Há coisas que não mudam e se não vamos falar de eleições - gostaria de saber hoje, que opinião teriam muitos dos que votaram em Luis Filipe Vieira - podemos falar da vergonha que tem sido assistir a tudo isto constantemente, semanas após semanas, meses após meses...
Tudo isto é uma vergonha que aparentemente não terminou esta semana.
Não tenho muito mais a dizer, lembro-me de ter escrito que o novo presidente seria o presidente de todos os benfiquistas, mas não posso aceitar de animo leve tudo o que está a acontecer à imagem do Benfica em Portugal e no estrangeiro.
Nunca pensei que o Benfica se tornasse num clube onde os adeptos aceitam de forma calma e tranquila que o Benfica tenha entrado em negociatas com um jogador líbio do Santa Clara. Independentemente de haver crime ou não, o Benfica gastou 500 mil euros com um jogador que não jogou na equipa B, não jogou na equipa A e acabou no Aves de forma gratuita. Isto são factos e eu que ando a ver negócios destes há anos demais, não aceito que um benfiquista ache isto normal.
Como também não acho normal que o Benfica pague à Académica 600 mil euros por Chiquinho e ofereça os direitos desportivos desse mesmo Chiquinho ao Moreirense duas semanas depois, ficando apenas com 50% dos direitos económicos. Os outros 50% dos direitos económicos foram oferecidos ao Moreirense. Passado um ano o Benfica pagou 4,5 milhões de euros pelos 50% dos direitos económicos que tínhamos oferecido ao Moreirense. Isto é uma vergonha!
Isto são factos que eu escrevi e escrevi e escrevi e que aparentemente ninguém quer saber.
É isto que se tornou o Benfica. Um clube com sócios que não querem saber, quer viram a cara para o lado com a vergonha semanal que o Benfica passa e que no final das contas elegeram o novo presidente.
Eu tenho muitas dúvidas que os benfiquistas tenham realmente eleito este novo presidente, pois até agora nem sabemos os resultados separados que tivemos em cada uma das casas nem nunca se contaram os votos, mas a julgar como verdadeiros os números, a maioria aprova estes comportamentos.
Em relação ao futebol eu disse no último post que o Benfica ia finalmente encontrar neste último domingo uma equipa forte. O SCBraga era um teste de fogo a este Benfica de Jorge Jesus e chumbámos em toda linha.
O Benfica de Jorge Jesus é o pior Benfica de Lage, misturado com o pior Benfica de Rui Vitória mas com o triplo da qualidade individual.
Sim, o triplo da qualidade individual não significa que se jogue o triplo.
Mas a verdade é que quem tem Everton, Darwin, Luca Waldschmidt, Pedrinho, Vertonghen ou até Otamendi tem obrigação de fazer muito, muito, muito mais.
De 8 de Fevereiro 2020 a 8 de Novembro de 2020 passaram exactamente nove meses.
Nestes nove meses, o Benfica começou com uma derrota no Dragão por 3-2 e acaba com uma derrota em casa contra o SCBraga pelos mesmos 3-2.
Jogámos 30 jogos oficiais nestes nove meses, perdemos 9 jogos, empatámos 8 jogos e ganhámos apenas 13 jogos.
Com Lage / Veríssimo tivemos 19 jogos oficiais , com 7 vitórias, 6 derrotas e 7 empates.
Com Jorge Jesus jogámos 11 jogos, com 7 vitórias, 3 derrotas e 1 empate.
Para mim nestes nove meses existiu muito pouco Benfica em campo.
Muito pouco Benfica em campo !
Admito quem esteja maravilhado com este novo Benfica, mas eu estou longe de estar maravilhado e só vejo desequilíbrios onde deveria ver estabilidade.
Agora parece que todo o nosso plantel, parece que todo o nosso equilíbrio de jogo e parece que todo o nosso futebol estava assente num jogador - André Almeida.
Meu Deus, perdemos André Almeida e tudo desmoronou.
Isto só pode ser piada do Azar do Kralj, da A Mão de Vata, do Gordo Vai à Baliza ou do Insónias em Carvão.
Como alguém pode dizer isto sem se rir?
André Almeida é uma pessoa extraordinária, dos mais benfiquistas do plantel, dos mais esforçados, mas não entra no top 100 dos melhores defesas direitos do mundo.
Eu não acredito que considerar a lesão de André Almeida a causa para tantos problemas defensivos possa sequer ser uma uma análise séria, mas Jorge Jesus está a dar nos a entender que tínhamos um Messi na defesa direita e ninguém tinha ainda percebido.
André Almeida lesionou-se e sabíamos que o suplente tem de estar à altura do lugar. Na época passada tivemos um jogador que precisava de crescer, mas que mostrou sinais muito positivos - Tomás Tavares.
Que fez Jorge Jesus ? Preferiu um jogador pior, três milhões mais caro e com sotaque. Esse grande Gilberto que ao contrário de André Almeida não está nem no top 500 de melhores defesas direitos do mundo, mas está a jogar numa equipa de topo europeia.
Depois temos um menino de nome Diogo Gonçalves - este sem sotaque - que fez o seu crescimento desportivo a jogar a extremo e que agora está a ser adaptado porque Jorge Jesus planeou mal a nossa defesa.
Jorge Jesus é o culpado de termos um Gilberto que não sabe defender nem atacar e Diogo Gonçalves uma vítima deste mau planeamento.
O mesmo aconteceu com Chiquinho e com Ferro.
Estes dois jogadores não são os melhores do mundo, eram jogadores que mostraram qualidade com Lage, mas que seria importante que essa qualidade fosse potenciada pelo mestre dos mestres, Jorge Jesus.
Ui, o que eu ouvi este defeso, sobre o que "Jorge Jesus ia potenciar os nossos jogadores..."
Pois estes dois jogadores - por sinal também sem sotaque - desapareceram do jogo, desapareceram das opções e por consequência, evoluíram para um lugar que ninguém sabe bem qual é, mas que todos desconfiamos - empréstimo em Janeiro.
Depois temos Gonçalo Ramos que também não tem sotaque e que desapareceu da equipa B onde estava a evoluir e nunca apareceu na equipa A.
Jorge Jesus ao dia de hoje potenciou zero o Gonçalo Ramos. Zero !
Depois temos Florentino e Jota que também não têm sotaque e que também foram despachados.
Já escrevi no outro post e repito - Florentino deixa saudades como também deixará saudades o Vinicius - este sim com sotaque - que tinha que estar neste plantel.
São dois jogadores que tinham que estar no plantel porque dão soluções que mais nenhum outro dá.
O Benfica deste ano tem um problema igual ao ano passado, que é o meio campo.
Quem esperava que Samaris, Adel, Gabriel, Weigl ou Pizzi evoluissem para níveis estratosféricos com Jorge Jesus, desengane-se...
Jorge Jesus não fez até ao dia de hoje nenhum jogador evoluir em nenhuma posição. Zero !
Weigl é o caso mais paradigmático. Weigl ia ser o novo Guardiola, Weigl ia ser um médio moderno, um 6 que seria ao mesmo tempo um box to box.
Weigl hoje, depois de 9 meses de Benfica já viu o Benfica perder 9 vezes e empatar 8 vezes...
Antes de Weigl chegar ao Benfica para termos 8 empates tivemos que recuar até ao jogo com o Ajax em casa com Rui Vitória onde empatamos 1-1 no dia 7 de Novembro de 2018. Foi há dois anos esse jogo...
E para termos nove derrotas antes de Weigl chegar, tivemos que recuar até 2 de Janeiro de 2019 onde em Portimão Rui Vitória se despediu de todos.
Antes de Weigl chegar, o Benfica perdeu as ultimas nove vezes com Lyon, Zenit, Leipzig, FCPorto, Eintracht Frankfurt, Sporting, Dinamo Zagreb, FCPorto e o tal jogo do Portimonense. Perdemos jogos apenas na Champions, perdemos dois jogos contra FCPorto na Liga e Taça da Liga e contra o Sporting na meia final da Taça de Portugal. É só comparar com o que nos aconteceu nestes últimos meses...
Mas voltando às apostas de Jorge Jesus poderia também falar de Cervi - além de Ferro, Chiquinho, Gonçalo Ramos - pois também este jogador desaprendeu tudo o que tinha e que era pouco para uma equipa de topo europeia.
Eu escreverei equipa europeia de topo, cada vez que me referir a esta equipa do Benfica pois foi isso que a dupla Dr. Jekill & Mr. Hyde - LFV e JJ - nos prometeram over and over neste defeso.
Prometeram e vão continuar a prometer e nós vamos continuar a esperar sentados que essa equipa de topo europeia chegue.
Eu tenho um feeling que chegará, daqui a uns meses depois de muitos mais milhões gastos. Para Jorge Jesus, investir 100 milhões é pouco e ainda falta Lucas Verissimo, Gerson e o seu mais que amado Bruno Henrique, essa esperança do futebol mundial.
Há quem diga que Jorge Jesus acha que também falta um guarda redes com sotaque pois Helton Leite tem sotaque pouco carregado, consequência de já algum tempo passado em Portugal.
Desse problema não sofre Jardel que mesmo aqui vivendo há muitos e longos anos, tem para Jorge Jesus outro factor importantíssimo para jogar no Benfica - ter mais de 30 anos.
Qualquer estrangeiro acima de 30 anos tem um lugar guardado no coração de Jorge Jesus, como podemos confirmar com Jardel, Otamendi, Samaris ou Adel Taarabt. Vertonghen tambem faz parte deste rol de estrangeiros trintões que tanto aprecia Jorge Jesus, mas este apesar da idade é um bom jogador.
Todos os outros sofrem dum problema grave de falta de qualidade para uma equipa de topo europeu, como nos prometeram LFV & JJ...
Em nove meses tivemos tanta derrota, tanto empate e nem um joguinho de Champions...
Essa champions que se tivéssemos entrado e segundo Jorge Jesus o Benfica ia arrasar... Sim, sim..
Já três derrotas e um empate caído do céu este ano e só dois joguinhos contra o Braga e Rio Ave da primeira metade da classificação...
Tudo o resto são jogos da parte de baixo da classificação e da terceira divisão europeia. De todos os adversários que jogámos este ano em Portugal e na Europa só o Braga está no top 50 da UEFA.
São estes jogos que Jorge Jesus tanto gosta... Forte contra os fracos, fraco contra os fortes.
Mas este ano nem está a ser forte contra os fracos e está totalmente perdido.
Vamos ser claros.
O Homem pode encontrar-se mas está totalmente perdido e o Benfica está neste momento num farrapo desportivo e totalmente desunido.
Mas a nossa vantagem é que este ano só há um clube forte em Portugal - o Benfica.
Este é um ano em que o Benfica tem que ganhar tudo porque se falharmos um objectivo que seja entre Liga, Taça da Liga, Supertaça ou Taça de Portugal é um fracasso que a dupla LFV & JJ não conseguirão justificar.
Um porque gastou 100 milhões (and counting porque Lucas Verissimo está a caminho entre outros...) outro porque cobra 12 milhões para si e sua equipa técnica.
E alem destes títulos nacionais, há ainda a obrigação de vencer a Liga Europa.
Eu tenho que me rir, porque acho tudo isto ridículo. Acho que Jorge Jesus é um bom treinador mas que não está no TOP 20 português - quanto mais mundial - e que apenas tem um estatuto de intocável porque almoça com uns media que beijam o chão que ele pisa...
Mas quem é Jorge Jesus?
Quem é Jorge Jesus? Alguém me explica ?
Jorge Jesus é o treinador que mais dinheiro ganhou no Benfica - de sempre - e que sairá em 2024 com menos títulos que a dupla Rui Vitória / Bruno Lage.
Mitos há em todas as áreas, mas nunca me lembro de ver um mito tão forte como este mito do Jorge Jesus.
Jorge Jesus teve um feito extraordinário na sua vida.
Eliminou a Juventus da meia final da Liga Europa. Ponto final.
Conquistou uma Libertadores por um clube brasileiro como tantos outros treinadores medíocres, ganhando nos oitavos a um Emelec nos penalties. Joga quartos e meia final contra Internacional e Grémio. Ou seja estava a jogar uma Libertadores sem sair do Brasil e na final levou um baile descomunal dum River Plate que perder porque em vez de defender o resultado quis atacar nos últimos minutos. Chegou à final da Libertadores jogando a Copa do Brasil que tinha perdido umas semanas antes.
Foi isto que Jorge Jesus fez no Flamengo. Com um super equipa ganhou o que tinha que ganhar, num ano em que os adversários estavam todos muito maus.
Na Arábia deixa uma equipa milionária que perdeu para o adversário treinado pelo Rui Vitória.
Vamos acordar de vez e encarar Jorge Jesus como um bom treinador como há milhares neste planeta.
Vai ser campeão no Benfica como foram Vitória ou Lage e como seria outro treinador qualquer.
Vamos matar este mito do Jorge Jesus que sendo bom treinador não vale - ele e os seus adjuntos - 12 milhões de euros por ano. Nunca, nem aqui nem na Arábia.
Quanto mais depressa, encararmos Jorge Jesus como um treinador bom mas que nem no Top 20 português está - mundial então nem faço escala - mais depressa vamos ser felizes.
Jorge Jesus no Benfica foi trunfo eleitoral, defendeu LFV, teve um efeito nas eleições que não deveria ter tido, pois é do Sporting, insultou Bernardo Silva que é um dos nossos, colocou a braçadeira de capitão em Otamendi e um dia empurrou Sheu Han. Como posso endeusar alguém que empurrou Sheu Han? Como ?
É isto Jorge Jesus.
Acordem todos os que pertencem à religião de Jorge Jesus.
Ele ganha os milhões fazendo o que todos os outros fazem - correção porque há 74 anos que não sofríamos 3 golos em 3 jogos seguidos - e vocês perdem a razão a cada semana que passa.
Vamos ganhar tudo em Portugal com Jorge Jesus?
Sim vamos, mas Rui Vitória e Lage também o ganharam e por várias vezes. Duas vezes contra este Jorge Jesus, e um deles foi a oitavos e quartos de Champions e outro a quartos de Liga Europa. Veremos se Jorge Jesus consegue levar-nos a algo mais que o que foi feito pelos seus antecessores na Europa.
É possível que o faça, mas se o fizer será com 200 milhões de euros a mais.
O costume...
Força Benfica
21 comentários:
Não consegui ler toda esta diatribe a partir do ataque a LFV, se poderia ter algumas dúvidas do carácter do presidente do glorioso, essas se dissiparam nos últimos anos, em particular a partir do ataque do Altis. Não deve haver cidadão português mais escrutinado que o presidente do glorioso. Não lhe revendo particular genialidade ou que seja alguém muito letrado, depois das dezenas de buscas quinzenais, gigas de emails escarrapachados no rival e na CS, o acumular de processos a que tem sido sujeito, a maioria provenientes de denuncias anónimas, estaremos concerteza perante um Moriarty do crime. Acho aliás repugnante atacar LFV neste processo, é o mesmo que culpar a vítima de violação pelo crime.
Acho bastante denotativo que num país onde diariamente se quebra o segredo de justiça, o único caso de fuga ao segredo de justiça de que tenho memória, ser contra alguém do glorioso por alegadamente ter pedido informações sobre a razão de alguns casos processuais contra o rival estarem congelados.
Estamos cada vez mais a imitar o circo político americano onde se lança lama para cima do adversário.
Em relação a JJ, não cheguei a ler, mas é mau, muito mau, fui contra a sua vinda e não acho que iremos melhorar. Existem imensas razões para criticar LFV, em particular a não defesa dos últimos 2 treinadores do glorioso e a vinda do mestre das Arábias, e a política de contratações, agora andar ao colo do ataque dos adversários é de muito baixo nível.
Caro PauloJCduarte
Se só leu a parte do LFV, ou seja a parte inicial, deve ter percebido que eu não falo de nenhum processo.
Só falo da vergonha de termos contratado um jogador líbio por 500 mil euros que passado pouco tempo foi oferecido ao Aves e da vergonha de ter comprado um jogador à Académica por 600 mil euros, tê-lo oferecido ao Moreirense e depois ter comprado esse mesmo jogador por 4,5 milhões de euros passado um ano.
Eu falei várias vezes neste blog desta operação Chiquinho, que para mim é lesiva para o Benfica como tantas outras com tantos outros jogadores.
Isto é ilegal? É isto um crime ? Não sei, nem me interessa, mas positivo para as contas do Benfica estes negócios não são seguramente e è apenas isso que me preocupa.
Se a si não lhe preocupam estas operações "manhosas" feitas sem nenhum ganho desportivo ou financeiro, não temos o mesmo Amor pelo Benfica.
Apareça sempre !
Força Benfica
Olhando para a operação achei que fez todo o sentido, o que mais me causa transtorno é a falta da sua utilização mais regular porque o Chiquinho é bom jogador.
Se o Benfica pudesse jogar com 50 jogadores simultaneamente acharia estranho a sua cedência ao Moreirense, não podendo é o que é.
Muito do negócio no futebol são as movimentações de jogadores, jogadores que se acham que serão mais valias desportivamente agora ou o futuro, uns dão lucro, outros prejuizo, e clubes como o Benfica dão-se ao luxo de açambarcar direitos económicos e desportivos de um número considerável de jogadores. E o Benfica usa também esse processo para gerar lucro.
Vejo todo este processo como uma estratégia desportiva e económica, que, se olharmos para os RC's tem gerado lucros consideráveis.
Não posso acreditar que o clube Benfica é usado para encher os bolsos a agentes desportivos ou lavagem de dinheiro como insinuado frequentemente, se houver indícios, que as autoridades competentes investiguem até à última factura, até lá são maldicências dos rivais.
Ataco o LFV quando deve ser atacado e e enaltecer quando o merece,para mim principalmente no mandato anterior tem sido muito mais negativo do que positivo ,e tudo de mau como foi explicado pelo autor deste texto quanto a mim Vieira é o grande culpado,não sei se jesus está entre os top 20 do futebol português nem me interessa gostei muito do Jesus da sua primeira passagem pelo Benfica e fiquei imensamente triste com a sua saída para o sporting,mas desta vez foi mais um erro do presidente fazê-lo regressar porque está nos recordes treinador que regressa ao Benfica e fracasso certo excepto o grande Erickson.
Quero recordar ao Benfica sou eu que os primeiros jogos do Jorge Jesus a coisa prometeu boas exibições muitos golos e de repente se fez noite o presidente sempre ele tira-lhe o R.Dias Vinicius Florentino e não vindo o que Jesus queria foi um eclipse total isto ainda está pior que nos tempos de Lage e Vitoria e todos sabemos que Jorge Jesus faz umas coisinhas giras com bons jogadores isso até eu o fazia,aprecio treinadores com equipas de poucos recursos como o SCF que nos deu muitas dores de cabeça, Não culpem Jesus embora todos sabemos que é teimoso como uma porta mantendo um meio campo vulnerável onde todos nos gozam a brava na Luz mas o grande culpado de tudo isto tem um só nome Vieira Vieira Vieira Vieira Vieira Vieira e só não quer ver quem é fanático por ele.
Caro,
O processo Chiquinho no Moreirense, tem também o antecedente Alfa Semedo, porque parte do passe do Chiquinho foi cedido ao Moreirense, justamente para que o Benfica resgatasse o passe de Alfa Semedo, guineense que também foi cedido ao Moreirense, e era um atleta do Benfica, isto é, o Moreirense beneficiou/vendeu ao Benfica os passes do Alfa e do Chiquinho, isto quando ambos foram cedidos ao Moreirense.
O processo opaco é este: Alfa Semedo, e depois Chiquinho.
Continuando no Chiquinho, a SAD do Benfica entendeu recomprar o passe do atleta por 3,75 milhões de euros, aos quais acresce mais 750 mil euros caso o Benfica tivesse assegurado o apuramento para a Liga dos Campeões. Provavelmente para o Francisco estas serão práticas licitas e normais, e que nem colidem com a verdade desportiva.
Também para o Francisco, deixo o registo de títulos conquistados nos 19 anos de Vieira, e os anteriores 19 anos antes de a Vieira, não registo Supertaças e Taças da Liga, são meros troféus oficiais, aliás, não se pode comparar ciclos distintos, com competições oficiais inexistentes.
Ciclo Vieira, balizado entre as temporadas 2001/02 e 2019/20, recordo que entre 2001/02, e 2002/03, Vieira era o responsavel máximo pelo Futebol do Benfica, vejamos as 19 temporadas consecutivas de Vieira no Benfica:
7 Campeonatos Nacionais, e 3 Taças de Portugal. Duas Finais da Liga Europa.
Ciclo anterior a Vieira, balizado entre as temporadas 1982/83 e 2000/01, isto nas 19 temporadas desportivas anteriores á chegada de Vieira ao Benfica, e com 6 presidentes distintos:
6 Campeonatos Nacionais, e 6 Taças de Portugal. Duas Finais da Taça dos Campeões, e uma Final da Taça UEFA.
Francisco, pode comentar esses dois ciclos desportivos (antes Vieira e o pós Vieira), e a propalada 2ª melhor década de sempre mas com Taças da Liga?
Para o Francisco, deixo os títulos conquistados por década pelo Benfica, isto nas últimas 7 décadas, novamente só se registam títulos (Campeonatos, Taças de Portugal, e Taças Europeias).
Década de 50, total 9 títulos.: 3 Campeonatos, e 6 Taças de Portugal.
Década de 60, total 13 títulos: 7 Campeonatos, 4 Taças de Portugal e 2 Taças dos Campeões.
Década de 70, total 8 títulos: 6 Campeonatos, 2 T Portugal.
Década de 80, total 10 títulos: 5 Campeonatos, e 5 Taças de Portugal.
Década de 90, total 4 títulos: 2 Campeonatos, e 2 Taças de Portugal.
Década 2000, total 3 títulos.: 2 Campeonatos, e 1 Taça de Portugal.
Década de 10, total 7 títulos: 5 Campeonatos, e 2 Taças de Portugal.
Francisco, a propaganda de Vieira tem anunciado que esta década 10, é a 2ª melhor década de sempre do Benfica, pergunto-lhe, quem é que está a mentir? Serão os factos? Vieira está ligado à pior década desportiva do Benfica (década 2000), e esta que terminou (década 10), é a 5ª melhor década do Benfica.
Para que não haja dúvidas, há títulos oficiais (Campeonato, e Taça de Portugal), e troféus oficiais (Supertaça e Taça da Liga), o que diferencia um título de um troféu? É mt simples, um título confere uma regalia desportiva ao seu vencedor, quem é Campeão tem entrada direta na Champions, quem vence a Taça de Portugal, tem entrada direta na Liga Europa, e já é assim, desde que se disputam as provas da UEFA há mais de 60 anos, qual a regalia desportiva para o vencedor da Taça da Liga ou Supertaça? Francisco, fica esclarecido sobre as tão amadas Taças da Liga de Vieira? Também recordo que a Taça da Liga apenas leva 14 jovens edições, e até esteve para ser extinta!
e o caso do bernardo martins e do pedro henrique,
também é muito giro,
e também ele lesa o Benfica
O Lage com 100 milhões a época passada tinha limpado tudo em Portugal. Saiu o Félix e o Waldshimit era caro, mas um ano depois vão busca-lo pelos mesmos 15 milhões. O Ferro teve uma época para esquecer e foi queimado, agora conta só para o meinho. O Chiquinho é bem melhor que o Pizzi no meio, não digo como jogador em si. Vendem o Ruben Dias e vão buscar o Otamendi, não é mau jogador, mas não dá para fazer dupla com o Verthogen. Ou um ou outro, umdos centrais tem fe ser de cobertura e para isso é preciso ser rápido, como eram David Luiz, Jardel, Garay e Lindelof quando faziam dupla como Luisão. Não sei como são os treinos, mas conhecendo o sistema do jj, falta um jogador como Javi, Matic, Fejsa e Samaris o eram ao lado do Aimar, Witsel e Enzo. O Vitória tinha Fejsa e Renato, depois Fejsa e A. Horta/Pizzi. O Lage tinha Fejsa e Gabriel e depois Samaris e Gabriel. A época passada a chegada do Weigel destabilizou, e houve jogadores que "sentiram" e fizeram a cama ao Lage como o fizeram ao Vitória. Com isto digo: não há quem mande no futebol do Benfica, pois as conspirações abundam e os investimentos são feitos por interesses.
interessante a defesa que se faz a vieira,
é idêntica há que se fazia a sócrates,
e curiosamente existe um luís bernardo em comum
Como animal pensante, já na curva (muito) descendente da vida, entristece-me ver a facilidade com que as massas (pessoas) são manipuladas, enganadas, roubadas por uma nova estirpe de animais fazedores de mentiras e destruidores de verdades, ao serviço dos donos das massas (dinheiro)!
Parece que com cada vez mais escola, as massas (pessoas) são mais fáceis de encarneirar!
E como o cansaço faz parte da condição humana, passo a ver o "processo", de sofá!
Carrega 62%!
Muito obrigado por este post. Até que enfim que alguém desmascara este autêntico embuste que é Jorge Jesus. Um treinador absolutamente mediano, que é quase sempre encavado por treinadores bons e mesmo por outros menos bons, em Portugal e no estrangeiro. Endeusado por pacóvios. Ganhou o primeiro campeonato na última jornada, à rasca, tendo por adversário directo o Braga. Passa os três anos seguintes com humilhações umas atrás das outras. Ganha finalmente um campeonato contra o Porto de Paulo Fonseca, depois de lhe ter sido dado tudo e mais alguma coisa que exigiu de jogadores (pelo meio foi obrigado a meter o Oblak na baliza - porque não queria, preferia o Artur...). Ganha o bi outra vez à rasca, contra o Lopetegui, na penúltima jornada e porque o Porto empatou ou perdeu em Belém. Em 6 Taças de Portugal possíveis ganhou...uma. É verdade, o maior feito foi ter eliminado a Juventus - mas vamos ser honestos, a segunda mão em Turim foi um sufoco e um milagre a Juventus não ter marcado. Calhou. Com as melhores equipas que o Sporting teve nos últimos anos ganhou... uma taça da liga. Nos penáltis. E pronto, é isto o mestre da táctica. Vieira quis safar o couro e foi buscá-lo de avião. Não resultou. Jesus vai continuar a encavar o Benfica. Estratégias de jogo previsíveis e ultrapassadas. Já o Vítor Pereira dizia: "É isto. As equipas de Jesus são sempre isto..." E Jesus não tugiu nem mugiu... mostrou as garras ao Rui Vitória! Em 4 jogos contra RV, ganhou um, perdeu dois e empatou outro. Ah, e perdeu dois campeonatos... Este ano vamos continuar a assistir a derrotas e a empates do Benfica. Qualquer treinador minimamente inteligente bloqueia as equipas e o sistema de jogo do Jesus. Custa-nos 12 milhões por ano, ele e a equipa técnica brasileira, que também tem dado cartas. Por pouco não veio o médico, também devia ser bom, devia... E olhem para o Jesus: a expressão dele diz tudo. Está conformado e derrotado. E confortado com o dinheiro que vai engordar-lhe a conta bancária. Dá para o recambiar para o Flamengo? Não poderíamos ter ido buscar um treinador português jovem ou menos jovem, mas com ideias novas, com ambição e inteligência? Este ano vamos penar e de que maneira... E, se levamos 3 de Rangers, Boavista e Braga, o que sucederá contra Porto e Sporting?
MR
Do sofá, penso que:
Se calhar deveriam ter também contratado a advogada do pastilhas!
Trabalhinho não lhe faltaria!
E o homem anda murcho, não salta, não grita, não corre, não desanca!
Sempre agradecido pelos seus posts.
Felizmente, continuam a haver Benfiquistas com capacidade de raciocínio e capazes de o expressar em textos como este e os anteriores.
Talvez nem tudo esteja perdido, embora veja com preocupação que muita gente que expressava ideias interessantes sobre o nosso clube, em blogues e páginas de Facebook, se vá sentindo saturada de ser constantemente atacada pelos defensores acérrimos do Ídolo dos Pés de Barro, Luís Filipe Vieira, e acaba por desistir. A Mão de Vata anunciou hoje uma pausa até 2021 que, espero, não cumpra. À parte do humor, o autor tem cabeça para pensar e explanar as suas ideias com assertividade.
A si só lhe peço que não desista. Não sei se tem muitos leitores ou não, mas os que tem são dos que cá vêm todos os dias para ver se publicou ou não algum artigo novo.
Sobre o que escreveu aqui, subscrevo tudo. Não consigo compreender o feitiço que LFV lançou sobre tantos Benfiquistas, que parece ter-lhes erradicado de vez a sua capacidade de raciocínio...
Cumprimentos.
Concordo com o Post, embora acho que o JJ está no top 5 de treinadores portugueses. Tem muitos amigos jornalistas avençados que o promovem acima do que ele vale. Além dos negocios ridiculos com o Moreirense, não esquecer os negócios com o Atlético de Madrid. Comecando no Simão. O estado do futebol atual do SLB deve-se a LFV que é um zero a futebol e a uma "estrutura" composta por graxistas e treinadores estagiários em todos os escalões, teóricos e sem qqr experiência depois temos seres como Guerras e Capelas a gravitar que aplaudem tudo o que se faz apenas para garantir o tacho. O ultimo mandato é medonho a todos os niveis, con as vendas feitas, receitas antecipadas, o resultado é vergonhoso. Manter DSO e ibsustir em nanter contato com o ex acessor depois de todos os processos é de amador, assim como tem sido a comunicação do SLB . Dói ver um monstro destes com potencial imenso estar a ser devorado por dentro por termitas azuis e verdes. Saudações!
Caro Paulo Oliveira
Todos estes casos de que fala, tiveram palavras minhas neste cantinho humilde da blogosfera do nosso clube. É verdade que o Benfica em dois anos pagou 2 milhões de euros por Alfa Semedo e 4,5 milhões de euros por Chiquinho que já tinha custado 600 mil euros à Académica.
Ambos os jogadores foram emprestados antes nos mesmos moldes. Demos 100% dos direitos desportivos e demos 50% dos direitos económicos, ficando os outros 50% do lado do Benfica.
Caro JG
Obrigado por ter lembrado os negócios de Bernardo Martins e Pedro Henrique. Estes jogadores vieram do Leixões por valores mais baixos (fala-se em 1,6 milhões de euros ) e tiveram intermediação de Paulo Gonçalves. Um deles seguiu imediatamente para o Paços Ferreira e o outro jogou 20 jogos na equipa B (em duas épocas) e seguiu para o Feirense e depois para o Farense onde joga actualmente.
Paulo Gonçalves também foi intermediário ou assessor jurídico no negócio Cádiz com o Vitória de Setubal no valor de 3 milhões de euros e depois do empréstimo ao Dijon está hoje no Nashville na MLS.
Só aqui nestes negócios, estão quase 12 milhões de euros pagos a Académica, Moreirense, Leixões e Setubal.
Mas ha mais... Há muito mais... Há negócios feitos com outros clubes feitos muito acima do valor de mercado. Veremos o que dá Morato ou Vinicius, mas todos achamos que foram gastos 23 milhões de euros em dois jogadores que na altura não valiam o que se pagou por eles.
Repito... Eu não quero saber se são ou não são ilegais estas transacções e o que realmente pagam. A mim só me importa o Benfica. E para o Benfica estas negociatas não beneficiaram em nada o clube.
Eu fiz todas as contas de jogadores que pagamos 2-3 milhões e que depois recuperamos dinheiro com os empréstimos. Estes negócios até podem ser proveitosos em termos financeiros, mas não é esse o core Business do Benfica e independentemente de dar ou não dar dinheiro ao Benfica depois de todos os empréstimos ao longo dos anos de contrato, seguramente que enche os bolsos dos agentes.
Em relação ao Luis Bernardo que foi assessor de comunicação de José Socrates e Bruno de Carvalho no Sporting, qualquer pessoa de bem nunca o teria contratado para o Benfica depois desse Curriculum. Luis Filipe Vieira achou por bem contratá-lo...
Força Benfica
A Pj lusa e espanhola já fizeram buscas na POCILGA e no REAL MADRID????É que o Casemiro foi recomprado ao F.PORCO por 7 milhões após 1 ano de empréstimo. E o PELÉ do S.L.B. cedido (50%) ao Rio Ave que o vendeu ao Mónaco e rendeu ao S.L.B, 4 MILHÕES?
Estes negócios de cedência de passe, com possível recompra ou recebimento/rentabilização são feitos por muitos clubes por essa Europa, incluindo das big 5.
Caro Lawrence
Muito obrigado por passar por este cantinho com os seus comentários e o seu comentário é muito pertinente.
Nesta época de Fake News as pessoas escolhem acreditar nos seus próprios mitos do que na verdade. Acontece exactamente isso agora nas eleições americanas onde os apoiantes de Trump acreditam mesmo numa fraude que só eles vêem, acontece o mesmo no Benfica com algumas das noticias referentes ao LFV e ao nosso clube, como acontece com outros casos no mundo.
O que refere na questão da educação é muito interessante. Disse :
"Parece que com cada vez mais escola, as massas (pessoas) são mais fáceis de encarneirar!"
Isso é que é mais estranho ! Parece que os carneiros crescem com mais educação.
Apareça Sempre ! É um prazer lê-lo.
Caro JP Gonçalves
É um prazer vê-lo neste humilde cantinho. Muito Obrigado pelas suas palavras.
Pede-me que não desista. Eu escrevo desde Maio de 2008 regularmente. São textos longos e muitos deles intermitentes pois a desmotivação ou excesso de trabalho podem condicionar a periodicidade dos textos.
Escrevo sozinho e não promovo um único post. Não falo com família ou amigos que nem sabem que tenho este espaço. Não tenho redes sociais e nem tenho os botões certos para que o "respeitável publico" partilhe nas duas redes sociais.
Ou seja, este é um espaço alternativo, independente onde escrevo sozinho o que me apetece consoante os humores. Há coisas que escrevo que depois me arrependo, mas gosto de saber que aquele texto marcou o "momento". Não revejo textos e escrevo directamente sem revisão o que significa que alguns deles tem erros, mas prefiro corrigi-los já "no ar" que corrigi-los antes porque assim não perco a emotividade.
Começou por ser um diário para memória futura e é pena que não tenha "taggado" cada um dos textos para melhor procurar coisas antigas que escrevi.
Ja mudei de opinião sobre muitos dos textos que escrevi, mas é o risco de quem faz isto por emotividade.
Lutei fora do blog por uma mudança de direcção no Benfica nas ultimas semanas e disse que respeitaria quem ganhasse e assim o faço. Luis Filipe Vieira é o nosso presidente mas aqui terá um espaço de critica quando assim o desejar, como terá aplausos assim que o entender.
Nada nem ninguém me calará e penso que não há nenhum espaço critico do presidente que não sinta a "propaganda" mas eu continuarei por aqui.
Seguramente que lê muitas coisas minhas que discorda, mas a paixão é a mesma que a sua. Às vezes podemos discordar mas será sempre mais o que nos une que o que nos separa.
Apareça Sempre.
Caro Manitas de Plata
Eu não sei se o JJ faz parte do Top 20 ou Top 30 ou Top 5 de Portugal. Para mim morreu há muito tempo e portanto não o considero em nenhuma lista. Entendo que se fossemos ser totalmente imparciais, estaria no Top 5 de Portugal? Talvez... Para mim gosto de dizer Top 20.
Em relação ao Pedro Guerra, Luis Bernardo ou Carlos Janela - ou André ventura nos anos de CMTV - são tudo farinha do mesmo saco. Escrevi-o antes e não mudo uma palavra.
São uma corja que não interessa a ninguém e um dia estarão fora do Universo Benfica!
Apareça Sempre
Força Benfica
Caro Rui dos Santos
Acabou de falar num caso do Pele, mas eu posso colocar o caso do Ederson.
Tanto um como outro eram jogadores do Benfica e foram para o Rio Ave.
O Benfica cedeu gratuitamente os direitos económicos a Rio Ave e sem nada em troca deu 50% do passe desses jogadores. Um foi vendido por 40 milhões ao City e o outro foi vendido por 8 milhões - ou 7,2 milhões como nalguns meios se escreve - ao Monaco e o Benfica ficou com metade e o Rio Ave com outra metade.
Interessante que Pele voltou ao Rio Ave este ano emprestado pelo Monaco.
Eu não vou falar nas ligações Rio Ave + Monaco + Benfica + Wolves + Atletico de Madrid porque isso demoraria muito tempo e esse não é o tópico, mas a minha pergunta é:
- Porque o Benfica oferece 50% a todos clubes que não pagam nada por nenhum jogador?
Eu até entendo que o jogador valoriza nesse clube e esse clube merece ganhar algo, mas 50% ?
E não se coloca uma clausula de recompra mais baixa - ou muito mais baixa diria - para evitar comprar o jogador por 4,5 milhões como foi o caso de Chiquinho?
E Nuno Santos? Que foi oferecido ao Rio Ave sem ganharmos nada e que este ano foi vendido ao Sporting ganhando o Rio Ave a totalidade dessa transferencia?
Só com jogadores do Benfica o Rio Ave ganhou "teoricamente" 20 milhões de Ederson para o City, 4 milhões de Pele - que agora tem emprestado gratuitamente - para o Monaco e 3 milhões de Nuno Santos ao Sporting mais os passes de Geraldes e Dala.
Isto são os negócios do Benfica com o Rio Ave.
Apareça sempre e colabore comentando.
Força Benfica
Caro Rui dos Santos
Esqueci-me de falar do Casemiro.
O Casemiro não foi emprestado ao FCPorto com 50% do passe do lado do FCPorto.
O Casemiro foi emprestado com uma taxa de compra para o FCPorto ou de recompra do real Madrid definida previamente.
O Real Madrid se quisesse o Casemiro comprava-o por 7 milhões de euros e foi isso que fez. Mas se o Real Madrid não quisesse o Casemiro, o FCPorto comprava-o por 15 milhões de euros.
Este foi o negócio. Não compare com nenhum dos negócios do Benfica com Rio Ave ou Moreirense...
Força Benfica
Tenho de congratular-me por haver benfiquistas como tu.
Enquanto houver um benfiquista que pense pela sua própria cabeça, e tenha liberdade de pensamento, o Benfica não morre!
Viva o Benfica.
Caro Anónimo que assinou MR
Todo esse historial de Jorge Jesus eu tenho-o escrito ao longo dos anos em vários posts.
Eu acho o Jorge Jesus o maior bluff mundial na área do treino profissional e concordo com tudo que escreveu.
No texto há uma pergunta que copio para este comentário :
- Não poderíamos ter ido buscar um treinador português jovem ou menos jovem, mas com ideias novas, com ambição e inteligência?
Sim poderíamos, sim devíamos e sim estaríamos muito mais bem servidos.
Mas quem manda, não pensou no Benfica, mas sim de que forma poderia ganhar as eleições em Outubro 2020.
- Jorge Jesus pareceu ser o atalho mais curto e resultou.
Agora uma coisa é certa, desde que o Mandato desportivo começou temos duas derrotas na Liga em dois jogos... Começou bem esta nova direcção e este novo mandato que terá o foco na parte desportiva. Faria se não fosse esse o foco...
Apareça sempre!
Caro ChakraIndigo
Muito Obrigado pelas palavras !
Apareça sempre.
Força Benfica
Enviar um comentário