domingo, 22 de novembro de 2009

Viva (a Taça de) Portugal

Depois de muitas dúvidas e críticas, Portugal apurou-se para o Mundial de 2010 na África do Sul e volta à normalidade desejada. Não entendo porque anda meio País a criticar e a reiterar a ideia que Portugal não joga nada - nem Argentina, nem Brasil, nem França (três campeões do mundo) jogam- e meio País a reiterar a ideia que faz parte do grupo que "sempre acreditou" e portanto com legitimidade para poder criticar o comentador, o colega de trabalho, o amigo ou familiar que "ousou" criticar a selecção quando a previsão era que pudéssemos ficar fora do Mundial.

Eu sempre acreditei, mas se tivéssemos ficado fora do Mundial, não esperaria que algum dos meus amigos críticos desta equipa me viessem atacar e até desejaria dessas pessoas alguma tristeza pelo hipotético não apuramento. Pois agora que estamos no Mundial porque não voltamos a deixar de lado o binómio Scolari/Queiroz?; porque não deixamos de falar dos Brasileiros na selecção?; porque não deixamos de criticar o "labrego" Eduardo quando não se criticava o "super labrego" Ricardo?; porque não deixamos de lado a falta de qualidade técnica e táctica desta equipa?; porque não deixamos de lado a piada fácil e óbvia da expressão "Quem é Edinho?"; porque não voltamos a ter esperança em fazer um bom mundial se até a Grécia foi campeã da Europa sem jogar bem nenhum jogo e uma França que em 2006 só fez um jogo bom contra Brasil, foi vice-campeã do mundo?; porque não deixamos de lado a falta de Benfiquistas na nossa selecção? A resposta a esta última é tão óbvia que parece incrível haver sequer pergunta. Uma equipa que tem dois jogadores na selecção Brasileira, dois na selecção Argentina e outro com reais esperanças de voltar, um na selecção de Paraguai, outro na selecção de Uruguai e um com possibilidade de entrar nas escolhas da selecção Espanhola, deixam pouco espaço para inundarmos a nossa selecção de jogadores nacionais. Aliás, Coentrão fez parte agora mas ainda pode haver um ou outro que entrem nos 23 de Queiroz em Junho.

Parabéns Portugal! Com ou sem boa equipa, com mais ou menos Brasileiros, sendo Queiroz um estudioso do futebol ou um "parvinho sem chama", a verdade é que se nos apuramos para os quartos de final do Mundial - e aí o sorteio de 4 de Dezembro é fundamental - tudo é possivel. Aliás tudo é possivel para nós e para as outras 15 equipas que aí cheguem. Estarmos todos com Portugal é o mínimo que se exige com Scolari, com Queiroz ou com Mourinho se um dia aqui chegar como é seu desejo. Tudo o que que não seja estar com Portugal até ao ultimo dia do Mundial é para mim uma parvoíce e complexos típicos provincianos que afectam tanta gente neste país "à beira mar plantado."

Todos seremos poucos no apoio à nossa Selecção. Se somos tão apaixonados pelos clubes e menos pela Selecção, mais razões temos para a apoiar despreocupadamente neste Mundial, pois quando perdermos cá estaremos com Jesus para mais um ano que se prevê cheio de vitórias.

Por falar em Jesus, em vitórias e em Selecção, a Federação Portuguesa de Futebol (que tem a selecção e a organização da Taça de Portugal) conseguiu unir Benfica e FCPorto em algo comum. Ambos estão de "pistolas" apontadas à nossa Federação. O Benfica não se fez representar na tribuna do nosso Estádio da Luz no jogo contra Bósnia, em protesto pela decisão do Conselho de Justiça em atribuir o título de campeão nacional aos juniores do Sporting. O FCPorto aponta baterias para a teimosia da Federação em querer jogar o jogo no estádio do Oliveirense, quando aparentemente esse estádio tem poucas condições para se jogar qualquer partida oficial, quanto mais uma partida com chuva intensa. A verdade é que na mesma semana vemos Benfica e FCPorto a atacar para o mesmo lado, coisa que me entristece bastante... Não gosto de estar ao lado do FCPorto em nada e estando ao seu lado que seja no apoio à nossa selecção. É a única forma que encontro para poder estar ao lado desse clube, pelo menos enquanto estiver aí esse presidente. Defendo que não ir para a Tribuna do nosso Estádio no jogo decisivo do apuramento do Mundial é confundir "alhos com bugalhos" e contribuir para mandar mais umas "achas para a fogueira" já bem quente do nosso futebol.

Jogar a final da Taça de Portugal numa tarde quente de Maio na grande festa do futebol nacional deve ser um dos grandes objectivos da época. Defendo a hegemonia nacional em detrimento de voos Europeus e nesse sentido não aceito nenhum outro resultado hoje que não seja a vitória. O ano passado escrevi aqui um texto a focar a importância da Taça de Portugal nesta era do Benfica. Quique Flores não achava o mesmo. Perdemos contra Leixões num jogo onde demonstrámos pouca atitude e noutro jogo dessa mesma Taça de Portugal, essa pouca atitude resultou num jogo miserável contra Penafiel, que felizmente ganhámos nos penalties.

Hoje, jogando no Estádio da Luz, diante da pior assistência da época, espero que os jogadores não facilitem e entrem neste encontro com a responsabilidade de quem está a jogar uma das muitas finais que nos levarão ao Jamor em Maio de 2010. Oxalá Jesus não esqueça nunca o seu desejo de voltar a jogar essa final do Jamor e de finalmente poder levantar essa Taça de Portugal.

Estamos sem Cardozo, estamos sem Luisão, estamos com Ramires a 50%. Isso, para mim terão que ser motivações extra para provar que esta equipa não são os onze titulares, mas sim um plantel com soluções que nos dão garantias de atacarmos todas as competições.

O Guimarães já provou no seu Estádio que não é "pêra doce" e há três anos eliminou-nos em pleno Estádio da Luz desta Taça de Portugal com um golo irregular. Eu tenho sempre confiança na nossa equipa, seja com que adversário for, mas não deixo de ter medo das competições a eliminar. Aqui se vê a fibra das grandes equipas que não podem errar nestes jogos, pois não há segundas oportunidades. Hoje, como em todos os outros jogos da Taça de Portugal, há que ganhar ou ganhar.

Espero e desejo que o Benfica mostre que a Taça de Portugal é prioridade hoje e sempre. Há 22 anos que não temos a dobradinha e este ano era muito, muito, muito bom que a conseguíssemos. Para isso faltam muitas finais e esta é a primeira.

Insisto. Não se pode facilitar e espero que pela noite possa dizer que afinal este Benfica é mesmo um "novo Benfica", forte em toda a linha e em todas as competições.

Força Benfica

Sem comentários: