terça-feira, 30 de junho de 2009

O candidato ilegal

Tentei ter por esta fraca figura Benfiquista o maior respeito. Tratei-o sempre neste blog com a elevação que qualquer candidato à presidência do nosso clube mereceu, merece e merecerá, mesmo quando caiem no ridículo, mas hoje não aguentei.

Tratei-o aqui como o candidato da blogosfera e penso que fui até simpático no texto que escrevi então, mesmo já sabendo muitas das suas ideias que foi escrevendo e defendendo no seu blog Novo Benfica. Como candidato da blogosfera, não quis nem quero que o confundam com os blogger's Benfiquistas ou por quem diariamente por aqui passa para ler e opinar sobre a vida do nosso clube. Queria apenas valorizar a aposta na divulgação da candidatura através do seu blog e dum foco grande na estratégia assumida que o seu blog lhe dava visibilidade suficiente para ter uma candidatura credível.

E era só isso que se exigia a este senhor. Credibilidade. Que não enxovalhasse o Benfica, que não fosse mais um dos Guerras Madalenos que de quando em quando aparecem neste festival de vaidades e que principalmente viesse pelas boas ideias.

Grande parte do meu silêncio nestas ultimas semanas foi provocado por uma tentativa de não me fugir a boca para o insulto barato pois nalguns dias e nalgumas afirmações este senhor tirou-nos a todos do sério.

Diz A Bola de hoje que :

Candidato da lista B recebeu parecer de Francisco Pimentel e decidiu ir para a via judicial. As eleições para os Órgãos Sociais do Benfica, agendadas para o dia 3 de Julho, podem ser efectivamente condicionadas, agora que o candidato da Lista B, Bruno Carvalho, avançou mesmo para a via judicial, um cenário de que se vinha falando, mas que ainda não tinha sido confirmado.

A BOLA sabe, no entanto, que deu já entrada num tribunal de Lisboa uma acção interposta pelo homem que faz a corrida eleitoral com Luís Filipe Vieira.

O parecer que foi elaborado pelo advogado Francisco Pimentel estava há alguns dias nas mãos de Bruno Carvalho e o processo judicial está já em andamento. Muito se tem falado de providências cautelares e da impugnação das eleições e agora será a Justiça a decidir se há ou não legitimidade para Vieira concorrer, depois da demissão em bloco dos seus Órgãos Sociais para antecipar eleições. Quanto ao candidato da lista B, contactado por A BOLA, preferiu não comentar a informação, antes sublinhando que a sua batalha, assim como dos homens que a seu lado lutam pela vitória eleitoral, continua a ser «o rigoroso cumprimento dos estatutos do Benfica".

Este senhor anda há umas boas semanas a gozar com o Benfica e a fazer-se passar pelo salvador da pátria encarnada com as mais inacreditáveis frases - a mais célebre é a comparação de Luís Filipe Vieira com Vale e Azevedo - e com as mais ridículas afirmações que há muito não se viam em campanha eleitoral.

Penso que vai ser difícil para qualquer um de nós defender-se quando um sportinguista ou portista nos citarem a tirada "Comigo Jesus será o treinador mais curto da história do Benfica. No dia seguinte, Carlos Azenha será o treinador do Benfica". Esta frase é pior que qualquer uma contendo o nome Luís Filipe, Paulo Almeida ou Marco Ferreira porque com esses nomes nós ainda podemos argumentar algo mas com Carlos Azenha a coisa torna-se complicada.

Mas se fosse apenas esta frase a coisa parecia equilibrada, mas cada vez que o oiço falar - e como adepto atento leio tudo ou quase tudo que sai sobre o nosso Glorioso - penso "de onde é que saiu esta alminha?"

Temos amigos comuns e conheço bem a realidade do Porto para entender que este senhor sofre do problema que afecta quem se leva muito a sério. Este senhor pensava que com um airplay televisivo local, com reconhecimento público no seu bairro, com um blog nacional de grande audiência alicerçado e promovido pelo maior site nacional - e digníssimo sponsor do nosso Benfica - chegariam para ganhar notoriedade inicial e depois o seu "estilo, carisma e eloquência" fariam o resto.

Mas a verdade é que falta tudo a este candidato. A sério. A presunção com que nos aparece a falar do Benfica deveria ser suficiente para mudar os estatutos do Benfica. A partir da pseudo candidatura deste senhor deveríamos passar os estatutos para uma claro e inequívoco ponto que afirmasse que só se poderia candidatar a Presidente do Benfica quem possuísse 10 anos de sócio efectivo e com quotas efectivamenente pagas como efectivo (passe a redundância).

Ser chico esperto é um desporto nacional, mas ser chico esperto com o Benfica é algo mais sensível. Um homem que jogou com a pressão feita a Manuel Vilarinho para usar um subterfúgio legal para poder se candidatar a Presidente do Benfica deveria era estar agradecido e deveria pensar em discutir o Benfica com seriedade e sem ser em bicos de pés ou em voz alta, como se falar em voz alta lhe desse mais credibilidade ou seriedade.

Este senhor não deveria ser candidato a presidente do Benfica. Ponto final. Eu não quero saber que dizem os estatutos nas entrelinhas legais, mas o que todos os Benfiquistas sabem é que para se candidatar a Presidente tem que se ser sócio efectivo há 5 anos e não ser sócio há mais de 5 anos e no momento da candidatura passar a efectivo. Eu não quero saber dos pareceres jurídicos e do que esses senhores nos querem fazer acreditar mas para mim é tudo muito claro.

Este senhor é triste e utilizou toda uma estratégia triste de campanha. Alem de se apresentar num programa de TV como se fosse realmente o Presidente - tendo em conta a ilegalidade da candidatura de Vieira - anda por todo o lado a dizer mal do Benfica, da direcção e só falta dizer mal dos associados - isso ficará para depois do dia 3 de Julho.

Eu critiquei Luís Filipe Vieira no dia em que senti que o devia criticar. Aqui escrevi o que pensei e o que me ia na alma naquele dia. Não retiro uma virgula ao que nesse dia senti. Acredito que o nosso Presidente deveria ir até Outubro 2009 e terminar o mandato que lhe demos em Outubro de 2006. O nosso Presidente pensou de maneira diferente e está no seu direito - agora até quase parecia o nosso ainda presidente da mesa da assembleia geral no tal famoso programa de TV - mas o que não pode acontecer é alguém utilizar o Benfica apenas para denegrir, para achincalhar e para baixar o nível dumas eleições que ficariam mais bem servidas com lista única.

E este é o problema. Depois de acusações de falta de democracia da parte de Luís Filipe Vieira, é simpático ter um candidato contra Luís Filipe Vieira porque assim viabilizar-se-á um Presidente com uma larga maioria dos votos contra alguém que nem para presidente da assembleia geral dum junta de freguesia servirá.

Pois agora temos a palhaçada total montada. Obviamente que o tribunal deverá decidir com bom senso, mas todos sabemos que neste momento os tribunais Portugueses funcionam por roleta russa e se quem decide for sportinguista ou portista - não sei qual deles neste momento mais nos odeia - pode querer brincar um pouco mais com a Instituição Benfica.

Eu quero ser respeitador com este nosso colega sócio. Eu quero acreditar que nas suas aulas de Marketing que frequentou no estrangeiro alguém lhe ensinou o básico dos básicos, eu quero acreditar que este senhor é mais inteligente do que aparenta, eu quero acreditar que ele é apenas limitado e que estas asneiras não lhe saem com maldade, mas não consigo. Nem consigo ser autênticamente subtil na análise da sua candidatura como o Ricardo Araújo Pereira fez este domingo n'"A Bola". Tenho pena. Queria muito deixar passar esta fase sem escrever uma linha sobre ele e no fim ainda lhe poder dar um abraço de Parabéns pela coragem e determinação com que foi à luta personificando uma oposição credível, séria e elevada. Não posso fazer nada disto porque na verdade, verdade este senhor tem sido uma autentica desilusão intelectual.

Julguei-o alguém moderado e consciente e no final apenas fica a imagem pálida dum beto do Porto com manias de grandeza. Triste, muito triste...

Parafraseando o já citado Ricardo Araújo Pereira - "...é mais ou menos por isso que vou votar em Luís Filipe Vieira." Sem mais.

E para que fique registado como ideia principal deste singelo texto "é fundamental mudar os estatutos para que se impeçam candidaturas lideradas por sócios com menos de 10 anos de filiação efectiva." Por filiação efectiva entendemos todos que significa pagar na íntegra os 10 anos de filiação a quota correspondente ao sócio efectivo, menos o sócio Bruno Carvalho que se foi registar como sócio correspondente quando já tinha 35 aninhos de idade. O que é que andou a fazer o resto do tempo? Quando afirma que sempre quis ser Presidente do Benfica não pensou que ser sócio seria um bom principio? É que nestes casos ajuda...

Que no dia 4 de Julho este senhor seja colocado no seu lugar e que nos deixe em paz por longos e muitos anos...

E eu que até queria ser sempre simpático com ele, não aguentei... Eram só mais 4 dias...

Força Benfica

5 comentários:

João Marques disse...

Concordo plenamente contigo, mas deixa que o Burro Car_alho e a carneirada que anda com ele, vão ter o que merecem na sexta-feira, vamos poder rir da sondagem que ele fez nas antas e que lhe atribuia 31% dos votos, para mim foi novidade saber que os sócios da seita de bairro fedorento eram em simultâneo sócios do SLB! E ainda falam do LFV? Porcos...

Celso disse...

