quinta-feira, 18 de dezembro de 2008

Levantar a cabeça

Esta semana passaram se coisas engraçadas no universo encarnado.

Primeiro, percebeu-se que o grupo estava unido no jantar de natal depois da derrota em Matosinhos e que isso era algo negativo para os nossos mais directos adversários que queriam aproveitar esta semana negra Benfiquista.

Nesse dia e quando questionado com a pergunta de algum jornalista bem intencionado:

"Porque não tem jogado mais nestes últimos jogos?" Cardozo respondeu e citando "A Bola":

"Não sei, a verdade é que não sei porque tenho jogado pouco esta época. O professor [Quique Flores] tem colocado a jogar outros jogadores que, crê, lhe podem render um pouco mais em campo. A verdade é que não vos sei responder porquê. Continuo a treinar-me bem, com os meus companheiros, que o têm feito de forma muito boa, também. Espero, daqui em diante, jogar um pouco mais», disse Tacuara, porta-voz das esperanças do plantel benfiquista ontem, à saída do almoço de Natal, realizado no pavilhão 2 da Luz.

Sempre sem perder o sorriso e o optimismo, pese o alegado desconhecimento quanto às razões para a sua menor utilização esta época, o avançado internacional paraguaio, único dos jogadores do plantel a falar à generalidade da comunicação social à saída do repasto, sublinhou o redobrado empenho dos profissionais da águia na conquista do título nacional, gorado que está o objectivo Taça de Portugal. «Resta-nos o Campeonato, para lutar até à última», afirmou a propósito. Nesse sentido, garantiu estar o desaire em Matosinhos ultrapassado, sem mais mazelas psicológicas."

Qualquer pessoa bem intencionada entende que Cardozo respondeu a uma pergunta e de forma simpática disse o cliché dos clichés... Pois alguns jornalistas viram nesta resposta uma desestabilização total e tentaram eles próprios desestabilizar mais. Claro que os sportinguistas rejubilaram, tendo eu mesmo recebido mensagens sms de preocupação com os títulos esverdeados ou azulados que por vezes aparecem na comunicação social...

"Os cães ladram e a caravana passa"...

No mesmo dia li também n´"A Bola" Candeias afirmar que:

"Temos dois jogos pela frente, ainda antes do Natal, com o Estrela e o Marítimo, e acreditamos que vamos acabar o ano na liderança." Ele pensa que tem dois jogos em atraso mas na verdade só tem um jogo em atraso que por acaso ganhou na Reboleira ontem. Agora mesmo ganhando o próximo jogo tem que esperar que o Benfica perca (coisa que ainda não aconteceu no campeonato esta época) para chegar a liderança natalícia.

Nesta altura, comecei a entender o que significa estar em primeiro - ser o alvo a abater custe o que custar.

Sabia que o jogo com o Metalist seria aproveitado pela populaça para gozar uma vez mais com o Benfica e aqui tenho de admitir que a generalidade da imprensa embarcou nessa ajuda, considerando possível um acontecimento que era absolutamente improvável.

O Benfica não tinha como ganhar neste jogo. Se o ganhasse por 1-0 seria mau, tendo em conta os 8-0 que necessitaríamos, se empatássemos, seria mau e se perdêssemos seria péssimo. Não havia como ganhar neste jogo e por isso hoje Leonor Pinhão de forma irónica e inteligente escrevia que o ideal seria o 0-0, com o objectivo primordial de motivar Moreira.

Eu escrevi em tempos aqui, que acreditava em milagres quando esses milagres incluíssem o Benfica e por isso desejei que Metalist perdesse com Olympiakos e Hertha perdesse com Galatassaray para que o Benfica depois tivesse oportunidade de tentar ganhar 3-0 ao Metalist. Era um Milagre da velha escola e tal não se verificou, pois o Metalist ganhou ao Olympiakos eliminando aí o Benfica da Taça Uefa.

Hoje foi triste ver alguns cartazes no estádio, indevidamente destacados pelo realizador - alguns deles até com erros grosseiros de Português mas nesta coisa do Benfica o que conta é a intenção - com frases de esperança no impossível, mas ao mesmo tempo é bom saber que há quem acredite e que apoie a equipa sempre. Ainda bem, porque hoje os adeptos que foram ao estádio da Luz são verdadeiros campeões, porque estão sempre lá.

O Benfica hoje não foi feliz, mas também na vida há que aceitar o destino e hoje o destino estava traçado. Metalist acabaria em primeiro do grupo com zero golos sofridos nos 4 jogos e o Benfica acabaria em último e merecido lugar, fechando assim a sua pior participação na Taça Uefa desde sempre.

Obviamente que isto não é positivo mas também não e assim tão negativo quanto alguns querem tentar fazer transparecer.

Eu sabia que depois deste jogo de hoje o Benfica ficava finalmente livre para pensar apenas e só no campeonato. Eu já aqui escrevi sobre a derrota na Taça e sei que ainda não recuperei dessa desilusão, mas sei que os jogadores já meteram para trás das costas as duas competições que esta semana ficaram realmente para trás (passe a expressão).

Também sei que depois de termos ganho apenas um dos últimos cinco jogos, dificilmente a equipa entrará desconcentrada contra Nacional e sei que fará tudo para ganhar o título moral de campeão de Inverno e o título real de liderar com 2 pontos de avanço a classificação, nesta fase importante do campeonato.

Sei que é difícil, mas também sei que é exactamente isso que queremos. Ser líderes. E focar tudo no campeonato. Deixar os cães ladrar porque ambos os cães que ladram trocariam de lugar connosco porque ser líder é importante e eles sabem disso.

A nossa equipa é boa e não vale a pena tentar encontrar culpados em derrotas que já não interessam para nada. Não há que culpar a equipa técnica ou alguns jogadores, sonhando com contratações no mercado de inverno. Não precisamos de nada para sermos campeões, senão de nós próprios. Ainda não perdemos e acredito que não perderemos esta semana.

Neste momento não há qualquer gestão de plantel a fazer e temos que apresentar a melhor equipa possível em todos os 19 jogos que faltam na Liga. Ter a atitude correcta para no campo enviar os recados certos para imprensa, adversários e alguns adeptos de outros clubes esperançosos em que esta aparente crise tenha reflexos na Liga.

Não, não terá porque nós sabemos o nosso objectivo deste Julho e o problema deles é que com tantos objectivos, pode ser que se percam no caminho de definir prioridades. Problema deles...

Não estou contente com o resultado de hoje mas sei ver a floresta quando muitos querem ver a árvore. Que continuem cegos com essa árvore enquanto eu foco no que realmente é importante.

Força Benfica

Sem comentários: