quarta-feira, 2 de dezembro de 2020

24 horas "horribilis" de Jorge Jesus

Cada vez que começo um texto a falar de Jorge Jesus, algo me diz que devo parar de o fazer porque já chateia dizer tão mal do homem que eu nem conheço, não privo com ele e seguramente se tivéssemos que almoçar ou conversarmos juntos, seria um almoço ou uma conversa com simpatia e educação. 

Nada pessoal me move contra o Jorge Jesus e torci como todos os portugueses torcem pelo seu sucesso no Flamengo, como torcemos pelo sucesso de Luis Castro, Paulo Fonseca, Villas Boas - este menos por razões óbvias - Mourinho, Nuno Espirito Santo, Abel Ferreira, Sá Pinto, Pedro Martins, Carlos Carvalhal quando brilhou em Inglaterra e tantos, tantos outros. 

Tudo o que eu não simpatizo com Jorge Jesus, devo-o a atitudes que ele teve quando era treinador do Benfica. 

Não gostei de o ver aos empurrões a um policia em Guimarães pois independentemente da razão que possa ter, não se deve andar aos empurrões com a autoridade num estádio, sendo treinador do Benfica. 

Não gostei de o ver a esticar os "4 dedos a Manuel Machado" numa célebre goleada do Benfica contra o Nacional, como também não gostei de o ver mentir dizendo que estava a falar com Luisão para "defender em linha com 4..."

Não gostei de o ver empurrar e ser violento com o nosso Shéu em Inglaterra. Com o Shéu !!!!

Não gosto quando foi e é verbalmente violento com vários jogadores do Benfica apenas e só "porque sim", porque a sua adrenalina dá-lhe para gritar com os nossos, enervando-os e nada trazendo de bom para a equipa. 

Não gosto que embirre com jogadores bons e faça deles maus jogadores para provar que tinha razão e detesto quando embirra com jogadores maus e aposta neles até a exaustão para também provar que tinha razão. Ser treinador é ter a humildade de escolher sempre o melhor para a equipa e não ter uma agenda própria ou um Ego inflado que lhe tire a visão correcta para cada momento do jogo. Escrevi "humildade" numa frase em que falo de Jorge Jesus... Eu que devo estar a ficar maluco...

Não gosto quando Jorge Jesus acha que é melhor que todos os outros, e como facilmente se comprova,  perde e ganha como todos os outros e nalguns casos perde muito mais do que devia perder...

Não gosto quando vejo uma imprensa rendida a um treinador português que ganhou uma Libertadores e um campeonato brasileiro quando na verdade esse facto não é nada de mais, tendo em conta que das ultimas dez edições da Libertadores, seis foram ganhas por equipas brasileiras com treinadores tão díspares como Renato Gaúcho do Grémio, Cuca do Atlético Mineiro, Tite do Corinthians, Muricy Ramalho do Santos,  ou Celso Roth do Internacional só para falar dos treinadores que ganharam por clubes brasileiros a Libertadores nos ultimos 10 anos. 

Tirando estes treinadores de clubes brasileiros, Marcelo Gallardo ganhou 2 vezes a Libertadores com o seu River Plate, perdendo a final de forma anedótica o ano passado - tem 3 finais em 5 anos - alem de Edgardo Bauza com o San Lorenzo e Reinaldo Rueda com o Atletico Nacional da Colombia. 

Portugal tem um treinador que acabou de ganhar duas vezes ao Real Madrid com um plantel de 135 milhões de euros contra um plantel de 850 milhões de euros e não vi 1% da loucura que existiu em Portugal com o facto de Jorge Jesus chegar à final da Libertadores, depois de eliminar duas equipas brasileiras nos quartos de final dessa mesma Libertadores - Internacional - e nas meias finais - o Grémio. Parecia uma "Taça do Brasil em modo Libertadores..." 

Tudo isto para chegar ao que se viu e ouviu de Jorge Jesus naquilo que apelidei no título como 24 horas "horribilis" de Jorge Jesus

Na conferencia de lançamento do jogo contra o Marítimo, Jorge Jesus disse uma frase que mais parecia um soundbite preparado, tal o alcance da frase nos quatro cantos do mundo :

- Maradona tem paixão, Cristiano Ronaldo tem pouquinho e o Messi não tem nada... 

Eu vi em directo e não foram exactamente assim as palavras, até porque Jorge Jesus contextualiza, mas disse-as... 

Neste caso é uma opinião dele e como todas as opiniões que são dadas com elevação e educação são de aplaudir. Não foi mal educado com ninguém, polémico talvez, mas que fosse sempre assim...

Dizer que Ronaldo tem "pouquinho de paixão pelo jogo", vendo o que ele faz aos 35 anos é um pouco descabido, consideraria até ridículo mas tendo em conta que estamos todos de luto por Maradona pode existir um certo exagero nas palavras. 

O pior aparece no decorrer do jogo contra o Marítimo. 

Não nos podemos esquecer que quase no início do jogo, o Marítimo vê Otamendi falhar um passe que o avançado do Marítimo aproveita de forma soberba marcando um grande golo. Ou seja o Marítimo estava a ganhar ao Benfica. 

O que queria Jorge Jesus que o Marítimo fizesse? Atacasse? Claro, queria ele e eu porque assim havia mais espaços atrás para o Benfica aproveitar. 

Mas o treinador do Marítimo não é estupido e defendeu como pode, tal como o fez no Dragão. 

Quando o Benfica marca o 1-1, já Jorge Jesus começa o seu recital começando a gritar para o banco adversário. Porquê?

Que fez o banco adversário? Tentou defender o resultado? Tentou perder tempo? Quem não? Quem não se lembra do jogo em Turim contra a Juventus com Jorge Jesus no banco? Aliás o único resultado extraordinário que Jorge Jesus fez sendo treinador do Benfica. O Benfica defendeu e perdemos tempo. Claro... Obviamente que perdemos tempo, como ontem o Sérgio Conceição e o Porto perderam tempo contra o Manchester City ou como Jorge Jesus perdeu tempo em tantos e tantos e tantos jogos, alguns deles onde mandou o nosso guarda redes para o chão com 60 mil no estádio da Luz...

Mas o pior aparece com o segundo golo do Benfica. 

Jorge Jesus gritou, gesticulou e disse ao treinador do Marítimo "para ter vergonha" e "ir treinar o Elvas". 

Rui Costa agarrou o nosso treinador e o jogo seguiu com o Marítimo a jogar à bola - claro, estava a perder - e a tentar o empate. Ou seja, um jogo normal de futebol. 

O Benfica não marcou mais nenhum golo, mesmo com espaços e o Marítimo também não conseguiu marcar, mesmo tendo atacado mais. 

Uma equipa pobre e pequena joga com a rica e forte. Apanha-se a ganhar e defende o máximo possível, perde tempo, joga com o cronómetro. A equipa forte empata e a fraca ainda defende a tentar "o pontinho". A rica e forte marca o segundo golo e a fraca vai jogar a tentar o empate. 

Isto acontece em 99% dos jogos com estas características mas porque Jorge Jesus rebentou daquela forma com o banco do Marítimo?

- Porque Jorge Jesus é assim e o Benfica não merece um treinador assim. 

Dizem-me os mais "acérrimos e cegos defensores de Jorge Jesus ou de tudo o que é do Benfica" "que é assim que se defende o clube", "que é assim que se mostra o Amor pelo clube", "que o que ele fez foi pouco, porque o anti jogo do Marítimo é uma vergonha"... 

Eu lembro a estes "benfiquistas que se julgam mais benquistas que eu" que com o anti jogo do Marítimo o FCPorto perdeu 3 pontos no Dragão que se não os tivesse perdido o Benfica de Jorge Jesus hoje seria quarto classificado na Liga Portuguesa atrás desse mesmo FCPorto. 

Não contente com a figura triste que fez durante o jogo, Jorge Jesus vem para a flash interview e não gostou que a jornalista lhe perguntasse uma pergunta que não o satisfez - só Jorge Jesus viu um grande jogo do Benfica na Madeira - e ofendeu a jornalista basicamente dizendo que "ela não percebe nada de futebol"

Jorge Jesus é por norma bastante condescendente com as jornalistas que o interpelam e verdade seja dita que até aceita melhor as criticas das jornalistas femininas que dos jornalistas masculinos, mas desta vez não aceitou e foi mal educado, como é tantas e tantas vezes. 

Um dos problemas que a nossa sociedade tem com os mal educados é o perdão fácil. 

"Oh deixa lá, é o Jorge Jesus, já sabes como ele é..."

"Oh deixa lá, é o Sérgio Conceição, já sabes como ele é..."

"Oh deixa lá, é o Donald Trump,  já sabes como ele é..."

Não, não quero saber como ele é nem me interessa, porque esta desculpabilização dos mal educados, dos arrogantes, dos "Maus contra os Bons" é desprezível. 

E é isto que temos no Benfica. Um dos Maus a treinar a nossa equipa

Nem vou entrar no capítulo técnico e se ele é pior ou melhor treinador que outros, mas ele representa um tipo de atitude perante a competição que não tem nada de evoluído ou educado. 

E o jogo, o futebol como na vida, tem que ser essencialmente um terreno de competição dentro do campo e não fora do campo. 

Fora do campo tem que prevalecer sempre a educação, o ser evoluído e respeitador do seu adversário, dos jornalistas ou de quaisquer agentes desportivos. 

Dizia Jorge Jesus neste defeso que a sua passagem pela Arábia e pelo Brasil lhe "tinham dado um respeito maior pelos adversários, que agora era outra pessoa, mais calma, mais maduro, com outra perspectiva do jogo e de tudo o que rodeia o jogo..."

Caiu-lhe a máscara na Madeira e percebemos que o mesmo Jorge Jesus é sempre o mesmo Jorge Jesus e eu tenho vergonha que este seja o nosso treinador, mesmo sabendo que com esta equipa se não ganhar tudo em Portugal, pode ser considerado o pior treinador que alguma vez treinou o Benfica, porque na parte humana tem o prémio à sua mercê, sem concorrência...

Força Benfica 

15 comentários:

Anónimo disse...

Não vou fazer nenhum comentário sobre as opiniões do autor do texto, pois cada um olha para o Jorge Jesus como entende. Apenas escrevo para fazer notar que o Villas-Boas odeia o Benfica e ninguém, de verdadeiro coração vermelho e branco, pode torcer, nem que seja uma grama, por esse indivíduo. O mesmo digo do Mourinho, um dos maiores inimigos do Benfica, que desejou, sem qualquer rebuço, que perdêssemos na Liga dos Campeões. Idolatrar esta gentalha? Só os anjolas militantes, que, infelizmente, continuam a pretender ir com o Coro de Santo Amaro de Oeiras para a Bósnia, como dizia um amigo meu nos anos 90...

Outro idiota inútil disse...

"Tudo o que eu não simpatizo com Jorge Jesus, devo-o a atitudes que ele teve quando era treinador do Benfica."
E o que é que o Benfica e os benfiquistas têm a ver com isso? O que lhes interessa o que TU pensas do JJ?
Mas se te dizes benfiquista, o que eu duvido muito - as pessoas conhecem-se pelos actos e não pelas palavras - estavas era calado e não fazias o mesmo que os nossos inimigos.

Mas alguém se interessa pelo que TU pensas? Achas-TE assim tão importante? Foi para isso que TU abriste um blogue?
Sentes-TE importante por teres um blogue onde só se escrevem disparates e imbecilidades?
Nesse caso não passas de um imbecil!

Influência Arbitral disse...

No período mais negro arbitral que o Benfica esta a sofrer na sua longa história, em vez, de se combater isso, há adeptos em guerrilha interna a fazer o jogos dos inimigos do Benfica.
Se és um Benfiquista atento, saberás que, o Benfica e o F. C. Porto estão em 2020/21 ambos com 19 golos marcados e 10 sofridos, tendo o Benfica mais 2 pontos conquistados, mas o Conselho de Arbitragem nestas 8 jornadas já concedeu 6 penalties de vantagem ao F. C. Porto, ou seja, nas mesmas condições competitivas sem a influência arbitral, o Benfica estaria com 6 golos de vantagem, não é muito, mas em apenas 8 jogos, já é bastante relevante. Muito relevante porque, 6 penalties de diferença foi a máxima diferença, entre F. C. Porto e Benfica num campeonato inteiro de 30 ou 34 jogos nas últimas 13 épocas. E nas 2 vezes que isso aconteceu, o F. C. Porto obviamente aproveitou essa enorme vantagem de 6 penaltis num campeonato e se sagrou campeão, em 2008/09 e em 2019/20!

É inacreditável como alguns pseudo-Benfiquistas não percebem que a equipa do Benfica neste momento, não pode estar a jogar com a mesma confiança que o F. C. Porto está a jogar, é que são 11 penalties de diferença entre as duas equipas nos últimos 16 jogos do campeonato (as 8 últimas jornadas de 2019/20 agregados as primeiras 8 de 2020/21). Acredite amigo, 11 penaltis de diferença é uma enormidade entre 2 equipas que lutam pelos mesmos objetivos!
11 penalties de diferença, mas em 150 jogos, é a enorme diferença que permitiu ao Real Madrid a confiança para conquistar o seu 1º penta-campeonato na História (1960-65), no segundo e último penta-campeonato do Real Madrid e do campeonato Espanhol (1985-90), o Real usufruiu de uma vantagem de 24 penalties em relação ao rival Barcelona. Para que conste, nas últimas 13 épocas o F. C. Porto usufruiu de uma vantagem de 23 penalties para o Benfica, ou seja, teve condições para nestas condições fazer 2 penta-campeonatos. Por isso, só mesmo com grandes jogadores e adeptos abnegados a lutar para elevar a equipa para cima, foi possível ao Benfica conquistar os mesmos 6 campeonatos que o F. C. Porto nos últimos 12 campeonatos concluídos. Mas pensas que mesmo que tivesses o Guardiola ou o Klopp a comandar o Benfica, conseguirias fazer mais pontos que o F. C. Porto nas últimas 16 jogos do campeonato em que eles levam uma vantagem de 11 penaltis?

Influência Arbitral disse...

Em 392 jogos tens uma desvantagem de 23 penalties (11 dos quais nos últimos 16 jogos) e achas que deves criticar os jogadores porque têm tido mau rendimento pontual ultimamente. Pudera nestas condições arbitrais estabelecidas pelo o atua Conselho de Arbitragem, que infelizmente não é o alvo da contestação merecida na praça pública! Sabes que quando começou esta fase negra arbitral, após a 27ª jornada de 2019/20, o Benfica e o F. C. Porto partilhavam a liderança com 64 pontos cada, estando o Benfica com vantagem de 5 golos em relação ao F. C. Porto (Benfica com um saldo positivo de 39 golos e o F. C. Porto com 34 golos), após isso até a data, qual é a surpresa imputável aos jogadores do Benfica, de constatar que desde essa altura até hoje, o F. C. Porto leva neste período negro arbitral uma vantagem de 12 golos em relação ao Benfica usufruindo de uma vantagem de 11 penalties sobre o Benfica (o F. C. Porto desde a 27ª jornada de 2019/20 tem um saldo favorável de 27 golos e o Benfica de 15 golos)! Qual é a extraordinária incompetência de marcar menos 12 golos que o adversário que usufruiu de mais 11 penaltis em 16 jogos? O C. A. sabe que 11 penalties de diferença em 16 jogos nenhuma equipa no mundo ultrapassou essa diferença na história do futebol, basta ver as estatísticas do campeonato Espanhol, felizmente em Espanha a Comunicação Social, publica os penalties assinalados em defesa da verdade e transparência no futebol. Aqui em Portugal, apenas estão interessados em achincalhar os jogadores que são as vítimas da influência arbitral, com a cobertura de uns inocentes ou simplesmente ignorantes em relação ao efeito Arbitral no rendimento desportivo.

Veja o efeito dos penaltis neste ling: https://influenciaarbitral.blogspot.com/2020/12/conselho-de-arbitragem-explica-porque.html

Da Fonseca disse...

Pelos vistos tu senão nem vinhas ler certo? É agora vai levantar os 35€ para ires comer o Big Mac o figurante

fvbd disse...

Força JJ.

Anónimo disse...

Jorge Jesus é um cretino, como dizia Manuel Machado. Isso não mudou nem vai mudar. Está cheio de si mesmo e enquanto gozar de toda esta imprensa que o idolatra pelos seus feitos no Flamengo e jamais aponta às suas faltas de carácter, de educação e contradições, ele vai continuar a ser cada vez mais assim, porque se sente validado.

Anónimo disse...

JJ, no jogo de ontem, mostrou-se irritado com Lito Vidigal e mandando-o ir treinar para o Elvas, em referência ao local onde este cresceu.

O Elvas Clube Alentejano de Desportos, emitiu o comunicado que segue:

"As considerações atribuídas a Jorge Jesus, na reação ao segundo golo do Benfica, na noite passada no Funchal, não podem passar sem resposta por parte da Direção de "O Elvas" Clube Alentejano de Desportos.

Em primeiro lugar, na defesa de um homem que, como jogador e treinador, se iniciou nesta cidade e neste clube, com elevados níveis de dedicação e profissionalismo, confirmados pelo percurso realizado até agora por Lito Vidigal.

Em segundo lugar, "O Elvas" repudia que o atual treinador de uma instituição secular com o palmarés nacional e internacional do SL Benfica se refira a esta cidade como destino, para desacreditar um colega de profissão. Elvas não gosta deste tipo de referência desvalorizadora. Os Elvenses têm orgulho no seu passado e exigem ser referenciados com respeito.

Pode também apoiar-nos subscrevendo a nossa newsletter, as nossas notificações ou seguindo-nos nas redes sociais Facebook, Instagram e Twitter.
Além do mais, o nosso clube está satisfeito com a atual equipa técnica, por nos colocar na liderança do nosso campeonato, sem pontos perdidos, com o melhor ataque e a defesa menos batida, sempre com respeito por cada um dos nossos adversários.

O Clube Alentejano de Desportos expressa solidariedade a Lito Vidigal, em especial por não ter ripostado, de igual forma, à provocação do técnico adversário.

Por fim, recordamos a Jorge Jesus o investimento feito esta temporada, sem correspondência com resultados e exibições, o que não o poderia deixar confortável caso algum adepto do emblema da Luz lhe apontasse o caminho de ir treinar para a Amadora.»

Elvas, 1 de dezembro de 2020.

Paulo Canhão

(Presidente de "O Elvas" Clube Alentejano de Desportos)"

MESMO QUE LITO VIDIGAL TIVESSE RESPONDIDO: "VAI TU TREINAR O ELVAS!"...

.......... percebe-se facilmente que O Elvas não quereria JJ como seu treinador.

J.P. Gonçalves disse...

"Outro idiota inútil" - Nome apropriado. Confere!

Luis disse...

caro benfiquista respeito a sua opinião mas, eu enquanto sócio jamais irei dizer mal de um treinador ou qualquer profissional enquanto estiver ao serviço do clube é fazer o trabalho dos
inimigos do nosso clube ,que tão atacado é na comunicação social a todos os niveis

JG disse...

portanto o presidente diz que a liga deve continuar no porto,

para homenagear um dos maiores corruptos da história,

grande comparsa de pdc , lourenço pinto e muitas outras figuras sinistras,

diz que apoiou o brilhantina no diferendo com o facturas,

que controla o fontelas e o meirim,

logo é conivente com tudo isto,

somos roubados dia sim dia sim,

e os BENFIQUISTAS é que fazem o papel do inimigo...

JG disse...

já que o Benfica é gerido como uma empresa,

é a única "empresa" no mundo,

em que os "funcionários", neste caso serão os adeptos e noutros casos a "oposição",

depende da perspectiva que lhe queiram dar,

são os grandes responsáveis pelo planeamento

estratégico, táctico e operacional



O Benfica Sou Eu disse...

Caro Anónimo das 11:45

Eu considero o Villas Boas um treinador português e coloquei-o na lista. Disse que é normal torcer pelos treinadores nacionais la fora, mas também escrevi a seguir ao nome de Vilas Boas - este menos por razões óbvias. Penso que está respondido.

Caro Outro Idiota Inútil

Tenho este humilde cantinho na blogosfera encarnada há 12 anos e não aceito lições de benfiquismo de ninguém. Opino sobre o que eu quero, como eu quero e com as palavras que eu quero e quem quiser ler, lê, quem quiser comentar, comenta, e quem quiser ofender, ofende, porque eu não corto nenhum comentário. Seja bem vindo e seguramente que em 12 anos de textos deve ter algum em que concorda comigo. Se calhar existem aí alguns textos antigos a dizer mal de Jorge Jesus e a defender o Rui Vitória que vai adorar. Volte Sempre!

Caro Influencia Arbitral

É um prazer ver os seus comentários porque leio e sigo todos os seus textos com muita atenção. Repito, todos ! A arbitragem e o que somos prejudicados não tem nada a ver com o texto. Eu quero que Jorge Jesus ganhe tudo porque se Jorge Jesus ganhar tudo, todos ficamos felizes. Mas não me peçam para dizer bem de tudo o que faz e aprovar que um treinador do Benfica destrate em pleno jogo um treinador adversário apenas porque esse treinador está a defender um resultado que lhe é favorável. E repito o que digo no post. Jorge Jesus devia estar muito agradecido a Lito Vidigal porque roubou 3 pontos no Dragão que hoje são preciosos para a nossa equipa não estar em quarto lugar.

Quando escreve "achas que deves criticar os jogadores porque têm tido mau rendimento pontual ultimamente" não deve estar a falar para mim. Eu não escrevi nada sobe nenhum jogador neste post e mesmo não gostando que um ex FCPorto seja capitão, erre constantemente e seja "ele + 10" não disse uma palavra negativa sobre a sua actuação.

Eu só critiquei as atitudes menos elevadas do nosso treinador, como o aplaudirei quando assim o merecer, como o faço com o nosso presidente e todos que estão na órbita do nosso clube.

Apareça sempre porque eu leio com muita atenção cada texto que escreve.

Caro Anónimo das 16:34

Eu também acho que esta imprensa idolatra Jorge Jesus duma maneira que não o faz com mais nenhum outro e basta lembrar que Rui Vitória ganha brilhantemente o título a Jorge Jesus - aliás dois títulos seguidos - e quem ganha o treinador do ano para a SIC foi o derrotado Jorge Jesus que nunca ficou na frente do Benfica nos três anos de Sporting.

Caro Luis

Entendo quando diz que "jamais irei dizer mal de um treinador ou qualquer profissional enquanto estiver ao serviço do clube" mas permita me que discorde desta frase. Entendo-a, respeito-a mas eu não digo o mesmo, porque na critica evolui-se. Eu sei que "burro velho não aprende línguas" e Jorge Jesus nem aprende línguas, nem vai mudar a sua arrogância e a sua falta de respeito com adversários, colegas ou dirigentes - como fez com Sheu - mas eu criticarei quando achar que devo criticar e cá estarei a dar os Parabéns a Jorge Jesus quando ele for campeão e ganhar tudo em Portugal. Jorge Jesus disse que "para ele, nesta altura ser campeão não chega" e eu cá espero pelas várias vitórias no campo que nos permitirão ganhar os títulos que ele prometeu e seguramente vai cumprir. Era só o que faltava Jorge Jesus perder o título para Conceição, Amorim ou Carvalhal - apesar de já ter perdido o jogo contra Carvalhal em casa...

Caro JG

Eu não sou nem nunca serei inimigo do Benfica. Como diz há inimigos mais perigosos dentro do Benfica. Já Jorge Jesus... Foi nosso inimigo e será nosso inimigo daqui a algum tempo. Eu não mudo. Algumas pessoas é que podem mudar para amar um treinador que nunca cá deveria ter regressado e tem zero paixão pelo Benfica, pela projecto do Benfica, pela formação do Benfica e pelos sócios do Benfica.

Apareçam sempre !

Força Benfica

Tintinaine disse...

Graças a Deus que há alguém que pensa como eu!

Anónimo disse...

Violencia vem de 30 anos atras quando na praca de Espanha numa discussao de transito agrediu juntamente com uma mulher uma jovem batendo com a sua cabeca no parapeito do passeio separador! Foi punido? Nao,que tenha conhecimento.