sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

O primeiro dia do resto da nossa época...

Há uma canção de Sérgio Godinho que tem o título de "o primeiro dia" onde ele diz "que hoje é o  primeiro dia do resto da tua vida" e eu utilizei esse título adaptado, para sublinhar a importância deste jogo contra SCBraga no futuro da nossa época. 

Com nove derrotas em poucos meses, conseguimos a proeza de estarmos vivos em todas as competições, tal como Sporting, FCPorto ou SCBraga com quem jogamos neste domingo numa prova muito, muito importante e a eliminar.

Se duvidas existissem acerca da importância deste jogo, eu penso que elas ficariam dissipadas com uma boa palestra aos nossos jogadores e equipa técnica, provando que o melhor ainda está para vir e tem que ser construído desde já.

Depois de todo o mal que nos tem acontecido, saber que estamos vivos e com reais potencialidades em várias frentes, terá que ser a motivação que necessitamos para ganhar a SCBraga este domingo, assumirmos a candidatura a vencer a Taça de Portugal, lutar pela Taça da Liga e pelo que resta de campeonato. Nós queremos estar no Jamor e queremos voltar a ganhar muitos jogos e a deixar definitivamente as derrotas para trás.

Aliás desde o dia 7 de Agosto até 7 de Dezembro passaram exactamente quatro meses. Jogámos 21 jogos e perdemos 9 deles, como é repetido por todos, durante esta semana. Acabou o calvário e acabou a crise. Como? Acreditando na estrutura, na resposta dos jogadores, na humildade de todos nas horas más e na motivação que tem de existir para dar a volta a uma situação que todos queremos ver alterada.

No dia 12 de Dezembro começamos uma nova era de vitórias no Benfica e um novo rumo que nos levará seguramente a uma segunda parte da época mais vitoriosa. Faltam aproximadamente 6 meses até ao final da época e até essa desejada final do Jamor. Vamos esquecer estes fatídicos primeiros meses da época e ganhar, ganhar e ganhar...

Eu vou ao estádio no domingo. Viajarei para apoiar a equipa e para fazer aquilo que um adepto apaixonado pode fazer - apoiar incondicionalmente a equipa nos momentos maus. Além disso a derrota frente a Vitória de Guimarães no ano passado foi um golpe duro nas minhas aspirações de chegar ao Jamor. Disse e escrevi na altura que com essa derrota tinhamos já definido um objectivo claro para este ano - ganhar a Taça de Portugal. Aliás escrevi uma carta aberta a Jorge Jesus aqui que dizia o seguinte:

"Senhor Jorge Jesus, queremos que fiques aqui muito tempo. Por isso mesmo, que esta derrota te sirva de lição. Não há ou vai haver mais nenhuma facilidade em nenhum jogo da Taça de Portugal nos próximos anos em que aqui estejas. A Taça é prioritária e todos sabemos que um jogo que corre mal é a "morte do artista". Literalmente... Posto isto e antes de irmos todos para casa pensar no que fizemos mal, quero que entendas que enquanto aqui estiveres e jogando com equipas de primeira divisão ou de terceira, em casa ou fora, o Benfica para a Taça de Portugal jogará sempre com a melhor equipa possivel e sem gestão alguma com vista a futuros jogos. Esta é a unica competição que se perdermos estamos fora - Taça da Liga, Taça Uefa e Campeonato permitem que apareçam derotas que se podem recuperar depois. Nesse sentido meu caro Jorge Jesus, acabou-se a brincadeira com as poupanças, ou gestão de grupo, ou o que lhe chamam nos compêndios de futebol.

No Benfica as Taças de Portugal são prioritárias. Jorge Jesus, és um de nós e para que te sintas assim, tens de interiorizar isto imediatamente.

Este ano jogámos dois jogos da Taça e neste último mostrámos uma arrogância competitiva e um excesso de confiança que eu não reconheço neste Benfica. Este ano acabou a Taça de Portugal e ainda temos a Taça da Liga e Campeonato. A Taça Uefa é uma miragem e por isso devemos focar no que é possivel ganhar, como seria esta Taça de Portugal.
Com os erros se aprende.

Na próxima época estaremos no Jamor se interirorizares tudo isto. Independentemente de questões tácticas que percebes bem melhor que nós, tens de fazer com que a motivação para os jogos da Taça seja igual a uma final de Champions. Como? Tens muito tempo para pensar nisso. Um ano para pensar nisso, mas por favor não deixes que ninguém mais brinque com a Taça de Portugal. Nem tu, nem directores, nem jogadores. Motivação ao máximo para podermos ganhar ou perder sem amargos de boca e sem sentir o que sentimos hoje. Não fizemos tudo o que estava ao nosso alcance para ganharmos.
"


Pois para esse objectivo se concretizar, temos que ganhar a este SCBraga no domingo e penso que o iremos fazer.

Em relação à Liga Europa e ao facto de irmos para o sorteio não sendo cabeças de série, eu encaro isso como positivo, ao contrário de todos os adeptos benfiquistas.

Desportivamente, o Benfica terá poucas hipóteses jogando contra equipas mais poderosas que nós - tendo em conta o que jogámos até agora - mas teremos mais receita contra um grande europeu, jogaremos sem ser favoritos e com os níveis motivacionais no alto. Por mim, quanto mais forte o adversário, melhor. Quanto mais poderoso e difícil, melhor... Ser eliminado por um Liverpool ou Manchester City não seria nenhuma vergonha e garantia-nos pelo menos um grande jogo europeu que verdadeiramente ainda não tivemos esta época, mesmo jogando a champions league.

Eu sei que estes nossos jogadores são inteligentes, sei que eles sabem que ainda vamos ganhar muito este ano e jogando por fora, sem sermos favoritos, como nos encaixa bem...

Existe cenário melhor para jogar que este? FCPorto é campeão anunciado. Deixem-nos festejar... Sporting e FCPorto são favoritos à Liga Europa. Deixem-nos sonhar e jogar às quintas e segundas até Maio... Taça de Portugal e Taça da Liga? Todos somos favoritos a perder e a ganhar. Fantástico.

Eu já aqui disse e repito. Há muito para ganhar e para melhorar. Que se comece este ciclo no domingo e que este seja o "primeiro dia do resto da nossa época".

Força Benfica
 

2 comentários:

Jotas disse...

Grande post, nem mais meu caro, estamos em todas as frentes.
Sinceramente,Infelizmente há quem tenha a memoria curta e se calhar, esteja com saudades dos tempos de Manuel Damásio e Vale e Azevedo, eu não tenho saudades nenhumas desse tempo e o principal mérito que dou a este corpo directivo, consiste no facto, de mesmo depois de duas gestões tão ruinosas, terem conseguido levantar o Benfica, outros clubes, outras direcções, se herdassem algo do género, tenho a certeza que sucumbiam elas e o clube.
Chego a ter vergonha, de termos alguns blogues, de gente que se diz benfiquista, que bate tanto nos dirigentes, director desportivo e em todo o funcionamento do clube, que já nem preciso de ir a blogues portistas ou sportinguistas para ver o que dizem de nos, pois são muito mais brandos a falarem mal do Benfica, que alguns pseudo-benfiquistas e isso devia ao menos, faze-los ter vergonha na cara.

iBenfiquista disse...

"The first day of the rest of our lives", começou hoje ao ganharmos contra o Braga.

Uma citação que vem dos anos 60-70, penso, de um dos países anglo-saxónicos... Quando vivi em Inglaterra cheguei a ter um poster com essa frase no meu quarto.