segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

Terceiro Mundo

Como já disse neste espaço, prometi que não via nenhum jogo do nosso campeonato sem ser os jogos do Benfica. Estando no estrangeiro muitas vezes, onde me encontro agora, é facil cumprir este meu desígnio e hoje até me esqueci do jogo do FCPorto. Como apenas vi um jogo da equipa azul esta época - o famoso 5-0 -  e os resumos online desses jogos, penso que o FCPorto joga maravilhosamente e é escandalosamente ajudado pelos árbitros. 

Hoje recebi um SMS a dizer que o Porto estava a ganhar 1-0 com um penalti inventado. Obviamente, nem liguei, porque isso é o normal quase todas as semanas. Estupidamente  - sim, assumo - liguei um canal de internet e vi 30 minutos do jogo. E o que vi? Vi um FCPorto que parecia o Setubal e o Setubal a parecer o tal rolo compressor que o FCPorto aspira a ser. No fim, vi algo que há muito não via. Eu sei que quem me ler a partir de agora já viu tudo o que havia para ver, mas eu quero lembrar-me desta noite por muito tempo e escrever é a melhor maneira de o fazer. 

Então, aos 89 minutos Fucille faz penalti sobre um avançado do Setubal. Não sei se foi o fiscal de linha ou o árbitro a assinalar o penalti, mas a verdade é que aos 89 minutos marcaram um penalti a favor do Setubal no Estádio do Dragão. Pensei que o árbitro sabia que tinha errado na  primeira parte e resolveu compensar. Engano puro... O árbitro vai expulsar Fucille com o segundo amarelo e em vez disso, dá o amarelo a Otamendi. Teoricamente para compensar o primeiro amarelo do Fucille que há quem diga que foi erradamente mostrado. 

O avançado marca o penalti e a bola entra na rede. Nem acredito no que vejo. O FCPorto vai empatar em casa contra o Setubal e o Benfica passará a estar a seis pontos do FCPorto. Não... 

O árbitro manda repetir. Não tinha apitado, diz ele... Mas o Helton estava distraído? Os jogadores do FCPorto estavam distraídos? Não, nada disso. Estavam todos concentrados e naturalmente o árbitro manda repetir o penalti. O quê?

Não estava a acreditar no que via. O árbitro estava a mostrar que fez o que pode para ajudar o FCPorto até ao fim. Se o avançado marcasse o segundo penalti, já nao era sua culpa até porque o FCPorto teve todo a segunda parte para marcar o segundo golo e passar assim por momentos mais descansados. 

Finalmente o avançado falha o penalti e o árbitro termina o jogo pouco depois com a vitória escandalosa do FCPorto. 

Não sei o que dizer mais depois disto e apenas o escrevo para daqui a muitos anos poder lembrar-me duma era em que os erros dos árbitros eram absolutamente inacreditáveis e quase sempre para o mesmo lado. 

Adoro futebol e amo o Benfica, mas sei que este futebol nacional vai acabar depressa e quando acabar, acabará para todos. Por falar em acabar, ontem escrevia que os 25 000 espectadores que viram o Benfica na sexta feira no Estádio da Luz eram um número muito reduzido, fruto de vários factores que todos conhecemos. Ver hoje o todo poderoso FCPorto a jogar perante 18 000 espectadores no Dragão, depois de levar 33 jogos sem perder para competições oficiais - dizem que já vem desde Março com este admirável score - só nos faz acreditar que o nosso futebol está por um fio e a culpa é inteirinha deste ambiente manhoso que destrói todo o nosso futebol. 

Estas manhosices não ajudam a industria e isso só prova que somos um país de terceiro mundo no que ao futebol de clubes diz respeito. Ninguém duvide disso. 

Entretanto, o senhor Guilherme Aguiar esta a tentar defender o indefensável na Sic Noticias, numa clara táctica de guerrilha que conhecemos todos há 20 anos. Por estas e por outras é que não entendo porque o Benfica ganhou o anterior campeonato e pensou que este ano seria um passeio. Com esta gente, apenas trabalhando de forma séria a 120% se pode ganhar e o que o Benfica precisa é de gente séria - obviamente isto é fundamental -  a trabalharem uma década seguida a 120%. Repito que só com 120%, 20 horas por dia, com uma equipa jovem e apaixonada podemos combater tudo isto, trabalhando cada pormenor como se desse pormenor dependesse o sucessso do Benfica. E vamos consegui-lo... Mais tarde ou mais cedo...

Agora apetece-me dizer aos senhores do FCPorto que um dia isto vai acabar e que  nesse dia, vão ganhar e perder como o Sporting, o Benfica ou os outros... E quando isso acontecer, passaremos finalmente a ter um campeonato decente e fora da imagem de terceiro mundo, que temos visto nestes últimos anos. 

Até lá, podem ir tentando dizer às pessoas que todas as vitórias são justas. Quando é necessário os árbitros ajudam sempre e isso é que me chateia. Já disse mais de 10 vezes que o FCPorto vai ser campeão, mas cada vez que o escrevo estou mais convencido que será o campeão mais injusto alguma vez visto em território nacional. Ainda nem chegámos ao meio do campeonato e sem ser o fora de jogo do golo do Sporting, o FCPorto é sempre - sem excepção - beneficiado quando as exibições andam dificeis. Inacreditável.

Força Benfica

3 comentários:

O GLORIOSO disse...

Caro O Benfica Sou Eu de facto é inacreditável.
Acho que já tinha visto tudo mas afinal ainda me conseguem surpreender.
Isto vem da epoca passada. O Corrupto Mor ficou em panico com o Glorioso, com o seu futebol, com o nosso Jesus. Seria o seu fim 2 campeonatos perdidos para o Benfica, seria talvez o fim da sua propria liberdade. Por isso tratou de este ano não haver hipoteses. Não quis saber se dava nas vistas, é mesmo á descarada. O Clube Corrupto tem de ganhar sobre tudo, nem que arranjem 1000 penatis, que anulem todos os golos dos adversarios, nem que repitam penaltis até ver se falham.
Tem razão vao ser campeões com mais um titulo corrupto, vergonhoso, ou seja, mais um titulo á Porto.
A verdade é que mesmo não tem a qualidade da epoca passada se não fosse este sistema corrupto estavamos vejam bem em 1º. Basta fazer as contas com os pontos que nos sonegaram e os que os corruptos lhe ofereceram. Por isso caro tem alguma lógica criticar o nosso Jesus?
Depois do que vi hoje até tenho dificuldade em voltar a ver futebol neste triste e corrupto campeonato. Talvez mesmo não tenho vontade em ir á nossa catedral pois a mentira é vergonhosa. Só irei (obviamente tenho o Red Pass) pelos nossos Herois, todos eles que merecem o nosso apoio, aos Campeões, ao nosso magnifico Jesus, ao Rui, ao Presidente.
Continue a brindar-nos com os seus post´s.
Viva o Benfica.

P.S- Num post referiu que respeitava o Clube Corrupto e os seus adeptos. Amigo deve ser um "santo", nojo é tudo o que tenho daquela corja corrupta.

Jotas disse...

assim se fazem campeões, de roubo em roubo, ate ao triunfo final, esta sempre foi a noção de isenção proclamada pelo Porto e se estes ousaram chamar o campeonato passado de Liga dos Túneis, eu, a este campeonato, só posso chamar de Liga da Vergonha e aconteça o que acontecer até ao final, não haverá campeão com mérito, mas sim um campeão mentiroso, pois o destino da competição ficou traçado.
Nem em Moçambique exuste tanta corrupçao no futebol.

iBenfiquista disse...

Pois eu ainda não desisti. Noto no ar um grito abafado de revolta. Pode ser apenas impressão minha, mas as pessoas têm vindo a abrir os olhos e este ano tem sido demais. Penso que eles também já começam a sentir o cheiro a esturro.

E é por isso que o Vilas Boas de cada vez que empata entra em pânico. Mais uma escorregadela e cai-lhes a máscara.

No entanto, há uma coisa que me causa espécie: os tipos devem andar a tomar qualquer coisa para o físico, pois passam de exibições fisicamente exuberantes para outras deprimentes. Serão doses industriais de RedBull? Até no basquete. Há qualquer coisa que não bate certo.

Mas isso já não é apenas este ano que eu observo este fenómeno, embora essa diferença se note mais agora pois eles estão desesperadamente decididos a bater o Benfica. Os produtos de certeza que são utilizados em jogos chave.

O desespero nota-se no orçamento para o próximo ano que todos trombetearam aos 4 ventos como o maior da história. Esquecendo-se de dizer que 47 milhões (metade) das receitas provêm de proveitos extraordinários, 35M dos quais já realizados. Isto é, passaram-nos para o ano que vem.

No entanto, apesar dos proveitos gigantescos, têm apenas previstos 2,5M de lucro. Isto é, têm 90M de custos. O que, se eu fosse andrade, me causaria uma grande desconforto e um ou dois arrepios na espinha. Nas receitas já incluíram as da Champions, que eles já dão como garantido. Falem em contar com o ovo no cú da galinha!

É importante que os benfiquistas continuem a acreditar e não deixem de ir ao estádio. Os próprios andrades parece que também não acreditam muito. E queixam-se os benfiquistas de fracas assistências. Os andrades, mesmo com ofertas de bilhetes a €1, têm uma assistência este ano 7% abaixo do ano passado. Penso que a razão maior é a conjuntura económica que deprime as pessoas e as carteiras.

Enfim, vamos continuar a acreditar. Como diz o ditado, "a esperança é a última coisa a morrer".