sexta-feira, 29 de maio de 2009

"Quem semeia ventos, colhe tempestades"

Vou começar este texto por aplaudir o comunicado do Benfica emitido ontem à tarde e que se pode ler aqui no nosso site. Eu que tenho sido crítico de João Gabriel na forma e às vezes no conteúdo das suas afirmações, tenho de admitir que desta vez se falou alto, com sentido e a dar-se ao respeito. Muito bem. Aplaudo deste singelo cantinho...

O que não aplaudo é o barulho com que se vem falando à volta da questão do treinador do Benfica. Todos sabemos que a culpa dos jornais inventarem o que bem entendem não é do Rui Costa, nem do Luís Filipe Vieira, nem mesmo do João Gabriel, mas nestes casos a estratégia tem de ser evitar estes desaires comunicacionais, precavendo o que pode acontecer num futuro quando não decididas as questões em tempo útil.

O Benfica devia ter dito antes que Quique seguiria com o seu contrato - não dando azo a especulação - ou que pelo contrário iria ser substituído do cargo de treinador do Glorioso. Não o fazendo quando se exigia - para mim a derrota com a Académica poderia ter sido o momento certo se fosse para Quique continuar; a vitória contra Belenenses teria sido o momento certo se a opção fosse a de despedir Quique - criou condições para que os piores jornalistas possam brilhar.

Da mesma maneira que quando se critica a arbitragem dum jogo que nos rouba 1 golo e 1 penalti, os mais cépticos dizem que o "Benfica não fez o suficiente futebolisticamente para ganhar" minimizando assim os erros de arbitragem. Aqui é igual... Deveríamos ter acautelado este dossier a tempo e horas de não nos metermos a jeito nesta peixeirada - que já mete Rui Costa no aeroporto a defender muito bem o Glorioso - que é a escolha do novo treinador Benfiquista.

Outra coisa que me preocupa é o facto de Jesus poder realmente ser o novo treinador do Benfica. Nunca se vai provar se o Record teria ou não teria razão. Eu não preciso de provas. Se o meu clube e Jesus emitem dois comunicados distintos dizendo que não assinaram nenhum acordo eu não preciso de nada mais para acreditar. Mas eu sou sensato, calmo e honesto e assim acredito que a minha direcção seja igual. Agora todos os outros podem desconfiar e aí será complicado credibilizar quando a imagem é precisamente o contrário. Já parece que estou a ver os nossos adversários nos media a gozarem connosco e a afirmarem solenemente que o Benfica tem contrato com o Jesus há meses. Da mesma maneira que a mentira que afirma que Jorge Ribeiro falhou o penalti contra Benfica porque já tinha contrato. Mas a verdade é que passados uns meses ele estava mesmo no Benfica e hoje ainda tenho que ouvir uns espertos a jurarem a pés juntos que foi essa a razão da falha do penalti...

Vamos acalmar as coisas, decidir o que tem de ser decidido quanto antes, tornar público o que tem de se tornar publico e manter em segredo o que tem de ser confidencial.

Vamos confirmar Jesus, Quique ou qualquer outro treinador o mais rápido possível e aproveitar os jogadores novos da formação para começar finalmente a aproveitar a prata da casa na criação do tal "novo Benfica" que renasce todos os anos.

Vamos contratar mais jogadores nacionais e vamos pensar no Benfica como algo unificado e unificador. Noutro Blog alguém dizia que o Benfica precisa do novo "José Aguas". Pois esse novo José Aguas só aparece se tivermos um jogador nacional de qualidade durante 10 épocas no Benfica. No momento o nosso José Aguas tem mais aspecto de ser o novo Humberto Coelho, olhando para o jovem Miguel Vítor, mas há mais e bons nos juniores.

Como digo no titulo "Quem semeia ventos colhe tempestades" e quando não se acautelam bem as coisas no timing certo acabamos por ter que ouvir, ler e ver coisas que não seriam previsíveis.

Vamos acreditar na bonança como tenho dito ultimamente... Ela surgirá, não sabemos é quando...

Força Benfica

5 comentários:

Aguia disse...

O mal é esse, não sabemos quando, mas espero que seja no futuro, ou seja proxima epoca

Rui Pinho disse...

Deixa-me só cumprimentar-te e saudar-te por manteres um dos espaços mais agradáveis e coerentes da blogosfera benfiquista.

Obrigado por partilhares os teus pensamentos e sentimentos sobre o nosso clube de forma tão elevada.

Cumprimentos,
Benfica Sempre!

Anónimo disse...

Vergonhoso pais onde esta comunicação escrita faz o que bem lhe apetece !

o S.L.BENFICA só poderia reagir desta forma caso contrario ia ser castigado pelos abutres da cmvm , que só quando surgem noticias do S.L.BENFICA LÊEM os pasquins ,porquê ?
Casos mais graves ,e não actuou este orgão de JUMENTOS É COVARDES ...

Luis disse...

Para mim este tema do treinador é uma verdadeira cortina de ferro à qual, sabiamente, Rui Costa e LFV impuseram à comunicação social. Acham mesmo que foram a Roma negociar com a advogada de Quique? Acham que Rui e LFV andam preocupados com o Quique? Estão é contentes com estes jornais que vendem há dias e dias sempre a mesma história e não sabem nada dos planos do Benfica para 09/10.
O Rui não dorme. A contratação do Aimar o ano passado foi uma jogada de mestre do maestro.
Em Rui Costa confio.
Força Benfica!

A Bola Indígena disse...

Visitem o meu blogue comas lendas da luta livre http://cromoswwf.blogspot.com/