sábado, 19 de dezembro de 2020

Formação ? Longe da vista de Jorge Jesus e do nosso coração...

Os últimos jogos tem sido uma vergonha, como foram muitos jogos este ano civil. Mas a diferença deste jogos para outros jogos neste 2020 é que com este plantel todo disponível - apenas André Almeida tem estado lesionado - o Benfica tem de jogar muito, muito, muito mais. 

Não estamos no inicio da época. Passámos o primeiro terço e depois de 19 jogos o que se tem visto em campo - desorganização total, todos os jogadores sem saberem o que fazer, apáticos sem se mexer - foi um sinal claro que que já havia dito antes. 

Esta equipa técnica não conseguiu melhorar um único jogador nestes meses de trabalho. Um único jogador. 

Contra o Paços valeu nos um chuveirinho no final e uma cabeçada dum jogador excelente que eu temo que esteja a ser mal amado pela mesma equipa técnica que não melhorou nenhum jogador que já cá estava. Pelo menos não piorem quem chegou. É só o que peço. Darwin e Luca estão a descer a produtividade a olhos vistos a cada jogo que passa.

Depois em Liege valeu-nos um pênalti muito duvidoso para empatarmos um jogo contra uma equipa muito mais fraca que nós. 

E contra o Guimarães para a Taça da Liga valeu nos um outro pênalti para empatarmos e 4 pênaltis para irmos à Final Four da Taça da Liga. 

Só espero que o nosso treinador tenha a decência de ver estes jogos de novo com a sua equipa técnica e consigam analisar o que está errado, porque perceber a doença e assumi-la é a primeira base para a cura. Se acharmos que está tudo bem, mais jogos destes se repetirão. 

E Jorge Jesus aparentemente acha que está tudo bem, vendo jogos que só ele viu e falando coisas que ninguém entende. 

O Benfica está neste momento a planear o mercado de Janeiro que neste ano atípico é uma espécie de mercado de verão 2.0 porque o mercado de verão ao contrário dos outros anos acabou a 6 de Outubro. 

Quem Jorge Jesus não comprou e queria comprar, tem agora uma segunda oportunidade como é o caso de Lucas Veríssimo, que é um sonho antigo do nosso treinador ou até Ivan, guarda redes do Ponte Preta que Jorge Jesus parece preferir a Odisseyas ou Patrick de Paula do Palmeiras

Alem destes sonhos antigos do nosso treinador, há também o sonho de Gerson, o sonho de Ruben Semedo, o sonho de Bruno Henrique e agora segundo se diz o sonho de Wiliam Carvalho.

Todos estes quatro jogadores que falei nesta ultima frase são jogadores com quem Jorge Jesus trabalhou no Flamengo e no Sporting  e que tem um valor acumulado no Transfermarkt de 46 milhões de euros.

A saber, Gerson vale 14 milhões, Bruno Henrique 5,20 milhões, Ruben Semedo 7 milhões e Wiliam Carvalho 20 milhões. 

Se a "estes valores de Transfermarkt" juntarmos os 6,5 milhões que oferecemos por Lucas Verissimo e que mais cedo ou mais tarde, o Santos terá que aceitar,  os 2 milhões que vale o guarda redes Ivan do Ponte Preta que "Jorge Jesus morre de amores" e os 9 milhões de Patrick de Paula do Palmeiras significa que o nosso treinador quer no sapatinho algo acima de 60 milhões de euros para poder "trabalhar descansadamente" nas conquistas dos títulos nacionais e do tão desejado titulo internacional da segunda divisão europeia - Liga Europa. 

Mais, aparentemente sem estes reforços "não conseguirá fazer nada desta equipa" tendo em conta as exibições recentes. 

Isto são sonhos de Jorge Jesus que todos sabemos não poderão ser tornados realidade até porque em tempos de pandemia, depois de ter falhado a ida à Champions e depois de ter gasto mais de 100 milhões de euros em Everton, Pedrinho, Otamendi, Luca, Darwin, Gilberto, Helton Leite e Vertonghen, gastar outros 60 milhões de euros é simplesmente impossível. 

A não ser que... 

A não ser que se venda bem neste mercado de inverno. E é isso que motiva Jorge Jesus nestas próximas semanas.

E quem temos para vender? 

Por vontade de Jorge Jesus temos Ferro, Jardel, Weigl, Cervi, Diogo Gonçalves, Chiquinho e Ferreyra na porta de saída. 

Não sei se com a entrada de um Gerson da vida ou dum Wiliam Carvalho da vida ou dum Patrick da vida, Jorge Jesus não abdicaria dum Samaris ou Gabriel ou até de Adel Taarabt, alem de Weigl que está a ser empurrado com as duas mãos e dois pés para fora do Benfica.

Tudo especulações que até ao ultimo dia do mercado de inverno vamos ter que viver com... 

Uma coisa sabemos... 

Ferro não conta de todo para Jorge Jesus e em vez de tentar aproveitar o potencial do nosso jogador da formação é mais fácil inventar um qualquer contrato de empréstimo lá com umas clausulas e mandar embora de vez esta pedra no sapato de Jorge Jesus para um Valencia da vida...

Foi assim que Jorge Jesus se desenvincilhou das outras "pedras no sapato" que tinha no verão. 

- Vinicius está no Tottenham sem jogar na Liga Inglesa - 12 minutos apenas - e com minutos numa Liga Europa que serve para Mourinho rodar, com 5 jogos, 325 minutos e 3 golos. 

- Florentino que está no Monaco e jogou 5 jogos com 161 minutos acumulado.

- Jota está no Valladolid com 5 jogos e um acumulado de 159 minutos, com 2 golos marcados.

- Tomas Tavares está no Alaves com 1 jogo e 32 minutos acumulados

- Gerson Fernandes está no Tottenham com 1 jogo na Taca da Liga inglesa com 63 minutos. Não tem um minuto na Liga Europa, nem 1 minuto na Liga inglesa. 

- David Tavares tem 9 jogos no Moreirense com 182 minutos acumulados.

Estes emprestados da nossa formação que jogaram champions o ano passado - até David Tavares jogou - estão assim a desvalorizar bem longe do Estadio da Luz, bem longe do Seixal, onde poucos adeptos e sócios sabem o que estão a fazer e assim sendo, ninguém chateia, nem ninguém pergunta... 

Mas a verdade é que até ver estes seis emprestados tem prestações muito reduzidas, excepto Vinicius que tem jogado com mais regularidade apenas na Liga Europa e Florentino tem 5 jogos com média de 32 minutos. Assim mesmo estes dois jogadores estão muito aquém do que valem. 

Os outros quase não contam para nada nos seus clubes e veremos como correrá o resto da época porque são quase todos jogadores de selecção sub 21 ou sub 19. 

Agora Jorge Jesus quer despachar Ferro e Diogo Gonçalves da formação e veremos o que vai fazer com Gonçalo Ramos. 

Eu espero que o Benfica consiga ter a calma e tranquilidade para que não se deixe matar a formação do Benfica.

Todos sabemos que Jorge Jesus não suporta um menino português que venha da formação, porque são normalmente miúdos queridos da massa adepta, são futuras estrelas em ascensão e a estrela portuguesa da equipa é ele...

Jorge Jesus tem esta maneira tão portuguesa de ser, muito enraizada... Se Gonçalo Ramos tivesse um "z" no nome - Gonzalo Ramos - e tivesse sido descoberto por Jorge Jesus e custado uns 20 milhões, hoje seria uma estrela em ascensão no Benfica. Assim tem que ficar no banco, não jogando nos As nem jogando nos Bs...

Se Gonçalo Ramos não joga sequer contra o Guimarães na Taça da Liga, vai jogar quando? Será aposta séria quando?

Quando for emprestado para rodar noutro clube. 

É assim que Jorge Jesus gosta da sua formação.

 Longe, bem longe do nosso coração e da vista dele. 

Que se ganhem os jogos que falta até ao fim de 2020 - a jogar bem ou mal - e que 2021 signifique uma mudança total no que se tem visto desde Fevereiro - jogos paupérrimos e sem o mínimo de paixão em campo. 

Força Benfica 

2 comentários:

francisco disse...

É assim Jorge Jesus e não vá mudar ainda mais com a idade que tem,tenho a impressão se ele tem vindo dois anos mais cedo nem o Félix tinha aparecido na primeira equipa ele é adverso a jogadores da formação pois prefere jogadores feitos,vamos a ver se em janeiro consegue trazer alguns jogadores que ele deseja,duvido muito que isso aconteça porque quem já gastou 90 milhões e tal não está disposto a gastar mais,Benfica tem algumas deficiências na equipa mas não é nenhuma equipa perna de pau tem obrigação de jogar muito mais se não o fazem é porque não o querem porque antes se jogavam tão bem e de um momento para o outro deixaram de o saber fazer,foi assim com o Rui Vitória Bruno Lage e agora Jorge Jesus ali há gato escondido com o rabo de fora,olho ali pro lado e vejo os nossos vizinhos com uma equipa jovem muito menos valiosa que o Benfica mas jogam com alegria com ganas o inverso se passa no Benfica.

J.P. Gonçalves disse...

O que está a ser feito a Ferro e, em menor escala mas mau na mesma, a Gonçalo Ramos, não se faz.
Quando Jesus diz que Jardel é o defesa central mais rápido do plantel, só pode estar a brincar com isto tudo. Ou então, o que é mais certo, o elogio a Jardel é uma queixa a quem contrata e um ultimato em relação á contratação de Lucas Veríssimo.
Amanhã temos o jogo com o FC Porto para a Supertaça... 2020 foi um pesadelo para os adeptos do Benfica. Todos pensaram que com a vinda de Jesus, ao menos a qualidade de jogo seria outra, mas tem sido penoso assistir aos jogos do Benfica.
Uma derrota com os azuis listados seria mais uma crise existencial aberta no seio do Benfiquismo.
Quem entrar em campo que lute para que isso não aconteça. Já chega...