terça-feira, 19 de agosto de 2008

Sem papas na língua

A Vanessa tem 22 anos e é hoje a nossa maior atleta. Porque ganha muitas vezes em competição e porque tem aquele lado crítico, opinativo e muito determinado. Sei exactamente do que estou a falar porque já assisti a várias situações que provam exactamente o que aqui escrevo. E isso é determinante para um atleta deste calibre - a Personalidade, a Determinação e a capacidade de Sofrimento. Ela tem estas características com nota alta e comporta-se fora da competição com uma humildade própria dos grandes campeões. Por todas estas razões, a Vanessa é muito Grande. Representa este Novo Portugal competitivo, que alia o trabalho ao talento e sempre com muita vontade de ganhar.

Depois da sua medalha de Prata, Vanessa Fernandes colocou o dedo na ferida dizendo o que muitos pensam, mas não ousam falar:

«A alta competição não é brincadeira nenhuma. Não é fazer meia dúzia de provas, andar a receber uma bolsa e está feito. Muitos não vêem bem a realidade das coisas. Não têm a noção do que isto significa. Se calhar por termos facilidades a mais».

«Nunca na vida vinha para aqui para viajar e ver os Jogos. Para isso não vinha. Há pessoas a quem lhes é igual ficar em 50º ou 20º ou o que quer que seja. Nunca pensaria assim. Até ficava desiludida se pensasse dessa maneira. Os resultados é que me dão ambição para fazer melhor para a próxima. E nunca estou satisfeita».

«É como um trabalho. Tem de ser feito. Devemos trabalhar para o que fazemos, no meu caso o triatlo. Há dificuldades em Portugal em entender isso. Na alta competição deve haver objectivos concretos, pessoas em quem confiar a 100 por cento e nunca fazer as coisas só por si próprias. Ter sempre uma boa equipa, saber o que se quer, onde se está e o que significa alta competição».

Estas palavras são absolutamente certeiras e ditas pela única pessoa medalhada - esperamos que Gustavo Lima na vela e Nelson Évora possam repetir este feito, sabendo que Naide Gomes acaba agora mesmo de ser eliminada na primeira ronda do salto em comprimento - numa altura que tem todos os olhos nacionais focados na sua figura.

É um grito de alerta, de quem aos 22 anos sabe que tem a vida à sua frente. Ser campeão olímpico é o grande objectivo de um atleta, e ela vai consegui-lo porque os grandes campeões aliam o tal talento que referi há pouco à paciência, que é determinante para atingir objectivos.

Obviamente que todos queríamos o Ouro, mas sabemos que esta Prata tem o cariz de nos educar a gerirmos as nossas expectativas e a pressão que (não) devemos colocar nos atletas que mais gostamos. Um dia esse Ouro será real. Hoje, a Prata fica-lhe bem e apesar de não gostar nada de misturar Benfica com selecção (porque nos Jogos Olímpicos todos têm PORTUGAL nas camisolas) é um motivo de orgulho enorme para todos os Benfiquistas.

Desejo que tenha muitos anos de sucesso com a águia e a roda de bicicleta ao peito, lembrando que este ano esses símbolos têm representação real ao mais alto nível no Glorioso - a águia vitória no Estádio da Luz, a Vanessa no Triatlo e a equipa de ciclismo na Volta a Portugal.

Parabéns Vanessa. Por tudo o que tens feito e vais fazer na tua carreira, pela inspiração que és para todos os jovens que no triatlo, na corrida, na natação ou no ciclismo te vão ter como referência e pela maneira limpa que defendes as tuas ideias e os teus resultados - como se viu pelo fair play na hora da Prata para com a Australiana Campeã Olímpica.

És muito Grande.

"Tenho que pôr a pressão fora da minha cabeça. Esqueço todas as Taças que ganhei no Passado. Ignoro todas as expectativas para o futuro. E nado, pedalo e corro..." Vanessa Fernandes





Força Benfica e Força Nelson


Sem comentários: