sexta-feira, 30 de julho de 2021

Caiu Vieira, mas agora temos que fazer cair o Vieirismo !

O meu último post foi escrito a 24 de Maio de 2021 e quem o ler hoje parece totalmente actual. 

Escrevi no início do texto que :

 "Não reconheço em Jorge Jesus talento, conhecimento e humildade para liderar um grupo de jogadores em 2021 e não reconheço a Luis Filipe Vieira, neste momento, qualquer possibilidade de ser presidente do Benfica.

Hoje, Luis Filipe Vieira já não é presidente do Benfica mas Jorge Jesus continua como treinador do Benfica e isso por si só já é algo que muito prejudicará o Benfica. No entanto, pior que ter Jorge Jesus como treinador é manter tudo igual ao que estava, excepto Luis Filipe Vieira. 

No meu ultimo post escrevi sobre Rui Costa :

"Escrevi as primeiras linhas deste humilde espaço no dia 11 de Maio de 2008 antes de sair de casa para me despedir de Rui Costa no Estádio da Luz. Se me dissessem que Rui Costa hoje seria co-responsável por tudo o que vejo e sei que se passa no Benfica eu não acreditaria. 

Rui Costa é um símbolo do Benfica e sempre será um grande da nossa História. 

Fora dos relvados, Rui Costa está cada vez mais e mais pequeno, sendo cúmplice calado de tudo de mal que se está a passar no nosso clube. 

Numa assembleia geral com Rui Costa a passar a poucos metros de mim, alguém gritou :

- "Sai da Toca Rui, sai da Toca"

O momento para sair da toca é agora. 

Eu saio da minha humilde toca em forma de blog porque fiz este blog para apoiar o Benfica e porque é impossível apoiar um Benfica do Mal.

"Obviamente demito-me!"

Nestas palavras eu dava a entender que me calaria por tempo indeterminado, demitindo-me do papel na escrita do blog mas não da luta diária contra o Vieirismo  - o que fiz - dando a entender de forma explícita que Rui Costa estava a ser cúmplice de tudo -  um dia vamos saber o que significa a palavra "tudo" - e que o "Maestro" deveria demitir-se. Também revelava que foi no dia que ele saiu dos relvados que fiz este espaço humilde da blogosfera e admito aqui hoje que nesse dia sonhei em ter um presidente do nível de Rui Costa a dirigir os nossos destinos. 

Portanto tenho com Rui Costa uma ligação de muitos anos e nunca deixarei de gostar de Rui Costa, mas agora estamos numa guerra "onde valores mais altos se levantam". 

Agora está chegada a altura de derrotar Rui Costa e derrotar todos que vêem neste nosso antigo ídolo a continuidade do Vieirismo, começando por fazer algumas perguntas que ontem não foram feitas na TVI...

Rui Costa  há exactamente três semanas auto proclamou-se "presidente do Benfica" com a legitimidade que os estatutos lhe dão. 

Se no dia 7 de julho de 2021, Luis Filipe Vieira caiu da presidência do Benfica, passados dois dias o "príncipe herdeiro" que não quer ser "principe" proclama-se presidente sem eleições

Eu resisti à tentação de escrever nestas longas três semanas, mas ontem Rui Costa falou finalmente na mais deplorável conversa que um presidente teve com um jornalista desde que me lembro de ver presidentes a falar e já la vão quase cinco décadas. 

Não vou falar muito mais sobe a amigável conversa que todos vimos na TVI, mas quem visse a entrevista, sem saber muito do que se passa ou passou, achava que o maquiavélico Luis Filipe Vieira geriu toda uma máquina de nome Benfica sozinho. 

Rui Costa não teve em nenhuma das 250 contratações que Luis Filipe Vieira fez desde 2001, que não jogaram no Benfica ou que jogaram menos de 5 jogos no Benfica

Rui Costa não teve em nenhuma das reuniões que iam enriquecer um amigo do presidente na famosa OPA, como também não sabia que um tal de John Textor ia comprar acções pagando muito mais que elas custam, enriquecendo LFV e sus muchachos, também não se questionou que talvez este John Textor começasse de mansinho com 25% para depois entrar no conselho de administração da SAD e talvez um dia - já la dentro - criasse as condições mediáticas para comprar efectivamente o Benfica?

Rui Costa não teve em nenhuma contratação onde Paulo Gonçalves depois de despedido ganhava comissões como prémio por ter ficado caladinho no caso e-toupeira?

Rui Costa não soube que Domingos Soares Oliveira usa o Benfica para pagar casamentos e não soube que este renomado CEO lhe chama "preguiçoso" ?

Rui Costa não viu ou leu as cartilhas de Carlos Janela, nem nunca se cruzou com a comunicação de Luís Bernardo quando estava a trabalhar no Sporting antes de chegar ao Benfica, ou de Jose Marinho, do inenarrável Pedro Guerra ou de Pedro Pinto?

Rui Costa nunca percebeu nem viu que a direcção que fazia parte estava a boicotar o trabalho do presidente da assembleia geral ao ponto de ele se ter demitido ?

Rui Costa nunca percebeu que está eleito vice presidente, sem nunca se terem contado os votos, sem nunca se ter feito um debate, sem nunca se ter dito uma palavra na BTV sobre as eleições, sem ter existido um regulamento eleitoral claro, sem nunca se ter proferido uma palavra sobre quem controlava os votos electrónicos e mais importante sem perceber que tudo foi uma ilegalidade desde o início ao fim?

Rui Costa nunca percebeu, nem viu, nem quis saber dos Boaventuras, dos Brunos Macedos e outros agentes de quarta categoria que começaram a ganhar milhões e milhões que saíam das contas do Benfica sem ter feito absolutamente nada de relevante para os merecer, como também não viu que Jorge Mendes tinha um carrossel de jogadores onde o Benfica era parte integrante?

Rui Costa não percebeu que ele próprio, os Cervans, os Varandas Fernandes, os Moniz eram palhaços num circo dum dono só como também não percebeu que os Gaiosos estavam no Benfica para controlarem mais de perto os negócios de Luis Filipe Vieira fora do Benfica?

Rui Costa não percebeu que abdicar dum Penta para pagar contas ao banco, abdicar dum Penta ajudando um clube rival a sair duma crise infindável, abdicar dum Penta para no fundo beneficiar aos cambalachos pessoais de Luis Filipe Vieira era crime de lesa pátria benfiquista?

Rui Costa não percebeu que comprar Chiquinho à Académica por 600 mil euros, depois dá-lo - repito dá-lo - ao Moreirense e passado um ano pagar 4,5 milhões por 50% dum passe que tinha sido oferecido era lesar o clube que diz amar? E conseguiu dormir nesse dia? E conseguiu sair de casa de cabeça levantada no dia seguinte sem vergonha do que tinha acontecido?

Rui Costa conseguiu ver  Caios Lucas receberem prémios de assinaturas de 4,5 milhões de euros e Cadiz serem comprados por 3 milhões e Yonys Gonzales custarem 3 milhões de euros e tantos e tantos e tantos outros sem ter náuseas de ver tanto milhão ser roubado do Benfica?

Rui Costa conseguiu conviver com Luis Filipe Vieira tantos anos e não entender que ele não percebe nada de futebol, não tem a mínima paixão pelo Benfica e nem sequer do Benfica é?

Rui Costa conseguiu ver as cinco horas da comissão de inquérito do BES, ter ouvido Luis Filipe Vieira a dizer que "foi metido no Benfica por Ricardo Salgado" e não sentir vergonha de conviver tanto tempo com esta gente?

Rui Costa não percebeu que tanta gente que criticava Luis Filipe Vieira, sem nenhuma colona vertebral aceitava por dinheiro - repito por dinheiro - vir trabalhar para o Benfica, calando-se e começando a dizer bem de tudo o que Luis Filipe Vieira dizia e fazia? Isso nunca lhe causou estranheza? Estes toques de ditador não o assustavam?

Rui Costa não percebeu que havia dinheiro a sair todos os meses do Benfica para pagar avenças a pessoas que passam a vida a ofender e a atacar sócios apaixonados do Benfica nas internets da vida em forma de BOT? Repito... "Pagos para atacar sócios apaixonados do Benfica"e ao mesmo tempo defender o grande líder Luis Filipe Vieira. 

Rui Costa não viu vezes sem conta Luis Filipe Vieira ofender os sócios em assembleias gerais e atacar o pescoço dum de nós no palanque da assembleia magna do Benfica? E conseguiu dormir descansado nesse dia e acordar vendo aquela pessoa ao seu lado no dia seguinte?

Rui Costa não viu ou não percebeu que o Benfica já não era uma democracia e estava a tornar-se numa ditadura de regime autoritário?

Rui Costa não percebeu que Luis Filipe Vieira tinha a paixão do betão e betão e betão e betão para encher os bolsos dos amigos da construção civil

Rui Costa nunca sentiu que havia negócios no Benfica que eram estranhos e feitos apenas e só para retirar dinheiro do clube como o famoso "saco azul" onde empresas fictícias passam facturas fictícias e recebem esse dinheiro em cash ? O que sentiu no dia em que soube da existência destas práticas no clube do seu coração?

Rui Costa não soube fazer contas e perceber que em 10 anos vendemos mil milhões de euros em jogadores, antecipamos receitas de televisão milionárias, tivemos contratos de sponsors maravilhosos, aumentamos as receitas de merchandising em toda a linha, aumentamos os números de Red Pass vendidos, fomos continuadamente à fase de grupos da Champions e ainda assim precisamos de 35 "míseros" milhões para respirar, tendo 400 milhões de euros de passivo? Nunca soube fazer contas de somar e diminuir para perceber que algo muito errado se passava?

Rui Costa não soube, não percebeu, não intuiu que contratar Jorge Jesus ia ser o maior erro desportivo da década, destruindo todo um sistema de aposta na formação? Rui Costa não percebeu logo que Florentino, Ferro, Gedson, Jota e todos os outros jogadores que viessem atrás seriam crucificados por Jorge Jesus, porque teriam de nascer 10 anos?

Rui Costa não percebeu que contratar "Rui Pedro Braz" para ser director geral do Benfica - independentemente do seu Benfiquismo e da sua competência oratória - é simplesmente ridículo

A verdade é que eu poderia escrever mais 100 linhas sobre muitas coisas que Rui Costa não viu, não leu, não assinou, não estava ou não sabia mas quero falar na maneira como no primeiro momento que falou publicamente, imitou Luis Filipe Vieira, o grande ditador do Vieiristão, chamando "canalhas" a sócios do Benfica que mais não fizeram que reforçar o seu  papel cívico

Esta nova maneira de chamar "canalhas aos benfiquistas" - que já foram pulhas - revela que estamos perante "mais do mesmo" na maneira como se tratam os verdadeiros donos do Benfica clube e Benfica SAD. 

Dizia eu que estes sócios tiveram dúvidas sobre  se "existia alguma troca comercial de empresas de Rui Costa com o universo do Sport Lisboa e Benfica" e, muito bem, perguntaram ao conselho fiscal

Rui Costa ontem quando confrontado com este tópico, só tinha uma resposta a dar que era mostrar os contratos que as suas empresas tem com o Benfica e ficava tudo resolvido. E mais... Deveria ter tido uma palavra de apoio ao associativismo desses sócios que tem sido inexcedíveis na maneira como tem defendido o Benfica dizendo que só com esta transparência se pode continuar a servir o Benfica

E por falar em transparência, ontem Rui Costa disse que essa é a principal motivação alem da preparação das equipas para a nova época. 

Então caro Rui Costa, o "novo rei da transparência", diga me por favor :

- Quanto custou João Mario?

