segunda-feira, 22 de dezembro de 2008

Centésimo Post - Futebol mas não só...

Decidi um dia escrever sobre a minha grande Paixão, duma forma isolada e individual, sem o anunciar publicamente e hoje, passados exactamente 8 meses e 11 dias sobre esse 11 de Maio 2008, chego ao centésimo post.

Não tinha qualquer outro objectivo, senão escrever as minhas ideias, organizar os meus pensamentos e confirmar que mais tarde posso saber exactamente o que pensei naquele preciso momento, mesmo que noutro tenha uma opinião diferente.

É isso que tenho feito. Opinar sobre a minha grande Paixão - o Benfica.

Estes últimos meses têm sido importantes e decisivos na minha vida e este blog tem-me mantido calmo e sereno. Quase como um porto de abrigo, que por aqui está sempre pronto para me receber. Tudo isto, resume-se à Paixão que tenho pelo Benfica e a maneira racional e determinada como penso cada um destes assuntos relacionados com o Benfica. Não sei se sou assim tão equilibrado e confiante fora desta Paixão encarnada, mas sei que por aqui vou escrevendo com uma confiança e com uma segurança de ideias que muito me satisfazem.

Foi no dia em que Rui Costa abandonou os relvados que decidi escrever o primeiro post. Abri o blog, dei-lhe o nome que queria e resolvi escrever esse primeiro texto de nome "O Benfica Sou Eu". Não entendia (nem entendo) muito bem as questões técnicas deste meio e bem pena tenho de não saber colocar este blog um pouco mais "esteticamente apelativo". Neste dia e antes de falar do que realmente quero falar - "ecletismo Benfiquista" não posso deixar de falar de Rui Costa, pois se foi no último dia que pisou os relvados que decidi abrir este espaço, no momento em que celebro 100 "longos" posts devo dirigir-lhe uma ou outra palavra.

Ponto 1
Rui Costa falou para a Benfica TV (que ainda não tive tempo suficiente para analisar e comentar) dizendo a maravilhosa frase :

"Espero ser melhor director desportivo do que aquilo que fui como jogador."

Esta frase traz marcada na sua génese uma ambição, um profissionalismo e uma força que impressiona.

Passaram 8 meses e 11 dias desde o seu último jogo e este Homem define desde já que quer fazer História nas novas funções. Com esta frase, Rui Costa deixa-nos entender que acorda diariamente (cedo) com vontade máxima em aprender, fazer bem, cometer menos erros e acertar mais na esperança de devolver o Benfica ao seu lugar de destaque e consequentemente elevar o seu novo cargo de director desportivo a níveis superiores do que atingiu como jogador.

A partir deste momento há duas coisas que temos que ter em conta. Rui Costa define com esta frase uma carreira que ele quer longa no dirigismo desportivo - no inicio como director desportivo, depois logo se verá - e anexa ao seu sucesso e fracasso os sucessos e fracassos do Benfica. "Que tenhas sorte, Rui..."

Ponto 2
Cresci a ouvir dizer que enquanto o Benfica era dominador no futebol, outros clubes eram dominadores no ecletismo desportivo. Nunca entendi bem essa questão tão verde de pensar que outros dominam o ecletismo nacional. É um mito que nunca entendi. Sempre me lembro do Benfica ser dominador (e se não dominador, pelo menos competitivo) em vários desportos como sejam o hóquei, o basket, o vólei, atletismo, ciclismo, rugby, andebol, etc...

Certo dia numa discussão infantil (algures entre 8-12 anos) com um adversário/colega/amigo esverdeado e no calor de argumentos ele disse-me que o Sporting era melhor que o Benfica no motocrosse. Isso mesmo, no motocrosse. Imaginem tal o seu desespero para colocar motocrosse como uma modalidade em que esse tal clube esverdeado seria melhor que o Benfica. Eu devo ter respondido com bilhar e deve-se ter terminado a conversa aí... Nesses tempos pré-adolescentes em que comprava religiosamente o jornal do Benfica e "A Bola" para ler "as coisas realmente importantes da vida". Às vezes tenho saudades desses tempos em que ia comprar "A Bola" à segunda-feira (ainda não era um jornal diário) e como um grande lençol, o estendia na mesa da sala e passava uma tarde a ler tudo, tudo o que tinha a ver com o Benfica e a dissecar os resultados do fim de semana - e nem tudo era futebol.

Pois bem, passados alguns anos desde essa discussão esverdeada e das tardes livres onde se podia ler o jornal do Benfica ou "A Bola" descansadamente e num momento em que a nossa equipa de futebol lidera o campeonato com um jogo a menos, é bom olhar para o tal projecto ecléctico tão caro a qualquer Benfiquista que se preze.

Sobre esta questão, a minha opinião é clara há muitos, muitos anos... Eu entendo que cada secção tenha que dar lucro e que tenha que ser auto sustentada através de quotas (a quota suplementar modalidades confere novas obrigações ao clube neste particular) e de patrocínios, mas sei que no dia em que algo correr mal nessa secção, a porta de saída é muitas vezes o desfecho dessa secção amadora do clube.

Eu tenho uma regra distinta. Eu penso que nos milhões que se geram no futebol deveria estar sempre anexada uma percentagem que seria canalizada ano após ano para as modalidades amadoras. Bem sei que com a SAD, tudo isto tem regras e as matemáticas financeiras nem sempre são fáceis mas penso que seria importante que cada um de nós soubesse que quando compra um bilhete de época, possa estar a dar uma percentagem pequena para as modalidades - depois do estádio pago isto deveria ser possível.

A verdade é que neste momento o Benfica é um orgulho para todos os Benfiquistas. Ainda lideramos o campeonato de futebol - lembro para os distraídos que as derrotas com Leixões e Metalist não contam para a Liga - e somos líderes no basket com 14 vitórias em 14 jogos depois de termos derrotado o FCPorto em Matosinhos este fim de semana - os Celtics na NBA que se cuidem porque os seus 25-2 estão a ser ameaçados do outro lado do mundo.

Estas duas lideranças sem derrotas - futebol e basket - são bem acompanhadas pelo futsal, pelo andebol, pelo voleibol e pelo hóquei que apesar de não liderarmos estamos na corrida em todas estas modalidades pelo ceptro mais desejado.

Para lembrar os mais distraídos, o FCPorto não tem futsal nem voleibol e o Sporting não tem nem hóquei na Liga principal nem equipas de basket ou voleibol.

O Benfica está a trabalhar para que o ecletismo seja uma realidade dominadora, mas para isso é importante que se dê uma prioridade total a este item. Há alturas em que não se entende bem as prioridades, os investimentos, os desinvestimentos, as dúvidas e os projectos mal planeados, como por exemplo com o ciclismo. Acabamos de saber esta semana que João Lagos quer acabar com o ciclismo como se abrir ou fechar secções usando a marca Benfica fosse um negócio como qualquer outro. Não pode ser assim. Por isso é que temos de saber claramente quem é prioridade e quem está à experiência, porque eu não acredito que o Benfica aceite ser tubo de ensaio para qualquer pessoa, ou marca.

Temos que ser claros nesta análise e definir em que modalidades queremos ser profissionais e ter longevidade e em que modalidades queremos ser os tais tubos de ensaio. Nestes últimos casos, mais vale nem sequer abrir a modalidade para evitar o que acaba de acontecer com o ciclismo.

Quero ver um Benfica ecléctico (ainda mais se possível) e dominador. Quero ver os pavilhões cheios em alturas importantes da época - as tais tardes magníficas que se viam as modalidades antes de irmos ver o futebol devem voltar - e quem sabe se depois desta nova campanha de angariação de sócios o Benfica não se lembra de fazer uma boa campanha para apelar à quota modalidades. Eu que também domino algumas das questões do Marketing, vejo sempre um posicionamento das modalidades como um parente de luxo, apesar do verdadeiro posicionamento junto do grande público é que as modalidades são pobres. Espero que entendam o verdadeiro sentido desta palavra pobre aplicada num conceito de puro posicionamento de marketing.

Há que valorizar as modalidades e um bom anúncio reposicionando as modalidades num nível superior, com imagens do hóquei, do basket, do futsal, do voleibol, do andebol, apelando à adesão da quota modalidades podia criar receitas extraordinárias importantes que seriam determinantes para poder ganhar mais e perder menos.

Os investimentos nas modalidades terão de ser uma prioridade no próximo mandato presidencial - lembro que neste próximo mandato ficaremos com o estádio pago, com a Benfica TV consolidada, com os direitos televisivos do futebol livres e teremos mais sócios e provavelmente mais títulos futebolísticos que como sabemos catapultam todo o nosso universo encarnado - e espero que Luís Filipe Vieira assim o entenda.

Estamos no bom caminho do Benfica ecléctico e dominador. E eu também me parece que estou no bom caminho ao fim de 100 "longos" posts e depois de entender que este meu cantinho blogosférico dá-me a paz de espírito que necessito para encarar o resto da minha vida. Quem diria? E nem ainda contei à família...

Força Benfica

2 comentários:

Dylan disse...

Ao ler isto também só posso sentir paz de espírito.

O desporto não é o mais importante da vida mas é o pêndulo para muitas coisas...

Anónimo disse...

Em primeiro lugar, parabéns pelo centésimo post!
Este blog é um dos meus blogues preferidos e isso traz-me à seguinte questão: mais esteticamente apelativo? =)
Vermelho, branco, e posts fantásticos - um blog não precisa de mais.

Como adepto das modalidades concordo plenamente com o "Ponto 2" e as declarações de João Lagos, que surgiram no dia do jogo da UEFA, deixaram-me mais tristes que a derrota na Luz.

Quanto às restantes modalidades, espero títulos este ano no basquetebol, no futsal e no andebol. Juntando a isto o título de futebol...

Força Benfica e Força "O Benfica Sou Eu"!