quinta-feira, 7 de abril de 2016

Como diz o nosso Presidente - "Apoio Sim, Euforia Não!"

Esta semana é importante no xadrez do futebol nacional porque o FCPorto perdeu com o ultimo classificado em casa e está fora da disputa do título nacional e com poucas hipóteses de chegar ao segundo lugar o que significa que na próxima época terá de lutar por um lugar na champions numa pré-eliminatória chata, em ano de Europeu.

Eu escrevi várias vezes neste blog que depois do golo do Kelvin, o FCPorto apenas tem "esperneado" para tentar parecer vivo, mas a verdade é que obviamente este FCPorto que nos habituou a ganhar nos últimos 30 anos está morto, não existe mais.

Uma equipa que perde três anos consecutivos uma liga e que ganha a do "Kelvin" porque o Benfica empata em casa com o Estoril, perde no ultimo minuto no Dragão com uma jogada onde Kelvin, Liedson ou Roderick são os protagonistas e ganha no Paços de Ferreira com um penálti fora da área e uma expulsão aos 20 minutos, está tudo dito...

A morte "deste FC Porto" é simbólica e muito importante para o nosso desporto. 

Eu que respeito o clube desde sempre e que o trato com a elevação que me merece um clube centenário, desejo que o "novo FCPorto" venha mais humilde, mais dialogante, mais transparente e menos manhoso.

Esta maneira de gerir o futebol nos últimos três anos foi desastrosa e também ajudou a que o Benfica tenha ganho o bi campeonato e que esteja na liderança a algumas semanas do fim desta liga. 

E é sobre essa liderança que quero voltar a falar. 

A nossa liderança é minúscula

A nossa liderança quase não é bem uma liderança, mas sim um empate técnico no topo da tabela, porque como todos vimos no Bessa, qualquer deslize que possa acontecer na nossa equipa, a liderança perde-se...

Estes dois pontos que temos na tabela classificativa de avanço do Sporting são na prática, "meio ponto" porque como sabemos e como já disse antes qualquer deslize é a verdadeira morte do artista. 

Este "meio ponto" em termos práticos significa que qualquer empate que tenhamos até ao fim do campeonato, "já fomos", parafraseando o mestre da táctica.

E por esta razão é que eu acho que há benfiquistas que ainda não entenderam que tudo é possível até Maio. 

Tudo é possível de acontecer até ao fim do campeonato.

Nem o Benfica é campeão, nem o Sporting já perdeu o título. 

Isto é como dois ciclistas a subir a Torre colados nos últimos 3 km.

Ninguém pode prever quem vai ganhar a etapa. 

E é isso que eu sinto nestes últimos dias. 

Os benfiquistas acreditam no FCPorto para ser campeões...

Alguém pode repetir isso por favor? 

Os benfiquistas acreditam no FCPorto? Neste FCporto que perde com o ultimo classificado em casa?

Neste FCPorto que perde em casa contra o Arouca? 

No FCPorto que leva 2-0 do Dortmund em casa?

No FCPorto que ganha ao Moreirense por 3-2 em casa depois de estar a perder 2-0?

No FCPorto que ganha ao União da Madeira em casa por 3-2 com golo nos últimos minutos?

No FCPorto que leva 3 do SCBraga?

Sinceramente vamos ser sérios na análise...

Há mais hipóteses do Sporting perder pontos com qualquer equipa, que com este decrépito FCPorto...

Então vai perder pontos com o SC Braga, dizem outros benfiquistas...

Mas com o SCBraga que vai jogar a final da taça com o FCPorto na outra semana e que tem finalmente hipóteses de ganhar um título?

Quem dormir em primeiro lugar na penúltima jornada é campeão. 

Se o Sporting dormir em primeiro lugar na penúltima jornada, ninguém pense que será o Braguinha a dar o título ao Benfica, porque isso não vai acontecer. 

Paulo Fonseca já deu um título ao FCPorto na ultima jornada e vai dar o título ao Sporting na ultima jornada desta liga a não ser que o Benfica consiga ser primeiro na entrada da ultima jornada e é isso que desejo profundamente. 

Para isso acontecer há que ganhar os próximos cinco jogos para o campeonato e sinceramente não quero saber nada do Bayern, nem de nenhum jogo do Sporting ou do FCPorto ou do SCBraga - apesar de querer ganhar-lhes na Taça da Liga e que ganhem todos os jogos europeus. 

O que me preocupa (e muito) é o meu calendário, os meus jogos, os nossos pontos fracos, a bola que por ser redonda pode não entrar quando merecia entrar. 

Temos que ser muito realistas nestas próximas semanas e acreditar que tudo pode acontecer. 

O que nós desejamos é óbvio - ganhar todos os jogos e que o Sporting perca todos

É isso que os sportinguistas  também desejam mas ao contrário, logo nada de novo.

Mas o que há de novo nesta equação do campeonato português é que a nossa crença em desejar o tri-campeonato não é determinante para a nossa vitória no campeonato porque nós apenas podemos apoiar, enchendo os estádios de todos os jogos. 

O que é determinante é a crença e a performance dos nossos jogadores e técnicos no que falta jogar ainda. 

Ninguém ganhou nada ainda.

Nós não somos campeões, nós não ganhámos nada contra o Bayern e nem sequer estamos na final da Taça da Liga.

Nós apenas estamos na luta por tudo, como temos estado há alguns anos a esta parte. 

Nada mudou...

Estamos na luta e vamos estar na luta até ao ultimo jogo, mas podemos perder ou ganhar o campeonato tal como podemos perder ou ganhar contra o Bayern em nossa casa.

O que mudou depois deste jogo em Munique?

Nada mudou.

Estas ultimas horas mostraram-me uma euforia nalguns dos nossos adeptos que nao reconheço e que espero que não chegue á equipa. 

Esta euforia fez com que a maiora dos benfiquistas que contactei ontem só fale do Bayern, do Bayerm do Bayern e se esqueça da Académica o que não pode ser!!!

As percentagens do Bayern de Munique passar esta eliminatória são maiores que as nossas pela simples razão que nesta fase, ganhar 1-0 em casa é um fantástico resultado para qualquer equipa que o consiga. 

Tenho dito e repetido que o 1-0 em casa é um resultado que das treze vezes que o Benfica o conseguiu, passou doze vezes, perdendo apenas na pré-eliminatória da champions para o Anderlecht há uns anos. 

No entanto, quando o Benfica perde fora por 1-0 acabou eliminado por seis vezes e passou por cinco vezes o que significa que tecnicamente tudo é possível, mas vendo as equipas, sabendo que Jonas não joga e que o foco é o tri-campeonato, sabendo que o Bayern marca sempre, eles são ainda muito favoritos a passar. 

O que eu sei hoje é que as bilheteiras do estádio da Luz já esgotaram os bilhetes para o jogo de quarta feira e agora apenas há bilhetes para os detentores de Red Passs o que significa que o Benfica terá uma receita recorde com este jogo, passando talvez até os 2 milhões de euros, dependendo do numero de bilhetes vendidos para não sócios.

Isto já nós sabemos, agora criar castelos no ar contra uma equipa que pode marcar em qualquer estádio é desfocar do importante.

O importante é ganhar as seis finais do campeonato que serão dificílimas e não celebrar nada antes de tempo. 

Como o nosso presidente disse há umas semanas :

"Apoio sim, Euforia não..."

Agora vamos lá encher o Estádio de Coimbra e apoiar a nossa equipa numa final dificílima.

Para terminar falar da perseguição maléfica, baixa e mesquinha que o Sporting anda a fazer ao Renato Sanches e continua a fazer a todos os árbitros que se cruzam no nosso caminho. 

O que Octávio ontem disse comparando Adrien e João Mário ao nosso menino é ridículo e inqualificável. 

Nós não temos 8 anos e estamos na escola primária a gritar no recreio que os jogadores do Benfica ou Sporting são melhores que os outros. 

Todos sabemos que os jogadores do Sporting são muito bons, como muito bons são os do FCPorto ou muito bons são os do Benfica. 

O que sabemos é que há um colectivo que neste momento está a disputar os quartos de final da Champions, a meia final da taça da liga e é líder do campeonato e outro colectivo que perdeu já tudo o que havia para perder com derrotas humilhantes na Europa e que assim mesmo está colado na liderança. 

Agora saber se o Jonas é melhor que o Slimani, o Ederson que o Patrício, o Fejsa que o Wiliam Carvalho ou o Lindelof melhor que o Rúben Semedo é mesmo do domínio da imaginação mais primária...

Caro Octávio, poupa nos este espectáculo e poupa-nos o espectáculo da pressão semanal sobre o árbitro que apita o Benfica pois já sabemos que nenhum serve, nenhum é qualificado e nenhum é suficientemente bom para os vossos objectivos que passam única e exclusivamente que o Benfica seja fortemente roubado em todos os jogos para que vocês sejam campeões á força!

Até ver corremos juntos, mas o corredor da frente vai á frente. Apenas isso! 

Força Benfica 


1 comentário:

Anónimo disse...

http://www.noticiasaominuto.com/desporto/568789/benfica-podia-ter-marcado-em-munique-e-pode-fazer-dois-golos-na-luz