quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

Solução à vista...

Já aqui disse que não falaria especificamente de Jorge Jesus, mas sei que isso será impossivel porque ele faz parte da solução do grande problema que Benfica tem entre mãos.

Hoje o Benfica, os benfiquistas e os analistas perdem tempo - eu incluído - a discutir as razões que levaram a nossa equipa a passar do "80 ao 8" em poucos meses, esquecendo que o importante é ver qual é a solução "com o que temos" para resolver este grande problema.

Eu disse aqui num post "famoso" que teria despedido Jesus no Dragão porque depois da história mal atravessada do contrato multimilionário conseguido à custa do tradicional "picar" azul e branco, a equipa dava mostras de não estar com o treinador e o treinador dava mostras de querer estar a brincar com o nosso clube, especialmente com o "onze" que escalonou no Dragão. Disse que tinha perdido a confiança nele e quando alguém perde a confiança noutra pessoa - por muito que goste dela e a respeite - não há outra saída que a separação consequente. Parece que Luis Filipe Vieira confia em Jorge Jesus e eu como adepto benfiquista quero acreditar nele também.

Tinha dito eu nesse célebre post de dia 8 de Novembro que a solução era fácil e escrevi que:

"Todos sabemos que o FCPorto é o campeão anunciado e que o Benfica tem ainda a Taça de Portugal, a Taça da Liga ou até mesmo a champions para ganhar uns trocos e uns pontinhos, mas neste momento a Liga Europa pode ser mesmo a solução para a equipa rodar melhor e habituar-se a outros cenários mais fáceis. Tambem sabemos que Jorge Jesus pode aprender com os erros, tornar-se mais humano, mais inteligente, menos arrogante, mais humilde, mais próximo do plantel e voltar a conquistar tudo e todos assumindo os erros e não culpando outros, quando a culpa é toda dele."

Passadas três semanas sobre esse texto e depois de mais um descalabro europeu em Telavive, Jorge Jesus assume finalmente as culpas, defendendo no sábado passado David Luiz e tomando a posição de liderança que venho reclamando há meses.

Ao ler um texto no blog vizinho Tertúlia Benfiquista reparei que o autor desse post cita um comentário retirado dum outro post que penso que merece ser realmente destacado, onde diz que :

"Agora que o diagnóstico está feito, vem a pergunta seguinte: de quem é a culpa? Pois de quem dirige a equipa. Eu diria que a mais importante missão de um líder é diminuir o nervosismo, a ansiedade e a insegurança nos liderados. E quanto mais jovem a equipa, maior essa responsabilidade. Gaitan, Jara, Kardec sáo ainda miúdos, sem experiência, mas já se lhes exige que joguem como se jogassem há muito tempo. O Roberto, um pouco mais velho e vindo dum campeonato melhor, já entrou nos eixos.

Alguém disse que com o Mourinho isto não acontecia. Pois não. Porque o Mourinho, para além de uma grande bagagem táctica como o JJ, tem outra característica que o JJ não tem. É sagaz. A sagacidade combina bem com o conhecimento, dá-lhe uma amplitude e, neste caso, marca a diferença. É um dos componentes da inteligência. O JJ neste campo ainda tem muito que aprender. Enfim aprende-se todos os dias."
iBenfiquista a comentar o post "Atroz" no site Tertúlia Benfiiquista

A justificação para tudo o que se passa no Benfica de mal está aqui resumida em dois curtos parágrafos e semelhante ao que escrevi antes. Ser catedrático de futebol não se resume a ser "rei das tácticas", mas sim a conseguir ser mais inteligente que todos os outros numa série de variáveis psicológicas fundamentais para o rendimento duma equipa. 

No sábado, Jorge Jesus deu o primeiro passo para a redenção junto do plantel com um assumir de culpas e de protecção do plantel, nomeadamente da controvérsia acerca de David Luiz, marcando pontos muito positivos junto do grupo, seguramente. Esperemos também que os jogadores tenham entendido que não serão eles a mandar Jorge Jesus embora e que terão que trabalhar juntos pelo menos até ao final da época, segundo declarações de Luis Filipe Vieira. 

Espero que Jesus cresça humanamente, evolua na vertente psicológica - pode pedir ajuda dentro da estrutura benfiquista que pessoas de muita qualidade nesta área terão todo o gosto em ajudá-lo -  "aprenda todos os dias" como melhorar a relação com os jogadores, seja mais humilde e foque todas as suas forças em ganhar todos os jogos que vai disputar dentro de portas. Esqueçam por favor, qualquer sonho europeu que só vem neste momento estrovar as nossas ambições. O dominio do futebol nacional passa pela conquista de títulos nacionais e esses são possíveis de conquistar ainda esta época.

Desde este post em Setembro que digo deveríamos publicamente atribuir o título ao FCPorto.  Mesmo que na mente dos nossos jogadores, o título termine no dia em que matematicamente esse FCPorto for campeão, acho mesmo que a pressão do "título anunciado" poderia funcionar a nosso favor. Este empate do FCPorto em Alvalade deixa o Benfica a oito pontos do primeiro classificado e ao mesmo tempo aumenta a nossa vantagem para Guimarães (três pontos) e para Sporting  (cinco pontos) assegurando alguma tranquilidade no segundo lugar. 

Cada vez que as coisas parecem não correr bem a Villas Boas, ou aparece um árbitro amigo a ajudar - como na Taça de Portugal no campo, imaginem, do Moreirense - ou Villas Boas enerva-se de tal maneira que acaba expulso - segundo rezam as crónicas desta vez am Alvalade sofreu um golo irregular e Maicon acabou mal expulso. Ainda faltam muitos jogos e eu cá estarei para ver como esta super equipa, esta super estrutura e esta super máquina de jogar futebol vai reagir. 

Antes disso, as nossas contas são fáceis de fazer. Temos que recuperar três ou quatro pontos ao FCPorto até ao dia 03 de Abril de 2011, altura em que os recebemos no Estádio da Luz. Antes desse jogo o Benfica vai  a Leiria, a Coimbra, a Alvalade, a Braga e a Paços de Ferreira, recebendo o Olhanense, o Rio Ave, o Nacional, o Guimarães, o Maritimo e o Portimonense. Temos cinco jogos fora e seis jogos em casa até esse grande e importante dia.

Por seu lado o FCPorto, vai a Paços de Ferreira, a Aveiro, a Braga,  a Olhão e a Leiria, recebendo o Setúbal, o Marítimo, o Naval, o Rio Ave, o Nacional, o Guimarães e a Académica, fazendo cinco jogos fora e seis jogos em casa até esse importante jogo no Estádio da Luz. 

Se os nossos jogadores entenderem que são superiores a todos as equipas do nosso campeonato  interno - adimitamos que FCPorto é hoje superior ao Benfica - temos tudo para ganhar títulos este ano e estes próximos cinco jogos todos em casa - Olhanense e Rio Ave (Liga), Shalke 04 (Champions), SCBraga (Taça de Portugal), Marítimo (Taça da Liga) - podem e devem ser um bom prenúncio para tudo o que nos falta jogar e ganhar.

Para o fim deixo palavras de apreço para as declarações de David Luiz e Saviola que vieram dar a cara e publicamente assumir que tudo vai bem no seio do grupo. Quero acreditar que sim, mas sei que apesar disso perdemos uma boa hipotese de provar que realmente não há probemas no Benfica, quando Jesus foi confrontado com as perguntas do hipotético jornalista da TVI. Eu não sou dos que afina pelo diapasão da critica ao entrevistador. Sim, foi estupido com aquelas perguntas "ilegais" e estupido com o comentário injusto sobre a Benfica TV - todos sabemos que no fim dos jogos, Jesus responde a todos os media nas conferências de imprensa - mas Jesus poderia e deveria ter respondido à letra, com calma e mostrando que realmente o grupo está unido, recomenda-se, descansando especialmente os adeptos benfiquistas. Com essa sua atitude, mostrou nervosismo e reacendeu um rastilho que os portistas desesperadamente aproveitaram escrevendo um comunicado parvo e sem nexo, mas pior foi a nossa resposta num estilo "à la João Gabriel" que eu pessoalmente não me revejo. 

Como diz Leonor Pinhão hoje, "perdeu-se uma boa oportunidade" de responder noutro estilo e "sem ser à pressa".

Que a união no seio do grupo seja real e que a equipa saiba mostrar nos próximos cinco jogos no Estádio da Luz que as vitórias são para ficar...

Força Benfica

1 comentário:

Jotas disse...

Fantastico texto e concordo, Jesus faz parte da soluçao e nao do problema.