quarta-feira, 10 de junho de 2009

O tiro pela culatra...

Já passaram mais de 24 horas sobre a tristeza que se abateu nalguns Benfiquistas ontem, e hoje penso que já se pode opinar de forma mais calma acerca das incidências da noite passada.

Primeiro, vou falar da entrevista de Vilarinho na TVI24. Estando no estrangeiro não tive oportunidade de ver a entrevista em directo do nosso presidente da assembleia geral que na prática é o representante de todos os sócios do Benfica na estrutura do clube. Quando li na net que haviam frases polémicas - que tiradas fora de contexto eram autênticas bombas - tentei informar-me e vi que a TVI24 emite em directo na internet, podendo ver a repetição desse mesmo programa num horário mais tardio.

Vi todo o programa e analisei cada uma das suas frases. O primeiro ponto que tenho de ressalvar e que senti ao ver esta entrevista foi Pena... Não é um sentimento nobre eu sei, mas foi o que senti - Pena dum senhor que me lembro de apoiar em alguns jantares no ano 2000 e Pena daquele Presidente que mais alegria me deu em ser Benfiquista numa célebre noite de eleições.

Nesse dia 27 de Outubro de 2000 estava nos Estados Unidos. Deixei o meu cartão a um familiar para que pudesse votar por mim, mas ainda hoje não sei se algum dia chegou mesmo a votar - ele diz que sim mas se calhar ficou mesmo pela longa fila... As tecnologias de voto não eram tão evoluídas quanto hoje e sei que passei o dia nervoso a pensar no que poderia acontecer ao meu Benfica se Vilarinho não ganhasse as eleições. Pelas 7pm andava eu sozinho nas ruas de New York a fazer tempo para um jantar que tinha programado e recebo a chamada de Portugal com a boa nova... "Vilarinho Ganhou as Eleições" dizia me do outro lado da linha uma apoiante indefectível de Vilarinho e minha grande amiga de sempre.

Estava sozinho e sozinho fiquei mais uma hora ou talvez menos. Estava eufórico... A euforia era interior e sabia da felicidade que tinha dentro de mim. Apoiei inequivocamente Vilarinho nessa campanha e sem ter sido um "mouro de trabalho", estive como bom sócio em alguns jantares com o candidato, em algumas sessões de esclarecimento e quando a boa nova chegou a New York tive o maior orgulho nos meus consócios. Não somos obviamente um clube de burros, um clube sem inteligência, um clube populista... Esse é o posicionamento que alguns teimam em fazer passar e nesse dia senti um turbilhão de emoções no individual. O jantar era com pessoas a quem o Benfica lhes diz pouco e dessa noite lembro que alem da vitória do Meu Benfica acabei por cruzar-me no restaurante com o Magic Johnson e trocar palavras de ocasião com um dos ídolos de sempre - apesar de eu jogar mais do lado do Jordan.

Ontem quando sentia Pena deste Senhor (sim com "S" grande) lembrei-me de tudo o que este homem fez num determinado momento para que o Benfica não acabasse. Também me lembrei das (muitas) coisas erradas que fez, nomeadamente o despedimento do Mourinho e outras coisas de índole desportiva.

Quando ontem Vilarinho se esquece que é o presidente da mesa da assembleia geral do Benfica afirmando que não vão haver candidatos em Julho, como não haveriam candidatos em Outubro e quando diz umas quantas frases de apoio inequívoco a Luís Filipe Vieira está a tomar partido por um candidato, quando o seu papel não é obviamente esse. Tive Pena por ele...

Tive Pena quando bate com o punho na mesa e afirma que:

"Estou farto de benfiquistas. Prefiro trabalhar com sportinguistas do que com benfiquistas que se estão sempre a queixar. Benfiquistas sou eu mais 10 ou 20."

Aqui a Pena é quase reforçada pela tristeza que deve ser para um Homem que já foi presidente do Benfica desconhecer de forma tão profunda o seu clube do coração. Quando Vilarinho afirma esta frase atrás transcrita e acreditando nele, sinto que a sua entourage ao longo dos anos deve ter sido muito fraquinha... Deve se ter rodeado de muito más pessoas - que por acaso eram Benfiquistas - e deve ter ido muitas vezes para o camarote presidencial em vez de ir mais vezes para o terceiro anel, onde se sente o verdadeiro Benfiquista, hoje e sempre.

Deve estar a falar dos tais notáveis que não pagam bilhete no Estádio - se calhar nem quotas - e ainda escrevem nos jornais, falam nas TV como os "tais" notáveis do nosso Glorioso e que no final só querem estar na tribuna, comer e beber grátis... Eu conheço bem demais este meio dos notáveis do Benfica e sei que na minha área profissional os bilhetes para esse lado do Estádio aparecem de várias maneiras. Nunca troquei o meu sítio do costume por esses bilhetes e se eu mandasse essa gente poderia não pagar bilhete, mas nunca de forma sistemática e apenas lhos dava sempre que se verificasse a qualidade de sócio com quotas em dia...

Não suporto uma certa corja de pessoas que aparecem de vez em quando a dizer mal e a opinar - o mundo artístico/politico/gestão/jet set é pródigo nisso - e na verdade não sentem nem amam o Benfica como qualquer um dos que eu vejo semanalmente nos pavilhões ou no nosso terceiro anel.

E se é esta gente com que Vilarinho se cruza no estádio, nas direcções que trabalhou antes de ser presidente ou no que ele conhece da vida de cada uma dessas pessoas eu desculpo-o. O problema é da sua amostra. Por isso é que todos os verdadeiros Benfiquistas se sentiram ofendidos com esta frase e com outras - nomeadamente quando diz que "o título de basquetebol não me diz nada. Já sei que amanhã vou ser criticado mas as modalidades são um sorvedor do dinheiro do futebol". Senhor Vilarinho, não seja assim... Desfrute do Benfica, tente aproveitar o que lhe resta de Benfiquismo e lembre-se que você foi fundamental na História recente do Benfica e será melhor lembrado quando mais inteligente e sensato for o seu discurso.

Por falar em discurso sensato, Luís Filipe Vieira ainda não falou, mas Vilarinho mostrou um pouco o que vai na alma do Presidente. Pensou Luís Filipe Vieira que com esta decisão unilateral de provocar eleições antecipadas os Benfiquistas iam entender e aplaudir unanimemente esta decisão. Pois mais uma vez provou que é pouco inteligente para algumas questões. O tal feeling e a tal intuição que por exemplo Domingos Soares Oliveira referiu como característica do nosso Presidente na mais recente entrevista à nossa Mística, não servem para tudo...

Hoje as vozes Benfiquistas fizeram-se ouvir, criticando na sua maioria a decisão do nosso Presidente. Os blogs - salvo raras e honrosas excepções - são totalmente críticos e têm caixas de comentários cheios de críticas a esta decisão, o povo real que liga para os programas de opinião publica de TV e rádios deste nosso Portugal que acham que o "coitadinho" do Veiga já não pode concorrer e "isso não está bem"...

A pior coisa que pode acontecer em Portugal é que alguém passe por "coitadinho" e outro que passe por "abusador" ou "pouco democrático". Nem o Veiga é um "coitadinho", nem o Vieira um total "abusador/ditador" mas o posicionamento de cada um começa a ter nova definição, depois da decisão de Luís Filipe Vieira. Por isso é que lhe saiu o "tiro pela culatra"... Ele que pensava que hoje ia rebentar com a concorrência em nome da estabilidade, viu escarrapachado na opinião publica precisamente o contrário do que havia interiormente previsto.

Hoje até Bruno Carvalho começa a ter mais apoiantes, coisa que ontem era impensável... Tudo na óptica tão Portuguesa da valorização do coitadinho e da culpabilidade do vilão.


Ninguém veja nestas palavras uma definição exemplificativa e real do coitadinho e do vilão. Nada disso. Eu tenho muito claro o que é que cada um representa nesta história, mas a verdade é que esta decisão foi precipitada e como muitas das decisões do nosso Presidente pouco inteligentes e teimosas. A teimosia com que defendeu muitos dos projectos de sucesso nestes 6 anos é a mesma teimosia com que defende e defenderá más ideias. Para umas coisas é bom ser teimoso, para outras é mau. Por isso é que no que toca ao Benfica prefiro sempre deixar que a sensatez me ajude a opinar e se fosse Presidente além da sensatez, utilizaria a inteligência, a tranquilidade e ao mesmo tempo a Paixão para que o equilíbrio da decisão fosse equitativo entre a gestão e a definição clara do que é ser Benfiquista.

A maioria dos analistas também acham que Luís Filipe Vieira não devia contratar ninguém até dia 3 de Julho. Devo ser a única voz discordante desta opinião, mas eu defendo o contrário.

Não contratar ninguém neste defeso é prejudicar o Benfica de duas maneiras. Primeiro e por tudo o que escrevi ontem, toda esta trapalhada de eleições antecipadas só favorece o candidato Luís Filipe Vieira não favorecendo em nada o Sport Lisboa e Benfica. Se alem disso ainda formos prejudicar o clube com a impossibilidade de afinar as rescisões, dispensas ou contratações então seriamos prejudicados duplamente.

Desconheço o que legalmente se pode ou não pode fazer mas não quero acreditar que o Benfica terá um mês parado a partir de agora. É apenas a minha opinião e conhecendo o que todos conhecemos deste nosso teimoso Presidente só tenho que admitir que nem lhe passará pela cabeça parar a gestão normal do seu dia a dia como ainda Presidente do clube.

Hoje sinto que há aqui três hipóteses para o nosso clube ao nível de candidaturas.

Por um lado, a hipótese de ninguém se apresentar é algo real apesar de Bruno Carvalho e o tal Movimento "Vencer Vencer" afirmarem que vão até ao fim e decididamente às urnas.

