técnica tem ainda mais culpas, porque não apresenta alternativas ao modelo, porque é incapaz de preparar estratégias e jogadas novas, de motivar os jogadores, de lhes incutir crença, objetividade e competitividade, de tirar de cada um o melhor que tem para dar ao coletivo – o Benfica não tem uma equipa de futebol, tem jogadores sem confiança, descrentes e desmotivados, a tratar mal a bola, a falhar dúzias e dúzias de passes e a jogar desgarradamente, inofensivos e improdutivos que dá dó de ver.
Mas o réu principal do descalabro é o visionário Vieira. A vertigem de vender, vender, o desinvestimento continuado na equipa, as compras que só ele e os seus fiéis apóstolos entendem (ou engolem em seco enquanto fazem mais uma vénia ao ídolo!), sem ter em conta as carências e os desequilíbrios evidentes do plantel vai em cinco épocas, deu nisto. Dá nisto, a fé cega, fanática, irracional nos salvadores da pátria. A princípio, quando muitos benfiquistas já defendiam que Vieira estava a dar as mãos a adversários falidos e a amigos pessoais inimigos do Benfica, não quis acreditar, não podia acreditar. Mas cada vez mais me convenço de que tinham razão. Dou-lhes razão. Primeiro, deu a mão ao Oliveira (contrato desfavorável com a NOS) e ao Porco (destroço da equipa e desinvestimento para o penta); e depois deu-a aos da 2ª circular (cedência de Nuno Santos, desinteresse por Pedro Gonçalves). Se a análise estiver correta, ficará a pergunta: por que raio um presidente do Sport Lisboa e Benfica daria a mão a inimigos declarados que nos querem afundar, em prejuízo do próprio clube? Hã?
Uma palavra para os 62% de indefetíveis do presidente e desta direção: ainda têm fé neles ou já abriram os olhos?

Anónimo disse...

Paulo Gonçalves para presidente, Veiga para vice assumindo ao mesmo tempo presidencia do estoril. Cesar Boaventura para team manager. Vitor Catao para relaçoes externas

paulojcduarte disse...

Partilho em absoluto a análise de JJ desde a sua primeira passagem pela luz.

Em relação a LVF não faço juizos de valor de algumas afirmações porque só conheço pela tv e jornais.

Pena não haver oposição a LFV. Lá está, pelo que vejo na tv e jornais são pior que BdC. E o glorioso ainda é uma democracia onde a vontade dos sócios é soberana.

Por último detesto a criação de bolhas, anti e pró LVF. Na minha opinião tem coisas boas e coisas más, nos últimos anos a gestão comunicacional tem sido aterradora, tal como a não defesa dos treinadores e a contratação de JJ.

Não esquecer que foram os sócios que quiseram RV na rua, quase desde o primeiro dia. LFV ainda o manteve além disso. Culpar tanto políticos como presidentes de clube por decisões que são feitas a reboque da opinião pública, que se tornam más decisões é pateta.

Anónimo disse...

Meu caro,

Este teu post devia ser publicado e republicado todos os dias, aqui e em toda a blogosfera Benfiquista. Este Jesus é e sempre foi um flop. Não vale uma merda. E está a fazer o mesmo trabalhinho que o Artur Jorge fez. Não entendo como é que tantos Benfiquistas (?!) põem esta autêntica nulidade nos píncaros. Este gajo é comido de cebolada por qualquer treinador do futebol português. Qualquer um. E claro, está a fazer o negócio da vida dele. 12 milhões por ano, comissões recebidas com a vinda de jogadores (?) que pediu, derrotas e humilhações umas atrás das outras... até dá vontade de chorar. Vamos continuar a levar com ele, derrota atrás de derrota. E quando empatar contra os porcos ou contra os lagartos fica a dar saltinhos de contente! Não acredito naquilo que está a acontecer ao Benfica... enquanto este gajo não sair, vamos ganhar bola - não era aquilo que ele gostava de dizer quando treinava os lagartos? Corram com este gajo já, e ontem já seria tarde.

