sexta-feira, 10 de outubro de 2008

Senhor empresário, quem manda aqui somos nós!

Li hoje n' "A Bola" afirmações do empresário de Cardozo que me deixaram estupefacto. Diz o senhor Pedro Aldave que "apesar de ser feliz no Benfica, se as condições do contrato não melhorarem, se calhar é melhor o Cardozo mudar-se".

Também li esta semana no mesmo jornal que Rui Costa pensa em renovar o contrato de Cardozo e de Nuno Gomes - que termina em Junho 2009. Nesse dia não entendi o porquê da renovação de Cardozo e obviamente que aplaudo a renovação de Nuno Gomes pela simples razão que numa altura da carreira os jogadores passam a ser símbolos e se temos um dos nossos símbolos recentes há anos e anos no estaleiro - Mantorras - quem é que pode ter dúvidas na renovação do nosso único avançado da selecção nacional com 150 golos marcados ao serviço do Benfica?

O que me surpreende é a urgência na renovação do contrato do Cardozo. Pelos vistos o atleta tem contrato até Junho de 2012 e tem uma cláusula de rescisão de 50 milhões de euros. Fantástico contrato. O jogador quer ser aumentado. Eu acrescento que todos os jogadores num determinado momento do contrato querem ser aumentados e os clubes nalguns casos devem ter isso em consideração. Uma das vezes em que se deve rever o contrato é porque queremos aumentar a cláusula de rescisão e blindar o jogador de propostas mais tentadoras. Neste caso, isso não se verifica porque com uma cláusula de 50 milhões de euros, o Benfica não tem neste momento interesse ou urgência em aumentá-la.

Então a quem serve a renovação de Cardozo e com que objectivos se fala duma renovação de contrato depois de 16 meses no Benfica e com mais outros 44 meses até ao final do contrato? Só interessa ao jogador e ao seu empresário. A mais ninguém...

Estas frases ameaçadoras próprias de empresários muito manhosos (sim manhoso é a palavra certa) são na minha opinião autênticas bombas que se enviam para a cabeça do jogador primeiro, para a direcção em seguida e para o restante plantel por último. Existem neste momento jogadores com contratos que acabam antes de 2012, com cláusulas muito mas reduzidas e que não têm propostas de renovação. Que pensarão eles da renovação de Cardozo , sabendo que faltam 3 anos e meio até ao final desse contrato? Então o que realmente quer este empresário? O mesmo empresário que disse que se o Cardozo fosse Brasileiro, Espanhol ou Argentino não teria sido castigado por Quique Flores. Mas quem é que este senhor pensa que é? Não há ninguém que peça uma reunião com este senhor e lhe ensine que quem manda no Benfica não é ele? Não há ninguém que lhe diga que o silêncio dos empresários para com a imprensa deve ser uma regra de ouro, especialmente se os seus jogadores tiverem contratos longos por cumprir com cláusulas de rescisão acordadas por ambas as partes?

Se Cardozo e o senhor empresário aceitaram receber por mês um valor x, uns prémios de jogo por valor y e uma cláusula de rescisão de valor z (por acaso esta sabemos que é de 50 milhões) porque razão agora diz ele que "apesar de ser feliz no Benfica, se as condições do contrato não melhorarem, se calhar é melhor o Cardozo mudar-se". Mas mudar-se para onde? Quando? Quem pagará a cláusula?

É fundamental ser forte com esta gente e mostrar coragem, ensinando-lhes olhos nos olhos que quem manda e quem decide as renovações dos jogadores do Benfica é o seu director desportivo, nos timings que bem entender.

Não podemos aceitar pressões de ninguém - pais, amigos, empresários, etc... - sob pena de ficarmos reféns da manhosice desta gente sem escrúpulos.

Conheço bem este tipo de pessoas e sei bem o que pretendem. Espero que o Rui Costa consiga ter mão neste tipo de gente porque o nível é tão baixo que será complicado para Rui Costa descer abaixo da sua média. O mais fácil é falar de cima e esperar que a ralé oiça e entenda que quem tem a faca e o queijo na mão somos nós. E isto pode ser explicado sem gritos e a falar devagarinho, porque além de manhoso este senhor já revelou que é pouco inteligente. Assim devagarinho, pode ser que entenda o essencial - "Esteja caladinho e quando quiser falar sobre o que quer que seja relacionado com o seu jogador, o número do meu telemóvel é..."

Eu não sei quanto Cardozo ganha e até admito que possa ganhar menos do que merece ganhar - duvido que ganhe mal porque com uma cláusula de 50 milhões de euros, mal não ganhará... Admitindo que pode e deve ser aumentado e que estrategicamente o Benfica vai aumentá-lo, o que não pode acontecer é ser no timing do empresário ou que o jogador use as birras e os maus humores para ser aumentado consoante o seu timing.

Quem manda no Benfica somos nós. Neste caso o Rui Costa e a direcção. Nunca um Paraguaio aqui mandou e não será este o primeiro - nada contra os Paraguaios, mas desta laia, sinto que pouca falta cá fazem...

Força Benfica e Força Cardozo, onde mais de ti precisamos - no campo...

2 comentários:

Anónimo disse...

um post fantástico!
eu li estes dias, já nao me lembro onde foi, que o cardozo está longe dos mais bem pagos no benfica, e considerando a sua importancia no SLB nao achei estranho a sua renovacao.
agora esta empresário... mais vale estar calado.

Anónimo disse...

http://www.abola.pt/nnh/ver.aspx?id=150362

Cardozo sobre este assunto.