segunda-feira, 8 de junho de 2009

Dia triste para o Sport Lisboa e Benfica...

Hoje é um dia triste para o Benfica. Hoje é o dia em que se prova que tudo no Benfica se sabe antes da hora, e que a estratégia - certa ou errada - é sempre discutida primeiro na praça publica e só depois nos locais apropriados.

Começo por Quique Flores e o seu acordo de rescisão amigável com o Benfica, que foi comunicado hoje à CMVM. Eu disse em tempos que a estabilidade era o nosso maior trunfo para esta época. Hoje, mais que criticar Quique ou aplaudir Quique - na hora da despedida há sempre um focar mais claro nos pontos fortes que nos pontos fracos - há que criticar toda a gestão deste processo e há que criticar de forma clara toda a gestão do apoio dado (ou a falta dele) a Quique nos momentos realmente duros da época.

Para quem estava a começar um ciclo que se queria de futuro, este treinador deve servir de exemplo para todos os gestores desportivos e presidentes que querem aprender o que "não se deve fazer" num ano zero que se pretende de continuidade. Eu não vou dizer se os resultados não apareceram por falta de solidariedade entre direcção e equipa técnica ou se foram os maus resultados que fizeram com que esse divorcio existira, mas a verdade é que de uma ou outra maneira se sentiu que esta administração, esta direcção, esta direcção desportiva não estava coesa com a equipa técnica e isso num primeiro ano que se quer de aprendizagem é crucial que exista para se obter sucesso. Vem nos livros - mas naqueles de primeira classe - do dirigismo desportivo, se é que existem livros desses no mercado.

Assinar por dois anos com um treinador, tem de significar dar o corpo às balas por esse treinador, exigir mais e mais dele internamente e apoiá-lo externamente SEMPRE. Num momento dado da época eu achei que a este treinador se devia renovar por mais um ano para não dar azo a qualquer tipo de especulação jornalística, ou mesmo à especulação dos jogadores e da sua performance.

Cada técnico que esteja refém das opiniões dos administradores está a prazo no Benfica. Seja Jesus, Quique, Koeman, Fernando Santos, Mourinho ou Trapattoni. Ponto Final.

Sobre Jorge Jesus só tenho a dizer que há uma coisa positiva. Muito positiva... Com Jesus a expectativa é realmente baixa. Eu apelei e apelei e apelei durante este ultimo ano que era importante que o Benfica baixasse a expectativa pois no fundo estava a começar um ciclo contra ciclos já em fase de maturidade como eram os de Sporting e FCPorto, que apresentavam equipas técnicas estáveis. Jorge Jesus é uma escolha tão má, tão pouco acertada e tão diferente do perfil de Quique Flores que me parece impossível terem sido as mesmas pessoas a escolherem-no. E isto diz tudo do descontrolo que vai no Benfica. Foram as mesmas pessoas que escolheram os dois perfis de treinadores para dirigir o Glorioso? Serão pessoas da mesma direcção?

Eu já disse e repito que vou esquecer as calinadas de Português do nosso futuro treinador, vou esquecer que depois dum jogo com algum suspense no resultado, o meu treinador disse aos jornalistas que esse tinha sido um jogo digno dum filme de "Francesco Coppolla" (sim, exactamente assim), vou esquecer todo o ódio que este senhor tem demonstrado quando joga contra o Benfica, vou esquecer o seu sportinguismo assumido desde sempre e vou focar apenas nos pontos positivos. Quais são? Ser tão má opção que a nossa expectativa este ano será tão baixa que até nos podemos arriscar a ser campeões. Por vezes a inconsciência é premiada. Neste caso pode ser premiado o Presidente que inteligentemente definiu este perfil de treinador, pode ser premiado o director desportivo que aceitou essa escolha e podem ser premiados todos os adeptos que como eu já não esperam nada de nada... Vamos ao Estádio da Luz como se fossemos uns cordeirinhos. Sem chama mas com a paixão cega que nos faz todas as semanas estar ali no sítio do costume a sofrer, a apoiar e a gritar pelo nosso Glorioso. Assim será com Jesus, com Manuel Machado e se quiserem até com o Quinito, porque nós os verdadeiros Benfiquistas somos maiores que toda esta corja que pensa que Ama mais o Benfica que os verdadeiros Benfiquistas. Custa-me ver um sportinguista a defender a honra do nosso convento, mas se tiver que ser, assim será.