O Benfica Sou Eu disse...

Caro anónimo

Independentemente de tudo o que se passa no Benfica - direcção, estrutura - simples vinda de Jorge Jesus é o maior erro da nossa História recente e estão aí os resultados.

Jorge Jesus não chegou aos “grandes há 10

O Benfica Sou Eu disse...

Dizia eu que :

Jorge Jesus nao chegou aos “grandes há 10 meses” mas sim há 10 anos.

Nestes 10 anos teve épocas de fracassos absolutos e teve 3 épocas de títulos.

Basta ver os adversários desses três anos e os seus planteis para perceber o porquê desses 3 títulos.

Nada de bom vai acontecer no Benfica com JJ. Nada ...

Ganhará uns jogos - quem não - pedirá mais reforços, rebentara com toda a estrutura de prospecção e com toda a formação.

Em troca de que ?

Seremos campeões europeus ? Ok, eu troco tudo isso que referi por sermos campeões europeus, mas como seremos campeões europeus com o homem que so uma vez - repito uma vez - passou da fase de grupos !!!!

As boas prestações na Liga Europa são uma falácia porque a Liga Europa há 10 anos era outra competição. Eram outros competidores.

Por mim é tudo muito claro.

Com Jorge Jesus, o Benfica nunca vai ter paz entre os adeptos, irá dividir mais que unir e infelizmente iremos ganhar muito pouco.

Apareça sempre !

Força Benfica

O Benfica Sou Eu disse...

Caro Paulojcduarte

A minha opinião sobre o estado recente da direcção do Benfica é clara mas mas respeito quem aceite o resultado das eleições e defenda estabilidade pelos próximos 4 anos.

Os governos caem, presidentes tem impeachment em todo mundo e portanto se eu respeito a democracia dos votos, entendo que respeito as várias opções democráticas de mostrar que um governo ou presidente chegaram ao fim da linha, mesmo com eleições ganhas.

Eu ando a dizer o que penso de Jorge Jesus e da sua contratação há muito tempo - desde o tempo de Rui Vitória quando se começou uma campanha de “limpeza de imagem” de Jorge Jesus perante o Benfiquismo.

A 28 de Outubro venderam nos um mandato desportivo com Jorge Jesus - “novo tetra” e “conquista da Europa” já depois de termos perdido com o Paok - e hoje o mandato desportivo está à vista.

Respeito quem votou em Luís Filipe Vieira mas Luís Filipe Vieira tem que respeitar quem votou nele e quem votou nele já não quer Jorge Jesus no Benfica.

Jorge Jesus hoje é parte do problema como o foi nas 6 épocas em que não ganhou nada no Benfica e Sporting.

Insistir em Jorge Jesus será um erro, mesmo que sejamos campeões.

Repito, será um erro mesmo que sejamos campeões !

Se Luís Filipe Vieira quer unir o Benfiquismo e ter um mandato mais calmo terá que despedir Jorge Jesus que é neste momento um foco de instabilidade em todo o Benfiquismo

Eu, como digo no texto preferia mudar tudo, mas se não podemos mudar direcção e estrutura que se mude pelo menos o treinador!

Força Benfica

O Benfica Sou Eu disse...

Essas são algumas das pessoas que andam e andaram na Entourage recente do Benfica. Pedro Guerra pode ser o chefe de scouting?

O Benfica Sou Eu disse...

Caro Nau

Muito obrigado pelo seu maravilhoso texto e pela sua opinião.

Tudo o que escreve é bem justificado e com exemplos práticos e reais.

Obrigado

Força Benfica

Obenficadosheu disse...

Concordo completamente. Para mim desde a cimeira dragarta no Hotel Altis que temos na presidência um braço armado do fcp. Devemos unir esforços para a destituição. Convido todos a espalharem a mensagem em vários blogs, eu proprio abri o blog obenficadosheu.blogspot.com para prepararmos uma mobilização para correr com o fcp de dentro do nosso Glorioso Benfica.Um abraço!