sábado, 13 de dezembro de 2008

O Jogo do Ano

Todos os "próximos" jogos do Benfica devem ser encarados como os "Jogos do Ano", porque para nós, "o próximo" é sempre o mais importante. Penso que para adeptos e para quem gere o Benfica, ganhar o "próximo" jogo será sempre a máxima fundamental que direcção e equipa técnica utilizam para motivar este ou qualquer grupo que jogue com aquela camisola.

A verdade é que os jogadores interiorizam num processo muito selectivo e por vezes nem consciente, quais os jogos que eles consideram importantes, fazendo por vezes apostas erradas.

Às vezes os próprios treinadores quando definem quem joga, também dão sinais ao grupo de que importância real tem esse jogo. Por isso é que não acredito em nada do que se vem dizendo nos jornais sobre a hipótese Moretto para a nossa baliza. Posso-me enganar mas não vejo nenhum sentido nessa opção. A opção terá de ser a Melhor Equipa possível, como prova a convocatória.

Todos os jogos da Taça Uefa eram prioridade e não ganhámos ainda nenhum. A Taça de Portugal em casa não era prioridade porque jogávamos com Penafiel e ganhámos (e bem) apenas nos penaltis. Com o Leixões fora também não era importante e viu-se o que se passou nesse terrível 6 de Outubro e o que aconteceu ao Leixões na classificação na Liga. Com o Setúbal, os jogadores devem ter pensado que passar para a frente do campeonato em casa seria "fácil demais" e acabámos por empatar esse jogo, passando para a liderança no jogo em que o grupo se mentalizou que ia ter muitas dificuldades e acabou por ganhar 6-0.

O melhor, melhor é pensar que o Jogo do Ano é sempre o próximo.

Tendo em conta que o ano acaba dentro de poucas semanas teremos apenas três jogos até final deste 2008 - Leixões, Metalist e Nacional.

Dois jogos em casa e um jogo fora; um jogo para cumprir calendário e garantir o mínimo de prestígio Europeu; um jogo de campeonato para tentar segurar a liderança nas Festas Natalícias; e um jogo que pode marcar a época negativamente caso não acabe como todos queremos.

Esse jogo que falo no final do anterior parágrafo disputar-se-á hoje, pelas 20h45m no Estádio do Mar em Matosinhos e é "por todas as razões e mais alguma" (como disse Quique numa destas últimas conferências de Imprensa) o nosso Jogo do Ano.

Tenho dado uma importância enorme a este jogo desde que soube do sorteio. Admito que tenho algum medo deste jogo e penso que o tenho descrito subconscientemente nas linhas deste blog.

Comecei por escrever sobre este jogo aqui, quando referi que o Benfica devia aprender com os erros de atitude que demonstrou este ano, nomeadamente em Matosinhos no jogo do Campeonato; não contente, voltei a falar deste jogo aqui quando defendi que a "minha opção" era utilizar Moreira na Taça e Quim na Madeira pela simples razão que apesar de tudo considerava mais importante este jogo em Matosinhos que o do Funchal (por ser a eliminar) e porque confiava plenamente em Quim para o jogo da Madeira; voltei a falar insistentemente deste jogo no texto onde celebrámos a liderança do campeonato e volto a ele agora, no próprio dia do jogo, porque nunca é demais lembrar a Importância Real desta partida na dinâmica que se quer implementar nesta época.

Nestes jogos gostava de estar no balneário do Benfica para poder discursar cinco minutos. Não falaria de tácticas - obviamente - e apenas falaria do que penso ser importante referir neste dia.

Falaria da importância deste jogo no futuro do Clube Benfica e do plantel Profissional do Benfica durante a restante época; falaria sobre a atitude má (muito má) que tiveram no último jogo aí disputado; falaria que são nestes jogos em campos pequenos e onde não apetece jogar que se vêm os grandes campeões; dizia-lhes que há uma semana que na cabeça dos jogadores adversários só está a vitória sobre o Benfica e que eles estão tão focados nisso que nós só ganhamos se tivermos o dobro da vontade de ganhar; fazia ver-lhes que há pessoas que acordaram às 5:30am para irem de autocarro do sul para Matosinhos ao frio ver este jogo e que voltarão para casa ainda nessa noite chegando por volta das mesmas 5:30am do dia seguinte e que não fizeram este sacrifício físico e financeiro para o perder: fazia-lhes entender que a Taça é tão importante como o campeonato (neste preciso ano); fazia entender a todos os jogadores que o Leixões não é um clube pequeno e que não se medem os clubes pelo seu Historial recente, ou pelo tamanho do seu Estádio, mas sim pelo momento magnifico que atravessam; fazia ver-lhes que nós somos Muito Melhores que eles e se jogarmos com atitude e vontade de ganhar este jogo, nunca o perderemos; Fazia-lhes ver que todo o bom trabalho que estamos a fazer pode ser deitado no lixo se perdermos este jogo e ficarmos fora de mais um objectivo - alertando para o facto de estarmos já fora da Uefa; dizia-lhes que não ganhámos nos penaltis ao Penafiel para virmos perder aqui; dizia-lhes que nunca acreditei mais neles que neste dia e que não tenho a menor dúvida que no final do jogo daremos um passo fundamental para o crescimento futebolístico desta equipa com a vitória neste difícil campo.

Se fosse necessário falaria num Português arranhado de Espanhol para que todos entendessem. E fazia-o com a humildade de quem sabe que não está em San Siro ou mesmo nas Antas ou Alvalade mas sim no Estádio do Mar em Matosinhos.

Fazia-o hoje porque este é realmente o Jogo do Ano, tendo em conta o que falta disputar.

Sei que este texto é um exercício irracional, tenho a certeza que alguém já comunicou aos nossos jogadores tudo isto de forma clara e cada um dos nossos jogadores sabe exactamente o que tem de fazer para voltarmos a Lisboa felizes.

Não tenho dúvidas que vamos ganhar, mas não sei porquê não deixo de ter um receio que me assusta. Os nossos jogadores não têm esse receio porque sabem o que valem e sabem que se falharam uma vez não falharão segunda. Hoje Vamos Ganhar. Porque mereceremos Ganhar...

Quero muito ser Campeão este ano, mas também quero estar no Jamor na final da Taça de Portugal. Quero muito e os nossos jogadores também...

Força Benfica

2 comentários:

Anónimo disse...

Já na entrevista dada à SIC no início de época, Quique falava dessa atitude, do pensamento de que "o próximo jogo é sempre o mais difícil", explicando que a sua admiração por Michael Jordan tinha a ver com isso mesmo.
Nessa entrevista percebi que tínhamos aqui um treinador diferente dos que estavamos habituados: humilde, mas ao mesmo tempo com um ar filosófico. Um homen simples com convicções fixas.

Por tudo isso, não duvido que fará muito daquilo que "O Benfica Sou Eu" faria: levar o jogo a sério, motivando os jogadores.

Força Benfica!
Captain Kid

Anónimo disse...

A nova versão da Gloriosasfera apresenta mais de 150 blogs sobre o Glorioso Benfica listados por actualização e por ordem alfabética.
Foram ainda introduzidas diversas fontes de informação sobre o Benfica com actualização automática.

gloriosasfera.blogspot.com

porque os blogs sobre o Benfica são um património Glorioso.

Viva o Benfica