sábado, 19 de abril de 2014

O "Mau" Presidente que virou bom e o "Bom" que virou mau?


1. Já passaram mais de 48 horas depois do jogo da Taça de Portugal e o "mestre maior de todo o nosso futebol" nem piou! 

O senhor Pinto da Costa ou "Pintinho" para os amigos não disse nada, nadinha! Aquele que dois dias antes andou a apregoar que ainda "havia muito para ganhar este ano", aquele que "criticou a falta de títulos do Benfica", aquele que "andou a esconder o resultado de Sevilha contra 10" disparando na direcção de Benfica e Sporting está caladinho que nem um rato.


O Porto Canal desta vez não teve entrevistazinha com o "Papa", nem sequer tivemos direito a um simples comunicado. Nada! Zero!

O presidente do FC Porto está a assistir á queda do seu império sem proferir a mínima declaração e em vez disso deve estar no museu do Porto a ver o lance do Kelvin que lhe deu o ultimo título!

Senhor Presidente, acabou!

O seu reinado acabou com Villas Boas e andou a ganhar títulos nos anos seguintes por mérito do acaso e de ainda alguns bons conhecimentos na arbitragem.

Quero ouvi-lo comentar como é possível uma equipa jogar 40 minutos contra 10 e levar 4-1 dum Sevilha como também quero ouvi-lo opinar sobre o facto da sua equipa jogar no seu "salão de festas preferido" contra 10 durante 70 minutos e levar 3-1...

Jogar contra 10 e contra uma equipa cansada,  não como a sua que andou a descansar para proferir o golpe final no Estádio da Luz. 


Também eu pensei que isso pudesse acontecer e também eu temi esse "FC Porto" que hoje só pertence ao passado.


A esse passado que você tão bem quis assinalar com o cantinho do Kelvin no museu.

Esse cantinho da sua desgraça porque achou que era imbatível, intransponível porque mesmo depois de ter sido vulgarizado no seu estádio por uma equipa muito superior e porque depois de temer durante vários minutos o golo do Benfica que daria o título ali na sua casa, o seu "Diabo" com quem fez um pacto há anos deu lhe de bandeja esse tal golo de Kelvin!

Mas foi um presente envenenado. Do outro lado estava uma equipa de rastos que renasceu das cinzas para ser mais forte e agora está realmente preparada para ser dominadora e vocês com esse golo acharam que eram Deuses.

Há 3 anos que andam a cair e agora será muito difícil levantarem-se. Muito muito difícil levantarem-se porque agora vão ter "dois contra um".

Se o Benfica e Sporting forem inteligentes, o FC Porto vai passar mal nos próximos anos e só se levantará - e levantará porque é um grande clube - com outra ordem no nosso futebol - sem a sua cara, sem a sua influência, sem a sua malvadez constante, sem a sua chico espertice saloia de influencia/lobby junto dos fracos deste desporto e sem a sua mão sobre tudo o que mexe neste futebol nacional.

Você até pode controlar a liga com esse "peão" de nome Rui Pedro Soares mas será tarde, porque se Benfica e Sporting estiverem juntos vocês serão mais um a ganhar e a perder como todos os outros e não aquele que sempre ganha.





2. O importante agora é que na prática, o Benfica está a dois jogos de fazer a dobradinha, conquistando Taça de Portugal e Liga.

São apenas dois jogos contra Olhanense no Estádio da Luz e contra Rio Ave no Jamor para ganharmos os dois maiores importantes troféus nacionais.

Um joga se a 20 de Abril  e outro a 18 de Maio.

Entre um e outro jogo, o Benfica tem outros 3 jogos importantes contra Juventus - Liga Europa - e contra FC Porto - Taça da Liga - que mesmo assim, são infinitamente menos importantes que a conquista da dobradinha que tanto desejamos.

Nós temos que assumir que a Juventus está uns patamares acima do Benfica e obviamente seria uma das 16 equipas que estaria nos oitavos finais da Champions - tal como Benfica ou até FC Porto se estas equipas não tivessem brincado e perdido pontos onde não poderiam vacilar.

A Juventus joga esta competição com o objectivo claro de a vencer em casa e nós jogamo-la com o objectivo de fazermos o que fizemos antes com outras equipas europeias muito superiores, que é surpreender.

Mas se no passado recente surpreendemos Manchester United ou Liverpool, nunca o fizemos contra equipas italianas.

Esta Juventus que está com muitos pontos de avanço sobre o segundo classificado do "calcio" é muito, muito forte. Na minha opinião é superior ao PSG que foi a equipa mais poderosa que defrontámos esta época.

Mas antes da Juventus temos que conquistar o título de campeões e é sobre esse título que quero escrever.



3. Podemos ganhá-lo no Domingo ou daqui a 2 semanas mas não nos fugirá seguramente e as primeiras palavras vão para o nosso presidente que acabou de perder a sua mãe. Por isso mando um abraço de condolências e por tudo o resto, ele é o principal arquitecto deste título!

Sozinho defendeu Jesus, sozinho segurou Jesus e sozinho assumiu publicamente que não haveria nada a mudar na equipa técnica - apenas algumas coisas na estrutura como o despedimento de António Carraça - e nada a mudar no plantel, apenas indo reforçar e não vender.

Essa decisão solitária e contra tudo e todos de manter Jesus - e eu era um dos que achava que Jesus tinha perdido espaço no plantel mais que fora dele - é determinante para estarmos a 2 pontos do título com 3 jogos por jogar, é determinante para estarmos na meia final da Taça de Portugal depois de termos eliminado Sporting e FC Porto, é determinante para estarmos na meia final da Liga Europa outra vez e é determinante para estarmos novamente a jogar um futebol ao nível do que de melhor se faz na Europa.

Alem disso da mesma maneira que decidiu não vender em Junho, decidiu vender em Janeiro Matic, Rodrigo e André Gomes o que lhe deixa menos espaço de manobra para vender em Junho 2014.

Se Rodrigo e André Gomes saírem - eu acho que o jovem português deveria jogar mais uma época no Benfica - terá Garay, Gaitan, Salvio e Cardozo para vender se quiser encaixar dinheiro ou vender apenas Gaitan e Cardozo se quiser compor o orçamento para 2014 e ser competitivo.

Em relação a Garay eu sou 100% contra a sua venda porque ele foi o jogador que mais jogou esta época e  será determinante na conquista do título, alem de que os 10 milhões de euros que vamos ganhar com a sua venda são irrisórios quando comparados com o seu real valor.

Para mim era renovar, fazer de Garay o novo Luisao e que aqui ficasse muitas e boas épocas.

Voltaria Lisandro Lopes e emprestava se Steven Vitoria que claramente nunca foi uma aposta de Jorge Jesus.

De resto, compraria os passes de Silvio e Siqueira - por favor não inventem mais com o defesa esquerdo - um ou dois avançados para o lugar de Rodrigo e Cardozo e fechava o plantel.

Poderia fazer subir alguns jogadores da equipa B ou até destes juniores e tínhamos o verão fechado.

Mas sobre tudo isto, falaremos em Maio.

Agora a prioridade é recuperar Ruben Amorim, Fejsa e Luisao, provavelmente dar alguns minutos a Suljemani e até Djuricic gerindo o que temos de gerir contra Olhanense, Setúbal e FCPorto dando prioridade absoluta a Juventus e Taça da Liga.

O ano passado a final da Taça da liga jogou se numa altura importante da época e o Benfica descansou nesse fim de semana, pois tinha perdido com o Braga.

Desta vez a meia final joga se na data inicialmente prevista da final o que dificultará (e muito) a frescura para os dois jogos contra Juventus.

Mas apesar do natural descanso dos titulares no jogo contra FC Porto no Dragão, neste momento da época, iremos ao Porto para vencer sabendo que eles jogarão com todo o seu arsenal titular para se agarrar ao único título que podem ganhar.

Nesse dia e a acontecer uma vitoria do FC Porto, Pinto da Costa vai aparecer para dizer as suas ultimas palavras!

RIP !

Força Benfica


1 comentário:

Anónimo disse...

O titulo dedicado ao King dos macacos festejado com um leão ao lado!?: http://sportingatmorrer.blogspot.pt/2014/04/o-titulo-dedicado-ao-king-dos-macacos.html