terça-feira, 29 de abril de 2014

Transformar ameaças em oportunidades. Transformar pontos fracos em pontos fortes!

Todos sabem que nas teorias de gestão este quadro de analise SWOT (strenghts, weaknesses, opportunities and threats) é algo muito importante.

As oportunidades e ameaças são normalmente centradas sobre o meio ambiente, aquilo que nós não controlamos e os pontos fracos e pontos fortes são normalmente pontos associados á nossa organização, aquilo que conseguimos controlar.

Ora este castigo sobre Enzo, a acontecer, é uma ameaça muito forte para o nosso apuramento para a final da Liga Europa porque Enzo é hoje fundamental para este importante jogo.

No entanto, o Benfica pode jogar cartas para independentemente do castigo ser ou não ser aplicado, criar as condições  para que esta ameaça seja considerada uma oportunidade e  para que o ambiente á volta da equipa, dos adeptos e até dos observadores internacionais de media seja favorável ao nosso clube.

Este castigo da UEFA, não sendo esperado, não pode deixar ninguém surpreendido.

Estas técnicas, que conhecemos bem do mundo em que vivemos internamente há 30 anos, são utilizadas por pessoas que têm objectivos muito bem definidos e que não olham a meios para atingir os seus fins.

E os seus fins são claros.

A Juventus quer disputar a final no seu terreno e a UEFA quer que a Juventus dispute a final no seu campo.

Então o que poderia impedir que este castigo fosse tornado realidade?

A única coisa que poderia impedir este castigo seria Vergonha!

A Vergonha que esta gente não tem e nunca teve.

Quando em Portugal Pinto da Costa faz esquemas com telefonemas e chantagens de que "Deco não irá jogar na selecção se não lhe retirarem o suposto castigo porque o jogador atirou uma bota a um árbitro" é mais ou menos disto que se trata.

Falta de Vergonha.

Quando um jornalista de nome Tavares Telles escreve noticias encomendadas por este presidente sobre esta mentira e passado uns anos recebe ordenado como comentador dum canal publico, é sinal que não há Vergonha.

E em 30 anos, casos como estes aconteceram muitas e muitas vezes porque eles não têm Vergonha!

Na UEFA é a mesma coisa. Exactamente a mesma coisa e sinceramente o que importa o Benfica não ir á final para o grande espectáculo que é o futebol?

Importa zero.

Só realmente importa para nós que somos benfiquistas, mas para o resto do mundo, jogar Enzo ou não jogar Enzo vale zero, termos um penalti não assinalado em Lisboa vale zero, sermos ou não sermos roubados em Turim vale zero, porque no fim será mais um jogo com um vencedor anunciado.

Tudo isto é feito sem Vergonha, como sem Vergonha foi feito um sorteio no mundial ILEGAL.

Como todos sabemos a França é a pior classificada dos nove países europeus e portanto teria que estar no Pote 3 do sorteio do Mundial no Brasil.

Os primeiros oito estariam no Pote 2 e a França estaria normalmente no Pote 3

Sempre foi assim, em todos os anos anteriores.

Platini achou mal que França estivesse no Pote 3 e considerou a hipótese de haver um sorteio prévio no dia anterior ao sorteio oficial onde entre as nove selecções europeias se acharia aquela que ficaria no Pote 3 e assim defrontar seguramente um cabeça de série + uma selecção europeia.

A quem calhou a bolinha do azar?

França? Claro que não!

Calhou á Itália que no grupo do mundial ficou então com o cabeça de série Uruguai e com o europeu Inglaterra.

Onde estava a Vergonha de Platini, de Blatter ou do secretário geral da FIFA Jerome Vackel quando colocaram a França no Pote 2 e assim colocaram-na num grupo com Suiça, Honduras e Equador?

Toda esta falta de Vergonha teve pouco eco nos media foi feita com a chico espertice típica de pessoas corruptas e a Itália "comeu e calou".

Agora que se joga o apuramento para a Final de Turim e numa altura onde Itália se vê ameaçada com o seu quarto lugar na Europa de clubes, eis que aparece a máfia do futebol a dar a mão aos amigos.

Isto para mim é natural.

Não vejo nisto nada de extraordinário, como não vejo nada de extraordinário quando o senhor Platini não aceita de maneira nenhuma colocar câmaras e meios audiovisuais para ajudar os árbitros nas suas decisões.

Claro que ele é contra!

Como não?

Tudo o que seja trazer verdade desportiva a este jogo é retirar o controlo do mesmo e das suas decisões aos verdadeiros "filhos da puta" que se passeiam por este meio.

Cabe na cabeça de alguém que num mundial com 25 câmaras por jogo o árbitro não possa ser ajudado nos lances? Cabe na cabeça de alguém que em 2014 se validem golos de foras de jogo de 2 metros, que se marquem penaltis com faltas fora da área, que se expulsem jogadores com vermelho directo quando deveria ser apenas amarelo?

Sim, cabe na cabeça dos "Platinis da vida" que assim perdem todo o controlo do jogo.

Eu não me importo de perder, apesar de gostar mais de ganhar e não gosto de ganhar a ser favorecido.

Estes senhores do futebol dominam tudo e todos e gostam de controlar.

A Espanha não tinha nenhuma necessidade de ter um Vice Presidente da FIFA e da UEFA - Angel Villar - para ser campeã do mundo porque mereceu ganhar os dois europeus e a Copa do Mundo, mas a verdade é que para a História fica que Angel Villar é uma pessoa muito importante no mundo do futebol exactamente quando a Espanha ganha esses torneios.

Ou seja, tanto em Portugal com os mafiosos do FC Porto, como lá fora com os mafiosos da Juventus ou da UEFA e FIFA, há sempre objectivos definidos por uns quantos e que depois são alcançados através disto ou daquilo.

Será que alguém consegue definir se Oblak  arranca para uma exibição incrível e não sofre golo nenhum?

Ninguém consegue definir isso.

Isso é futebol! Pode acontecer? Pode...

Mas o que estes homens do futebol estão a fazer é "criar condições para..." dando um claro sinal a todos os intervenientes da sua vontade, tanto aos jogadores do Benfica, como dos jogadores da Juve ou como dos próprios árbitros.

O que o Benfica tem de fazer?

Ser forte internamente, não deixar que este burburinho afecte o espírito dos jogadores e transformar pontos fracos em pontos fortes.

O Benfica na quinta feira vai entrar com 11 jogadores. Se Enzo não  jogar "jogará um qualquer Manel" e seremos 11 contra 11.

Eles têm Pogba, Pirlo e Vidal? Sim têm.

E têm Tevez e LLorente? Sim têm.

E têm Buffon e mais não sei quantos outros nomes fantásticos? Sim têm.

E têm um estádio esgotado com o décimo segundo jogador segundo diz Conte, seu treinador? Sim têm.

E o que é que isso tem a ver com o Benfica? Nada.

O Benfica vai entrar com 11 e vai jogar para ganhar ou empatar ou perder por um golo desde que se marque 2 ou mais golos.

É simples. O Benfica vai transformar todas estes pontos fracos de poder não ter Enzo e jogar contra todas estas adversidades em pontos fortes.

Eu sempre disse que esta eliminatória seria quase impossível de passar e não mudo nem uma virgula. 

Todas estas manobras não me surpreendem como não me surpreenderá se o Benfica chegar a Turim e passar a eliminatória, mas agora no dia de hoje, não vamos chorar.

Ninguém vai chorar antecipadamente. Vamos ser fortes hoje, amanhã e na quinta feira.

Com ou sem Enzo, vamos jogar para passar a eliminatória e é bom que os dirigentes do Benfica não comecem a dar tiros no pé numa clara maneira tão portuguesa de começar a perder e a chorar antes de tempo.

Tenham cabeça e saibam transformar ameaças em oportunidades e pontos fracos em pontos fortes.

Todas estas manobras não podem nunca entrar na cabeça dos jogadores como uma desculpa para poder perder, mas sim como uma motivação para sermos obrigados a ganhar!

Força Benfica

Sem comentários: