sexta-feira, 22 de agosto de 2008
Já merecíamos o Ouro
Será muito bom no próximo dia 30 de Agosto, ver o estádio (desejavelmente) cheio para aplaudir os nossos campeões olímpicos nacionais que juntamente com Di Maria farão qualquer um de nós muito Orgulhoso.
É isso que sentimos quando se fala de Medalhas nos Jogos Olímpicos e mais ainda se essas medalhas vêem de nossos atletas. Garantimos três medalhas nos jogos com atletas que diariamente ostentam os nossos emblemas nas suas camisolas. Parabéns a todos eles e a quem continua a defender o Ecletismo como parte integrante dum projecto que não nos podemos alhear.
Força Benfica
quinta-feira, 21 de agosto de 2008
Primeira vitória na Volta
É assim que eu vejo o Benfica, e este Ecletismo é algo que sempre nos caracterizou. Apesar de ter sido descaracterizado com várias direcções, voltámos a competir em várias modalidades, em vários escalões e nalguns casos nos géneros masculinos e femininos.
Todo este rejuvenescimento das modalidades, é fruto de muito trabalho directivo que soube criar as condições para que o Benfica dê a marca e que cada secção tenha autonomia de gestão, desde que não dê prejuízo ao clube. O facto de todos os meses pagar a quota modalidades (apelo a quem tenha possibilidades financeiras de o fazer, para se associar a essa quota porque a julgar pela honestidade da nossa direcção e a fazer fé nos relatórios de contas, esse dinheiro é mesmo aplicado onde é mais necessário) faz com que a minha consciência esteja tranquila sabendo que também eu individualmente contribuo para as modalidades que mais necessitam do nosso apoio.
O ciclismo foi em tempos "um palco" de grandes rivalidades entre os grandes de Lisboa (e também com o FCPorto) e há quem defenda que ainda antes das guerras do futebol já se definiam muitas vezes preferências clubísticas através do ciclismo. O facto de termos a grande roda de bicicleta no nosso símbolo devia fazer com que este desporto fosse sempre obrigatório e competitivo porque faz parte da essência do nascimento do nosso Glorioso. Por isto , e não só, eu sempre fui a favor do ciclismo no Benfica, e mesmo com um esquema de quase franchising da marca Benfica a verdade é que o Benfica tem ciclismo e fazem falta os outros grandes neste circo.
Este ano o Benfica apostou forte com José Azevedo, Ruben Plaza e a grande contratação Cândido Barbosa - Português acarinhado pela generalidade dos compatriotas na missão de ganhar etapas ao contingente estrangeiro da prova - para a vitória na Volta a Portugal.
A verdade é que hoje o Benfica consegue pela primeira vez este ano uma vitória na sexta etapa da Volta a Portugal em bicicleta. Para Cândido Barbosa representa a sua centésima vitória em provas oficiais e não deixa de ser simbólico que o consiga de águia e roda de bicicleta ao peito.
Para o Benfica em termos de classificação geral, as coisas não têm corrido tão bem. O facto de termos Ruben Plaza no quarto lugar a 3.58m e Cândido Barbosa em nono lugar a 5.20m do camisola amarela fazem-nos acreditar que a tarefa de ganhar a volta em termos individuais é algo que se adivinha de muito complicado apesar de possível. O grande problema é que a equipa Liberty Seguros tem quatro ciclistas nos seis primeiros lugares e é obviamente a equipa líder da Volta.
Para quem investiu tanto nesta volta, a perspectiva de não vencer individualmente ou por equipas não deixará de ser uma desilusão, mas acredito que ainda falta muita corrida e que tudo pode estar em aberto, apesar das inúmeras dificuldades.
Para mim, o Benfica deverá ser competitivo em todas as modalidades. No ciclismo é obviamente uma equipa competitiva e mesmo que não se atinjam os objectivos nesta Volta, é incontornável que deveremos sempre continuar a respeitar o símbolo e a roda de bicicleta que cada dia nos lembram que deveremos ter sempre este desporto como prioritário. Doa a quem doer.
Força Benfica
terça-feira, 19 de agosto de 2008
Teremos um novo menino de Ouro?
Esta boa prestação Argentina muito se deve ao seu forte ataque que conseguiu marcar três golos à defesa menos batida de todo o torneio - o Brasil não tinha nenhum golo sofrido até este jogo - não sendo de todo alheio o facto de nesse ataque ter Aguero, Riquelme, Messi e Di Maria.
