terça-feira, 9 de dezembro de 2008

A importância da Liderança


Somos primeiros. Sei que não terá nenhuma importância para os adeptos do FCPorto, talvez do Sporting, do Leixões e de outras equipas que foram líderes do campeonato nos últimos 1296 dias - desde o dia 22 de Maio de 2005 - mas para o Benfica é muito importante conseguir esta liderança nesta altura.

Sei o que representa ser primeiro e sei o que pode significar no futuro de curto, médio prazo do nosso clube esta liderança do principal campeonato nacional.

Eu defendi aqui no blog que começar 2009, a 2 ou 3 pontos do primeiro classificado seria algo "muito bom" e que nos deveria orgulhar a todos. Disse-o em Agosto e sabia bem porque o escrevia. Sabia que mudávamos de treinador, perdíamos o maestro no campo colocando-o em novas funções directivas, sabia que tínhamos muitas caras novas e basicamente sabia que meses antes terminámos o campeonato em quarto atrás de Guimarães e Sporting e a mais de vinte pontos do FCPorto. Sabia (e sei) que no futebol não há milagres e que o Tempo era o nosso melhor amigo, mas também o nosso maior obstáculo para arrancar bem nesta Liga.

Disse e repito que para mim a prioridade total é o campeonato, seguido da Taça de Portugal, Taça da Liga e Taça Uefa. Não coloco a Taça Uefa em último porque estamos fora dela, mas sim porque sabia que mesmo passando esta fase - coisa que acreditei obviamente que podia e devia ter acontecido - o nosso foco não devia sair nem por um segundo da tentativa de encurtar distâncias em relação aos nossos maiores adversários internos.

Este conceito de encurtar diferenças internamente era o objectivo, sempre pensando que encurtando diferenças, estávamos a dar como dado adquirido que estaríamos atrás desses adversários no final do primeiro terço de campeonato. O que temos assistido é uma prova magnífica do Benfica - que começou mal com 3 empates nos primeiros cinco jogos - e uma atitude muito positiva da equipa em dar eco aos objectivos "internos" previamente (bem) definidos por Rui Costa e Quique Flores.

E neste momento, tirando os desaires da Taça Uefa que nos afastam prematuramente dessa competição, o Benfica tem sido muito forte, mesmo com alguns erros infantis em alguns jogos. Gostava obviamente de continuar na Europa mas sei que preparar a equipa este ano para que possa dar frutos Europeus no próximo pode ser consequência aceitável para este desaire prematuro.

O Benfica hoje, tem claramente uma estabilidade que não tinha noutras épocas e só passando por essas épocas sofríveis podemos hoje constatar isso mesmo. Depois dos 5-1 da Grécia, e do empate com Setúbal a equipa entra na Madeira com a confiança de quem sabe que está a crescer bem e de quem sabe que obviamente é mais forte que o Marítimo. Não foi a expulsão que ganhou o jogo. O jogo ganhou-se no inicio quando se viu a atitude da equipa. A goleada nasce com a expulsão mas a vitória nasce desde o primeiro minuto de jogo.

Esta certeza de todo o grupo, em que o trabalho está a ser bem feito é aquilo que nos vai fazer também acreditar que depois de uma derrota ou dum mau resultado não há uma crise ou uma derrocada, porque começa-se a ter certezas que o bom trabalho tem naturalmente de dar frutos, exingindo-se mais, tendo mais concentração e evitando-se erros que se têm vindo a cometer neste passado recente.

O que me espanta é que este trabalho dê frutos em tão pouco tempo. E sobre isso lembro que apesar do campeonato ser a prova principal, o domínio nacional não se fica apenas pelo campeonato. Esta liderança no campeonato, apenas nos aumenta a responsabilidade no próprio campeonato mas também nas outras provas nacionais. Todos sempre nos querem ganhar. Agora querem ganhar ainda com mais ganas (para usar uma expressão cara ao nosso treinador), começando já pela equipa que perdeu a liderança para o Benfica.

Ter um jogo contra o Leixões no próximo fim de semana é algo que faz com que o Benfica não possa sequer desfrutar da liderança porque o medo de perder e sair fora da Taça com a equipa revelação desta Liga é real.

Eu quero ser campeão e ganhar a Taça de Portugal no Jamor. É isso que quero. Não quero a Taça Uefa (também já não a posso querer) e a Taça da Liga pode vir por acréscimo mas não me tira o sono. Mas quero muito ganhar os dois principais troféus nacionais e sei que para ganhar os dois tenho de ganhar ao Leixões no próximo sábado.

Há cerca de um mês dizia eu aqui no blog que se o Benfica souber aprender com os erros pode falhar menos e ganhar mais. Também dizia depois do jogo de Setúbal e de Atenas que quando deixarmos de ser infantis nalguns momentos do jogo, também íamos ser mais felizes noutros jogos. Com o jogo do Leixões a atitude tem de ser a mesma que se teve em Guimarães, que tivemos no Funchal esta semana ou a que tivemos por exemplo em Paços de Ferreira. O Benfica tem de jogar este jogo sabendo que é mesmo uma final e que não se espera menos que 100% de cada jogador. Penso que 99% não será suficiente porque todo Portugal não Benfiquista quer que o Benfica perca para passar o Natal mais feliz e porque José Mota e sus muchachos já provaram o que podem fazer para nos contrariar. Nós pelo contrário queremos passar o nosso Natal feliz e sabemos a importância deste jogo. Eu dizia aqui há uma semana que preferia perder com o Marítimo, que perder com o Leixões para a Taça, pela simples razão que nesta competição perder não tem remédio.

Nós somos superiores ao Leixões, não pelos dois pontos de avanço no campeonato, mas pela nossa equipa, estrutura, individualidades. O que sei é que se não formos muito fortes mentalmente, fisicamente e tacticamente não ganharemos em Matosinhos.

Espero que não se entrem em falsas euforias com os 6-0 da Madeira e se esqueça a atitude miserabilista (não miserável) com que se entrou para a segunda parte do pior jogo do ano contra o Leixões na Liga. Não se pode esquecer esse jogo porque são estes jogos que nos marcam o ano. Eu perdoo ao Benfica tudo, menos a falta de atitude. Mesmo em Atenas, achei que o Benfica tentou o possível e não os critiquei mas em Matosinhos fomos maus e não serve de desculpa o excelente campeonato do Leixões ou os seus bons resultados em Alvalade ou Dragão.

Exijo como adepto atitude igual ou superior à da Madeira por "todas as razões e mais algumas", como dizia Quique Flores na passada semana na conferência de rescaldo de empate com Setúbal.

A importância da liderança também se vê nestes jogos que nem sequer são para o campeonato. O Benfica é um todo e este jogo é fundamental para o resto do ano.

Até ver será o jogo do ano - primeiro e segundo defrontam-se - com a agravante de quem perder sai da competição. Deixem tudo em campo e façam-nos acreditar que o bom trabalho começa também a dar resultados onde eles são mais importantes - no domínio das competições nacionais.

Ainda sobre este jogo, mas noutro tabuleiro, informa "A Bola" que o Benfica vai receber 61250 euros (o mesmo que Leixões) referentes a direitos de transmissão televisiva deste jogo que opõe o primeiro e segundo classificado da Liga.

O Benfica pediu, e muito bem, a cópia do contrato assinado pela Federação Portuguesa de Futebol (detentora do poder negocial dos jogos da Taça de Portugal) com a TVI para averiguar os números reais que a estação de televisão pagou por este jogo. Ou muito me engano ou o Benfica vai ter uma surpresa pois os valores que a TVI pagou foram mesmo esses. Isto só prova que neste momento têm de se rever todas as regras de todas as competições no que toca a transmissões televisivas nacionais e o Benfica aí terá uma palavra a dizer porque não se pode negociar pacotes de transmissão da Taça de Portugal a pensar que o Benfica receberá 61250 euros quando se desloca ao campo do segundo classificado nos oitavos de final da prova.

Absolutamente Ridículo. Sem mais comentários...

Parabéns a todos os Benfiquistas que durante 1296 dias acreditaram que este dia chegaria, mais cedo ou mais tarde. Nós podemos e devemos desfrutar da liderança, mas os nossos jogadores já têm que esquecer a goleada de domingo e focar tudo no importante jogo da Taça. Concentração, atitude e união são a receita para ganhar a esta equipa surpresa da Liga e não espero nada menos que isso e muita paixão para assumir em campo a responsabilidade de ser primeiros.

Tenho muito orgulho no trabalho feito neste "Novo Benfica" e sei que estamos ainda no começo de um ciclo com muitas vitórias. Que a próxima seja já no sábado...

Com orgulho de líder, grito bem alto :

Força Benfica

1 comentário:

Anónimo disse...

Mais uma vez: que blogue fantástico. expressa quase sempre os meus sentimentos, mas muito melhor que eu seria capaz de dizé-los. parabéns!