terça-feira, 2 de junho de 2009

A Verdadeira Mística?

Numa altura em que falar do novo treinador e do futuro próximo da nossa equipa é especular e alimentar uma discussão totalmente estéril, prefiro reflexionar um pouco sobre o que realmente será isto da verdadeira Mística encarnada.

Para mim Mística sempre foi a capacidade de sofrer, a humildade, a atitude, ter força para lá do teoricamente normal, a capacidade de entrega total numa clara oposição ao auto convencimento, à sobranceria, à arrogância competitiva, à superioridade duma equipa antes de jogar.

Eu tenho para mim que a nossa Mística nasce essencialmente depois das nossas campanhas Europeias onde com dificuldades imensas e vindos dum país complicado politicamente e pobre provámos que com essa Mística - leia-se vontade, força, orgulho em representar a nossa camisola, capacidade de sacrifício em oposição à tão portuguesa ideia de vamos lá para perder por poucos - fomos a 5 finais europeias em 8 anos.

E esta é a verdadeira Mística. Ir a 5 finais Europeias em 8 anos prova que o Benfica teve que jogar em muitos campos, em muitos países, contra muitas equipas. Esta regularidade fez de nós uma equipa que não vira a cara à luta e que luta com todas as armas para ganhar. Quando não se ganha, damos tudo o que se tem e o que não se tem. Era assim e ponto final.

Hoje a nossa Mística está teoricamente em perigo?

Toni dizia noutro dia na "Liga dos Últimos" do grande comunicador e amigo Álvaro Costa que "Mística é ganhar". Dizia ele que "ninguém segue uma equipa que perde". Pois eu discordo totalmente desta afirmação. O FCPorto ganha e ganha e ganha e ninguém respeita neste momento nenhuma da sua mística. Sim, teve-a nos anos 80 quando começou a ganhar e as pessoas diziam que "joga à Porto" que basicamente era jogar duma forma atabalhoada mas com muita garra. Sim admito que sim. Foi um estilo. Depois esse estilo transformou-se e a arrogância tomou conta das equipas, dos treinadores e obviamente do seu presidente. Não há classe no FCPorto. Nenhuma classe e uma equipa sem classe e sem elevação não pode ter nem Mística nem qualquer outra palavra nobre. A maneira como se dirige aos adversários - onde o Benfica é o principal alvo - será o inicio do fim do FCPorto e ainda bem.

Esta última semana onde Pinto da Costa afirmou que "a final da Taça de Portugal deveria ser no Estádio da Luz para os adeptos do Benfica finalmente verem um bom jogo" é muito mais que uma provocação. É um estado de alma. E eu sei o que acontece a qualquer organização que se aburguesa, que se auto convence que é muito superior aos outros e que age com sobranceria perante todos. Sei eu e sabem todas as pessoas com alguma visão global das organizações. Vai cair. Os ciclos têm um inicio e um final. Tal como o ciclo do Benfica teve um final nos anos 60 (apesar da boa década de 70 internamente), ressurgindo com força em três finais europeias na década de 80, o FCPorto pode estar a terminar um ciclo, mais ano menos ano. E nesse dia em que o FCPorto esteja os tais três anos sem ser campeão vai ser bonito ver toda aquela arrogância no chão, no seu mais baixo patamar...

Até lá temos que arranjar maneira de ressuscitar a nossa Verdadeira Mística. E eu detesto ver essa Mística adaptada por estrangeiros - ou no caso, por muitos estrangeiros - mesmo sabendo que ao longo da nossa história alguns desses estrangeiros foram tão nobres e dignos dessa Mística como qualquer um dos mais nobres Portugueses. Isso é um facto. Outro facto é que eu detesto ler entrevistas de Brasileiros quando chegam a Portugal. Normalmente aparecem com esse auto convencimento e arrogância ao aeroporto que me irritam. Como se viessem do mundo perfeito do futebol e esta passagem pelo Benfica fosse isso mesmo - uma passagem - para outros campeonatos mais importantes. Tudo bem. Houve excepções e no último sábado vi uma frase na capa de " A Bola" que mais parecia dum qualquer novo Donizete a caminho da Luz:

- "As vitórias do Porto vão acabar" dizia sorridente. Poderia claramente ser mais um Donizete ou muitos Donizetes que aqui chegaram ao nosso clube nas últimas décadas. Abro a página da sua entrevista e diz:

- "Agora seremos nós os Campeões" e imagino o Pinto da Costa a rir no seu escritório ou na sua casa pois é disto que ele se alimenta. No entanto, com o decorrer da entrevista leio partes que me agradam.

"Para já, começou por devorar tudo o que é informação a respeito dos encarnados. Adquiriu televisão portuguesa, não perde noticiários, é um viciado na Internet, na procura de tudo o que diga respeito ao Benfica. Com a ajuda preciosa da esposa, Jordana, também ela totalmente compenetrada na vivência benfiquista.

«Ficámos tristes por não ter sido o Benfica a fazer a festa de campeão. Quando começaram a dar as imagens dos festejos do FC Porto, desliguei imediatamente a televisão», conta Patric. A mulher meneia a cabeça, confirmando a história, o jovem de 20 anos não está a dizer isto só para ficar bem, já está a levar isto muito a sério, ou não fosse do Sul do Brasil (Santa Catarina, enquanto Jordana é de Porto Alegre), região que mais se identifica com a mentalidade europeia (área mais fria, com forte colonização dos povos da Europa do Norte).

«O FC Porto foi campeão nos últimos quatro anos, não é? Pois tenho a certeza que isso vai acabar para eles, agora seremos nós os campeões», é a convicção do internacional sub-20 brasileiro. Por duas razões, na sua opinião: é o momento ideal para uma mudança de ciclo (Patric não falou com Luís Filipe Vieira, as expressões são mesmo dele!) e porque o plantel é forte. A contratação de Ramires é a prova de que o clube é «ambicioso» e «os jogadores contratados na época passada vão seguramente jogar melhor na temporada que agora vem, pois já tiveram o tempo necessário para se adaptarem. Lutaremos todos para sermos campeões», é o atestado de garantia que deixa.

Sinceramente gostei do discurso do rapaz apesar do título ser para "o tal terceiro anel" que eu cada vez acho que é mais jovem e mais entendedor de futebol e de todo o seu fenómeno, mas a verdade é que senti Mística. Gostei da maneira inteligente como diz que a equipa vai crescer e os reforços vão ajudar a esse crescimento.

Mística é algo que claramente não anda lá pelos lados do Dragão. Cada vez que vejo uma equipa com cabelo pintado de azul a comemorar o título jogando naquela figura contra uma outra equipa - neste caso o Sporting de Braga - aumento o orgulho no Meu Benfica.

Essa parolice - não tem outro nome - é abominável. Não entendo quem teve essa ideia peregrina de gozar literalmente com os adversários no final de cada ano. É ridículo, pouco desportivo e se o Benfica algum dia jogar com o cabelo encarnado depois de ganhar um título não retirarei nenhuma palavra, silaba ou virgula a estas afirmações. Como diz o terceiro anel - "se eu mandasse ninguém celebrava de cabelo pintado de encarnado..."

Para celebrarmos mais e melhor temos que nos virar para dentro. É fundamental que em vez de irmos à procura dos Sub-20 Argentinos como Di Maria, ou Sub-20 Brasileiros como Patric se veja de forma real o poderio que temos nos Sub 20 Portugueses, na nossa formação e nas outras equipas nacionais.

Eu penso que esta última opção de procurar jogadores Portugueses bons nas outras equipas nacionais - como fizemos com Vitor Paneira, Chalana, Carlos Manuel e muitos muitos outros - é complicada especialmente depois da razia de Artur Jorge há quase 15 anos. Ainda hoje estamos desconfiados deste processo de ir buscar bons jogadores às outras equipas nacionais tal as dezenas de falhanços nestas ultimas épocas.

Mas essa desconfiança tem de acabar com um melhor scouting desses jogadores. Eu não acredito em nenhum jogador até o ouvir falar. Sei que parece romântico mas é assim que eu vejo a questão de novas contratações. O jogador é bom, está bem referenciado, tem estatísticas interessantes, foi observado em 20 jogos, há vídeos específicos que mostram que o jogador é mesmo bom, o clube dele está disposto a vender, o preço é simpático ou negociável, mas falta a entrevista... Saber qual é a sua entourage, família, ideias sobre o Benfica, etc... Já falei no conceito romântico, mas é assim que eu sinto cada contratação.

Evitar tudo isto é ter o jogador da formação e aí Miguel Vítor é o nosso melhor exemplo em muitos anos. Não só porque ele é bom jogador mas porque sabe o que é o Benfica e isso nota-se em cada palavra que diz, mesmo aos 20 anos.

Se tivermos que fazer um modelo da verdadeira mística para os próximos 10 anos ela terá que se basear em poucas premissas:

- Ter os melhores Portugueses com longevidade e fazer com que eles não pensem no Real Madrid, no Chelsea ou no Inter que devoram na PlayStation ou na SportTV.

- Ter os melhores estrangeiros compenetrados em fazer crescer o Benfica, não a crescerem eles próprios para outros voos e last but not least manter a longevidade com cada um desses estrangeiros.

Já sei que me falam dos prejuízos de milhões, da inevitabilidade das vendas para equilibrar as contas, das pressões dos agentes que querem comissões de vendas, etc...

Contratar nacionalmente a preços razoáveis, aproveitar a formação, contratar estrangeiros com contratos de vários anos e não os vender à primeira oferta. A Mística rejuvenesce com Ruben Amorim, Miguel Vítor, com Moreira e com outros jogadores nacionais. E é isso que terá que ser a prioridade total.

Não vejam neste texto algo nacionalista que não tenho, não tive, nem em nenhum momento terei. Aceito que os melhores estrangeiros devam estar no Benfica e se estão aqui que fiquem muitos e muitos anos. É simples. Fazer com que os estrangeiros gostem do Benfica e queiram ficar por aqui muitos anos deve ser o objectivo de qualquer director desportivo do Benfica nas próximas épocas.

Manter uma equipa o maior numero de tempo possível. Luisão é um exemplo. Eu não vou aqui opinar se neste momento necessitamos mais dos milhões da sua venda ou da sua Mística no balneário - calculo que Domingos Soares Oliveira tenha uma opinião e Rui Costa outra - porque respeitarei qualquer das decisões. Mas se repetirmos os anos de Benfica do Luisão com Patric, David Luiz, Sidnei, Cardozo, Filipe Bastos, Urreta, Aimar, Reyes, Di Maria, Maxi Pereira, Ramires já podemos dar-nos por satisfeitos e seguramente que o Benfica irá ganhar títulos com estabilidade. Se a estes, juntarmos mais 4 ou 5 jogadores nacionais que ficarão no Benfica para sempre será ainda mais fácil ser campeão e fazer boas figuras no estrangeiro.

Se a estes jogadores ensinarmos a ser humildes, respeitar sempre o adversário, jogar nos limites em todos os campos, tratar o Estádio da Luz como um templo onde só há dois cenários possíveis - ganhar por mais de 3 ou ganhar por menos de 3 - tratar as derrotas como anormais, sentir a equipa unida para não se repetirem mais derrotas e sendo bem liderados podemos voltar a ser o que fomos. Sem a mínima dúvida.

Vou terminar falando da outra nossa Mística - a revista. Começo por dizer que não simpatizo com Sílvio Cervan. Não gostei da sua faceta politica no PP, não gosto do seu look de betinho que aparentemente foi gozado na escola por toda a gente, não gosto muito das suas ideias e acho que cada vez que escreve n' "A Bola" ou fala no "Dia Seguinte" diz coisas superficiais e pouco mais...

No entanto tenho um respeito por ele enorme porque serve o Benfica. Todos os que servem o Benfica em qualquer área têm o meu respeito e hoje sei que entre jornal, televisão e revista, a "Mística" é neste momento o projecto mais sólido de todo o universo media com a marca Benfica. Parabéns a Sílvio Cervan que lidera muito bem este projecto.

Esta nova Mística de Maio tem três entrevistas muito boas. O outro lado do Aimar - que eu penso que deve cumprir os os tais 3 próximos anos do seu contrato - a reportagem dos manos Rafael que mostram que a Mística também se vê nas amadoras - eu afirmo cada vez mais nas amadoras - e uma magnifica entrevista de Domingos Soares Oliveira que deve ser lida por todos os que se interessam por assuntos mais financeiros da vida do nosso clube.

Será esta a Verdadeira Mística?

Também mas não só. A Mística também é o ecletismo e a formação. Neste momento lutamos pelo titulo de Basquetebol, de Futsal, de Andebol e de todas as áreas de formação no Futebol. Será aqui que se recupera a Mística para depois a transpor para a parte sénior do nosso Futebol?

Temos que começar por algum lado, não?

Força Benfica

2 comentários:

utopia disse...

Meu caro a mistica somos nós!

Quero acreditar que RC e LFV se vão acalmar e mudar a reformulação do plantel com inteligência... agora não estou a vêr como se vão realizar mais valias... vendendo Cardozo? Oh meu Deus...
Saudações cordiais.

alexandre disse...

Meu caro a mistica é isso mesmo, e tem de ser sentida pelos jogadores, tal como escreveu no seu post..

A perda desse grande valor levou nos os campeonatos, as taças, e até mesmo os famosos "10 minutos à Benfica".. visitem http://bafica.blogspot.com/2007/08/mozer-o-gigante.html e vejam o que é a mistica..

Saudações Benfiquistas