segunda-feira, 6 de outubro de 2008

Precisa-se Fato de Macaco

Faltou tudo a este Benfica hoje, mas o que mais me preocupou foi a apatia geral da nossa equipa. Sinto que há jogos que o Benfica nunca entra, e este foi um deles. O resultado foi-nos favorável, porque se alguém merecia ganhar o jogo, não seríamos nós seguramente. Quase que com alguma luta e felicidade conseguimos alcançar o objectivo da vitória, mas seria obviamente uma vitória injusta.

O que alguém tem de entender rapidamente (espero que Quique e sua equipa técnica) é porque voltamos constantemente a desequilibrar o que parece equilibrado. Com o Paços de Ferreira tivemos atitude, raça, força e mesmo que o resultado fosse 4-4, não teríamos dúvidas da vontade de ganhar da equipa. Pensava que com Quique, jogos como este de Matosinhos tinham terminado, mas pelos vistos ainda falta algum trabalho neste particular. Hoje pareciam depressivos, tristes, sem nenhum tipo de "ganas" de ali estar. Parece que qualquer um daqueles jogadores esperava o apito final como uma salvação para poderem ir para junto das famílias ou para ver/fazer qualquer coisa mais interessante que estar a jogar com a camisola do Glorioso.

Isto mudará. Não tenho dúvidas que tem de mudar, porque o Benfica hoje, voltou a ser igual ao de Chalana, de Fernando Santos e de mais outros que têm passado por aqui nos últimos anos. Voltámos a estar dormentes, sem a mínima noção da importância e de respeito pelo nosso clube. É passageiro, seguramente.

Teria sido bom que se safasse o resultado, porque assim poderíamos aprender e tirar ilações com 3 pontos no saco, mas isso não foi possível pela simples razão que por vezes, ainda há justiça no futebol. Pena, porque ficámos sem três pontos na recta final da partida.

Era muito, muito importante que se tivessem ganho os três pontos hoje e eu próprio tenho referido que neste momento em que a equipa cresce (hoje nem cresceu, nem evolui, e até parece que regrediu) o resultado será sempre o mais importante. As exibições boas chegarão com o tempo e agora será importante prevalecer o resultado. Apesar de tudo, ganhámos 1 ponto a uma equipa que há quinta jornada só perdeu 1 jogo. Para a próxima jornada prestará vassalagem nas Antas e perderá o segundo, porque no futebol há coisas que nunca mudam. Ou talvez não... Veremos.

Perdemos uma oportunidade de ouro para irmos descansar na pausa de selecções com o primeiro lugar da Liga, mas temos que ser pacientes e sentir que tendo em conta o cenário trágico que se apoderou do nosso inicio de época, estar dois pontos atrás do FCPorto não é nada de embaraçoso, nem que nos possamos envergonhar.

Mas uma coisa torna-se imediatamente clara a quem entende minimamente de futebol. Se continuarmos com esta atitude nos jogos fora, (especialmente nos jogos em campos que não se assemelham a uma Liga Europeia) o Benfica não ganhará muitos desses jogos decisivos. Como eu sou dos que acredito que tudo se aprende e a evolução faz parte do ser Humano, espero que todos entendam que nestes campos que mais parecem da segunda divisão Turca se perdem e ganham campeonatos e que sem fato de macaco a vitória não aparecerá em nenhum destes campos...

Será tudo melhor se alguém convencer a equipa a puxar do fato de macaco. O fato de gala tem de estar guardado para palcos maiores e melhores, como o Estádio da Luz.

Apesar de tudo, safou-se o resultado.

Força Benfica

2 comentários:

Anónimo disse...

mota 1 flores 1

Coluna dÁguias Gloriosas disse...

Quem devia dar o exemplo, o capitão de equipa, não deu, depois espero que o Benfica não volte a fazer jogos destes sempre a seguir aos jogos da Uefa...

Para isso mais valia ter sido eliminado pelo Nápoles...

O que interessa é o Campeonato, o Benfica têm que ser e deve ser Campeão Nacional esta época.

Saudações Gloriosas