quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

O nosso Basket!

Deixando o futebol de lado, vou aproveitar o jogo desta tarde no pavilhão da Luz para falar do nosso Basket. Eu sou um apaixonado da modalidade e um dos mais entusiastas adeptos do Benfica na época dourada dos  anos 90 onde a nossa equipa disputou vários jogos no pavilhão antigo cheio e a dar luta a grandes, grandes equipas internacionais. 

Eu e mais os meus compinchas Miguel e António fomos muitas vezes a esse pavilhão - umas vezes mais cheio que outras - e é com saudades que me lembro desses tempos. No entanto, a palavra saudade só pode significar algo pessoal, porque o Benfica não me dá razões para ter saudades. Hoje o Benfica disputa mais um jogo da Taça Chalenge de Basket e Henrique Vieira dizia no jornal "A Bola" a seguinte afirmação:

"Aqueles que num passado recente criticavam o facto de não existirem equipas portuguesas nas competições europeias de clubes, que venham ver os nossos jogos. Não os tenho visto nas bancadas da Luz"

E no mesmo registo diz mais:

"O Benfica voltou a deixar de ser só um clube de futebol".

E é isso mesmo que nós queremos que seja. Um clube eclético a disputar todas as competições e com adeptos interessados e a apoiar todas essas modalidades. Infelizmente não vou estar no pavilhão esta tarde, por me encontrar fora de Portugal, mas admito que a razão principal que me leva a não estar aí e não ter viajado ontem como planeado há muito tempo, foi a performance do Benfica na Liga dos Campeões. Desde que soube o calendário da champions que tinha marcado a viagem para ver o Benfica no dia 7 de Dezembro contra Shalke 04 e nesse mesmo dia - era assim que eu tinha no meu calendário - o Benfica jogaria contra o Lukoil Academic da Bulgária para esta Taça Chalenge. 

Depois da derrota em Telavive, mudei os planos e pensei que esta equipa de futebol  do Benfica não merece que eu gaste dinheiro em viagens, prejudique a minha vida pessoal com tempo e energia que perco em outras prioridades profissionais e decidi não ir a Lisboa. 

Com essa decisão de não ir a Lisboa, faltarei tambem ao jogo de Basket - entretanto alterado para  hoje, dia 8 de Dezembro as 17h para aproveitar o feriado e não colidir com o jogo da Champions - e  lendo agora as declarações de Henrique Vieira, arrependo-me de não ter ido a Lisboa. O Benfica não é só futebol e eu que pago as quotas modalidades desde o primeiro dia, acredito e apoio um Benfica eclético e por isso mesmo, deveria estar aí esta tarde. 
Não conheço o Henrique Vieira apesar de me ter sentado na bancada atrás de si muitas e muitas vezes e apesar de o ter visto jogar nesse pavilhão antigo muitas e muitas outras, mas sei que ele fala para mim e para muitos outros adeptos benfiquistas, que reclamavam este Benfica Europeu no Basket há vários anos. 

O futebol não é tudo e não podemos decidir a nossa vida pelas regras do desporto rei. Espero que o Benfica consiga dar luta a esta super equipa búlgara, espero que possa ganhar o seu terceiro jogo consecutivo para esta Taça Chalenge em casa e espero sinceramente que os adeptos apareçam hoje para apoiar esta equipa. 

Esta e outras das nossas equipas amadoras precisam do nosso apoio e se vamos (quase) sempre dar o apoio aos atletas do desporto rei, porque não dar tambem apoio igual para quem faz tanto mais para o merecer. 

Admito que estou triste em não ter ido a Lisboa ver este jogo, mas sei que os compensarei na próxima vez que aí for e está prometido que ocuparei um lugar nesse pavilhão, contra quem o Benfica jogar, para qualquer competição. 

Acho que os verdadeiros adeptos do Benfica, como eu e como Rui Costa, sentimos que o futebol não é só o Benfica e não poucas vezes vejo o nosso director desportivo do futebol a ver jogos de futsal, basquetebol, hóquei ou voleibol. Temos que pensar numca campanha generalizada para levar mais pessoas aos nossos pavilhões e isso deveria ser aproveitado por esta direcção numa altura em que o futebol afasta adeptos do Estádio. O que eu prometo como adepto, é dar este ano a atenção que as modalidades amadoras me merecem e estar presente nesse pavilhão, cada vez que a agenda o permitir. 

Para hoje, desejo pavilhão cheio, mas não peço a vitória porque sei que esta equipa búlgara é fortissima. Sei que a equipa de basket do Benfica vai dar tudo e sei que se o pavilhão estiver cheio as probabilidades de ganharmos aumentam mais de 50%. 

Num qualquer site de internet vou parar o que tenha que fazer profissionalmente para acompanhar o jogo. Ao menos dou a mesma atenção ao Basket na Europa que dei ontem à equipa de futebol. Parece justo, não?

Força Benfica 

PS - A foto de Isabel Cutileiro foi retirada do blog Mais-Benfica. Espero que não se importe  que a utilize com esta grande imagem do Ben Reed, pois faço o sabendo que  é uma grande benfiquista que está sempre presente em todo o nosso universo, seja ele futebol ou nas modalidades amadoras na Luz ou fora.

Sem comentários: