domingo, 22 de novembro de 2009

Excesso de Confiança

Esta tarde escrevi que a Taça de Portugal era para mim uma prioridade. Penso que esta opinião é partilhada por todos os sócios e simpatizantes do Benfica espalhados pelo mundo.

Na hora da derrota há que avaliar as causas e assumir as responsabilidades com quem de direito. Sem dramas...

Para mim, a Taça é sempre prioridade e o ano passado o nosso treinador achava que esta competição era apenas a "segunda mais importante competição Nacional". O facto de pensar assim, fez com que Quique Flores trocasse de guarda redes e colocasse alguns jogadores que eram menos utilizados noutros jogos teoricamente mais importantes. Jogámos dois jogos miseráveis. Um contra Penafiel e outro contra Leixões, tal como lembrei esta tarde. Em ambos os jogos fomos aos penalties, num ganhámos e noutro perdemos.

No ano passado, contra esta equipa de Guimarães despedimo-nos do campeonato com uma derrota em pleno Estádio da Luz (0-1) e este ano fomos ganhar em Guimarães com um golo que veio do céu no último minuto de jogo (0-1). Se a juntar a estes dois ultimos jogos oficiais contra Guimarães, nos lembrarmos da última vez que jogámos contra esta equipa para a Taça de Portugal (derrota por 0-1 com um golo irregular de canto) há três anos, tinhamos todos os ingredientes para recear que algo poderia correr mal hoje.

Ter receio - ou medo como escrevi esta tarde - é aquilo que nos deve indicar o caminho da concentração, da superação, da entre ajuda de grupo e da atitude superlativa que nos levará à vitória. Pois Jorge Jesus hoje deu um sinal claro que para ele a Taça não é prioritária e que o respeito que tem por Guimarães não é o maior. Quando diz ontem que "rodar os guarda redes lá mais para a frente vai terminar" está a dizer-nos que este jogo ainda não é a sério e por isso dá-se ao luxo de colocar o seu terceiro melhor guarda redes em campo.

Quando deixa Maxi Pereira no banco todo o jogo - mesmo tendo chegado tarde da selecção é o nosso melhor defesa direito - está a dar um sinal de excesso de confiança que ele próprio nem interioriza.

Quando deixa Keirisson jogar quase todo o jogo, está a dizer-nos que esta Taça para ele não é importante. Quando deixa tempo demais Weldon e Nuno Gomes no banco está a dizer-nos que o golo aparecerá, sem problemas. Quando Jesus tira Aimar a perder 1-0 está a dar esse mesmo sinal que o tal golo aparecerá, mas a verdade é que para o golo aparecer deveria ter-se feito muito mais. Hoje o Benfica perde porque só jogámos uma parte e sempre com mais coração que cabeça.

No entanto, perder e ganhar faz parte do jogo. Não há nenhum problema em perder um jogo de campeonato. Há muitos para recuperar e é uma competição de regularidade. Perder um jogo contra Guimarães em casa que significa ficar fora da Taça de Portugal - sem hipótese de fazer nada mais - é razão suficiente para chamar a atenção do treinador e com a calma e serenidade que nos caracteriza, dizer-lhe:

"Senhor Jorge Jesus, queremos que fiques aqui muito tempo. Por isso mesmo, que esta derrota te sirva de lição. Não há ou vai haver mais nenhuma facilidade em nenhum jogo da Taça de Portugal nos próximos anos em que aqui estejas. A Taça é prioritária e todos sabemos que um jogo que corre mal é a "morte do artista". Literalmente... Posto isto e antes de irmos todos para casa pensar no que fizemos mal, quero que entendas que enquanto aqui estiveres e jogando com equipas de primeira divisão ou de terceira, em casa ou fora, o Benfica para a Taça de Portugal jogará sempre com a melhor equipa possivel e sem gestão alguma com vista a futuros jogos. Esta é a unica competição que se perdermos estamos fora - Taça da Liga, Taça Uefa e Campeonato permitem que apareçam derotas que se podem recuperar depois. Nesse sentido meu caro Jorge Jesus, acabou-se a brincadeira com as poupanças, ou gestão de grupo, ou o que lhe chamam nos compêndios de futebol.

No Benfica as Taças de Portugal são prioritárias. Perder ou ganhar é sempre um resultado possivel, mas perder com todos os melhores disponiveis lá dentro é uma coisa, e perder a fazer descansar jogadores é outra. Manter dentro de campo jogadores que não têm lugar para 5 minutos no campeonato e têm depois quase 90 minutos na Taça é uma falta de respeito que não mais admitimos.Jorge Jesus, és um de nós e para que te sintas assim, tens de interiorizar isto imediatamente.

Este ano jogámos dois jogos da Taça e neste último mostrámos uma arrogância competitiva e um excesso de confiança que eu não reconheço neste Benfica. Este ano acabou a Taça de Portugal e ainda temos a Taça da Liga e Campeonato. A Taça Uefa é uma miragem e por isso devemos focar no que é possivel ganhar, como seria esta Taça de Portugal.
Com os erros se aprende.

