terça-feira, 26 de abril de 2016

Medo? Mas medo de quê?

Este ultimo sábado depois do Sporting ter ganho 2-0 ao mais fraco União da Madeira que qualquer equipa defrontou esta época, numa normal troca de mensagens com um amigo meu sportinguista li:



"Estás cheio de medo... Calma..."


E eu lendo aquela frase entendi um pouco o espírito dos sportinguistas nas ultimas semanas...

Eles perdem com o Benfica e depois desse jogo enfrentam um Belenenses na pior semana do ano, ganham a um Marítimo com problemas graves também durante a semana anterior e a um União da Madeira sem cinco titulares por "poupanças" para o jogo da próxima semana.

O Benfica nestas semanas perde 1-0 em Munique, ganha ao Braga 5-1, empata com o Bayern de Munique em casa, mesmo jogando como o União da Madeira - sem vários titulares - e ganha pela margem mínima no Bessa, em Coimbra e no Estádio da luz contra o Vitória de Setúbal...

Então porque eu deveria ter medo?

Mas medo de quê?

De perder um jogo? De empatar?

Mas isso é possível, obviamente, mas o que eu tenho visto é que o Benfica tem sido tão superior a todas as equipas com quem jogou nesta liga que a única coisa que eu e todos os adeptos temos é confiança!

Confiança cega no Benfica, sem olhar um único segundo para o lado.

Todos estamos confiantes, sabendo que por estarmos em primeiro e por sermos superiores a todas as equipas nacionais, estamos muito mais perto de ganhar todos os jogos que nos faltam.

Diz a psicologia que as pessoas "projectam-se nos outros" e o que tenho visto nos últimos tempos é essa projeção do medo que a nação sportinguista aparentemente quer esconder com ataques cerrados ao Benfica.

Eles não conseguem entender a calma com que nós encaramos a possibilidade de sermos tri campeões ou perdermos esse título para o Sporting.

E essa calma advém de dois factos muito fortes:

1. Benfica é bi campeão e pode se permitir perder um campeonato sem problema.

2. Depois do que se passou até ao jogo na Madeira contra o União local, a meio de Dezembro, aceitamos tudo o que o destino nos quiser dar, porque nesse dia tínhamos o título completamente perdido.

E aqui entramos directamente no Sporting pois se nós tínhamos o título perdido, o Sporting só o poderia perder para um FCPorto que começava a dar sinais claros de que este seria um ano terrível para o clube de Lopetegui.

Então o medo de todos os sportinguistas não é ver o Benfica tri campeão - também é porque eles odeiam o Benfica - mas sim assistir de plateia à maneira como o Sporting pode eventualmente perder este campeonato tendo 7 pontos de avanço sobre o Benfica em Dezembro e indo receber a nossa equipa em Alvalade na segunda volta.

É exactamente isto que os sportinguistas não aguentam, nem vão aguentar se o Benfica acabar no Marquês em Maio.

E o Sporting teve uma prenda do calendário que lhe permite ir ao Dragão jogar com o pior FCPorto da época e ir a Braga jogar com o pior SCBraga do ano.

Isto o Benfica não teve e nem nos queixamos dos possíveis 6 pontos que Sporting com maior ou menor dificuldade ganhará com FCPorto e SCBraga.

E este medo é tão forte que os sportinguistas acabam a fazer figuras tão ridículas que dão pena.

Jorge Jesus diz que apurando o Sporting para a champions, garante que conseguiu pagar os seus 3 anos de contrato e meter o seu actual clube "durante 4 anos á sombra da bananeira".

Esta frase é das coisas mais tristes que Jorge Jesus disse como treinador do Sporting porque ele perdeu esses "milhões de euros" para o CSKA no inicio da época, fez uma terrível Liga Europa e se compararmos com Leonardo Jardim, o madeirense conseguiu o mesmo com metade do orçamento que Jorge Jesus tem ao seu dispor.

Inácio esteve no programa playoff da SIC a dizer barbaridades - como sempre - sobre o golo do Benfica e como esse golo veio dum erro de André Villas Boas, que não aconteceria se tivesse jogado Roderick que levou o quinto amarelo a semana passada.

A pessoa que vê a sua equipa jogar contra o União da Madeira mais fraco do ano, está preocupado com o cartão amarelo do Roderick?

Preocupados estão também alguns sportinguistas que na sua projecção do medo voltam a falar de sorte e começam a espalhar pelas redes sociais uma vaquinha encarnada como que a querer dizer que o Benfica ganhou em Vila do Conde com sorte.

Interessante esta analogia porque quando o Brian Ruiz falhou o golo do Benfica sozinho em frente á baliza foi sorte nossa... Muita sorte nossa em Alvalade...

Quando Jardel, Jonas e Gaitan falham três golos feitos contra o Rio Ave - o do Gaitan é igual ao do Brian Ruiz - a sorte é nossa porque Jimenez está no sítio certo para marcar um golo que teimava em não entrar como se prova na bola na barra antes desse golo.

Eu tento entender o conceito que está por detrás de dizer constantemente mal do Benfica mas sinceramente não consigo.

Em todos os programas de análise desportiva a nova moda é dizer que o Benfica é campeão quando está com os mesmos 2 pontos de avanço da semana passada e ainda faltam 3 jogos.

"O que eles querem sei eu bem..."

Mas isto cabe na cabeça de alguém?

O Sporting para ser campeão tem de ganhar os três jogos que faltam e esperar que o Benfica perca dois pontinhos nalgum sítio... 


Então mas o que muda de sábado á noite onde me dizem que estou com medo, para a noite de domingo?


Eu continuo a sonhar com o tri campeonato e sei, como o Rui Vitoria sabe, que este jogo com o Guimarães está com semelhanças a um certo jogo contra o Estoril há 3 anos atrás...


O Benfica tinha ganho ao Marítimo e já se dizia que o Benfica ia ser campeão e depois empatámos com Estoril e perdemos com o golo do Kelvin uma semana depois. 

Fazendo a analogia dramtática dessas duas semanas para esta semana:

"O Benfica ganhou ao Rio Ave e já se diz que o Benfica vai ser campeão e depois podemos empatar em casa com o Guimarães e perdemos a liga porque o Sporting ganha no Dragão"

Então e sem medo, mas com cautela é bom que os jogadores vejam o vídeo desse jogo contra o Estoril e entrem com a mesma humildade que entraram em Vila do Conde. 

Se há jogo difícil esta época, esse jogo é em casa contra o Vitória de Guimarães e Sérgio Conceição vai dar tudo para roubar pontos ao Benfica e ajudar o seu caro amigo Jorge Jesus a quem também já roubou pontos este ano, tal como o fez contra o FCPorto. 

A quem acha que o Benfica vai ganhar facilmente o jogo na sexta feira, eu digo que temos que ser humildes e pacientes.

A quem acha que o FCPorto vai roubar pontos ao Sporting eu digo que temos que esperar todos os cenários, inclusive a vitória do Sporting, que é a mais provável de acontecer.

Eu já disse e repito, este FCPorto é o mais fraco de sempre, está sem moral, sem fio de jogo e há ali muita gentinha com vontade de perder e ajudar o Sporting a ganhar o título, para não ver o tri do Benfica.

Sem a mínima dúvida que o Benfica tem de ganhar os três jogos e como diz Rui Vitória, cada final é uma final e o que aconteceu no Rio Ave é positivo mas são só três pontos.

Há que fazer mais nove para garantir o título.

Para o fim deixo umas linhas sobre o caso da semana. 

O Sporting rouba a Doyen em Junho de 2014 e é obviamente condenado. 

Eu já falei sobre esse assunto mas acho impressionante a maneira como este caso começa...

A Doyen pagou 3 milhões de euros por 75% de Rojo e o Sporting paga 1 milhão de euros por 25% do passe do argentino numa operação semelhante a dois amigos que compram uma apartamento no chiado por 1 milhão de euros... 

Um dos amigo investe 750 mil euros e o outro amigo investe 250 mil euros mas pode ficar a viver na casa durante um tempo...

Passados uns anos Rojo é vendido para o Manchester United por 20 milhões de euros e o chico esperto do Bruno de Carvalho dá os 3 milhões á Doyen e mete no bolso os 17 milhões esquecendo que 75% de 20 milhões são 15 milhões e não 3 milhões...

Imaginem que a casa do Chiado se vende por 4 milhões e o amigo que morava lá pega nos 750 mil euros que o amigo investiu e ficava com 3 250 milhões... Chico espertismo no seu melhor...

Chega o resultado do tribunal e o Sporting tem de pagar OBVIAMENTE os 12 milhões de euros

Que faz o Sporting?

Chora... 

Chora compulsivamente e escreve uma carta ao Tribunal federal da Suiça onde diz "que fica em risco de não poder pagar os salário aos jogadores, e a outros funcionários do clube, se for obrigado a liquidar já os 12,7 milhões de euros à Doyen"

Diz ainda "que a situação do Sporting se deteriorou a partir de 30 de setembro de 2015 (a equipa foi eliminada da Champions em agosto) e apontam um défice de tesouraria de 10,1 milhões de euros em 30 de junho" e sobre a hipótese de pedir um empréstimo para pagar estes 12 milhões Bruno de Carvalho escreve que "a reestruturação financeira que acordou com BCP e Novo Banco impede que sejam feitos empréstimos junto de outras instituições financeiras. Além disso, O Sporting vincou que 50% dos lucros das vendas de jogadores que ultrapassem os 8,4 milhões devem ser usados para pagar aos bancos. E estimou em 25,5 milhões o valor da venda de jogadores para poder pagar os 12,7 milhões de euros à Doyen. No recurso está ainda escrito que os 7,5 milhões obtidos em prémios da UEFA em 2014/15 vão igualmente ser utilizados para reembolsar os bancos."

Esta noticia é típica dos grandes vigaristas como Bruno de Carvalho está a provar ser. 

Primeiro rouba o dinheirinho á Doyen, como o amigo que ficou na casa do Chiado roubou ao seu amigo que investiu 75% do dinheiro e depois quando é condenado a pagar, chora porque não tem dinheiro, ainda diz em assembleia geral que tem duas almofadas de dinheiro para o Caso Doyen e ainda dispara tiros para o Benfica a dizer que o nosso clube está falido... 

Isto se não fosse trágico era comédia no seu estado mais puro.

Eu não sei se o Tribunal vai ser sensível aos argumentos do Sporting mas presumo que cada dia que passa sem pagarem a dívida, aumentam os juros e a Doyen não deve estar muito contente com a situação. 

Eu que não sou jogador e técnico do Benfica posso e devo falar disto mas a nossa estrutura técnica e todos os futebolistas têm que manter o foco unica e exclusivamente no Vitória de Guimarães e deixar todos os outros assuntos de lado. 

Estamos muito longe ainda do Marquês e faltam nove pontos díficílimos para conquistar. 

Medo ? Zero

Confiança?  Respeito pelos adversários? 100%

Força Benfica




6 comentários:

Isaías disse...

Tudo dito, eloquentemente! :-)

Masterpiece disse...

As VERDADES ferem como punhais!
Parabens

Frank disse...

Muito bem parabens gostei de ler.

troza disse...

Grande post!!! :)

Nené disse...

Muito bom.
Estamos confiantes porque sabemos que somos superiores a todos os outros.
Mas só isso não chega.
Estamos confiantes porque o grupo demonstra uma união que tem vencido todos os obstáculos (artificiais) que nos têm colocado.

CARREGA BENFICA!

apostar betclic disse...

A verdade é que o Benfica depende de si próprio. E o Sporting, em particular o JJ, caso não ganhe este ano, para o ano terá uma pressão acrescida...