segunda-feira, 20 de outubro de 2008

As Lições dos Pequenos

O Benfica é Glorioso e será sempre o Maior, para quem realmente tem o clube no coração e assim deverá continuar. No entanto, a humildade dos grandes também é aplaudir os pequenos e tirar ilações (ou lições) desses mesmos pequenos.

Isto a propósito dos três últimos jogos contra "pequenos" - Paços de Ferreira, Leixões e Penafiel. Ganhámos o primeiro por 4-3 mas tivemos que correr muito e jogar ao melhor nível para levar os três pontos de Paços. Parabéns ao Paços pela atitude e competitivade. Empatámos em Matosinhos contra um Leixões grande demais para ser considerado pequeno. O empate foi lisonjeiro para a nossa equipa e escrevi-o aqui. Ontem contra o Penafiel, uma equipa da segunda divisão B a jogar no Estádio da Luz, vimos um Gigante que quase eliminava o Benfica pela simples razão que teve atitude, coragem (especialmente de defender acima das linhas recuadas) e muita determinação em fazer História num palco a que não pertence no presente mas que pertenceu num passado recente (e a ver pela exibição pode ambicionar a voltar num futuro).

Eu não vou alinhar pelo diapasão de criticar de forma gratuita o trabalho de Quique ou dos jogadores que ele elegeu para jogarem esta partida. Nada disso. Vou aplaudir a atitude do Penafiel e esperar que o Benfica tenha a mesma atitude em TODOS os jogos que dispute esta época. Obviamente que temos mais qualidade individual e obviamente que a nossa equipa técnica é melhor que a do Penafiel mas a atitude competitiva perante o jogo tem de ser SEMPRE no limite. Já todos entendemos que mesmo ficando em quarto lugar no ano passado, temos sempre equipas preparadas para nos derrotar. Por isso somos Gloriosos e Grandes. Não trocava esse título por qualquer outro, mesmo que isso me desse mais facilidade de jogar contra os pequenos.

Esta é uma das grandes lições que temos de retirar dos ditos "pequenos". Se essas equipas estão SEMPRE preparadas para jogar o jogo da vida delas contra o Benfica, o nosso Benfica tem de jogar o jogo da nossa vida casa semana. Não há outra hipótese. Temos de jogar todas as semanas, independentemente dos 11 eleitos, nos máximos limites competitivos.

Vamos ter sempre os melhores guarda redes contra nós, vamos ter sempre os melhores avançados prontos para nos marcar e vamos ter sempre o conjunto mais bem preparado para nos derrotar. Ainda bem que assim é... A sério. Sei que contra os nossos rivais alguns dos pequenos amedrontam-se enquanto contra o Benfica agigantam-se. Repito, ainda bem. Não vejo nisso um problema, mas vejo nessa atitude constante dos nossos adversários um alerta geral para o que devemos e temos que fazer. Jogar SEMPRE nos nossos limites.

Ontem, na roleta dos penaltis pensei no que correu mal na partida. E não critico nenhuma das opções de Quique. Entendi-as no inicio e entendo-as no final. Aliás, no dia anterior o nosso treinador dizia isto a propósito das alterações que ia fazer na equipa:

"Parto do princípio todos os jogadores, se estão no plantel, é porque têm qualidades. Temos 27. Seria subestimá-los pensar que um deles, sequer, é incapaz de jogar contra o Penafiel, na Taça. Seria decepcionante para mim constatar amanhã [hoje] que tinha jogadores no plantel que não conseguiam jogar este jogo. Seria sinal de que algo falhara. Confio em todos os meus jogadores. Vou escolher uma equipa com a mesma esperança e determinação de que podemos fazer um bom jogo, e como se o jogo fosse com o Sporting, o FC Porto ou o Nápoles!"

Estas frases descrevem em absoluto a atitude que deseja Quique, desejo eu e desejamos todos - que o plantel do Benfica cumpra sempre e que deixe tudo em campo independentemente de quem joga, porque se estes jogadores fazem parte do plantel, é porque têm muita qualidade e responsabilidade. No final do jogo de ontem as suas palavras resumem-se neste parágrafo:

"Qualquer jogo deve ser abordado com a seriedade e o rigor necessários. O que se passou é que faltou intensidade e quando nos falta intensidade iguala-se a categoria, o talento, o jogo equilibra-se. Lamento este sofrimento desnecessário e o desgaste físico em vésperas competição importante. A única coisa positiva hoje foi que passámos..."

Análise certeira e madura como aliás se espera de alguém que em nenhum momento pode ter o lugar em perigo. Digo isto, porque caso os penaltis tivessem corrido mal, hoje teríamos um coro a pedir a cabeça de Quique e tenho que dizer bem alto que a única coisa que temos e devemos ter certa nos próximos três anos (eu não admito sequer que ele não faça 2 épocas mais 1) é que Quique e sua equipa técnica são intocáveis.

Já nos deu TODAS as razões para entendermos que se trata doutra classe de treinador. Como bom treinador aprenderá as lições que os pequenos nos dão. Exigirá a todos os elementos do plantel responsabilidade e profissionalismo da mesma maneira que nós a ele lhe exigimos trabalho e disciplina. Só com exigências ao máximo em TODOS os jogos do campeonato, taça de Portugal, taça Uefa e taça da Liga podemos aspirar a ser felizes esta época. Não há outra forma.

E se queremos seguir o exemplo dos pequenos, que mostram toda a sua garra contra o Benfica também podemos olhar para dentro e seguir o exemplo dos suplentes do nosso Plantel. Um especialmente, que há três anos que não joga um único jogo oficial e que nunca criticou nenhuma opção de nenhum treinador, que nunca ousou treinar menos ou pior pela sua razão de suplente e que ontem deu uma lição de humildade, profissionalismo e de Mística Benfiquista. Sobre Moreira, Quique disse ontem:

"Moreira merece-me o maior respeito como pessoa e profissional. Dá-nos alegria no balneário, esforça-se ao máximo e é quase sempre o último a sair do relvado. Além disso, é dos estudiosos, dos que chegam a casa revêem as partidas e tiram as suas conclusões. Alegra-me muito que tenha jogado três anos depois".

Não mudaria a minha opinião sobre Moreira se não tivesse defendido nenhum penalti ou se tivéssemos sido eliminados pelo Penafiel porque este é um dos Grandes do Novo Benfica. Disse há umas semanas que "precisava-se fato macaco" para este Benfica. Eu penso que Moreira personifica este fato macaco que necessitamos e espero realmente que todos entendam que teremos que ter fato-macaco, fato de gala e alguma elegância (sempre juntos) para podermos ganhar todos os nosso jogos.

Aprender com os pequenos e seguir os seus exemplos de humildade, profissionalismo e seriedade - no fundo os mesmos exemplos que eles retiram do Glorioso e que estão personificados nessa Mística tão nossa - é a chave fácil para o sucesso nesta época.

Força Benfica

Sem comentários: