quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

Apostar na Liga Europa?

Volta-se a falar na Liga Europa como algo possível de conquistar e na maioria das vezes, com alguma noção de facilidade associada a esta competição. Quem me lê sabe que eu sempre achei a real conquista da Liga Europa, como a conquista da Champions algo muito difícil nos dias que correm e especialmente depois do que vimos na Champions League deste ano.

O Benfica não tem arcaboiço Europeu de candidato ao título desta competição, apesar de eu achar que neste momento somos superiores ao Estugarda e eventualmente poderemos discutir a eliminatória de igual para igual com Bate Borisov ou PSG - futuros adversários, caso se ultrapasse este adversário. 

Eu sou da opinião que o dominio nacional constante é a unica maneira de se conseguirem resultados fortes na Europa. O Atlético de Madrid é o detentor do título, depois de uma caminhada aos tropeções, com empate aqui, empate ali. Ganhou este título europeu, apesar de não ter nem equipa, nem futebol, nem estrutura de clube de topo e a eliminar este e aquele lá conseguiu chegar à final e depois foi o que se viu. 

O Liverpool foi duas vezes campeão europeu fazendo péssimos campeonatos na Liga Inglesa, mas apesar de tudo, esta equipa tinha futebol para justificar esses títulos. O que eu defendo é que podem existir excepções que confirmam a regra, mas dominar o futebol nacional deverá ser a nossa total prioridade para depois ir à procura da Europa. 

O nosso rival FCPorto foi duas vezes campeão europeu e ganhou uma Taça Uefa nos útimos 25 anos. Mas a verdade é que nestes ultimos 25 anos dominouu o futebol nacional, com mais títulos e tem tido uma regular presença nas competições europeias e até nas fases finais dessas competições. O Benfica, tirando a cavalgada de Koeman na Champions em 2005 e uma boa performance o ano passado de Jesus, tem estado muito afastado dos grandes palcos europeus nos últimos anos, mesmo indo a três finais europeias nos nos anos 80, ínicio de 90. 

Neste momento, "com o campeonato entregue, não devemos entregar o campeonato". Ou seja, mesmo sabendo que FCPorto vai ser campeão desde o dia que perdemos em Guimaraes, eu sempre defendi que deviamos ir fazendo o nosso caminho com dignidade e com tranquilidade - como diz o nosso selecionador. 

Eles são campeões mas nós temos uma História que não nos permite abdicar do campeonato. Como sempre digo, vamos perder pontos, vamos talvez perder jogos, mas eu prefiro ficar a 3 ou 4 pontos do FCPorto que a 14 ou 15. Mesmo sabendo que jogamos para o segundo lugar, acho que devemos continuar a mostrar que seríamos candidatos até ao ultimo minuto porque temos futebol e equipa para isso, se não tivessem encalhado o campeonato no ínicio. 

Sendo assim, eu focaria 100% nos títulos internos que podemos ganhar e aí os jogos com Sporting para Taça da Liga, FCPorto para Taça de Portugal são finais. Depois a Liga Europa, vai aparecer aqui ou ali, mas deixemos o FCPorto com o desígnio de favorito à sua conquista porque eles gostam de ser favoritos e nós não nos importamos de ser outsiders

E é isso mesmo que somos. Nós somos outsiders, porque vimos duma champions miserável,  somos outsiders porque temos Taças para ganhar em Portugal e o FCPorto tem distância pontual suficiente para pensar apenas na Liga Europa ( se alguma coisa lhe poder correr mal terá a ajuda da ordem para o colocar nos eixos) e porque tem uma cultura de Europa de 25 anos que o Benfica está agora a construir e com maus resultados nesta épooca, apesar de muito bons resultados na Liga Europa do ano passado. 

Esta Liga Europa é o nosso estágio para o que queremos ser daqui a uns anos - um habituée da champions como o FCPorto o foi durante muitos anos. E para sermos esse habituée da champions temos que ser campeões muitas vezes seguidas e é para isso que se está a trabalhar. O título europeu que alguns benfiquistas falam, a acontecer neste ano seria um mero acaso do destino, a não ser que o Benfica conseguisse jogar cada jogo como a meia hora inicial que fez contra Guimarães. A jogar assim e com mais acerto na finalização tudo seria possivel, mas sabemos que tal é impossivel. 

Tudo isto para dizer que estamos em quatro competições e mesmo a que perdemos mais cedo - o campeonanto - deverá ser uma prioridade até ao ultimo jogo e não até ao jogo em que matematicamente seremos segundos. Seremos Benfica até ao ultimo jogo do campeonato. Porque isso dinamiza a equipa, porque isso dinamiza as assistências como se viu contra Guimarães e para mostrar que ao contrário do que nos querem fazer acreditar, o tunel do Hulk não é comparavel à vergonha arbitral das primeiras jornadas. Já aqui falei "over and over" deste caso e não me vou repetir, mas com ou sem Hulk, que jogou os dois jogos contra o Benfica  no campeonato passado, o futebol praticado pelo Benfica deu-nos aquele número de pontos e deu-nos o título. Com Hulk ou sem Hulk o FCPorto poderia ser segundo eventualmente, mas isso nem são considerações a fazer neste momento. Este ano, fomos roubados e o FCPorto beneficiado para poder passear durante o ano, coisa que está a fazer com mérito. Este "treme treme que vai cair e não cai" é fruto de algum talento e alguma previsivel benevolência de adversários como o Sporting de Braga que jogou para passar o tempo, apesar de estar a jogar em casa. 

A Liga Europa será o que for, mas por favor não coloquem pressões ridiculas nesta fase desta competição. Se ganharmos estas duas eliminatórias apenas passamos aos quartos de final e já se fala por aqui em ganhar a Liga Europa? 

Vamos pensar em ganhar o maior número de jogos até ao final da época e no fim já faremos as contas dos títulos que vamos ou não vamos ganhar. Hoje não há poupanças mas sim a responsabilidade de quem sabe que o nome Benfica é grande demais para "gestão" de plantel. Aliás, os elevados investimentos são feitos para que a palavra gestão não faça sentido num plantel tão rico e com tantas opções, apesar de Saviola (por castigo) e Ruben Amorim (por lesão prolongada) não possam jogar hoje. 

Vamos "jogo a jogo" para fazer até Maio, os 5 meses com mais vitórias da nossa história recente.

Hoje, apesar da chuva e do horário, esperam-se mais der 40 000 pessoas no Estádio da Luz. É por estas e por outras que o nosso caminho deve ser feito sem "poupar" e a jogar tudo em cada jogo.

Força Benfica
 

3 comentários:

falsolento disse...

Não podia estar mais de acordo. Só depois de dominarmos internamente, durante uns bons anos, é poderemos aspirar a qualquer coisa na Europa.

Força Benfica!

O GLORIOSO disse...

Mais um grande post o qual concordo.
Mas sinceramente creio que temos equipa para chegar longe na Europa. Aliás ainda hoje me custa ver como perdemos em Liverpool pois eramos muito melhores só que o Sistema Corrupto não deixou ao levar o Braguinha ou clube Corrupto B até ao intolerável não dando descanso aos nossos campeões, coisa que por exemplo Mourinho teve quando treinou o clube corrupto. Não tenho duvidas que se não fosse o Sistema Corrupto possivelmente para além de campeões ganhariamos a Liga Europa (ainda mais ver uma equipazinha do Quique ganhar, custa muito).
Quanto ao resto da temporada é mesmo o que referiu: ganhar e ganhar. O campeonato está perdido desde a 4º jornada da maneira que todos sabemos e a partir daí só temos 1 missão ganhar todos os jogos. Só perdemos nos tais 5 no antro da corrupção pois de resto foi só ganhar. É isso que temos que fazer ganhar todos os jogos para desespero do Informático e do proprio sistema corrupto.
Vencer as 2 taças, vencer os 2 jogos na Luz com os corruptos (é fundamental os 2 mesmo que na taça não seja preciso) e fazer uma 2ª volta só com vitorias mesmo sem o titulo seria fenomenal. O proprio Sistema ficaria um pouco em panico e quase sem justificativo do titulo Corrupto, seria o titulo mais vergonhoso de sempre, seria uma pequena machadada na Corrupção mesmo ganhando este o titulo. Seria uma boa vitoria mesmo perdendo o campeonato.
A Liga Europa claro que é para apostar mas sem muitas ilusões, apenas jogo a jogo sem metas pré-definidas, se calhar ir mais longe que os Corruptos é óptimo, para mais uma machadada prinicipalmente no Informático.

P.S- Por falar no Informático é engraçado ver seu o desespero e azia. Ele por muito parvo que seja perçebe alguma coisita de futebol por isso ao ver o nosso Futebol, ao ver as nossa vitorias são facadas terriveis nele que tenta desesperadamente que o reconheçam como treinador, como o feitor da equipa que vai ser campeã e não como já percebeu um titulo que lhe foi dado pelo Sistema Corrupto. Mesmo sendo campeão a azia e a inveja é muita. Aliás como já referi não durará muito na Corrupção e então como prevejo perder 2 vezes na Catedral lá para Maio pode fazer continhas á vida. Aposto o que quiserem.

Anónimo disse...

"eventualmente poderemos discutir a eliminatória de igual para igual com Bate Borisov"

Eventualmente? Bate Borisov?
Não estaremos a colocar a coisa muito por baixo? É que não vejo muitas equipas na Europa a jogar como o Benfica neste momento...