sábado, 25 de outubro de 2008

20 milhões de espectadores nos próximos 15 anos?

O nosso Estádio da Luz celebra hoje o seu quinto aniversário. Lembro-me perfeitamente desse 25 de Outubro de 2003 e sei que as lembranças desse dia ficarão para sempre na minha memória. Passei muitas e muitas vezes pelo novo Estádio em construção e fui analisando por fora toda a evolução da obra desde os tempos em que víamos essa mesma construção do Estádio antigo até ao ponto em que já não havia sequer Estádio antigo. Tive uma ou outra oportunidade de acompanhar as obras por dentro, que sempre recusei a pensar no exacto momento em que entrasse no novo Estádio da Luz.

Sei que por motivos profissionais tive que viajar do norte para Lisboa e voltar ao Norte de Portugal imediatamente depois do jogo, fazendo com que chegasse pouco tempo antes do apito inicial. Não assisti a toda a festa envolvente antes do jogo e quando cheguei lembro-me que já estava o estádio completamente cheio.

Comprei um bilhete de terceiro anel - afinal o mítico terceiro anel também existe no novo Estádio - e fui bem lá para cima, sozinho, molhado da chuva que se fazia sentir lá fora. A primeira impressão que tive ao subir as escadas deste novo terceiro anel é que o "cimento" do novo Estádio estava à vista como acontecia no antigo Estádio. Senti uma sensação algo similar ao que vivi muitos anos ao subir o Estádio antigo. Gostei. Quando cheguei lá acima senti as mesmas semelhanças. Antes de entrar na porta que me levaria ao meu local, senti uma vez mais que o passeio com vista para a rua me fazia lembrar o antigo Estádio o que sinceramente me alegrou bastante. Quando entro no Estádio e vejo as 60 000 pessoas em festa fiquei feliz, mas a verdade é que foi uma felicidade nostálgica e não entendi bem porquê. Seria por estar sozinho, distante dos meu habituais companheiros de "bola"? Seria por estar o tempo cinzento de chuva a fazer com que o meu estado de espírito fosse ele também cinzento? Seria um último momento de saudades do antigo estádio? Não entendi mas sei que passou rápido. Não me lembro do jogo... Passei muito tempo a avaliar tudo o que tinha a ver com o Estádio que acabo por não ter grandes recordações da partida de futebol propriamente dita. Também não era importante...



Sempre fui defensor do novo Estádio apesar de sentir que foi no antigo que o Benfica se fez Glorioso. Na vida, as mudanças não são fáceis mas esta mudança era essencial, imprescindível O conforto que os "novos clientes" do desporto exigem não eram minimamente compatíveis com o que oferecia o nosso antigo Estádio e as receitas anexadas a esse Estádio eram absolutamente irrisórias quando comparadas com as receitas geradas por este novo Estádio.

Parabéns ao Benfica pelo quinto aniversário do Estádio de todos nós.

Parabéns também pelo número absolutamente notável de 5 milhões de espectadores em 5 anos. No entanto, os próximos anos têm que mostrar um potencial ainda maior de ocupação do Estádio. Este é o grande desafio da próxima década. O Benfica nos próximos anos vai fechar o project finance acabando de pagar este grande investimento e desenvolver uma série de projectos que podem gerar receitas extraordinárias muito importantes - teremos seguramente mais sócios (mas não tantos mais sócios assim); teremos mais novas receitas com as negociações dos contratos de merchandising, da marca de equipamentos (Adidas ou outra marca), do naming das bancadas e do próprio nome do Estádio; teremos seguramente receitas extraordinárias associadas aos novos contratos de transmissão televisiva e teremos obviamente novas receitas geradas pelas novas tecnologias e por novos meios de distribuição da marca Benfica.

Tudo isto me parece óbvio e fico muito feliz por neste particular as contas irem tão controladas e sustentadas, fazendo com que o Benfica possa realmente sonhar em voltar a ser um grande da Europa, mesmo num campeonato que gera muito menos receitas que campeonatos vizinhos.

O que me parece que tem de ser feito neste momento é uma campanha de "quase marketing social" como nós vimos em outras áreas da nossa sociedade, em vários meios - TV, imprensa e outdoors. Como exemplo temos as campanhas de sensibilização para a utilização do cinto de segurança, campanhas de sensibilização para a redução do álcool em situações que envolvem condução, a prevenção da SIDA com a promoção da utilização sistemática do preservativo, etc... Estas são campanhas que não se medem no "fim de semana seguinte" mas sim na década seguinte.

O Benfica tem de traçar objectivos claros nesta matéria. Nos próximos 15 anos devemos ter 20 milhões de espectadores no Estádio, o que pensando na hipótese de ter 400 jogos nesses mesmos 15 anos - nestes 5 anos tivemos 131 partidas - dará uma média de 50 000 espectadores, contra a (boa) média inicial de 38 000 espectadores nestes primeiros 5 anos.

Eu conheço todas as teorias que nos dizem que o nosso tecido urbano não se compara com o de Madrid ou de Barcelona, que a nossa competitividade no campeonato é incomparável a outros campeonatos, que temos jogos da taça da liga e da taça de Portugal que muitas vezes não são grande conteúdo para quem vai ao Estádio, mas tudo isso são as ameaças que temos de transformar em oportunidades.

Quem gosta do Benfica e se habitua a ir ao Estádio, terá esse hábito para sempre. O conforto que temos neste Estádio, aliado a um ou outro requisito tecnológico que nos permitirão ver outros ângulos do jogo no telefone ou em outras quaisquer máquinas portáteis, ajudarão a viver uma experiência muito melhor no estádio do que no sofá de casa.

Claro que estas campanhas de "marketing social" que falava há pouco deviam ser pensadas e executadas pela própria Liga e cada clube potenciava essa campanha com outras campanhas mais localizadas, mas é importantíssimo que as pessoas sintam o apelo do Estádio.

Todos sabemos que quanto melhor a performance da equipa, melhor o desempenho da bilheteira - sempre foi e sempre será assim. No entanto, também sabemos que nos próximos anos teremos momentos bons e momentos maus e também sabemos que ter gente no estádio pode estar directamente ligado à venda de mais cativos - outro importante factor de receita do clube. Apesar de sabermos que os cativos não vão a todos os jogos e muitas das vezes temos "bilhetes vendidos" no cartão de cativo com lugares vazios, é fundamental aplaudir o esforço feito pela direcção e administração em fomentar o apelo ao cativo. Essa pode passar por ser uma das soluções mas não é seguramente a única.

Dizia o nosso administrador Domingos Soares Oliveira hoje em pequena entrevista ao jornal "A Bola" que o Newcastle mete 20 000 pessoas a almoçar em dias de jogo no seu Estádio. Obviamente que essas receitas extraordinárias são fruto duma cultura de Estádio diferente da que temos em Portugal. Nos jogos de basket da NBA é normal vermos pessoas abandonar a sala durante o jogo para ir jantar e mesmo que não vão jantar, todas as pessoas comem ou bebem algo durante o jogo. No Estádio da Luz mais importante que pensar nas receitas extraordinárias associadas ao jogo - merchandising, alimentação - temos de focar no número de espectadores que em média se deslocam ao nosso Estádio e analisar que variáveis externas ao jogo, ao plantel, ao sucesso da equipa, podem ter ou não influência nessa deslocação de pessoas ao Estádio - estacionamento, transportes públicos, acessibilidades, hora do jogo, etc...

Temos visto que as Casas do Benfica têm feito um trabalho notável na gestão e organização de excursões que de alguma maneira habituam as pessoas a vir mais vezes ao Estádio. Não tenho dúvida que uma geração mais nova tomará conta dos destinos dessas mesmas Casas do Benfica e provavelmente outras formas mais criativas de trazer pessoas ao Estádio serão desenvolvidas.

Um dos factores que traria muito mais excursões ao Estádio da Luz era voltarmos a ter jogos à tarde porque isso permite que se volte a casa em tempo útil. Não sei se num futuro próximo isso será realmente possível. Estou convencido que há leis em Portugal que podem mudar e uma delas é essa proibição de se transmitir televisivamente jogos que colidam com outros jogos de divisões inferiores. Não sei se o Pay Per View individual influirá nesse particular - em Espanha podemos comprar jogos de Pay Per View que se desenvolvam a qualquer hora - mas sempre tive a noção que quanto mais cedo for o jogo, mais gente levará ao Estádio.

As soluções para chegar a este mágico número de 20 milhões de espectadores em 15 anos são muitas - umas de fácil implementação, outras muito complicadas - mas penso que poderá ser possível chegarmos a um número próximo dos 20 milhões de uma forma realista.

Neste momento apenas nos resta celebrar o maravilhoso número de 5 milhões de espectadores em 5 anos em 131 partidas e esperar que amanhã possamos chegar aos 5000 golos marcados em todas as competições. Noutros tempos, noutro Estádio, pedir-se-iam os 5-0, mas eu apenas peço a vitória...



Força Benfica


Sem comentários: