Agora sim, chegou o momento de todas as decisões.
Em várias modalidades a "Final Four" determina os quatro clubes que chegaram ao evento que pode dar o título a cada um deles, mas neste caso a "Final Four" é mais simples e quer apenas dizer que nos faltam quatro finais para sermos campeões.
Enquanto o Benfica vai calmamente tentando com maior ou menor dificuldade ganhar os seus jogos, o lado do Sporting grita todos os dias, de todas as formas e feitios contra o Benfica.
Sinceramente, eu pensei que esta semana iam estar mais caladinhos pois tinham ganho o jogo em Moreira de Cónegos, com um golo em fora de jogo, mas logo me enganei.
Ui, os homens esta semana ainda espernearam mais, ainda gritaram mais, ainda desenharam mais e intoxicaram tudo e todos, sem a mínima vergonha, com a verdadeira "verdade desportiva".
E essa verdade desportiva basicamente diz o óbvio.
Slimani não estava em fora de jogo, Teo não estava em fora de jogo, jogaram maravilhosamente em Moreira de Cónegos e o Benfica teve uma sorte incrível porque o Ederson cortou um golo feito a meias pelo Pizzi e o avançado do Setúbal.
Entretanto ainda disseram que o Benfica estava falido, ainda disseram que o Benfica deveria estar a 10 pontos do Sporting pois está farto de ser beneficiado, ainda disseram que os contratos televisivos são péssimos porque o Benfica não quis a centralização, que o Benfica não deveria ter jogado na segunda feira e devem ter dito muito mais coisas nos Facebooks e sei lá mais o quê onde o Bruninho e sus muchachos amestrados passam a maior parte do tempo.
Trabalhar, está quieto, mas dizer mal do Benfica a toda a hora, em todas as oportunidades, mandando tiros de todas as formas e feitios, aí já estão todos os meninos sportinguistas prontos para a guerra.
Eu digo aqui a quatro jogos de poder ser campeão que com este futebol de guerrilha constante eu não jogo.
Este é um futebol que está ligado á máquina da hiper actividade sportinguista, da mentira, do desgaste completo e os media vão na cantiguinha do Bruninho e sus muchachos.
Eu este ano escrevi muito menos e continuarei a escrever muito menos, porque não aguento ter que ler todos os dias as parvoíces infantis que vêm nos jornais, sites, facebooks, etc...
Independentemente do Sporting poder vir a ser campeão o o Benfica poder chegar ao tri, o Benfica tem de defender-se usando a única forma possível que é indo para os tribunais "já e já é tarde"
Não podemos aceitar que um garoteco coloque em causa toda uma industria, todo um desporto e até uma rivalidade que é, foi e será sã.
Acho que ter Sporting e Benfica a lutar pelo título é ótimo e não bastaria mais nada para sermos rivais, para nos atacarmos mutuamente com piadinhas entre adeptos e não precisamos de mais nada para irmos ao futebol nervosos e picados com o Sporting ou com o Benfica.
A rivalidade tem mais de 100 anos, mas não tinha um parvo como presidente do Sporting e isso é o que me chateia no meio de tudo.
O Bruno de Carvalho é aquele beto irritante que pensa que por falar muito é mais esperto que os outros.
O Bruno de Carvalho é aquele colega que sempre teve a mania que era esperto, mas que na verdade é um enorme saloio.
É o que ele é...
Um saloio porque os saloios não são as pessoas da aldeia. Esses são os intelectuais do mundo moderno.
Os verdadeiros saloios são pessoas como o Bruno de Carvalho, criados na cidade, meninos do bem mas que só tem mal dentro deles, prepotentes, chico-espertos, arrogantes e (voltando ao mesmo) parvos...
Não é verdade que ele seja uma pessoa de bem e que use uma capa de mau só para ser campeão, porque "tem de ser"...
Não não, o que tem de ser é porque ele é parvo por natureza.
Se o JJ, o Octávio e o Inácio são limitados, Bruno de Carvalho tinha obrigação moral, ética e hierárquica de ser um pouco mais evoluído e não é.
Quer seja campeão, quer seja segundo classificado, este ano fica marcado não pela ida de JJ para o Sporting mas pelo comportamento absolutamente deplorável de Bruno de Carvalho durante vários meses.
Isto é factual.
E porque falo disto antes de falar do que realmente interessa - o Benfica e o nosso futebol?
Porque se o Benfica ganhar no Rio Ave o ruído vai ser tão intenso nas ultimas jornadas que sinceramente o melhor é apenas ver os jogos do Benfica e passar todo o restante tempo a ver cinema, ouvir boa musica, ler bons livros, ir a boas exposições e passar por algum teatro que não tenha o jornal "A Bola" no bengaleiro para nem contactar com as capas de futebol.
Chegámos ao limite absoluto do bom senso, da normal convivência entre clubes e a Liga e FPF estão caladas a deixar o circo andar.
Não pode ser e o Benfica tem de dar uma resposta forte, muito forte em tribunal sob pena de isto continuar assim nos próximos anos enquanto o Bruninho por lá andar.
Se a ideia é abrandar o discurso depois de ser campeão, deem o título ao homem porque isto vai tornar-se insustentável viver o futebol com este clima.
E o Benfica?
O Benfica está focado nos quatro jogos que faltam e na dificuldade que cada um desses jogos acarreta consigo.
Eu avisei que o Setúbal ia ser muito difícil e infelizmente foi.
Agora não são precisos avisos.
Vamos jogar com o quinto classificado Rio Ave, depois com o décimo primeiro classificado Vitória de Guimarães, depois com o décimo segundo classificado Marítimo e finalmente com o nono classificado Nacional da Madeira.
Estas classificações são ao dia de hoje e podem obviamente sofrer alterações nas próximas semanas.
Qualquer uma destas equipas é difícil de ganhar porque tem muito bons treinadores - Pedro Martins, Sérgio Conceição, Nelo Vingada e Manuel Machado - porque têm planteis muito bons, todos preparados para irem á Europa e porque jogam um bom futebol.
Só o melhor Benfica nos quatro jogos pode fazer os 12 pontos que vamos precisar para sermos campeões.
Não há outras contas a fazer.
O Benfica tem de ganhar os quatro jogos, fazer os 12 pontos e ser humilde na análise a todos estes encontros.
O Boavista, a Académica e o Setúbal foram avisos sérios a toda a navegação encarnada - dirigentes, técnicos, jogadores e adeptos - que o título está muito, muito longe de estar conquistado e eu tenho tentado fazer ver a todos que o nosso calendário é muito difícil pela simples razão que todas as equipas com quem vamos jogar, nos podem tirar pontos.
E para tirar pontos ao Benfica basta apenas que a nossa equipa esteja desconcentrada nalgum momento como aconteceu em Coimbra e especialmente no primeiro e ultimo minuto contra o Vitória de Setúbal.
Aquilo não pode acontecer em nenhum dos 360 minutos deste "Final Four" sob pena de perdermos o campeonato que não podemos perder.
E porque não podemos perder este campeonato?
Porque já o perdemos a meio de Dezembro quando empatámos na Madeira contra o União e não vamos perder duas vezes o campeonato no mesmo ano.
Porque o senhor Jorge Jesus diz que não se consegue em oito meses fazer uma equipa campeã e afirma que lutar pelo titulo já é muito bom mas a verdade é que nesse famoso dia a meio de Dezembro o Benfica ficou a sete pontos do Sporting e hoje estamos dois pontos á frente na entrada das decisões finais do campeonato.
Ou seja, o Sporting está a lutar pelo título e não o tem já ganho por culpa do seu treinador, que perdeu nove pontos para o Benfica em quatro meses.
Não haverá muito a dizer nas próximas quatro semanas. Isto é futebol e tudo pode acontecer.
Tudo pode acontecer !
Do outro lado, os cães ladram, ladram, ladram e a nossa caravana silenciosa vai passar com classe, elegância, humildade e se tivermos sorte chegará em primeiro lugar no dia 15 de Maio.
Para isso tem de passar primeiro em Vila do Conde, depois na Luz contra o Guimarães, depois na Madeira contra o Marítimo e depois em casa contra o Nacional.
Acreditem, sem estes doze pontos não seremos campeões!
Força Benfica
Sem comentários:
Enviar um comentário