Parece que benfiquistas só são os de Lisboa, ao que parece BC tem todos os direitos de ir a eleições,e quem fez asneira foi o LFV eu sempre achei que isto ia acabar tudo em tribunal e acho muito bem só tenho pena que o grande prejudicado seja o Benfica.Acho que os estatutos deveriam ser alterados para que todos podessem interpertalos da mesma maneira,e para se candidatar deveria só ter dereito sócios de Lisboa, eu sou benfiquista desde que me conheço há muito que desejo ser sócio não sou porque não gosto de LFV e desde que tenho internet tenho a sensação que só os Lisboetas é que são benfiquistas, no norte tambem há benfiquitas.No Benfica há sócios se 1 e 2 classe se és do norte é logo um enviado do PC.Depois ainda dizeis que o Benfica é um clube democratico.

O Benfica Sou Eu disse...

Caro Celso, tal como muitos Benfiquistas eu tambem não sou de Lisboa e tambem tal como muitos Benfiquistas apenas com idade adulta e com capacidade de pagar quotas me coloquei como sócio, tendo em conta que a familia de sangue, apesar de Benfiquista não tinha tradições associativas no Benfica.

Quando me coloquei sócio do Benfica havia duas hipóteses. Ser sócio efectivo ou sócio correspondente. Eu com morada fora de Lisboa poderia ser correspondente pagando menos quota cada mês. O Benfica teve desde sempre uma grande penetração nacional e o facto de ter uma quota correspondente significava que os custos que os adeptos tinham que fazer para se deslocar ao estádio da luz eram abatidos numa redução de quota.

Esta foi a razão da colocação do conceito de sócio correspondente. Eu na altura coloquei-me efectivo porque tinha essa possibilidade financeira e porque desde sempre achei que dinheiro dado ao Benfica é e continua a ser o dinheiro mais bem empregue. Porque com as paixões o dinheiro não pode ser o problema.

Eu conheço muito bem o país real de norte a sul e sei que não há guerras norte-sul no Benfica. Por favor, não queira legitimar uma candidatura que pode e deve apoiar como sócio correspondente - mas para isso tem de se associar ao clube - na base dos ricos e pobres, nos de Lisboa e fora de Lisboa, nos Benfiquistas de primeira e de segunda.

Quem quer ser Presidente do Benfica deve ser sócio efectivo. Não porque viva em Lisboa, mas porque pode optar ser efectivo no momento em que se inscreve ou no momento em que posteriormente decida efectuá-lo. Não há Benfiquistas de primeira ou de segunda mas temos noção que para ser Presidente deste clube o que se deve exigir è ser-se sócio há muitos e bons anos e ter-se pago todas as quotas possiveis - neste caso as efectivas e as amadoras que desde há alguns anos também existem. Isto não tem que vir nos estatutos mas sim de dentro. Por isso desconfio sempre de todas as pessoas que se dizem Benfiquistas e não vão ao estádio, não pagam quotas, não acompanham as amadoras e ainda dizem mal de tudo.

E isto é para os de Lisboa ou para os de fora de Lisboa como eu sou originalmente. Aliás eu originalmente sou muito, muito longe de Lisboa e não é por isso que deixo de acompanhar o Benfica desde sempre.

Não tem a ver com ricos e pobres mas num mundo capitalista o dinheiro é uma das maneiras de medir o amor que se tem ao clube. E mais lhe digo... Neste país real que tão bem conheço as dificuldades financeiras nunca foram problemas para os verdadeiros Benfiquistas apaixonados acompanharem o seu clube. Agora destes muitos apaixonados Benfiquistas, poucos tem ambições de chegar a Presidente. E se Bruno Carvalho as tinha desde sempre - como apregoa - deveria ter sido mais inteligente, mais perspicaz ou candidatar-se daqui a 6 anos quando estaria perfeitamente habilitado a fazê-lo.

Um abraço e que apareça mais vezes por aqui...

Força Benfica

SLB_Fontes disse...

Começo a ficar cansado dos tipos que dizem ser benfiquistas e depois vêm para aqui dizer mal do Benfica. Pois, porque dizer mal do presidente LFV é dizer mal do Benfica. Eu cá sou do norte, e atenção Norte entenda-se é de Famalicão para cima e sou do Glorioso e nao sinto discriminação... Agora por favor calem-me estes marmelos.

Anónimo disse...

Dizer mal de LFV não significa dizer mal do Benfica! Então mas nós somos um clube fascista ou quê? O Benfica não é o presidente, o Benfica são os sócios. O presidente, como pessoa eleita pelos sócios, deve ser respeitada, mas também criticada, porque somos um clube democrático e o presidente devia ir ao encontro dos sócios e não ao contrário.
Se quiseres ser dum clube com essas características anti-democráticas, se gostares de totalitarismo: bem perto de famalicão há um clube que vive tudo isso.