Di Maria foi contratado o ano passado sem férias, depois de um bom mundial sub20 que tinha ganho com a Argentina nesse verão. Passou por uma fase de adaptação normal e este ano com os tais "40 dias" de férias, que o seu pai afirma terem sido decisivos para esta boa forma no torneio olímpico, ganhou a titularidade nesta equipa "semi-galáctica".
Para o nosso Benfica é muito importante que se comece a apostar de forma constante e paciente em jovens que possam crescer, madurar e depois desfrutar desse trabalho de paciência no nosso clube e não apenas para gerar mais valias em futuras vendas.
Este ano espera-se de Di Maria que seja o ano da sua afirmação na nossa equipa, mesmo que isso signifique que não seja titular em muitos jogos. Não há nenhum problema se não conseguir a titularidade. No inicio terá que se adaptar a novos colegas, visto que está na selecção há várias semanas, mas sinto que pode realmente ter muitos minutos durante a época.
Com Reyes, Urreta e Di Maria o Benfica fica com um ataque "à esquerda" forte e penso que todos terão hipóteses de jogar. No entanto, acredito que Di Maria deve utilizar esta época como "parte integrante da sua fase de crescimento". É um jogador de qualidade, com talento e com aquilo que se denomina na gíria como "margem de progressão". E neste particular, Quique Flores e a sua equipa terão uma palavra decisiva em fazer que esta época seja fundamental neste crescimento.
Só espero que depois do ano não queira futuros voos, porque como disse antes, o Benfica não pode estar sempre a vender quando devia pensar mais em desfrutar da qualidade desses novos jogadores.
No imediato, que se torne o nosso menino de Ouro, e que junte ao título de campeão sub20 a medalha que todos desejamos neste fim de semana. Já temos a prata da Vanessa, e esperamos ainda "qualquer coisa" do Nelson Évora a juntar a ouro/prata de Di Maria.
Força Benfica
Sem papas na língua
A Vanessa tem 22 anos e é hoje a nossa maior atleta. Porque ganha muitas vezes em competição e porque tem aquele lado crítico, opinativo e muito determinado. Sei exactamente do que estou a falar porque já assisti a várias situações que provam exactamente o que aqui escrevo. E isso é determinante para um atleta deste calibre - a Personalidade, a Determinação e a capacidade de Sofrimento. Ela tem estas características com nota alta e comporta-se fora da competição com uma humildade própria dos grandes campeões. Por todas estas razões, a Vanessa é muito Grande. Representa este Novo Portugal competitivo, que alia o trabalho ao talento e sempre com muita vontade de ganhar.
«A alta competição não é brincadeira nenhuma. Não é fazer meia dúzia de provas, andar a receber uma bolsa e está feito. Muitos não vêem bem a realidade das coisas. Não têm a noção do que isto significa. Se calhar por termos facilidades a mais».
«Nunca na vida vinha para aqui para viajar e ver os Jogos. Para isso não vinha. Há pessoas a quem lhes é igual ficar em 50º ou 20º ou o que quer que seja. Nunca pensaria assim. Até ficava desiludida se pensasse dessa maneira. Os resultados é que me dão ambição para fazer melhor para a próxima. E nunca estou satisfeita».
«É como um trabalho. Tem de ser feito. Devemos trabalhar para o que fazemos, no meu caso o triatlo. Há dificuldades em Portugal em entender isso. Na alta competição deve haver objectivos concretos, pessoas em quem confiar a 100 por cento e nunca fazer as coisas só por si próprias. Ter sempre uma boa equipa, saber o que se quer, onde se está e o que significa alta competição».
É um grito de alerta, de quem aos 22 anos sabe que tem a vida à sua frente. Ser campeão olímpico é o grande objectivo de um atleta, e ela vai consegui-lo porque os grandes campeões aliam o tal talento que referi há pouco à paciência, que é determinante para atingir objectivos.
Obviamente que todos queríamos o Ouro, mas sabemos que esta Prata tem o cariz de nos educar a gerirmos as nossas expectativas e a pressão que (não) devemos colocar nos atletas que mais gostamos. Um dia esse Ouro será real. Hoje, a Prata fica-lhe bem e apesar de não gostar nada de misturar Benfica com selecção (porque nos Jogos Olímpicos todos têm PORTUGAL nas camisolas) é um motivo de orgulho enorme para todos os Benfiquistas.
