quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

De derrota em derrota...

Já perdi a conta às derrotas do Benfica este ano, mas esta teve o mérito de acordar uns quantos benfiquistas que ainda sonhavam com a conquista de um título europeu este ano.

Antes, já aqui tinha escrito que as competições europeias só estorvam o caminho para a conquista de qualquer título internamente e hoje devo ter sido dos poucos benfiquistas lúcidos que não ficou tão triste com o resultado do Lyon e Happoel minutos antes do fim desse jogo. O que me magoava era ver uma vez mais a equipa a brincar com os poucos adeptos que se deslocaram ao Estádio da Luz e a perder mais uma vez um jogo que deveria ter ganho. Eu não fui dos que estava com o ouvido em Lyon porque para mim é sempre o Benfica que mais interessa e num grupo com Happoel Telavive, Shalke 04 e Lyon fazer apenas seis pontos é vergonhoso, embaraçoso para a história do nosso clube e desastroso para o nosso presente.

Não vou falar muito do futuro, mas o futuro começa a ficar escuro demais para que tenhamos qualquer esperança em conquistar o que quer que seja. No entanto, como bom adepto, tenho esperança em conquistar títulos este ano e só os conseguirei conquistar internamente, a julgar pelas amostras europeias a que temos assistido.

Neste momento, e salvo algum milagre amanhã em Donetsk, teremos Benfica, Sporting, Braga e FCPorto a disputar a Liga Europa.  Eu sei que o sonho comanda a vida e que os adeptos e comentadores do FCPorto e do Sporting já declararam que o objectivo este ano é ganhar esse título, mas eu tenho um objectivo diferente.

Quero que o Benfica cumpra os mínimos nessa competição, não seja humilhado contra nenhum adversário e que os nossos jogadores consigam dignificar finalmente o nosso emblema, na Europa. Não peço resultados positivos, não peço qualificações impossíveis ou finais miraculosas… Peço que não nos envergonhem e que não pensem uma só vez nessa Liga Europa, quando tenham que jogar contra qualquer adversário interno na Taça de Portugal, Taça da Liga ou campeonato. Joguem com dignidade, percam com dignidade dando tudo por tudo, mas por favor não se armem em grandes quando na verdade são muito pequeninos. Detesto gente que se arma em grande, quando na verdade não tem "arcaboiço" - seja físico, intelectual, moral ou ético - para esses altos voos e este ano a equipa do Benfica sofre desse problema. Há que vestir o fato de macaco, tirarem os sapatos de salto alto e por favor dignificar o nosso clube. Não digo mal de nenhum jogador que veste a nossa camisola e não assobio ninguém. Não o farei agora. Falo no colectivo e para o colectivo. Alguem tem de fazer algo e a primeira coisa que há a fazer é esquecer a Liga Europa, como objectivo...

Deixemos as equipas preparadas para jogar a Europa - Sporting, FCPorto e Braga - a brilhar lá fora e o Benfica a tentar encontrar-se como equipa cá dentro.

Esta época está a ser má demais para sonhar com qualquer outro objectivo que não seja vencer algo internamente e é nisso que todos temos que focar.

Vai ser deplorável ver o Estádio da Luz mais e mais vazio nos próximos encontros, mas a verdade é que neste momento a equipa tem o que merece. Enquanto a equipa não puxar pelos adeptos, eu sei que os adeptos não vão comparecer no Estádio e com isso perdemos entusiasmo, perdemos receitas e os jogadores perdem apoio.

Como disse no início deste post, já perdi a conta às derrotas oficiais esta época - serão 9, serão 10? - mas sei que algum dia teremos de voltar a ganhar continuamente como o fazíamos há uns meses. Quando? Não faço ideia e sinceramente sei que nenhum benfiquista quer apostar numa data. Eu tinha dito num post há dois dias que com a atitude demonstrada contra Olhanense, mais cedo ou mais tarde, iríamos perder em casa.

Infelizmente foi mais cedo do que eu pensava e sei que nada vai acontecer amanhã. Estamos a criar uma cultura de derrota no Benfica sem que ninguém assuma responsabilidades e sem que ninguém as exija.

Agora os jogadores já deverão estar descansados em casa e a pensar que alguém deverá ter que arcar com as responsabilidades, mas não eles. O clube afunda-se e o "murro na mesa" que eu ando a reclamar há várias semanas, não é dado por ninguém na nossa estrutura.

Andamos perdidos e é altura de nos encontrarmos. Repito o que disse há várias semanas… Agora é boa altura para vender as pérolas que ainda valem algum dinheiro - Cardozo, Fábio Coentrão e David Luiz - amortizar algum do passivo que ajudámos a crescer nos últimos meses com sonhos europeus e com contratações falhadas e caras no imediato - veremos se ainda rendem o que esperamos -  competir com os que temos nas competições nacionais - com ou sem esses jogadores somos melhores que a maioria das equipas a jogar em Portugal - ser finalmente mais humildes no reconhecimento das nossas limitações e esperar que o novo ano nos traga vida nova.

De Jorge Jesus, como disse antes, não falo e espero que alguém na nossa estrutura tenha um bocadinho de juízo, liderança, capacidade de motivar uma equipa destroçada e que revitalize a mente destes jogadores, obrigando-os a merecer cada cêntimo dos seus ordenados multi-milionários. Não peço nada mais. Só peço profissionalismo a todos os que no final do mês recebem um cheque do Benfica, desde o massagista ao administrador da SAD.

Quero todos a dar o máximo e a assumir as responsabilidades dos piores seis meses que me lembro o Benfica fazer em vários anos. Não me lembro sinceramente de chegar a dia 7 de Dezembro com nove derrotas em jogos oficiais, mas quem tenha os números que me relembre se tal alguma vez aconteceu. Alguém que relembre a estes jogadores, a esta equipa técnica a esta estrutura directiva que gere o futebol que estamos perante o pior início da nossa história e que todas essas pessoas sintam que já hoje têm de fazer algo para mudar este rumo. Seja o que for que tenhamos que fazer, há que fazer hoje e garanto-vos que "já vem tarde".

Aos adeptos, que como eu sofrem por esse mundo fora, desejo ânimo… Ânimo e esperança, que é a única coisa que nos resta, nesta triste noite!

Palavra final positiva para o nosso equipamento alternativo. É bonito e não há nenhum benfiquista que se preze que não goste de ver branco e calções encarnados em vez de andarmos a escolher laranjas e azuis e sei lá mais que cores nos equipamentos que historicamente sempre foram e sempre serão, brancos. Mas é assim tão dificil de entender?

Força Benfica

3 comentários:

iBenfiquista disse...

Totalmente de acordo. Já somos dois. Ando há muito tempo a dizer que os adeptos benfiquistas sonham demais, levantam os pés do chão e depois a queda é sempre maior.

Temos de ser mais humildes, sonhar menos, concentrarmo-nos no dia a dia, no mais imediato, no jogo seguinte, ganhar jogo a jogo e deixar de sonhar alto, com sítios que a equipa não consegue atingir. E estes pensamentos têm de ser passados aos jogadores.

Penso que haverá pessoas desmotivadas dentro da estrutura do Benfica. Não me estou a referir directamente aos jogadores, mas estes são contagiados por tabela. O JJ, por exemplo, perdeu a segurança, a auto-estima que tinha o ano passado. Enfim, vamos esperar que haja alguém que pegue no leme com força e que consiga levar o futebol a bom porto. Só espero que essa pessoa não seja um dos desmotivados.

Mas tem piada. As modalidades ditas amadoras vão de vento em popa. A diferença estará provavelmente em quem dirige umas e outras? Alguém que saiba, que responda.

PS. Uma coisa de que ninguém falou ainda, foi de que o ano passado houve um motivador extra, o campeonato do mundo. Lembro-me de ter falado disso na altura a propósito do Saviola. Havendo muitos jogadores do Benfica com ambições de irem lá. Este ano esse factor não existe.

O Benfica Sou Eu disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
O Benfica Sou Eu disse...

Meu caro iBenfiquista

Eu tambem sinto que há pessoas desmotivadas na estrutura do Benfica, mas temos que entender que ainda há muito para ganhar internamente e isso terá que ser suficiente para motivar as hostes - direcção, equipa técnica, jogadores e até adeptos. No entanto os adeptos serão sempre os ultimos a responder à chamada, porque tem de ser a equipa a mostrar outra atitude.

Como não somos cabeças de série na Liga Europa corremos sérios riscos de ser eliminados já na primeira ou segunda ronda dessa competição e eu penso mesmo que este ano devemos focar 100% nas competições nacionais.

O ano de Mundial influenciou a performance dos nossos jogadores? Pode ter sido, mas para mim é claro que não pode ser só isso que muda tanto a titude dos jogadores.

Com Supertaça (1 jogo 1 derrota), Taça de Portugal (1 jogo, 0 derrotas), Campeonato (13 jogos, 4 derrotas) e Champions League ( 6 jogos, 4 derrotas) já levamos 20 jogos oficiais na época e desses, já perdemos 9 jogos o que representa quase 50%.

Por isso eu digo que vamos de derrota em derrota, "democratizando-a" e fazendo com que esse resultado seja algo normal no nosso universo - coisa impensável no História do Sport Lisboa e Benfica.

Há que fazer algo e só quem lá está dentro pode fazê-lo.

Cumprimentos e apareça sempre

Força Benfica