sexta-feira, 25 de abril de 2014

A importância do "golo fora" ou a certeza de que marcamos sempre longe do Estádio da Luz...

1. Não há nenhum benfiquista que não tenha ficado orgulhoso da nossa equipa com o jogo de ontem.

Eu não quero discutir as tácticas, nem o cansaço, nem a performance deste ou aquele jogador, mas a exibição no seu todo. 

O Benfica ganhou á Juventus - á poderosa Juventus - num jogo que não ficou a dever nada aos jogos que vimos esta semana da Champions League. 

Aliás eu até acho que o nosso jogo foi "futebolisticamente" superior e mais bem disputado que os jogos da Champions. 

Grande jogo do Benfica e grande jogo da Juventus, tacticamente evoluído e com muita luta de ambas as equipas. 

No final desse jogo havia um sentimento misto de felicidade e de apreensão especialmente pelo golo sofrido em casa. 

Dizia-se que "teria sido melhor o 1-0" (tal como eu pedi no post de ontem) como também se dizia imediatamente a seguir que o "Benfica vai marcar na Juventus". 

Jorge Jesus em conversa com o Nuno Luz da SIC disse e bem que "nem sempre o Benfica marca fora" e deu como exemplo o jogo do Olympiakos para a Champions League que nos custou o apuramento para os oitavos de final da prova. 

E diz bem... Diz muito bem porque essa ideia que o Benfica marca sempre fora é errada, especialmente quando se joga com equipas fortes. 

O Benfica este ano não marcou em Atenas, não marcou em Paris e não marcou no Porto para a Taça de Portugal, exactamente em jogos contra equipas fortes - apesar do jogo em Atenas ter encontrado um super Roberto. 

E o que é importante realçar é que isto é um jogo e num jogo não há certezas. O Benfica até pode marcar em Turim, como pode não marcar e o que é importante agora sublinhar é que independentemente do desfecho daqui a uma semana - que até pode acabar 0-0 e nós a festejarmos - o que temos que aplaudir é o resultado que conseguimos ontem. 

Conseguimos ganhar em casa ao tri-campeão italiano e conseguimos provar que o Benfica soube construir uma grande equipa nestes ultimos anos.

Sem Silvio, Salvio, Gaitan, Fejsa e Ruben Amorim o Benfica ganhou á Juventus com a sua melhor equipa sem Vidal. 

Em Turim, Vidal vai jogar e aí tudo muda porque se o meio campo do Benfica estiver preocupado com Pirlo, Vidal não deve ter menos atenção.

Eu não gosto muito de discutir tácticas, mas com Vidal e Pirlo não sei se não seria boa ideia ter três homens no meio campo em Turim, mas isso serão outras histórias...

Continuo a achar que a eliminatória está em aberto, também continuo a achar que a Juventus é favorita, que este resultado em casa não é tão positivo assim para chegarmos á final, mas não consigo deixar de estar muito feliz pela vitória e daqui a uma semana com Fejsa, Amorim e Gaitan no onze talvez o Benfica consiga marcar, mas especialmente teremos de defender muito bem e tentar não sofrer. 

Ontem na vertigem da primeira parte a equipa esqueceu que o jogo tem 90 minutos e acabámos literalmente com "credo na boca" e com jogadores totalmente acabados, mas com outros ainda com pulmão para correr todo o campo como Enzo Perez. Que jogador!




2. O que não entendo é como Jorge Jesus acha que Artur dá mais segurança que o guarda redes que ele considerou titular para a prova prioritária da época - Liga Portuguesa. 

Não consigo entender ou talvez consiga...

Os factos é que com Artur o ano passado e grande parte deste ano, o Benfica sofria (quase) sempre um golinho. 

Com Oblak, especialmente nesta segunda volta, mas também em jogos de Taça, o Benfica sofreu muito poucos golos. 

Teve aquele percalço em Barcelos e obviamente sofreu mais golos mas deu uma consistência defensiva que Artur não dava antes. 

Artur ontem esteve muito bem no ultimo minuto, como esteve muito bem em vários jogos, mas é normal ele sofrer golos e é normal Oblak não os sofrer. Isto são factos e até podem ser dados estatísticos ridículos, mas são factos. 

Os últimos jogos de Artur contra FC Porto no Dragão, contra FC Porto na Luz e contra a Juventus tiveram em comum que sempre sofremos um golo, como em tantos outros jogos com Artur e em poucos jogos com Oblak.

O que eu acho é que Jesus gosta mais de Artur do que Oblak e isso é normal porque há treinadores que simpatizam mais com o jogador A do que com o jogador B

No inicio da época na entrevista que deu a José Eduardo Moniz foi claro que o nosso treinador esperava que Oblak fosse o nosso guarda redes apenas daqui a uns anos e foi convencido que Oblak era muito bom pelo trabalho dele, pelas exibições, pela segurança e pela maneira como ele aproveitou a lesão de Artur a meio da época.

No entanto, Jorge Jesus gosta mais de Artur. 

Jorge Jesus ainda não está totalmente convencido com Oblak, ainda acha que pode não ter a experiência que o lugar de guarda redes exige e acha que em jogos grandes Artur pode dar-lhe mais garantias. 

Esta é a minha verdade e que por acaso é uma verdade diferente da verdade dos adeptos do Benfica que não olham para a idade mas sim para os factos indesmentíveis que mostram que Oblak parece ser mais seguro que Artur e para a coincidencia factual que nos prova que quando Oblak joga a defesa sofre menos golos. 




3. O que importa agora é que a Taça da Liga está à porta e que o Benfica tem de jogar para a ganhar sendo inteligente na gestão de esforço dos seus jogadores. 

Eu defendo que a Taça da Liga é uma prioridade e mesmo com o resultado de 2-1 contra Juventus, não retiro uma virgula ao que penso sobre este assunto.

No entanto, o Benfica tem jogadores que saíram do jogo de quinta feira exaustos e que merecem descanso porque provavelmente não vão render tanto no Dragão.

Para mim, deixava de fora da convocatória Enzo Perez, porque ele será nuclear para o jogo de quinta feira e poderia jogar com jogadores que não jogaram ontem ou que não o fizeram durante 90 minutos como Oblak, André Almeida, Djuricic, Sulejmani, Lima, Cardozo, André Gomes, Jardel, Ruben Amorim, Ivan Cavaleiro ou até Fejsa e Gaitan dependendo se estão aptos ou não. 

Há o problema dos defesas laterais que sem Silvio têm menos opções mas há Cancelo da equipa B e outros jogadores dessa equipa B que podem ajudar a reforçar a equipa. 

O que é importante é entrar para ganhar, tentar não repetir o que se passou no ultimo jogo do Dragão que perdemos 1-0 quando poderíamos ter perdido por muito mais e pelo menos levar o jogo para os penaltis. 

Mais uma vez vou falar do "golo fora" que está no título deste post. Será importante marcar golo no Dragão porque marcando temos mais hipóteses de ganhar e de não perder, obviamente.

Se há pouco disse que o Benfica tendencialmente marca fora, também disse que na ultima vez que jogámos (muito mal) no Dragão não marcámos e acho que antes de se pensar no "golo fora" na Juventus há que corrigir este aspecto e "marcar fora" no Dragão.

Nesta guerra interna contra FC Porto eu não me canso de dizer que todos os títulos são importantes

Todos os títulos, sem excepção e neste momento temos hipóteses de jogar contra Rio Ave a final da Taça da Liga, a final da Taça de Portugal e a Super Taça em Agosto

Para isso basta ganhar domingo nos 90 minutos ou nos penaltis, mas temos que ganhar!

Ganhar todos estes títulos era realmente o cimentar dessa hegemonia que todos queremos ver crescer em títulos e menos em palavras...

Domingo temos nós "a palavra"!

Força Benfica

7 comentários:

Aristoteles Onassis disse...

Aquilo que os preocupa.

"A Taça da Liga não salva a temporada do FC Porto, mas pode ser decisiva para que os azuis e brancos mantenham a hegemonia no futebol português pelo menos até ao final do ano.

Depois da conquista do campeonato, o Benfica passou a somar 70 troféus, contra os atuais 74 do FC Porto. Ora, até setembro, as águias ainda têm pela frente a possibilidade de somar ao campeonato a Liga Europa, a Taça de Portugal, a Taça da Liga, a Supertaça de Portugal e a Supertaça Europeia. No melhor dos cenários para o Benfica, o pleno garantiria mais cinco troféus, o que seria suficiente para inverter a liderança do futebol português.

Luís Castro ganha aqui mais um argumento para atirar na hora de pedir aos jogadores que honrem a camisola que vestem antes de subirem ao relvado do Dragão, no domingo, porque o afastamento do Benfica nas meias-finais – isto claro, partindo do princípio que os azuis e brancos ultrapassem o Rio Ave na final de Leiria, a 7 de maio – seria meio caminho andado para conseguir garantir mais um troféu, que poderia fazer toda a diferença até ao final de 2014.

Voltando às contas, com a conquista da Taça da Liga, o FC Porto garantiria 75 troféus e, no mínimo, mais um do que o Benfica, se as águias conquistarem as restantes competições ao seu alcance entre o final desta temporada e o início da próxima."


Anónimo disse...

Os justiceiros encarneirados possuidores da magnanimidade papista de decretar de que lado esta o bem.
O Porto personificação do mal que ousa fazer frente e tirar o que é o direito divino ao glorioso- o domínio do futebol português.

Estes justiceiros não querem ter que competir com adversários fortes, não querem cair de joelhos, não querem apagões.

Querem regressar ao tempo de antigamente em que eram campeões por decreto,em que iam buscar treinadores e jogadores ao porto e todas as associações lhes davam um saco de cimento(era o dizimo da época).Ate o chão da catedral lhes foi dado.Que lindos tempos em que o Bem imperava!!!

A hipocrisia deste justiceiros não tem limites. Sempre a mesma estoria. Ganham um campeonato ficam eufóricos, entusiasmados, cheios de papo e de bazófia.
Devem tantos como o resto das equipas da Liga,mas o futuro é glorioso e se não for ...pagamos todos, como antigamente.

O Benfica Sou Eu disse...

Meu caro anónimo, bem-vindo de novo.

Diz que "O Porto personificação do mal que ousa fazer frente e tirar o que é o direito divino ao glorioso - o domínio do futebol português"

Nem eu diria melhor mas a verdade é que o problema nao foi "ter tirado" o domínio do nosso futebol ao Benfica mas a maneira como o fez e por isso o FC Porto personifica o MAL.

Agora, que em 3 anos ganharam 2 ligas oferecidas por árbitros e por "Deuses do acaso" que fizeram ajoelhar Jesus, que ganharam super Taças e perderam Taças de Portugal, liga dos campeões e Liga Europas de maneira como as perdiam no antigamente, está claro que uma nova ordem se levanta.


Diz ainda que "Estes justiceiros não querem ter que competir com adversários fortes, não querem cair de joelhos, não querem apagões."

Que justiceiros? Repete muito esta palavra mas haverá algum complexo na maneira como a usa? Do lado do BEM não ha justiceiros porque se nem a justiça os puniu, só as derrotas os podem vergar. Mais, não quero mais cair de joelhos nem muito menos apagões. Foi um momento infeliz mas no BEM também os temos e quero competir com fortes e fracos porque sempre existirão os dois lados dos adversários. Por exemplo o ano passado o Porto era forte e este ano fraco! Faz parte do processo.

Diz ainda que "Querem regressar ao tempo de antigamente em que eram campeões por decreto,em que iam buscar treinadores e jogadores ao porto e todas as associações lhes davam um saco de cimento(era o dizimo da época).Ate o chão da catedral lhes foi dado.Que lindos tempos em que o Bem imperava!!!"

Ninguém quer ganhar por decreto mas também não quero perder por "decreto arbitral" , decreto de influencia, decreto de "chico espertice" que imperou neste mundo do futebol durante 30 anos.

Você pensa que sabe tudo sobre o passado, mas analisa o mal, muito mal.

Vamos considerar que num momento da história, o Benfica foi buscar jogadores e treinadores ao Porto - cidade - ou ao grande Porto (area metropolitana)

Vocês consideram isso o "MAL" e como resposta montam um sistema mafioso, onde se controla a arbitragem, os delegados, os clubes através de empréstimos de jogadores e treinadores (voilá), as transferências, os direitos televisivos e aproveitam décadas de inércia e incompetência na Luz e em Alvalade.

(continua)

O Benfica Sou Eu disse...

Se o Benfica dominou durante muitos anos alguma parte do futebol, nunca o fez das maneiras e modos como o MAL o fez durante os últimos 30 anos.

Dizes ainda que "A hipocrisia deste justiceiros não tem limites. Sempre a mesma estoria. Ganham um campeonato ficam eufóricos, entusiasmados, cheios de papo e de bazófia.
Devem tantos como o resto das equipas da Liga,mas o futuro é glorioso e se não for ...pagamos todos, como antigamente."

Aqui nao ha hipocrisia. Aqui ha felicidade de colocar a verdade num título que veio apenas um ano depois. Aquele golo "que veio do céu" deu vos um título mas não consegui dar vos mais nada. Nem futebol, nem estrutura, nem equipa técnica e nem plantel. Vocês hoje nao tem nada e se nós "devemos" como " "todos devem" nao te preocupes connosco.

Nos temos o ecletismo a funcionar, a academia a funcionar, temos hoje um patrimônio imobiliário incomparável a qualquer outro clube e temos activos prontos a serem vendidos caso seja necessário. Temos uma televisão que pode dar lucros e temos um futuro no plano desportivo que nao vejo do vosso lado por muito que possa criticar a nossa direcção em algumas áreas.

E sabes como o conseguimos? Sem roubar, sem usar árbitros e sem usar prostitutas para o conseguir.

O teu MAL julgará a História e o meu BEM ficará sempre deste lado.

Para terminar, aplaudo o timing em que vens aqui opinar. Estas a poucas horas de defrontar uma equipa B do Benfica numa semi final onde mais uma vez estas de forma ilegal, como estiveste o ano pasado.

Sinais dos tempos que mudam mas nem tanto...

Eu posso ganhar uma liga Europa, uma taça de Portugal e ainda uma super taça - a vossa super taça que serviu para vos aproximar dos títulos do Bem... E o FC Porto?

Tem a Taça da Liga...

Ou talvez nao!

Aparece sempre!

Força Benfica

Anónimo disse...

Não podes ser só hipócrita, é impossível tanta hipocrisia numa pessoa só.De certeza que que alem de hipócrita és disléxico.
A unica coisa em comum do BEM com o benfica são as duas primeiras letras.

Quando o benfica ganha foi tudo limpinho quando ganha o Porto é porque o benfica foi roubado.
Na tasca encarnada que frequentas devem te achar um doutor, mas cá fora, o teu poder argumentativo é equivalente ao de uma criança.Mas menos engraçado.
De um lado dizem que tem existem milhões de benfiquistas e depois vens com a calunia que o Porto manipula tudo.Mesmo se fosse verdade só queria dizer que alem de benfiquistas eram uns tansos.

Vai perguntar ao zarolho (que ainda deve ser vivo) umas estorinhas que ele conhece do BEN que ele já praticou, mas isso não deves queres saber.

Tas como o outro, as dividas não são para ser pagas e como é claro isso em nada desvirtua a verdade desportiva do BEN.

Tens um ex-presidente preso, um actual que faliu um clube.
Tens um campo de estagio pago por um banco do Estado e maroscas urbanísticas. Um canal que anda a chupar os cafes do pais que tẽm que pagar dizimo ao ben para tentar sobreviver na crise actual do pais. Chamas a isto boa gestao, eu chamo chico-espertismo que é o que mais há neste pais centralista.

E gracas a ti e a benfiquistas como tu, posso garantir que hoje o benfica não vai ganhar e vai de vela na quinta.Porque por vezes o BEM triunfa sobre o ben.

O Benfica Sou Eu disse...

Meu caro anónimo,

1. Nao sou hipócrita nem disléxico.

2. É uma calúnia que o FC Porto manipula tudo? Também acho. Agora manipula menos!

3. O Zarolho a que te referes deve ser o Gaspar Ramos, o presidente preso a que te referes preso deve ser o Vale e Azevedo e o presidente que faliu o clube deve ser o Luis Filipe Vieira. Se o teu presidente ficasse zarolho (espero que nao) e se houvesse justiça, o Pinto da Costa encaixava nas três.

4. "Chupar cafés com a Benfica TV porque têm de pagar o dízimo?" Pagam porque querem e também pagam a Sport TV... Essa nem se comenta. Pagar o centro de estágio com um banco? Sim chama se caixa geral de depósitos e deu 15 milhões de euros num contrato de naming semelhante ao teu Dragão Caixa mas nao pagamos renda ridícula pelos terrenos como o FC Porto faz com o Olival.

5. O Benfica perde hoje e é eliminado na quinta? Se me dissesses que o FC Porto ganha ainda ganha a Liga Europa, a Taça de Portugal e ainda vai retirar o título de campeão ao Benfica é que me admirava. As tuas previsões têm ambas mais de 60% de se concretizarem, logo nao penses que és um Zandinga do futebol.

Já agora que pensas que adivinhas, quando vais ganhar á equipa principal do Benfica outra vez? Da próxima jogamos com 9 a ver se de
ao luta...

Relaxa, aproveita o jogo hoje e passa um verão (quente) aí no Dragão o mais calmo que conseguires.

Para o próxima época cá estaremos para mais jogos e desejavelmente para mais derrotas do FC Porto. Habitua te porque serão uma constante num futuro próximo!

Volta sempre, porque sabes que te gosto de ver por aqui!

Força Benfica

Anónimo disse...

Hipocrisia é a tua pedra de toque.
wikipedia:
"A hipocrisia é o ato de fingir ter crenças, virtudes, ideias e sentimentos que a pessoa na verdade não as possui.
Um exemplo clássico de ato hipócrita é denunciar alguém por realizar alguma ação enquanto realiza a mesma ação."


Só mais um exemplo, ou no teu caso um paragrafo tirado ao acaso:

"As tuas previsões têm ambas mais de 60% de se concretizarem, logo nao penses que és um Zandinga do futebol."
"Habitua te porque serão uma constante num futuro próximo!"

Cura-te.