sábado, 31 de julho de 2010

O anunciado reforço...

O Benfica oficializou ontem o mais recente reforço para a nova época. Eu já aqui tinha falado de forma ligeira sobre este negócio e na altura tive oportunidade de ironizar sobre a escolha de um elemento das escolas do Real Madrid em detrimento dum elemento das escolas do Benfica.

Hoje e sabendo que o Benfica deu 6 milhões de euros por este reforço do nosso ataque, sinto que tenho de apoiar e esperar que este Rodrigo seja um reforço com tempo para render e para se valorizar como jogador.

Eu não quero entrar na clássica análise futebolística técnico/táctica e afirmar que este jogador "vem reforçar a área que menos necessita ser reforçada em detrimento de termos comprado um extremo" que reforçaria a nossa área mais debilitada, porque Jesus seguramente já pensou no assunto com mais profundidade que eu ou qualquer um dos nossos adeptos.

O que eu quero focar neste dia é o conceito de investimentos avultados que o Benfica está a fazer com o espírito de reforço claro do plantel a médio prazo. Os investimentos em Gaitan, Jara, Kardec, Airton, Rodrigo e Roberto - feitos nos últimos seis meses - totalizam cerca de 30 milhões de euros. Todos eles são jogadores novos e com futuro, mas penso que o que o Benfica nos está a tentar mostrar é que estes jogadores vão entrando na equipa "aos poucos" e não são as estrelas prontas a brilhar ao primeiro momento.

Airton e Kardec tiveram 6 meses a adaptar-se a esta nova realidade do Benfica e hoje espreitam a titularidade. Jara e Gaitan já fizeram a pré-época e serão naturalmente reforços para ir entrando ao longo da época. Este Rodrigo que chega só no mês de Agosto depois dum campeonato de sub 19, terá alguns meses para provar que o investimento foi adequado e tentar ir adaptando-se a esta nova realidade de grande clube e com altíssima concorrência.

No meio de tudo isto, esquecemos as apostas naturais na formação, pois Miguel Vitor foi emprestado, Urreta (mesmo não sendo da formação) foi emprestado, Nelson Oliveira e companhia foram emprestados e apenas Roderick parece que pode entrar no plantel como seu membro integrante.

Eu não quero aqui desenvolver este tópico até porque tenho por norma apoiar e respeitar todos os jogadores que assinam com o Benfica e Rodrigo merece todo o nosso apoio. Não será pelo menino nunca ter jogado em nenhuma equipa a sério - o Celta de Vigo não conta obviamente - que não terá valor suficiente para conquistar o terceiro anel. Vamos ter que esperar para ver e ter esperança na sua rápida adaptação aos métodos de Jesus.

Entretanto e contrariando algumas tendências vindas a público em vários media, Ramires, David Luiz, Fábio Coentrão, Cardozo, Sidnei e Luisão parecem estar de pedra e cal na nossa equipa enquanto Simão, Huntelaar, Robinho (este apontado mais recentemente por esse The Telegraph) e outros que de quando em quando aparecem nas páginas desses mesmos media aparentemente estão muito longe de mostrarem os seus talentos no Estádio da Luz.

Neste momento dou todo o benefício de dúvida à direcção e equipa técnica. Eles saberão o que mais necessitam, mas não podem deixar de aceitar com humildade a critica de quem gosta e acarinha a nossa formação. Ninguém está contra o Rodrigo, nem a favor do Nelson Oliveira. Hoje são ambos nossos jogadores e desejo-lhes exactamente o mesmo sem qualquer distinção - que tenham sucesso e que marquem muitos golos no Benfica.

O que temos que começar a discutir é a estratégia de inclusão de novos jogadores na equipa profissional do Benfica e isso é algo que Rui Costa e Luís Filipe Vieira já disseram publicamente que desenvolverão num futuro próximo. Eu não tenho razão para desconfiar da opinião deles e é isso que espero. Que encontrem soluções para ir colocando um ou dois jogadores por ano no plantel profissional, porque isso seria uma maneira de não gastar os muitos milhões que vamos gastando, seria uma maneira de incluir jogadores portugueses na equipa e seria uma maneira de os adeptos começarem a acreditar no sucesso do projecto de formação iniciado no Seixal há uns anos.

Para terminar uma palavra para os moldes do negócio. Segundo consta, Rodrigo custou 6 milhões ao Benfica e o Real Madrid ficou com a opção de poder recuperar o jogador pelo dobro desse valor. Eu não concordo com o negócio porque ter uma clausula no contrato que obrigue o Real Madrid a ter opção de preferência em futuros negócios parece-me lógico e desejável para o Real Madrid e jogador. O que não entendo é porque é que essa clausula tem um valor fixo. Deveríamos ter acautelado essa opção do Real Madrid mas fixar uma clausula de rescisão como fazemos com qualquer outro "activo" que compramos.

No entanto, e para que conste, não me importaria que Mourinho o viesse buscar daqui a dois anos por 12 milhões de Euros. Seria sinal que teria marcado muitos golos de águia ao peito e o Benfica teria gerado mais valias de 6 milhões de euros.

Entretanto, lembro o que vou ho dizendo há vários dias...Não se mexa no plantel e que se dispensem quem temos que dispensar. Com esta equipa, estamos preparados para ganhar as 4 competições nacionais e lutar por uma boa campanha na Champions que seria obviamente passar a fase de grupos.

Até dia 31 de Agosto, os nossos nervos não serão os milhões que vamos gastar mas sim os milhões que nos vão ainda oferecer pelos nossos jogadores.

Força Rodrigo.

Força Benfica

2 comentários:

Manuel Oliveira disse...

Pois é realmente uma pena os nossos júniores não terem grandes oportunidades (excepto talvez Roderick), mas se for bom, seja benvindo. Vamos esperar para ver!

Blog do Manuel

Jotas disse...

Viva meu caro.
Regressado das férias, aproveitei para visitar este espaço, pois durante as férias raramente fui ao computador, tentando romper um pouco com o meu dia a dia, foi bom mas acabou-se e cá estou eu.
Em relação ao post, julgo que tem sido provado que mais vale apostar, trabalhar e potenciar jovens valores, retirando daí futuras mais valias, do que investir em jogadore que podem não dar retorno e o Benfica já lucra com esta política de aquisições.
Focaste contudo um aspecto muito importante, o da formação e que trás panos para mangas e eu como prospector do nosso clube, perante o valoroso trabalho que ultimamente se faz nesta área (O Manuel Oliveira sabe), sinto muita mágoa de não ver jogadores como o Nelson Oliveira e o david simão, a envergar a nossa camisola.