terça-feira, 22 de abril de 2014

Foi bonita a festa pá, mas...

 1. Foi bonita a festa pá, mas a época ainda não acabou.

Faltam disputar três títulos e ao contrário da maioria, eu acho que temos que investir nos três por igual para que a sua conquista seja uma realidade. 

Não concordo nada em que o Benfica tenha de ir ao Porto jogar a Taça da Liga com a equipa B, ou os reservas ou os juniores. 

Nada disso. O Benfica tem de jogar a Liga Europa, a Taça da Liga e a final da Taça no Jamor na máxima força. 

Se querem ir ao Dragão brincar com os juniores ou equipa B podemos fazê-lo na ultima jornada da Liga, mas quando se está a disputar um título a atitude terá de ser para ganhar. 

Tentar ganhar à Juventus na quinta feira, ganhar ao FC Porto no Dragão para a Taça da Liga e depois ir a Turim para resolver a eliminatória na quinta feira seguinte. 
Agora acabou a brincadeira e o foco tem de ser no que temos ainda que ganhar, até porque na guerra de títulos com o Benfica, o FC Porto não baixa a guarda e agora até a Taça da Liga é a coisa mais importante do mundo. Pois que seja. Temos que ir lá para ganhar, com a melhor equipa possível. 





2. Foi bonita a festa pá, mas a lesão de Salvio foi uma péssima noticia no domingo.

Numa altura em que Salvio estava a chegar ao melhor da época e ainda com tantos jogos importantes para disputar, esta lesão é uma tragédia pessoal e uma péssima noticia para o Benfica.

Com Silvio e Salvio lesionados o Benfica perde as suas melhores opções de suplentes para defesa e extremo, numa altura crucial da época. Agora, é a vez de André Almeida e Sulejmani aparecerem e serem eles as "primeiras escolhas" para substituir Siqueira, Maxi Pereira, Markovic ou Gaitan. Felizmente estamos muito bem entregues, mas mesmo assim, é o ponto negativo da tarde de domingo.



3. Foi bonita a festa pá, mas é bom que se tenha aprendido algo com esta época e que sejamos humildes para conquistarmos o título no próximo ano.

Há quatro anos o Benfica foi campeão e entrou na época seguinte, depois de mundial, com a arrogância de quem ganhará tudo sem jogar. 

No primeiro ano de Jesus o Benfica teve apenas 4 empates e 2 derrotas na Liga, foi eliminado na Taça de Portugal contra Guimarães em casa numa altura ainda prematura da competição, foi eliminado da Liga Europa por Liverpool nos quartos de final e ganhámos a Taça da Liga contra FC Porto. 

Por estes resultados, Jorge Jesus foi levado ao céu e no ano seguinte foi o descalabro completo.

Na Liga tivemos 3 empates e 7 derrotas, perdemos logo a Super Taça contra Porto em Agosto, fomos eliminados por Shalke 04 e Lyon da champions onde fizemos apenas 6 pontos, perdemos a Taça de Portugal em pleno estádio da Luz contra FC Porto e na Liga Europa perdemos a meia final contra SC Braga. Ganhámos apenas a Taça da Liga contra Paços de Ferreira.

Se isto não foi uma época traumática, eu não sei o que significa a palavra traumática.

A equipa não se encontrou em nenhum momento, perdemos o título por roubos escandalosos em Setembro e o Benfica parecia voltar a desmoronar-se em equívocos constantes. 

Tudo o que se passou neste ano tem de servir de lição para o que virá nos próximos meses. Tudo, sem excepção. O Benfica na próxima época tem de continuar na senda dos grandes resultados e de preferência com títulos. 

E porque eu digo resultados e títulos?

Porque o Benfica nas duas épocas seguintes  a este descalabro foi competente, sem ganhar nada.

Na época seguinte ao descalabro contra Villas Boas o Benfica termina a Liga com 6 empates e 3 derrotas, elimina Manchester United da Champions e passa com Basel aos oitavos onde elimina Zenit. Depois perde nos quartos contra o Chelsea que se sagraria campeão europeu, ganha a Taça da Liga, apesar de ter perdido contra Marítimo na Taça de Portugal nos oitavos de final.