Outra hipótese era termos muitas candidaturas espontâneas e do povo que é realmente a maior massa crítica do Benfica. São apenas necessárias 250 assinaturas para qualquer um de nós ser candidato a Presidente do Benfica. Posto isto podíamos ter dezenas de candidaturas para mostrar a dinâmica do nosso clube. Esta para mim seria uma das boas hipóteses - mostrar a Luís Filipe Vieira que afinal há 1001 opiniões e que cada um de nós pode ser Presidente ou dirigente como Cosme Damião foi, acumulando inclusivamente como jogador da nossa equipa. O Benfica não é dos notáveis e quando ontem Vilarinho disse que não haveriam candidaturas em Julho ou em Outubro demonstra confundir análise eleitoralista com desejo ou vontade pessoal.

Outra hipótese seria o aparecimento dum candidato Obama do Benfica, que em 3 semanas poderia candidatar-se e apresentar-se numa única candidatura apoiada por todos os que não se revêm neste nosso Presidente, sendo o rosto duma real candidatura vencedora. O problema é que o Barack Obama nos Estados Unidos demorou 2 anos a mostrar quem era e neste momento não seria possível fazê-lo em 3 semanas. Mas como eu gostava que aparecesse a tal verdadeira lufada de ar fresco que o Benfica tanto necessita. Como eu gostava que essa pessoa pudesse aparecer e mostrar que afinal o Benfica é dos Benfiquistas, que a chama está viva e pode ainda estar mais viva, que nos desse a esperança que todos queremos, que nos tirasse do marasmo que temos vivido - mesmo que a gestão do dia a dia esteja bem feita.

Como tudo isto me parecem cenários de pura invenção da minha pessoa, é realmente possível que Luís Filipe Vieira obtenha a tal maioria de votos que deseja para ter a estabilidade para continuar a gerir o nosso Benfica. Não tenho dúvidas que esse deve ser o desfecho, mas o cartão amarelo ninguém o tira. Primeiro, o cartão amarelo dado nestes dias com as criticas de todos os quadrantes da nossa massa adepta e depois nas urnas será dado o segundo cartão amarelo - se bem que aqui não suficiente para o expulsar - que se pode mostrar com votos noutras candidaturas, em votos nulos ou brancos fazendo com que a sua vitória seja maioritária mas não esmagadora.

E tudo isto se podia ter evitado...

Força Benfica

5 comentários:

João Tomaz disse...

Concordo na generalidade com o post mas queria deixar apenas uma ressalva, o Cosme Damião nunca foi presidente, foi tudo no clube excepto presidente, refira-se, por opção.

O Benfica Sou Eu disse...

Caro João Tomaz

Obrigado pelo comentário. Pois na verdade pensava que o nosso fundador, além de dirigente, jogador e treinador tinha sido também num momento dado nosso Presidente, mas obviamente nunca o foi. Tenho o texto corrigido com a expressão "ou dirigente" que reflecte na essência a ideia suubjacente a esse parágrafo do texto.

No entanto, para quem se intitula "O Benfica Sou Eu" e sabendo que Cosme Damião "foi o Benfica nos primeiros 25 anos" não deixa de ser um erro de palmatória.

Mais a sério, estava mesmo convencido que num determinado momento este grande Homem tinha sido nosso Presidente mas como tudo na vida, assumir e corrigir é a prática mais ética é séria.

Obrigado pela correcção. É um prazer vê-lo por aqui.

Cumprimentos

Força Benfica

Anónimo disse...

Desde o Vilarinho que o Benfica está uma merda. Vale de Azevedo, um dos últimos que não entrou nos esquemas dos velhos do Benfica, foi parar lá dentro. Fizeram-lhe – e este é o termo, a folha –; nãofoi só o Vilarinho (sob o qual se escondia já o eterno e malfadado Vieira) mas por forças externas ao SLB, como a Federação Portuguesa de Futebol. Certo é que quando Vale de Azevedo saiu, o treinador era somente um estreante Mourinho e o SLB estava à frente do campeonato.
O bêbado a seguir veio e colocou lá a vaca sagrada (Tony) e desde aí tem sido sempre a descer.
A culpa é da massa associativa, e dos velhos, que vota em peso sempre na bosta que estiver lá arreada: não interessa a mudança, a lógica é cair aos bocados do que haver qualquer mudança. Por isso é que Tadeu não ganou, nem Leonor Pinheiros enm Bagãos Felix não estão para avançar. Poderiam ter a mesma sorte do Vale: ir parar com os costados lá dentro porque estarem a ir contra interesses instalados....

Anónimo disse...

excelente escrito
gostaria de trocar consigo, dignissimo senhor, algumas ideias daquilo que é e deve ser o benfica, resalvando desde já tal veleidade
obrigado

O Benfica Sou Eu disse...

Senhor anónimo

Pode e deve trocar ideias do que pode e deve ser o Benfica onde e quando quiser. Pode fazê-lo através da caixa de comentários ou através do email obenficasoueu@gmail.com que consulto diariamente.

Força Benfica