Na próxima época estaremos no Jamor se interirorizares tudo isto. Independentemente de questões tácticas que percebes bem melhor que nós, tens de fazer com que a motivação para os jogos da Taça seja igual a uma final de Champions. Como? Tens muito tempo para pensar nisso. Um ano para pensar nisso, mas por favor não deixes que ninguém mais brinque com a Taça de Portugal. Nem tu, nem directores, nem jogadores. Motivação ao máximo para podermos ganhar ou perder sem amargos de boca e sem sentir o que sentimos hoje. Não fizemos tudo o que estava ao nosso alcance para ganharmos.


Agora descansa e motiva todos os jogadores para ganharmos ao Sporting em Alvalade.
"

Hoje o Benfica foi uma nódoa autêntica e mesmo que os números mostrem que atacámos, que lutámos, que até merecíamos outro resultado, eu não entendo isso de forma tão linear. Para mim existiu excesso de confiança em toda a linha e para um desporto e para um clube que se define como "altamente profissionalizado" é algo que eu acho inconcebível.

Temos 6 dias para recuperar e mostrarmos que afinal ainda temos duas competições para ganhar e por favor deixemos lá os sonhos de Taça Uefa para outros, porque as prioridades devem ser Campeonato e Taça da Liga - como deveria ter sido também Taça de Portugal.

Mais vale aprender tarde que nunca. Não admito que o Benfica fique fora da Taça de Portugal na próxima época, antes da passagem de ano. Nem eu, nem nenhum dos 200 000 sócios e isso deverá ser suficiente para que esta noite seja de reflexão completa de todos os que trabalham na estrutura de futebol do Benfica. Temos o primeiro objectivo da próxima temporada definido. Ganhar a Taça de Portugal.

No entanto, não choro sobre leite derramado. Não é por morrer uma andorinha que acaba a Primavera e no sábado a equipa tem de dar a resposta que todos esperamos.

Força Benfica

4 comentários:

Antonio disse...

Completamente de acordo com a sua análise, assino por baixo. Excessos de confiança pagam-se caros, ainda para mais sabendo que cardozo nao jogava, e que falta ele faz minha nossa. e ja agora tambem alertar a nós benfiquistas para nao gozarmos tanto com os adversarios, nada ganhamos esta epoca nem sabemos se iremos ganhar. A mim como benfiquista e socio nao me interessam as 6 taças de brincar, quero é ganhar as oficiais, essas sim é que dao prestigio ao clube. Por isso paremos com a arrogancia e com o gozo ao adversarios, senao vamos pagar bem caro e acabará por ser mais do mesmo como estas ultimas epocas tem sido. Nao quero depois ser gozado no fim como uma equipa que prometia ganhar tudo e com goleadas atras de goleadas para depois acabar sem um unico titulo. Por isso muita atençao com isso meus senhores.nos momentos decisivos nao somos capazes de virar um resultado (coisa que esta epoca ainda nao aconteceu). Bom espero agora GANHAR em alvalade, que é a nossa obrigaçao como MAIOR CLUBE NACIONAL. FORÇA JJ e FORÇA BENFICA

RUMO AO 32 CAMPEONATO :)

Jotas disse...

É com muita mágoa, que mais uma vez não vou ver o meu clube ao Jamor, paciência, há apenas que dar os parabéns aos vencedores, neste caso ao Guimarães, que sabendo defender bem, com alguns momentos de felicidade, foi uma equipa inteligente e que soube sempre sair a jogar em futebol apoiado.
De qualquer modo, quero salientar, que não jogando muito bem,houve uma coisa que gostei e que no fundo tem sido a marca deste Benfica, os jogadores lutaram, deram tudo, com uma grande atitude, mas nem sempre se ganha e a continuar com esta postura, a equipa terá sempre o meu apoio e julgo que da maioria dos benfiquistas.

Anónimo disse...

Gostaria de ver comentada a actuação displicente do atleta Di Maria. E qual a razão para o terem mantido até final do jogo? É para o valorizarem? Não me acredito: só o estão a desvalorizar. Menino criança.

Anónimo disse...

Não estou de acordo com a sua análise. Penso que só não ganhamos porque faltou a pontinha de sorte que tivemos no jogo com a naval. A atitude, a raça e espírito de equipa, de que nos orgulhamos no jogo que citei, estiveram presentes na segunda parte do jogo com o vitória. Aliás vem sendo comum o Benfica carregar mais nas segundas partes. É obvio que com tantos jogadores a defender por muito que se lute é preciso a sorte que não tivemos no domingo. E também é preciso sublinhar que o Keirrisson não vale um dedo do Cardozo, passo a hipérbole. Acredito que ninguém se chocou quando o David Luiz disse que fizeram tudo para ganhar porque, de facto, fizeram.
P.S. Gostava que comentasse o alegado interesse do Benfica no Simão. Mesmo que não passe de especulação, se pudesse, votava a favor ou contra o regresso?

José Francisco Sousa