Enquanto Jesus não é apresentado posso opinar sobre o que me vai na alma. No dia em que for apresentado será obviamente o melhor treinador do mundo e a sua desconhecida equipa técnica a mais competente para servir os interesses do Benfica. Até esse dia posso ir opinando sensatamente. Começo com um simples "Força Jesus..."

Mas porque razão é que este dia é realmente um dia triste para o Benfica? Porque se despediu o treinador? Não, até porque esse treinador já estava despedido há muito tempo. Hoje é um dia triste porque os meus dirigentes continuam a usar estratagemas que só visam proteger-lhes o couro (e cabelo), continuam a mentir a toda a imprensa como aconteceu depois do jantar no Altis a semana passada - quando toda a gente já sabia que as eleições queriam ser antecipadas - continuam a defender a democracia e depois utilizam estratégias politicas muito pouco democráticas para servir os seus interesses e pouco os interesses gerais do Benfica democrático.

Eu defendo todas as eleições do Benfica em Outubro. É assim que estão nos estatutos e nesses estatutos também está definido que um Presidente gere o clube e não o calendário do Futebol.

aqui disse que ser Presidente do Benfica é muito mais que ser Presidente do Futebol. Nesses termos, qual é o problema em deixar as eleições para Outubro como eu defendi, defendo e defenderei? Eu dei um mandato ao meu Presidente para gerir até Outubro de 2009 e não para se demitir desse mandato a seu bel prazer e consoante os seus objectivos. Estou triste por isso. Sinto que o meu Presidente está teoricamente preocupado com a estabilidade do plantel mas na verdade está com medo da instabilidade normal duma época de candidatura em Outubro de 2009. Se fosse esse realmente o objectivo - planificar com estabilidade o plantel - teria decidido antecipar as eleições para fim de Maio ou inicio de Junho pois assim daria tempo para preparar a nova época a quem fosse eleito. Marcar as eleições para dia 3 de Julho é absolutamente irresponsável.

O nosso Presidente da Assembleia Geral disse hoje o seguinte:

"Atendendo à instabilidade que foi criada de alguns meses a esta parte pela antecipação de uma discussão eleitoral que só deveria acontecer em Outubro, foi proposto pelo Presidente da Direcção a renúncia dos Órgãos Sociais de forma a poder clarificar e poder trazer de regresso ao Sport Lisboa e Benfica a tranquilidade institucional de que necessita. Esta proposta foi aceite por todos, o que significa que o acto eleitoral, inicialmente agendado para Outubro, será antecipado para o dia 3 de Julho, sendo que o prazo para apresentação das candidaturas irá decorrer até às 17h30 do dia 22 de Junho. O Benfica sempre foi dos Sócios. É esse o seu principal património. São eles que devem avaliar e decidir qual o caminho a seguir. A partir de amanhã tomarei a iniciativa de clarificar os detalhes do processo eleitoral."

Com todo o respeito que tenho por Manuel Vilarinho - por razões óbvias - esta declaração é ridícula. Por esta ordem de ideias Bush ter-se-ia demitido 2 anos antes quando se começaram a discutir as eleições de Novembro de 2008.

Não acredito em nada disto e fico triste com todo o este processo. Para si senhor Luís Filipe Vieira uma carta aberta nesta noite triste de Junho...

"Senhor Luís Filipe Vieira, os meus 20 votos estariam assegurados em Outubro porque a minha memória não é curta, e sei o que gosto do Meu Benfica para me aventurar em projectos de risco nesta altura. No entanto, neste momento dou-lhe o cartão amarelo próprio de quem sabe muito bem o que é o Benfica, a nossa cultura e a missão dum Presidente responsável. Esta sua decisão vem ferida de morte e sei que o respeito que merecem todos os sócios do Benfica deveria ter ficado acima de guerra politicas e de grupos económicos/comunicação social. Se o senhor entende de politica ou de politiquices, eu não quero isso no meu Benfica. Sei os seus objectivos e conheço bem as suas (boas) intenções, mas sinceramente não é isso que espero do meu Presidente.

Quero que o meu PRESIDENTE seja humilde suficiente para planificar um projecto e se apresente com esse projecto no tempo correcto e definido anteriormente. Quero que defina uma equipa técnica e um plantel em consciência e que a defenda no timing certo. Quero que defina uma politica de amadoras, quero que defina uma politica de marketing e de merchandising, quero que me diga qual é a sua ideia para os tais direitos televisivos, tão importantes no próximo mandato, quero que me diga qual o projecto desportivo para os próximos 3 anos, quero que defina as prioridades para o excelente projecto dos sócios, quero que me diga qual a sua estratégia para a tal internacionalização da nossa marca, quero que me justifique os desaires financeiros como algo pontual e controlado apontando as boas soluções que entende melhor servirem os interesses do Benfica , quero que me afirme e reafirme o seu Amor incondicional ao clube - se por acaso o tem - e sinceramente não vejo o que é que tudo isto tem a ver com a antecipação de eleições.
Não entendo as razões desta antecipação.

Bruno Carvalho, o "concorrente da blogosfera" (como lhe denominei aqui) não dá luta nem para uma associação desportiva de aldeia hoje, em Julho ou em Outubro e todos os outros candidatos serão bem recebidos, bem tratados e apoiados por todos os que os quiserem apoiar no timing certo. Não esteve nada bem e esta decisão é totalmente errada.

O Benfica não necessita, não necessitou nem necessitará de eleições antecipadas para Julho de 2009 e reitero esta ideia hoje e sempre, mesmo sabendo que alguns dos nossos colegas Benfiquistas defendiam o contrário - como por exemplo o candidato Bruno Carvalho.


Senhor Luís Filipe Vieira, este é um erro grave e muito egocêntrico. Os Benfiquistas não mereciam que colocasse a táctica eleitoralista à frente dos nossos reais interesses. Para mim é uma página estratégica negra numa folha de Presidente que em 5 anos e 8 meses, teve obviamente pontos altos e pontos baixos fruto de quem gere diariamente um clube e quem tenta fazer sempre bem, mesmo que não consiga. Neste momento, estou triste consigo e sei que como eu muitos Benfiquistas também estão. Congelei os meus 20 votos certos na sua candidatura em Outubro, para uma fase passageira em que necessito de "ser convencido a votar em si" e de entender internamente se depois disto você ainda merece ser o Meu Presidente.
"

Força Benfica

5 comentários:

Anónimo disse...

custou-me perdoar-lhe o dossiê fernando santos, um erro gravíssimo na altura e que comprometeu todo o trabalho que tínhamos feito nos anos anteriores. tínhamos que começar de zero.
durante esta época consegui ultrapassar esse dilema, porque acreditava que tudo iria mudar...
afinal não mudou nada. é um dia negro. 1. por causa de quique. 2. por causa das eleições.

Azulibranco disse...

Não acho que tenha sido um dia triste. Triste será se o Senhor Luis Filipe Vieir se voltar a candidatar.
O Benfica, como grande clube que é, bem merecia voltar a ter os grandes dirigentes de antigamente.
Saudações portistas.

Anónimo disse...

vilarinho e o basquetebol do benfica... antes do digestivo...


http://bp3.blogger.com/_UewfxdSCcTQ/R8U9_wUBDkI/AAAAAAAAAMw/OCvzt1i6ozU/s1600-h/estadio_da_luz.jpg

Unknown disse...

um momento deplorável e vergonhoso do sr Vilavinho, pelos vistos tambem se julga dono do benfica, ao dizer que o benfica é ele e mais 10 ou 20...
Agora percebo porque o benfica anda neste desnorte... são bebados destes que nos comandam...

Anónimo disse...

Liberdade de expressão=Eleições em Outubro. peticaopublica.com/PeticaoVer.aspx?pi=P2009N108