Parabéns Vanessa. Por tudo o que tens feito e vais fazer na tua carreira, pela inspiração que és para todos os jovens que no triatlo, na corrida, na natação ou no ciclismo te vão ter como referência e pela maneira limpa que defendes as tuas ideias e os teus resultados - como se viu pelo fair play na hora da Prata para com a Australiana Campeã Olímpica.
És muito Grande.
"Tenho que pôr a pressão fora da minha cabeça. Esqueço todas as Taças que ganhei no Passado. Ignoro todas as expectativas para o futuro. E nado, pedalo e corro..." Vanessa Fernandes
Força Benfica e Força Nelson
domingo, 17 de agosto de 2008
As certezas de Cristian Rodriguez
Alguém que diga ao senhor Cristian Rodriguez que na brilhante época 07/08, o FCPorto perdeu a Supertaça e Taça de Portugal para o Sporting, foi eliminado da Taça da Liga pelo Fátima na primeira ronda e da Champions League nos quartos de final pelo Shalke 04, depois de ter perdido para a mesma competição de forma volumosa com o Liverpool por 4-1.
O "nunca" e o "sempre" são na maioria das vezes expressões perigosas pois ou são realmente confirmadas ou tornam-se expressões populares/orais que na verdade significam "quase sempre" ou "quase nunca".
O FCPorto acaba de perder a primeira Taça do ano - Super Taça 08/09 - e Cristian Rodriguez começou a entender que afinal o "sempre" que utilizou no dia 12 de Julho, foi despropositado, ridículo e proferido de forma extemporânea.
Obviamente que o FCPorto não ganha sempre e esta época não foge à regra. O que talvez dê que pensar ao jovem Uruguaio é que depois de ter "ajudado" a "quase descer" o Paris Saint Germain e depois de ter "ajudado" o Benfica a ter uma das piores classificações de sempre, já "ajudou" o FCPorto a perder o jogo de apresentação aos sócios contra o Celtic de Glasgow e "ajudou" igualmente na derrota contra o Sporting na Supertaça.
Estás em Grande , Cristianinho. Estás, estás... Que assim continues e que te vás dando por satisfeito ao "ganhar sempre o ordenadinho que demoraste 5 minutos a aceitar".
Força Benfica
quinta-feira, 14 de agosto de 2008
Primeira Convocatória de Queiroz
Vale o que vale, até porque é a primeira convocatória e para um jogo particular com uma selecção de segundo plano, mas não deixa de ser um facto interessante.
Tirando o Chelsea que dá quatro jogadores, o Benfica é o clube nacional com mais convocados, seguindo-se FCPorto com dois - Bruno Alves e Raul Meireles, e onze equipas com apenas um convocado.
Força Benfica
Marketing vs Estética
Todos nós, tendo em conta os tempos que correm, somos pessoas de Marketing. No nosso trabalho, como consumidores, como pessoas atentas ao que se passa no mundo global e capitalista, temos noções básicas de como esse mundo do Marketing se movimenta. Eu tenho por esta área uma especial predilecção e não raras vezes dou por mim a pensar em como o Marketing pode ajudar o Benfica sem perdermos com isso nenhuma da nossa identidade.
Acho que esta direcção tem feito um trabalho notável neste particular, sem comparação com nenhuma outra direcção do nosso clube e sem qualquer comparação com qualquer outro clube nacional. Os patrocínios das bancadas, dos pavilhões, das piscinas, do centro de estágio, das modalidades, das camadas jovens, na ocupação dos nossos espaços comerciais, na optimização global das nossas receitas, no aumento das receitas do merchandising, etc... Todo este item tem sido na minha opinião, trabalhado de forma superior.
No entanto, há coisas que o marketing exagera... Isto vem a propósito do azul tmn que mancha de forma devastadora a minha camisola oficial do Benfica. Digo minha, porque é a que está diante de mim, mas muitos dos que lêem podem olhar para a vossa e meditar no que vou escrever de seguida.
A estética é algo que está também ligada ao futebol e ao marketing. Aliás o design evoluiu muitíssimo nos últimos anos pela força do Marketing dos nossos dias e pela inovação que todos queremos/exigimos ao nível dos produtos e depois ao nível da comunicação desses mesmos produtos.
Todos sabemos que a Imagem Corporativa da marca de telefones que nos patrocina este ano tem esse azul tmn muito marcado em todas as campanhas de marketing dessa marca. Também sei que essa marca ao mudar de logotipo há pouco tempo, quer interiorizar essa mudança nas cabeças de todos os consumidores e o futebol será obviamente uma grande ajuda. Isto é facilmente entendido por todos nós que gostamos do fenómeno desportivo e o compreendemos também à luz do marketing.
No entanto e sabendo que o marketing é muito importante para as receitas dos clubes, não nos podemos esquecer que os clientes do Benfica são-no ainda mais importantes. Todos (repito todos) os Benfiquistas que conheço acham abominável o rectângulo azul bébé com a marca branca tmn no centro da nossa camisola encarnada. Isto é a pura verdade mas já agora agradecia que o primeiro Benfiquista que ache que esta camisola com este anúncio é esteticamente bonita, por favor apresente-se...
As marcas têm agências de publicidade que lhes tratam de arranjar várias formas de aplicar o seu logotipo em vários formatos, de várias maneiras, com manuais de utilização muito restritos. Acredito que o manual indica que a TMN não poderá utilizar o seu logo em branco sob fundo encarnado, como seria desejável, sob nenhuma condição. Tudo bem.
No entanto, a marca que está a ser utilizada no centro do nosso equipamento não é maior que a marca que temos nesta mesma camisola com uma águia bordada e com uma roda de bicicleta por baixo. Ou seja, a TMN paga para estar na nossa camisola porque acha que isso lhe traz vantagens e o Benfica aceita ter essa marca nas suas camisolas, a troco de alguns milhões, mas deveria fazer prevalecer a ideia que isso não pode acontecer de qualquer maneira.
A ligação do Benfica à PT é antiga e será duradoura, pois o contrato prevê mais alguns anos. Acredito que a direcção de marketing do Benfica, por serem pessoas de bom gosto, não gostam de ver o tal azul tmn no centro das nossas camisolas. Acredito que alguns dos designers da TMN serão Benfiquistas e também não gostam de ver essa mancha azul da sua marca TMN na camisola do seu Glorioso, acredito que alguns dos administradores da TMN serão também Benfiquistas e obviamente não gostam deste uso abusivo do azul tmn no nosso equipamento encarnado. Posto isto, a quem realmente serve este logotipo azul estampado nas nossas camisolas?
Serve à marca. Sim serve à marca, mas a marca não é algo tangível, apesar de ter um posicionamento que muitas das vezes tem características humanas. A marca tem clientes, como o Benfica tem clientes, adeptos, simpatizantes, sócios. A maioria dos clientes TMN são Benfiquistas a fazer fé nas estatísticas matemáticas e esses clientes não estão contentes com a tal mancha azul tmn na frente das suas camisolas. Os Benfiquistas que têm outras operadoras também não estão contentes com o azul tmn na camisola encarnada do Glorioso; a Adidas seguramente não está contente porque quando desenhou a camisola com encarnado, preto e branco não contaria com o tal azul tmn a manchar drasticamente a estética do seu design. Então afinal a quem serve esta mancha? Serve a marca. Ok, serve a marca. Já entendi.
Mas se os clientes não gostam, se o Benfica não gosta, se a Adidas não gosta, mas a marca exige que assim seja, porque é que o Benfica, Adidas e TMN não procuraram alternativas que esteticamente pudessem corresponder ao agrado de todos - Benfica, sócios e simpatizantes Benfiquistas, TMN e Adidas?
O BES que está presente na parte de trás da nossa camisola tem toda a sua Imagem centrada em vários tons de verde. Essa é a sua Imagem corporativa, mas na camisola do Glorioso versão 08/09 aparece imprimida em branco com fundo encarnado. Parece-me bem. Parece-me inteligente que alguém tenha pensado na estética, pois a estética tem uma ligação fortíssima ao marketing e aos efeitos desse marketing na opinião das pessoas.
Tenho a camisola do Benfica à minha frente e depois de tentar interiorizar estes conceitos e tentar ser imparcial deixando que as marcas façam o seu trabalho subliminar concluo que simpatizo com o Bes e detesto a TMN. É este o resultado prático da acção de marketing BES e TMN num cliente Benfiquista. Provavelmente serei o único, mas cada um sabe de si...
Força Benfica