No ano seguinte, aparece a tal época que nos iria traumatizar para 20 anos, e onde o Benfica acaba a Liga apenas com 5 empates e 1 derrota - a tal no Dragão ao minuto 92 - perdemos a Liga Europa contra o Chelsea - a Taça de Portugal contra Guimarães no Jamor e a Taça da Liga nos penaltis contra SC Braga nas meias finais que depois viria a ganhar a FC Porto na final.

Esta época  somos campeões com apenas 4 empates e 1 derrota - até ver - estamos nas meias finais da Liga Europa contra Juventus, estamos na final da Taça de Portugal contra Rio Ave e estamos na meia final da Taça da Liga contra FC Porto. O único que correu mal foi a eliminação da champions aos pés do Olimpiakos, mas assim mesmo fizemos 10 pontos nessa milionária competição.

Ou seja, o Benfica nestas duas épocas de 2013 e 2014 foi muito competente e teve muitos resultados positivos. Ganhou muitas vezes, empatou algumas e perdeu muito pouco. 

Esta é a conclusão que os números nos dão e com base nestes números é importante que estrutura, treinador, equipa técnica e jogadores entendam que o que falta jogar este ano é muito importante e é muito importante começar a ganhar logo na Super Taça contra Rio Ave, terminando com o título de campeão nacional.

As arrogâncias ficaram lá atrás e agora há que continuar no mesmo caminho de profunda humildade e trabalho para sermos pela primeira vez em 30 anos, bi campeões nacionais. 




4. Foi bonita a festa pá, mas ainda se fala se Jorge Jesus fica ou não fica na próxima época.

Eu sou um dos que critica Jorge Jesus e eu fui um dos que disse e escrevi que o espaço de Jorge Jesus tinha terminado no Benfica no final da época passada. 

E disse o na certeza (obviamente errada) que  a equipa técnica, o plantel, a direcção e adeptos estavam divorciados depois do que aconteceu em Maio. 

Defendi-o também porque eu não tenho simpatia por Jorge Jesus. Nunca comemos juntos, nunca privámos juntos, nunca tivemos em amena cavaqueira juntos e admito que se alguma destas situações tivesse acontecido eu poderia simpatizar com a sua figura como muitos dos meus amigos que o conhecem, defendem.

A verdade é que eu não simpatizo com ele por uma única razão e que nunca a disse antes. 

Eu não gosto que ele seja injusto com os meus... E quem são os meus?

Os meus são os meus jogadores, os meus dirigentes, os meus técnicos, os meus colegas consócios. Apenas isso. 

Acho que Jorge Jesus tem coisas muito boas e todas as vezes que o seu grande amigo Manuel Sérgio escreve sobre os méritos de Jorge Jesus eu sou o primeiro a ler e a tentar simpatizar com a figura deste grande treinador. No entanto vamos sempre bater na mesma tecla...

Ele, algumas vezes, não é justo com os meus...

"Ser justo com os meus" é ralhar  menos com os meus jogadores quando eles precisam de menos gritos e mais dum carinho publico.

"Ser justo com os meus" é não envergonhar o clube com situações de dedos ou estalos nas caras dos adversários quando termina o jogo.

"Ser justo com os meus" é ser duro com a sua estrutura, ser duro com os seus jogadores de forma privada, mas sempre tendo uma atitude elevada quando se está na esfera publica.

"Ser justo com os meus" é ser humilde nas derrotas e seguro nas vitórias. 

"Ser justo com os meus" é respeitar o Benfica e os seus adeptos nos grandes jogos, não inventando quase que propositadamente  em alturas que não deveria inventar.

"Ser justo com os meus" é  ser tudo o que ele é, com menos bazófia.

Apenas isso. Ser tudo o que ele é, com menos bazófia. 

E porque é ridículo falar se Jesus fica ou não fica na próxima época?

Porque ele é o nosso treinador. Ele é o melhor treinador do mundo. É ele quem eu defendo em cada discussão publica, como muito bem fez o nosso presidente na televisão aquando dos problemas em Guimarães com a policia e eu também o faço com muitas pessoas. É a Jesus que eu peço a solução milagrosa naquele jogo que está a correr mal. È em Jesus que eu acredito quando a coisa parece estar a correr mal porque ele sabe do jogo mais do que qualquer um de nós. 

Jorge Jesus é o nosso treinador e é com ele que vamos seguir caminho.

Será por termos sido campeões que digo isto?

Também mas não só. Exijo a Jorge Jesus que ganhe ao Rio Ave na final da Taça de Portugal mas se isso não acontecer que direi no dia seguinte? Jorge Jesus rua? Não faz sentido.

Como não faz sentido que numa conversa fantástica entre Hélder Conduto, Bagão Félix e José Nuno Martins na Benfica TV na noite longa do Marquês, se fale se "Jesus fica ou vai"?

Claro que Jesus fica e não vai para nenhum lado. 

É com Jorge Jesus que o Benfica vai jogar os próximos campeonatos e será com Jorge Jesus que o Benfica vai continuar a ganhar, mas não me peçam para simpatizar com ele quando não é justo com os meus.



5. Foi bonita a festa pá, mas chegou a altura de se traçar uma linha directa entre a formação e a equipa principal

O Benfica tem o plantel muito bom.  A cada seis meses o Benfica tem de vender uma jóia da coroa para poder  equilibrar as suas contas. Então o que fazer perante esta situação?

Por um lado reduzir os custos e aumentar as receitas para não ter que vender a cada seis meses um jogador e por outro lado apostar cada vez mais na prata da casa.

O Benfica tem hoje a melhor formação portuguesa como provam as classificações de todas as provas de infantis, iniciados, juvenis e juniores ou até a performance da equipa B na segunda Liga. 

O Benfica tem hoje jogadores que podem jogar na equipa principal nos próximos anos e só sendo campeão muitas vezes consegue incutir em cada um destes jovens o desejo de estar na equipa e um dia poder estar naquele "trio eléctrico" no Marquês.

Neste momento tudo está a chegar ao que foi planeado no papel, chegando apenas 1 ano depois do que deveria ter chegado. Hoje o Benfica pode ter tudo para dominar a próxima década perdendo e ganhando como acontece com todas as equipas, mas sendo o principal clube português e com mais jogadores da formação na sua equipa principal.



6. Foi bonita a festa pá, mas aquelas pinturas no Marquês eram desnecessárias.

Não sei se é verdade, se é montagem, ou quão difíceis serão as limpezas das frases em encarnado escritas na base da estátua do Marquês mas a verdade é que como diria o nosso caríssimo Diácono Remédios, "não havia necessidade nenhuma de fazer aquilo".

Esperamos voltar ao Marquês este ano, com a Liga Europa e/ou com a Taça de Portugal e/ou com a Taça da Liga, desejavelmente sem grafitis.






7. Foi bonita a festa pá, sem nenhum MAS porque a verdade é que foi tudo perfeito!

Viva o Benfica

Força Benfica



 




2 comentários:

Frank disse...

Excelente post. Pela minha parte concordo genericamente, com as seguintes ressalvas.

1) não me parece que devam jogar os "titulares" na Taça da Liga. Há uma eliminatória da maior importância em disputa, uma meia final europeia. Essa é agora a grande prioridade em que se vai apostar tudo. A Taça da Liga não será para perder de propósito como é evidente mas é uma competição para jogarem aqueles que têm menos oportunidades nas outras: Steven Vitória, Djuricic, Ivan Cavaleiro, Cardozo.
2) Não tenho essa espécie de antipatia pelo Jorge Jesus. Acho que a personalidade dele é como é e inclusivamente parece-me que ele tem feito um esforço por corrigir alguns defeitos e tem melhorado muito. Mas no mundo da bola tem que se ser duro, basta ver como era o Fergusson.
Agora vamo-nos concentrar no jogo de quinta-feira. Precisaremos de estar ao nosso melhor e de ter alguma sorte para conseguir um bom resultado, ou seja um resultado que nos permita estar optimistas para a segunda mão em Turim.
Abraço,

Diácono Remédios disse...

"Eu sou um dos que critica Jorge Jesus e eu fui um dos que disse e escrevi que o espaço de Jorge Jesus tinha terminado no Benfica no final da época passada.

E disse o na certeza (obviamente errada) que a equipa técnica, o plantel, a direcção e adeptos estavam divorciados depois do que aconteceu em Maio."


Isso é que é um excelente exemplo do "não havia nexexidade".
Disseste isso porque acertas pouco. Se quisesses acertar mais estavas mas era calado como eu estive, dando o benefício da dúvida a quem a merece. Isso é que é próprio de gente inteligente.

A tentação de muitos benfiquistas opinativos tentarem antecipar realidades é ridícula e não própria de adeptos verdadeiros. E prejudicial ao clube.

"Silence is Golden" my friend.