- Quanto pagou de comissão e a quem?

- Mais alguém recebeu dinheiro alem do agente e o jogador?

Ou mais recentemente, a transferencia de Alfa Semedo

No comunicado do Sport Lisboa e Benfica soubemos ontem que "Alfa Semedo foi transferido a título definitivo para o Vitória de Guimarães". Primeiro seria bom corrigir nome do novo clube de Alfa Semedo, porque não existe o clube Vitória de Guimarães. O correcto seria Vitória Sport Clube. Deve ter sido o Pedro Guerra que escreveu o comunicado e ele só chegou ao futebol há pouco tempo...

Depois dizer que o nosso comunicado foi anedótico porque não falou de nada, absolutamente nada, da transferência. 

Não falou quanto o Vitória Sport Clube pagou ao Benfica. Não disse se houve comissão envolvida e quem a pagou. Não disse se o Benfica tinha parte do passe ou se o Vitória tinha comprado a totalidade do passe. 

No entanto mais tarde tive a felicidade de ler o comunicado do Vitória Sport Clube onde se informa que o jogador custou 1,5 milhões de euros e que o Benfica ficou ainda com 50% do passe do jogador, podendo ter uma mais valia em futura venda. 

Ser transparente não é ir para uma conversa amena no Jornal da Noite da TVI, mas mostrar essa transparência no dia a dia. 

Depois do escândalo de comissões em que o Benfica se viu envolvido nestas últimas semanas, eu quero saber - exijo saber -  quanto custa cada jogador, ou por quanto se vende, quero saber os prazos de pagamento de compras e vendas e quero saber exactamente quanto se pagou de comissões nas vendas e nas compras. Quero saber se o Benfica paga essas comissões,  se as comissões são pagas pelo outro clube ou se foram divididos esses custos

Isso sim é ser transparente e é isso que se vai exigir à direcção que ganhar as novas eleições

E por falar em eleições o dia ontem não terminou sem a nova narrativa lançada  pelo inenarrável Pedro Guerra em directo na CMTV. Primeiro dizer que acho inadmissível alguém dar palco a esta personagem que deveria estar fechado na "sua BTV" a alimentar de palha aos burros que tem paciência para o ouvir. Mas sendo convidado, ele vai ampliar a sua nova narrativa para mais gente. 

E o que diz a nova narrativa ?

A nova narrativa de Pedro Guerra e provavelmente do Vieirismo é que que as eleições do Benfica deveriam ser feitas apenas no final da época desportiva para haver tranquilidade durante todo ano desportivo. 

MUITA ATENÇÃO A ESTA GENTE !

MUITO ATENÇÃO A ESTA GENTE! 

Esta quadrilha que tomou conta do Benfica iniciou ontem por Pedro Guerra, este ponta de lança da comunicação encarnada - que asco me dá escrever "comunicação do Benfica" e "Pedro Guerra" - esta nova narrativa que será amplificada nos próximos meses. 

Não Pedro Guerra. As eleições terão de ser marcadas o mais rápido possível, mas antes teremos uma assembleia geral extraordinária solicitada em Março com ordem de trabalho muito clara e já anunciada. 

Essa assembleia geral deverá ser feita o mais rápido possível e depois definir um novo regulamento eleitoral e alterar estatutos referentes ao processo eleitoral. Os outros estatutos podem ser alterados depois, mas os estatutos referentes ao processo eleitoral como limitação de mandatos, transparência no processo eleitoral e os pontos desse processo - porque as casas do Benfica tem 50 votos cada uma, entre outras questões - são essenciais serem definidas antes da eleição

Chegamos à guerra civil que falei no ultimo post há 3 meses e a palavra "união" só poderá ser proferida no dia em que retirarmos do Benfica toda e qualquer réstia de Vieirismo

Até esse dia a palavra "união" só poderá ser usada para batalhar forte e feio contra todos os Vieiristas que querem que tudo continue igual. 

Estive na luta contra Vale e Azevedo, estive na luta contra Luis Filipe Vieira e estarei na luta contra Rui Costa pela simples razão que é impossível o Benfica continuar a ter o Vierismo na sua génese

É simplesmente impossível. 

Esta guerra tem que ser feita com inteligência porque do outro lado temos uma "máquina do mal" montada para não acabar com as avenças, para não acabar com os tachos, para não acabar com o modus operandi instalado

E agora temos que ir desmontando e apontando o dedo a todos os Vieiristas que agora tentam aparecer de cara lavada como este Mauro Xavier... 

Caro Mauro Xavier, "sei bem o que fizeste o verão passado", "sei bem o que escreveste", "sei bem o que disseste" e "sei bem quem apoiaste" no outono passado portanto tu como outros terão escrito Vieirista na testa até ao ultimo dia da vossa vida. 

E é contra estes Vieiristas que temos que combater dia a dia até à eleição. 

Sei bem onde esteve Braz Frade no dia da eleição em Outubro de 2020. 

Esteve na BTV que não fez um único debate nem um único minuto sobre a campanha e não o achei muito triste com os resultados e com a vergonha que foi a não contagem dos votos

Vamos ver que candidatura terá este movimento "Benfica bem Maior" mas nunca foi alguém da oposição, sendo até próximo de Luis Filipe Vieira. 

É possível derrotar esta máfia instalada no Benfica mas temos que minimizar os erros que foram feitos em Outubro. 

Sei que o Movimento Servir o Benfica tem sido o mais activo e mais forte na defesa dos interesses reais do Benfica, teve o mérito de marcar a agenda da assembleia geral extraordinária e conseguir as assinaturas suficientes numa altura de confinamento total em Portugal, tem o mérito de defender ideias muito claras para o futuro do Benfica, mas não tem força para ganhar uma candidatura sozinhos. 

Noronha Lopes, tem o capital politico de ter a liderança da oposição, tem 35% dos votos electrónicos das ultimas eleições e teve Jorge Mattamouros com uma preponderância fundamental nestes últimos meses. 

Tanto o "Movimento Servir o Benfica" como "Jorge Mattamouros" foram importantes nestes últimos meses e na minha opinião este eixo "Movimento Servir o Benfica + Mattamouros + Noronha Lopes" poderia pensar muito seriamente em apresentar uma candidatura forte para acabar de vez com o Vieirismo, mas tem que ter uma lista mais forte, mais Benfiquista, mais competente e menos "mediática". 

O ano passado percebeu se que existiram figuras públicas na lista de Noronha Lopes que pouco ou nada fizeram na campanha e Noronha Lopes se quiser fazer algo com este 35% e com o capital politico de ter estado contra Luis Filipe Vieira quando mais ninguém se chegou à frente, tem de fazer uma auto avaliação muito forte ao que correu mal na sua lista e na sua campanha. 

No entanto é para mim a solução mais forte, sabendo se que Humberto Coelho não é uma opção - por enquanto - e portanto aquela que deveria estar mais focada no diálogo para unir a oposição ao Vierismo

Rui Gomes da Silva como dizia um seu amigo da política, "anda por aí", como os seus apoiantes também andam por aí a dizer mal de tudo o que mexe do lado do Noronha Lopes e do Movimento Servir o Benfica. 

Ódios que vem de Outubro, que existem depois de algumas reuniões que não foram positivas e que ultimamente se têm extremado. 

José Eduardo Moniz não me parece que vá sair fora da lista de Rui Costa e candidatar se com outra lista, apesar de haver gente que defende o contrário. 

Portanto vendo quem está neste momento em cena, percebemos que a guerra contra o Vieirismo é longa e muito dura mas tem no eixo Servir o Benfica + Mattamouros + Noronha Lopes os mais bem preparados para o derrotar!

Para mim e no mundo ideal: o Benfica :

a) O Benfica apura se para a Champions em Agosto

b) Faz-se uma assembleia geral extraordinária em Agosto ou início de Setembro como está solicitada há muito tempo 

c) Define-se um regulamento eleitoral em Setembro e definem-se regras muito claras para a eleição alterando os estatutos que tem a ver com a eleição

d) O Benfica vai a eleições em Outubro no primeiro lugar do campeonato e a fazer uma fase de grupos da liga de campeões forte, em Outubro 

c) O Vieirismo é derrotado nas urnas em Outubro 

d) Jorge Jesus é despedido "mais tarde ou mais cedo" depois das eleições 

e) Faz-se uma auditoria forense a todo o universo Benfica

f) O Vieirismo será cortado pela raíz de todas as entranhas do universo Benfica até Maio de 2022

Votei no Luis Filipe Vieira em 2003, em 2006 e em 2009. Em 2012 não votei porque estava no estrangeiro e nessa altura quem tivesse morada de sócio em Portugal não poderia votar no estrangeiro, mas escrevi um texto neste blog a dizer que não votaria em Luis Filipe Vieira. Aliás na altura nesse texto de Outubro de 2012 disse-o porque não o faria

Em 2016 votei em branco e em 2020 votei Noronha Lopes

Disse em 13 anos de blog muito mal de Luis Filipe Vieira e disse muito bem dele. 

Nos últimos 10 anos não viu um voto meu nas eleições e votei maioritariamente contra os orçamentos e relatórios em assembleias gerais, mais por protesto do que contra as contas. 

Agora estou pronto para ajudar a acabar com tudo o que de mau o Vieirismo criou no clube

Que comece a luta! 

Viva o Benfica 

Força Benfica 


23 comentários:

Alberto João disse...

Grande post! Concordo com quase tudo, só tenho dúvidas sobre o Noronha ser a melhor solução. Espero ainda que surja uma figura mais agregadora e carismática, mas na ausência dessa figura Noronha seria um upgrade face ao que temos hoje. Mas será uma luta terrível contra uma máquina de propaganda que foi montada com dinheiro do Benfica ao longo dos últimos dez anos e que tem pontos focais em blogs, TVs, jornais e nos meios de comunicação do clube. A massa associativa do Benfica, como é fácil de verificar pela eleição dos últimos 4 presidentes, é na sua maioria muito suscetível a propagandas e lavagem/construção de imagem (para não escrever nada mais ofensivo) e tal torna a luta ainda mais difícil. Por isso, teremos de lutar em todos os planos e repetir as vezes que foram precisas uma mensagem de verdade como a que acabou de escrever.

jota disse...

Lengalenga de putos..haja pachorra..
SLB forever!!

Rui dos Santos disse...

Saiam 2 BURGAS e 4 BIFANAS para o blog do canto...

Anónimo disse...

Grande Post... Parabens!

Mário Rui disse...


Lendo este seu post, estranho o seu tão implícito e repentino anti-vieirismo quando, não há muito tempo atrás, me respondeu ipsis verbis que o Vieira é / era o melhor presidente na história do Benfica!! não me esqueço dessa sua tão profunda convicção. Agora quer o Noronha ? Votou no Noronha ? Olhe que ele mais não é e representa, qual papel químico, a extensão do vieirismo.

Anónimo disse...

Adão e Silva na lista de Noronha, palavras para quê?
Essa lista não quis a contagem de votos no dia das eleições e preferiu parabenizar a lista do detido, acordaram agora ????

Anónimo disse...

Tambem eu Concordo com quase tudo. as pessoas desta direccao das duas uma, ou foram coniventes e nao servem ou foram distraidas/ausentes/incompetentes e nao servem. Qualquer pessoa honesta e competente, que ame verdadeiramente o Benfica e seja incapaz de permitir que os superiores interesses do clube sejam sequer beliscados (e o que aconteceu nestes anos foi bem mais grave que isso...) ja teria denunciado o que se passava e teria apresentado a sua demissao ha muito tempo. Ficaram ate ao fim , presenciaram calados vendas dos melhores jogadores titulares com planteis a serem desfeitos um ano apos outro, compras de jogadores as toneladas sem valor para o Benfica, comissoes provenientes destas transacoes estranhas, com valores ainda mais estranhos, OPA's descabidas (...) etc...
Agora a cereja em cima do bolo e o que se soube deste processo, com as gravacoes de reunioes a revelia de todos para venda do clube "nas costas de toda a gente", gravacoes de programas de televisao com o grande amigo Pinto da Costa em pleno Estadio da Luz etc...
Enfim, os desaforos, desonestidades, situacoes com falta de transparencia, incongruencias acumulam-se (mas "sempre" se acumularam...) Para mim e para pessoas como eu nao ha desculpa nem perdao para estes elementos que so clamam aqui D'el Rei depois da policia chegar quando presenciaram tudo isto durante tanto tempo calados. Agora e tarde... devia ter falado e acima de tudo agido antes... muito antes... Alem do mais, que tipo de benfiquista e que depois de saber que o presidente do seu clube permitiu que o canal do "Porto" fosse gravar um programa ao nosso estadio com autorizacao desse mesmo presidente a revelia (sera...?) de toda a gente, pode dizer que continua amigo dele...Que tipo de benfiquista pode dizer que depois de saber que essa pessoa permitiu um negocio escuro de venda de uma participacao qualificada das accoes da SAD "nas costas de toda a gente" continua a falar na "obra" desse presidente que nunca sera esquecida... Ou nao e sincero, ou e pouco inteligente ou a sua gratidao cega-o (cegou-o)... Sobre o jogador Rui Costa, para mim foi e sempre sera um dos melhores 10 que vi jogar! Grandissimo jogador cujas opcoes de carreira nem sempre foram as melhores e que a meu ver o prejudicaram (devia ter dado o salto da Fiorentina muito mais cedo e se o tivesse feito teria tido sem duvida alguma um papel ainda mais relevante no futebol mundial ) Talvez essa falha nas suas decisoes fosse premonitoria... e indicadora de futuras falhas no julgamento de situacoes que veio a viver e a presenciar na direccao da SAD do Benfica... Sinceramente custa-me a acreditar em desonestidade neste caso particular de Rui Costa, inclino-me mjito mais para falhas no julgamento e para uma grande gratidao que lhe tera tolhido a visao. E verdade que LFV inicialmente foi util ao Benfica e tera produzido obra. Tera ate em determinada altura ter participado no resgate do clube , mas de que serve salvar alguem das aguas onde se esta a afogar se de seguida se vai assassinar essa pessoa...?

Jaime Palha disse...

Infelizmente nem o Humberto Coelho serve. A concupiscência com os corruptos federativos matou-o para o Benfica. Para mim, pelo menos. Talvez Jesus Cristo, apesar de muito provavelmente ter assaltado caixas de esmolas.

O Benfica Sou Eu disse...

Caro Mário Rui

Obrigado pelo comentário.

Trocámos mensagens há 13 meses num post que o título era "Revolução no Plantel, na equipa técnica e na direcção" e onde o post falava obviamente contra Vieira e o Vieirismo.

Lembro-me que ficou surpreso por dizer mal de Luis Filipe Vieira e ao mesmo tempo falar em "melhor presidente".

Na altura disse lhe que "conheço muito bem a História de todos os presidentes do Benfica, sei que grande maioria teve 6 anos na presidência, sei que 2 dos nossos presidentes tiveram 8 anos - Bento Mantua e Borges Coutinho - e tendo em conta que LFV ja esta no Benfica há 17 anos, não é difícil concluir que é o melhor presidente do Benfica porque fez muito em muito tempo e não se pode comparar com nenhum outro que apenas fizeram "muito em pouco tempo."

Ou seja, eu tenho muitos presidentes que prefiro a Luis Filipe Vieira, mas é como comparar Rui Costa com Nene. Ate pode ser melhor o Rui Costa, mas o Nene tem quase 600 jogos de águia ao peito.

Nos 18 anos que Luis Filipe Vieira teve no Benfica é obvio que fez muito mais que quem teve 6 anos. Mas também lhe disse que "se com as condições que ele criou, falha redondamente na parte desportiva, então não serve para nosso presidente, mas não lhe tiro nenhum dos méritos na construção do "Universo Benfica" como lhe gostam de chamar."

Também lhe falei que será sempre reconhecido como o presidente que trouxe o Benfica para a modernidade e também sublinhei que desde 2008 disse muitas vezes, "muito mal dele".

Eu vivo bem com a memória e sei comparar o comparável e não comparar o incomparável.

Hoje só quero e desejo que na nossa história futura se possa limitar os mandatos e que mais ninguém fique no clube 18 anos.

Disse no post e repito que votei em LFV em 2003, 2006 e 2009. Apenas e só. Agora que LF esta fora quero retirar do clube toda e qualquer vestígio de Vieirismo, ficando com os profissionais do clube e SAD na tal estrutura profissional que as direções de LFV trouxeram para a modernidade.

Força Benfica

Alexandre Rodrigues disse...

Do melhor que li nos últimos tempos. Sobre os nossos estatutos concordo com a limitação de mandatos, mas chamo atenção que deveria ser obrigatório listas candidatas indicarem quem vão nomear para a SAD e também limitar no tempo a nomeação destes.

O Benfica Sou Eu disse...

Caro Alberto João, Mario Rui, Anonimos

Falou se que "Noronha é papel químico do Vieirismo" e das dúvidas "sobre o Noronha ser a melhor solução".

Eu não sei quem é o melhor presidente para o Benfica e estou a falar ao dia de hoje, sublinhando que Noronha Lopes até pode nem ser candidato.

O que eu disse é que ao dia de hoje, Noronha Lopes tem capital politico forte porque teve 35% de votos e foi à luta contra Luis Filipe Vieira, disse que Jorge Mattamouros fez uma trabalho importante nestes últimos meses, dando a cara numa altura importante e reforcei o papel do Movimento Servir o Benfica numa luta sem tréguas na defesa do Benfiquismo que aplaudo de pé.

Então reforcei que ao dia de hoje uma candidatura que venha deste eixo "Noronha + Matamouros + Servir o Benfica" parece me que será a que terá mais hipótese de derrubar o Vieirismo desde que não se cometam erros do passado e desde que se deixem de lado pessoas mediáticas que não interessam em nada à causa, neste momento.

Algum "anónimo" falou em Adão e Silva, mas Adão e Silva nunca pode ser candidato a nada no Benfica, já o negou e estará focado "noutro tipo de projecto" para organizar e celebrar os 50 anos do 25 de Abril.

Eu acho que há que aprender com os erros, mas também é importante reforçar que a 28 de Outubro de 2020, o Benfica estava em primeiro lugar do campeonato, ia na liderança da Liga Europa, os adeptos do Benfica achavam que iam ganhar tudo com JJ tinha se investido milhões e assim mesmo os sócios deram 35% a Noronha Lopes - com brancos e RGS chegou a 38% que não votaram em LFV.

É possível ganhar a Rui Costa e acabar com o Vieirismo !

Força Benfica


O Benfica Sou Eu disse...

Caro Alexandre Rodrigues

Obrigado pelo comentário.

Também concordo com a limitação dos nomeados para a SAD e com o anuncio dos nomes para a SAD.

Apareça sempre

Força Benfica

O Benfica Sou Eu disse...

Caro Jaime Palha

Acredito mesmo que aos 71 anos, Humberto Coelho poderia liderar uma candidatura forte à presidência do Benfica e ser uma alternativa muito forte para o pós Vieirismo.

Pelo que sei isso não é nem de perto uma opção ao dia de hoje.

Força Benfica

José disse...

É um post difícil porque muito extenso e aborda demasiados temas.

Daquilo que retiro:

1. Ataque ao Rui Costa por ter estado ao lado de Vieira durante todo este tempo.
Cada um tem as suas convicções e faz os seus juízios de valor, mas dizer que se auto-proclamou presidente é desconhecer como as coisas se passam e se passaram. Rui Costa foi indigitado presidente pela restante direção, numa situação em que os estatutos não são claros, mas em que era urgente e absolutamente necessário que o Benfica não caísse num vazio de poder, ou de esvaziamento de poderes, face ao momento crítico em que Vieira caiu.

2. Apologia do Servir o Benfica e Noronha Lopes.
Sobre este 2º ponto faz as seguintes afirmações:
- "...Movimento Servir o Benfica tem sido o mais activo e mais forte na defesa dos interesses reais do Benfica".
É com palavras que se vê quem defende os "reais interesses do Benfica"?
Sobre isto sugiro que vá ouvir a música "Paroles paroles", cantada por Dalida e Alan Delon, com atenção à letra (em francês).

- "...com o capital politico de ter estado contra Luis Filipe Vieira quando mais ninguém se chegou à frente"
A sério que ninguém mais se chegou à frente? Tinha a ideia que nas últimas eleições houve 3 candidaturas para além da de Vieira.

Quanto ao cortar o Vieirismo pela raiz, eu também concordo (há já muitos anos até, mas não sei se o meu vieirismo tem o mesmo significado do seu).
Se o que o preocupa são os vieiristas, não se preocupe. No dia em que a nova direção tomar posse, os "boys" do Vieira serão substituídos pelos "boys" do novo presidente. E os que continuarem professarão a "nova fé" mais depressa e com mais fervor que os renegados de Alcácer Quibir. Venha quem vier.
Só espero que Vieira não seja para o novo presidente o mesmo que Vale e Azevedo foi para Vieira. Uma desculpa para tudo.

Acho que em vez de andarmos aqui a discutir pessoas e as suas responsabilidades, se viu isto, se ouviu aquilo, se não intuiu aqueloutro (a seu tempo as responsabilidades nos negócios com dolo devem ser totalmente apuradas), devemos debater o que se pode e deve fazer para tornar o Benfica maior e melhor.
Esta é uma oportunidade histórica para isso.
Há abertura e disponibilidade da maioria dos sócios (presunção minha) para votarem alterações substanciais aos estatutos.Há muitos temas que deverão ser melhorados, sob pena de substituirmos o agora mauzão Vieira, por um outro messias (que passados uns anos nos frustrarão novamente).

Alguns dos temas que gostaria que fossem tratados:
-Número máximo de mandados e tempo de mandato.
-Regulamento eleitoral (nº de votos por sócio, votos das casas,...).
-Transparência e prestação de contas no clube e na SAD.
-Órgãos de fiscalização independentes da direção e VERDADEIRAMENTE fiscalizadores e que também prestem contas por isso.
-Definição de objectivos para o futebol, e para as modalidades.
-Remuneração dos órgãos sociais, principalmente os que exigem dedicação exclusiva e que têm de ser exercidos de uma forma profissional.

Sem se discutirem estes e outros temas, tudo ficará na mesma, apenas as moscas mudarão.
Ora, o que é necessário é mudar o que atrai as moscas.

Saudações benfiquistas,
PS: cada benfiquista tem a sua visão do que é melhor para o clube e acredito que até os "vieiristas" só querem o melhor para o Benfica. Há, no entanto, por aí muita gente a defender Vieira, com outro propósito: o de que no Benfica continuem pessoas que garantam, ou não ponham em causa, os sucessos de outros clubes.

O Benfica Sou Eu disse...

Caro José

Muito Obrigado pelo texto e pelas interessantes palavras.

Movimento Servir o Benfica angariou 11 000 votos para uma assembléia geral extraordinária e fez todos os esforços juntos dos presidentes da mesa para levar a bom porto a assembleia. Conheço bem a canção e as letras de "Parole Parole" e não são apenas "palavras" pois são acções muito claras.

Eram 3 candidatos as eleições. Não 3 candidaturas alem de LFV. um teve 62% , outro teve 35% e o outro teve 1%. Obviamente o capital politico em Agosto de 2021 é do candidato que há 9 meses teve 35%. Parece me óbvio, mas ninguém sabe se deste eixo Noronha + Servir o Benfica + Mattamouros sairá qualquer candidatura.

Cortar o Vieirismo pela raíz é mais que trocar pessoas. É um modus operandi manhoso, pouca transparência, comunicação paupérrima, cartilha para comentadores, dar prioridade às comissões e às contratações numerosas em detrimento de criteriosas, é pouca estabilidade de planteis com foco na rotatividade alta, etc...

Concordo com todos os temas que falou, das alterações estatutárias e acho também que os Vieiristas só querem o melhor para o Benfica, mas agora o que eles consideram o melhor é oposto ao que eu considero o melhor, mesmo sabendo que entre Benfiquistas há sempre mais a unir que a separar.

Apareça sempre

Força Benfica

Frank disse...

Sinceramente digo que e um prazer ler o grande Benfiquista que e o BENFICA SOU EU,e volto a repetir e pena que quem escreve assim somente escreva de 3 em 3 meses mas pronto e melhor que nada.
So nao estou muito de acordo com o Noronha Lopes e servir o Benfica falo mais por boca dos outros que pela a minha que nem sequer os conheco,o Noronha dizem que e um fiel seguidor do Vieirismo e nada muda com ele,servir o Benfica desde que caio o Vieira so tem atacado o Rui Costa e so quer eleicoes so fala em eleicoes,eu neste aspeto concordo com o Rui Costa neste momento o Benfica precisa de alguma tranquilidade a muita coisa em jogo,depois sim marcar eleicoes e quem ganhar correr com o Vieirismo nao pode ficar la ninguem ligado ao Vieira,depois se vera quem concorre as eleicoes e escolher o que mais interessa ao Benfica Vieirismo nunca mais a que erradicalo de uma vez por todas tem a palavra os socios.

Anónimo disse...

O APEGO AO PASSADO

Rui Costa nesta fase tem sido de extrema importância, pelos aspectos desportivos, permite estabilidade, quer pelas circunstâncias que envolveram a
renúncia do mandato daquele que era Presidente.
Em breve ultrapassado este tempo de transição, no aspecto desportivo independentemente das circunstâncias, sucesso ou insucesso, se iniciará o tempo de devolver o Clube aos Benfiquistas, Assembleia Geral, preparação eleições, alteração Estatutos, requisitos para que se possa ser membro dos orgãos directivos do clube, devolver a Benfica TV aos Benfiquistas etc.
Em minha modesta opinião, nesta próxima fase é importante ter uma direção de Benfiquistas, com poucas ou nenhumas ligações, ao passado recente, cujo processo terá continuidade e próximos capítulos nos anos mais próximos, o que pode ser prejudicial para o GLORIOSO mantermos lá pessoas com essa ligação.
Rui Costa, seria inteligente se afastar após este excelente desempenho nesta fase, libertaria o Benfica e se libertaria das amarras pessoais e de condicionamentos a um presidente, sem precedentes na história do Glorioso, que acabou detido por hipotéticos crimes no exercício das suas funções. Para o Rui, seria sabático, daria espaço a alguém independente e de bom senso que, numa mandato de 4 anos libertasse o Benfica de todos os males e inequivocos nos quais se envolveu, não ponham a culpa no exterior, nos outros,porque todos fizeram parte,foram parte do problema, assumam-no com elevação e Benfiquismo.
Passada esta fase dos próximos 4 anos, RC, hipotéticamente e não desejando fazer futurologia Sebastianista, ou de luzes, poderá ser sempre no futuro  um sério candidato, mas por vezes, como em tudo na vida,dar um passo atrás, não é sinónimo de desistir, mas de reflectir, e sem apego, mas com sabedoria voltar melhor preparado, servir melhor o GLORIOSO, e estar em sintonia com a sua verdadeira essência, colocar as coisas no seu lugar.
Fica aqui a sugestão ao RC, aos Benfiquistas, para reflexão presente e futura, outras existirão, de outros associados e Benfiquistas, todas serão bem-vindas, se tivermos sempre em consideração e consciência que essa nossa infíma colaboração é um grão de areia que pode contribuir para o todo de um Benfica melhor.
Num futuro próximo, num mandato de 4 anos, é crucial cortar com um passado recente, caso isso não seja feito, essa sombra desse passado se perpetuará, e estará sempre presente na vida de todos nós e do GLORIOSO .

Jose HG

Luis disse...

estive a ler com atenção mas,algo que diz como Vieiristas subentemde o QUÊ ? Eu como sócio tenho direito a votar, votei em Vieira ,agora sou o quê ? Um Vieirista ? Ou um Benfiquista ?
È o dono do blog pode escrever o que bem entender mas eu vou dizer o que sou sòcio com lugar cativo e benfiquista ,nunca recebi 1 cêntimo do Benfica ,gasto sim centenas de euros com o clube e serei sempre sócio seja qual for o presidente , porque o que me interessa é o Benfica e não A ou B ,não desejo que nenhum sócio seja catalogado como os Viscondes falidos fizeram.Depois do que escrevi vou dizer-lhe o seguinte em Dezembro de 2020 comentei a pessoas proximas que o Vieira já nas anteriores eleições não se devia ter candidatado, naaltura nada havia acontecido ainda por dois motivos ,as contratações efectuadas que nada acrescentaram e a politica de venda de jogadores que destroçaram o plantel , e concordo plenamente quando fala do Guerra pessoa que eu não posso ouvir , não tenho a BTV só para não o ouvir agora parece que vai a CMTV ,quando sair do clube vamos saber muita coisa tal e qual o Rui G da Silva que anda ai pelas esquinas a falar , o simples sócio não atura estas coisas quer é ver o Benfica ganhar ,mas digo mais os proximos anos serão dificeis se não nos juntarmos em tor no do clube e apoiarmos o proximo presidente .

RRicky disse...

Excelente post. Na mouche!

O Benfica Sou Eu disse...

Caro Anónimo JoseHG

Eu escrevi um post há 3 meses com o título "Obviamente demito-me" e sugeri que Rui Costa se demarcasse desta direcção e saísse da direcção, dando um sinal inequívoco da sua posição.

Não o fazendo, eu aplaudo que agora Rui Costa tenha ficado e faça a melhor gestão que saiba até 31 de Agosto. Todos concordamos com isso e nessa data espero que Rui Costa deixe a equipa com o melhor plantel possível, com a gestão financeira organizada para a época e com a champions assegurada e marque eleições imediatamente. Concordamos totalmente neste ponto.

Mais... A ideia que sugere de Rui Costa não se candidatar e dar um passo atrás, para dar dois passos na frente, eu concordo e muito.

Os próximos 4 anos são fundamentais e temos que por um lado limpar tudo o que de errado esta no clube e por outro lado se investigue tudo o que aconteceu nos últimos anos.

Aceitaria de bom grado essa opção, mas todos sabemos que isso é algo impossível de acontecer.

Caro Luis

Um Vieirista não é um benfiquista que votou no LFV. Isso faria de mim um Vieirista porque também votei e há poucos adeptos que nunca votaram no LFV. Mas sim, também os há e há blogs vizinhos que desde sempre fizeram disso bandeira e muito bem, pela coerência de opinião.

O que para mim são Vieiristas a abater são pessoas que ou viraram Vieirstas por dinheiro e temos muitos que o fizeram nos últimos anos ou pessoas que escreveram textos, foram a televisão e a programas de rádios defender o indefensável.

Ainda hoje na televisão portuguesa há Capristanos, há Pedros Guerras, há Calados e também há Mauros Xavier que há 3 semanas era um Vieirista convicto e como Rui Costa, não sabia de nada, não viu nada nem tinha dois dedos de testa para perceber que a nossa gestão era danosa há alguns anos.

Veiristas a abater são todos que fazem parte da propaganda e não o simples e humilde sócio que votou em Luis Filipe Vieira.

Mas quem andou em campanha, quem andou em propaganda, quem andou a defender o indefensável, terá culpa no cartório de tudo isto e serão obviamente adversários a abater na libertação do Benfica que eu defendo.

Caro RRIcky

Obrigado pelo comentário

Força Benfica

ChakraIndigo disse...

Amem
eu só votei uma vez em Vieira, ingenuamente acreditando que ele poderia ter mudado.
Mas depois da golpada dos estatutos, em 2010, percebi que continuava igual, mas mais maquiavélico.

A queda de Vieira pode servir para que se mantenha o vieirismo com Rui Costa, que não tem o mínimo de condições para ser Presidente do Benfica.

A pergunta que se põe é- como é que sócios que votaram Damásio, Vale e Azevedo e Vieira vão agora perceber o que está em jogo? A máquina de propaganda que estava ao serviço de Vieira continua por aí, como se viu no arremedo de entrevista de Rui Costa. Mais do mesmo, sem bigodes!

O mais provável é que tudo fique na mesma, falta capacidade critica nos sócios do nosso clube.

Viva o Benfica.

O Benfica Sou Eu disse...

Caro Frank

Obrigado pelo comentário.

Eu não escrevo de 3 em 3 meses... Estes últimos posts sim foram de 3 em 3 meses.

Eu escrevi com muita frequência nos últimos 13 anos num total de 574 "longos textos" de 2008 a 2018, o que em 10 anos e meio, anos dá uma média de quase 55 posts por ano, superior a um por semana - mas a verdade é que de 2019 a 2021 a minha motivação para escrever, desceu muito e muito por culpa desta direcção.

Não podia estar a dizer mal de tudo o que mexia e se fosse escrever era isso que ia acontecer.

Então poupei-me nalguns momentos mas assim mesmo escrevi 32 "longos textos" em 2 anos e meio o que dá aproximadamente um texto por mês de média.

Olhando para trás foi muito, muito mau o que se passou depois do "Penta perdido" e as razões estão à frente de todos nós. Não fosse um milagre de "Lage + Jonas + Felix e companhia limitada" que ganharam em 8 meses a Liga e Supertaça o Benfica tinha estado 4 anos sem ganhar nada! Repito Nada.

E tudo foi feito dentro do Benfica para que o Benfica não ganhasse nada.

Vou estar na luta contra o Vieirismo instalado e espero que o possamos erradicar do Benfica já nas próximas eleições.

Apareça sempre

Caro ChakraIndigo

Escreveu :

"A máquina de propaganda que estava ao serviço de Vieira continua por aí, como se viu no arremedo de entrevista de Rui Costa. Mais do mesmo, sem bigodes!

O mais provável é que tudo fique na mesma, falta capacidade critica nos sócios do nosso clube."

É óbvio que nos dias de hoje a propaganda conta e muito, mas cabe-nos a nós benquistas falarmos com o maior numero de sócios e fazer ver a todos os amigos, conhecidos, familiares que é obvio que o Rui Costa representa o Vieirismo e será "mais do mesmo, sem bigodes", como escreveu.

Se assim mesmo, com umas eleições limpas e democráticas, com votos contados no dia e com regulamento eleitoral sério, evoluído e cumprido, o Rui Costa ganhar, não nos restará outra opção que desejar o melhor para o nosso Benfica cerrando fileiras numa oposição forte e sempre a favor da transparência em todos os momentos.

Mas até às eleições o nosso foco terá de ser derrotar Rui Costa e o Vieirismo que ele obviamente irá representar.

Apareça sempre!

Força Benfica



Francisco Mourão Benitez disse...

Excelente post. Parabéns.

Viva o Benfica